23 junho, 2011

Adeus André

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Afinal parece que Villas-Boas não é um verdadeiro portista. Independentemente dos valores envolvidos, a saída do AVB para o Chelsea tem um nome: traição!

Definitivamente, já não existe amor á camisola! E todo aquele discurso de AVB de que estava na sua cadeira de sonho e que por ele ficaria 15 anos no FC Porto, o seu clube do coração, tudo isso era apenas conversa da treta.

O clube do coração é trocado pelo clube dos milhões.

Em outros posts eu escrevi que tinha a certeza de que AVB ia continuar no Porto, pelo menos mais uma época, pois não era apenas o treinador do F.C. Porto, mas era também um portista.

A lógica estava correcta, mas um dos pressupostos que serviu de base a esta tese não o estava, pois AVB não é um verdadeiro portista.

Claro que até esperava que AVB saísse na próxima época, depois de mais uma (seguramente) boa época a nível nacional e na Europa.

Mas sair já, ao fim de apenas uma época no Porto, porquê?

Resposta: dinheiro!

Tudo é redutível ao valor do dinheiro, que até supera o valor do coração. No caso de Villas-Boas esta realidade é incontornável.

Vamos então falar de dinheiro.

O Chelsea do Abramovicht paga 15 milhões de euros pela cláusula de rescisão e o AVB vai receber 5 milhões por ano. No FC Porto ele ganhava menos de 1 milhão, portanto a nível financeiro parece ser uma opção lógica e aceitável do AVB. E quanto ao FC Porto, este não podia fazer nada, pois a cláusula de rescisão foi batida.

Mas será mesmo esta uma decisão lógica e incontornável?

Eu penso que não, pois na próxima época o AVB poderia sair por valores semelhantes, ou talvez até mais elevados.

Mas além disso tinha outras razões para se manter no FC Porto: tinha a possibilidade de jogar a Champions no seu "clube do coração" (fará agora algum sentido esta expressão, senão com um sentido irónico!?); tinha o estímulo de logo no início da época poder juntar mais 2 títulos ao seu palmarés (da Supertaça Nacional e Supertaça Europeia), sendo um desses títulos disputado num jogo que se esperava espectacular com o Barcelona; tinha uma equipa fantástica e que o admirava; tinha igualmente um clube e adeptos que igualmente o admirava (e até endeusava); tinha uma equipa que é muito melhor do que a do Chelsea e era muito provavelmente a única equipa europeia capaz de fazer face ao poderio do Barcelona.

Porquê então sair agora? Pela oportunidade do momento (dos valores envolvidos) e pela insegurança de Villas-Boas não conseguir repetir o sucesso desta época, mesmo que a um nível mais modesto, pois ninguém lhe exigia a Champions (embora fosse um objectivo realista).

Mas do lado do FC Porto também não foi feito tudo para manter o AVB, pois acho que Pinto da Costa tomou como dado adquirido que Villas-Boas ficaria no clube e não lhe terá feito uma proposta aliciante. Seria impossível igualar (ou aproximar-se a) a proposta de 5 milhões de euros de salário do Chelsea? Se calhar bastaria aumentar a cláusula de rescisão de AVB para 20 milhões e dar esses 5 milhões excedentes ao Villas-Boas quando saísse na próxima época. Com a garantia de que se ninguém oferecesse os 20 milhões, o Porto pagaria na mesma os 5 milhões ao AVB.

Faria assim tanta diferença os 5 milhões de euros para o clube, se o Porto voltasse a ganhar tudo a nível nacional e fizesse uma boa campanha na Champions (mesmo que não a ganhasse) na próxima época? Não pagou o Porto 10 milhões por Moutinho? Não valeria a pena despender 5 milhões por AVB, tendo em conta o retorno desportivo e financeiro que a sua manutenção no clube proporcionariam? E penso que se tivesse existido abertura nas negociações, Villas-Boas teria aceite manter-se no FC Porto por menos do que isso.

Villas-Boas foi-se e agora resta encontrar um novo treinador e esperar que não saiam também jogadores fundamentais para o Porto, como o Hulk, Falcão e Moutinho (estes últimos 2 parece que também estão na lista do Chelsea, segundo alguma comunicação social).

André Villas-Boas é um traidor – é uma crítica dura, mas penso que justa.

Mas esta crítica não significa esquecer o que ele fez pelo Porto e por voltar a trazer ao clube a grandiosidade vivida em 2003 e 2004. Teve muito mérito nos 4 títulos conquistados pelo FCP esta época e merece reconhecimento por isso, pois é inquestionavelmente um bom treinador. O problema é que talvez os adeptos do Porto acreditem mais nessas qualidades do que ele próprio, senão ele saberia que podia voltar a ter uma grande época no Porto para o ano e nessa altura sairia do Porto por valores semelhantes, mas de bem com o clube e todos os adeptos.

nota: O 'BiBó PoRtO, carago!!' agradece ao Carlos Mota a elaboração deste artigo.

2 comentários:

  1. A minha opinião também é essa, mas acho que o NGP nunca pensou que ele ia embora já. E seguramente que se o AVB lhe pedisse mais dinheiro, ele dava-lho em função dos titulos ganhos no proximo ano! Enfim, não foi assim. Tenho pena que a saida tenha sido assim, parecida com a de mourinho, ele que tantas vezes se quer distanciar do antigo chefe! Força PORTO!!!
    Saraiva

    ResponderEliminar
  2. Nunca comentei nada em relação á saida de André Villas Boas, é claro que como todos os adeptos não estava á espera que ele saisse, mas saiu, e penso que tudo que ele disse-se muitos de nós não entenderia, porque a nossa paixão é muita em relação ao nosso Porto!

    Neste momento para mim ele já é passado, um passado que para mim foi fantástico, que como já disse, nunca esquecerei, foi muita alegria e muita paixão que nesta época eu vivi e o treinador era André Villas Boas, por esse motivo, para mim ele não é nenhum judas, fiquei trite, não estava á espera, é verdade, mas ele que siga a vida dele e eu continuarei a apoiar o nosso Porto, e com toda a certeza vamos continuar a ganhar!

    O meu treinador agora é o Vitor Pereira, foi a escolha do nosso Presidente e eu confio a 100%!

    Para mim chega de falar de André Villas Boas, é passado!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar