22 maio, 2011

«Não podemos pensar que a época já foi grandiosa»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A vitória em três competições e o modo como todas foram conseguidas são motivos de sobra para tornar a época inesquecível, que, no entanto, continua por completar, embora com final à vista, à distância de um “último grande desafio” colocado pelo Vitória de Guimarães. André Villas-Boas não se cansa de elevar a fasquia e quer o quarto troféu: a Taça de Portugal.

Aspiração máxima
“Vamos com a mesma confiança e não é nada que já não nos tenha acontecido. Recordo que o Falcao passou por um grande período de ausência ao longo da época, mas vamos muito confiantes porque temos talento suficiente no plantel para chegarmos ao Jamor com máximas aspirações.”

Último grande desafio
“O Guimarães é o nosso último grande desafio, que será extremamente difícil, porque o adversário chega à final da Taça com mérito total, extremamente motivado, após uma semana de concentração e não quererá perder uma oportunidade de conquistar um troféu, que já lhe fugiu uma vez frente ao FC Porto.”

Oportunidade histórica
“Se abordarmos o jogo por essa perspectiva, temos todas as hipóteses de cair por terra. Não podemos pensar que a época já foi grandiosa e que, aconteça o que acontecer na Taça de Portugal, nos damos por satisfeitos. É uma oportunidade histórica de conquistarmos a Taça de Portugal em três épocas consecutivas e isso é algo muito importante para nós. Queremos inspirar-nos muito naquilo que fizemos na segunda mão da semifinal, porque, contra todas as expectativas, conseguimos este acesso à final. Dá-la, de forma tão leve, ao nosso adversário não é nosso timbre, não corresponde às expectativas do clube e dos adeptos, o que quer dizer que a motivação será máxima para tentarmos conquistar o troféu.”

Reviravolta estrondosa
“Nós apenas vivemos com a responsabilidade do historial que temos, com esta vontade enorme de juntar três Taças de Portugal seguidas e, também, com este sentimento que nos invade de termos feito uma reviravolta estrondosa na Luz, que nos permite viver esta final.”

Indiferente ao favoritismo
“As pessoas sabem que não atribuo grande importância a questões de favoritismo. Aliás, para tanto favoritismo que nos foi atribuído na final da UEFA Europa League, acabou por ser um jogo extremamente equilibrado e disputado, quase com o mesmo número de oportunidades para ambas as equipas, cada uma fiel ao seu estilo.”

Adversário competitivo
“Não podemos focalizar-nos apenas no jogo do D. Afonso Henriques, porque o Guimarães fez um jogo extremamente competitivo no Dragão, criou-nos imensas dificuldades, revelando muita iniciativa de jogo.”

Emblemático… a cair de velho
“O Jamor concentra um sentimento especial por ter todas estas finais acumuladas, mas é um estádio que não reúne todas as condições, e isso é inegável. É um estádio que tem um nível de insegurança associado e que é incapaz de permitir que o adepto viva uma final completamente segura e confortável. As alterações que o Jamor precisa são profundas e tardam em acontecer. O Wembley também era emblemático e transformou-se num dos melhores estádios do Mundo e será palco da final da Liga dos Campeões. O Estádio do Jamor é emblemático, mas está a cair de velho.”

Beto na baliza
“Temos máxima confiança nos três guarda-redes, que foi transmitida com alguma alternância. O Helton foi absolutamente fantástico, fez uma época estrondosa. O Beto passou por uma lesão difícil, que o afastou por muito tempo dos relvados e regressou agora em força, sendo um dos grande guarda-redes portugueses, e o Pawel, que atravessou um momento difícil após o jogo da Taça da Liga e em quem confiamos em absoluto. Desta vez, optámos por levar o Beto e o Helton, sendo que o Beto deverá jogar a final.”

Quase em todo o Mundo
“Os jogadores que mais recentemente integraram o clube precisavam de ter a noção do que é representá-lo e da envolvência da cidade com ele. A Avenida dos Aliados sempre foi o destino preferido, histórica e culturalmente, mas na era actual não é possível visitar a Câmara, o que é para nós uma tristeza, porque acontece em todos os lugares do Mundo menos nesta cidade. De qualquer forma, era importante para todos sentirem esta empatia com a cidade e terem experimentado esta euforia.”

Orgulho e memória
“É muito complicado repetir uma época como esta e eu até compreendo a excitação dos adeptos. E é importante que se tenha a noção do que foi atingido: um campeonato sem derrotas, mais uma vitória na Taça UEFA, a oportunidade de uma Supertaça Europeia, a Supertaça de Portugal ganha, uma final da Taça de Portugal quando poucos a esperavam e a oportunidade de a vencer. Esperemos que os adeptos sintam orgulho do que foi atingido e não tenham a memória curta.”

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Sereno e Sapunaru .
Médios: Guarin, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Fernando, Souza e Ruben Micael.
Avançados: Hulk, Varela, Walter e James Rodriguez.

1 comentário:

  1. Boa noite,

    Amanhã os nossos jogadores podem mais uma vez fazer história, conquistando pela terceira vez consecutiva a Taça de Portugal, e juntar a conquista deste troféu ao da Liga Europa e ao de Campeão Nacional.

    Espera-se um jogo aberto, pois o Guimarães por norma, é uma equipa de futebol mais de "jogo pelo jogo".

    O Guimarães tem excelentes executantes no seu plantel, e só um Porto concentradíssimo, lutador e respeitando o adversário vencerá este "caneco".

    Somos favoritos, mesmo sem Falcao e Otamendi, e estou convicto que vamos triunfar uma vez mais.

    Que seja uma grande festa, com respeito entre adeptos e que o árbitro João "pode ser" Ferreira não estrague o jogo.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar