30 maio, 2011

GRANDE FC PORTO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

As diferenças entre alguns jornais desportivos deste país e papel higiénico são quase nulas… Ou seja, no fundo são papel mas a verdadeira utilidade de cada uma deles é muito pouco higiénica…

A rábula inventada em torno da comparação entre o número de títulos conquistados pelo FC Porto e os demais adversários é algo que apenas um psiquiatra de enorme experiência profissional pode explicar… A consideração de uma “Taça de Latinha” na contabilização de títulos oficiais é algo que eu não consigo classificar, para além da continuada teimosia de contar aquela Taça para o numero de títulos oficiais. Para quem insiste em contabilizar “Taças de Latinha do tempo da 2ª guerra mundial”, deixo apenas um sincero conselho: procurem ajuda médica rapidamente!

Fez confusão a algumas pessoas, incluindo portistas como Sousa Tavares, o facto de nenhum jogador do FC Porto ter ostentado uma bandeira portuguesa nos festejos da Liga Europa. De facto, acho imperdoável nenhum jogador ter ostentado a bandeira de um país que gosta tanto do FC Porto. Aliás, quando em 2008 o FC Porto foi alvo de uma escandalosa tentativa de retirada da Liga dos Campeões por parte de 2 clubes portugueses, ficou bem patente o quanto se gosta do FC Porto em Portugal. Imaginem bem a cena: 2 clubes portugueses a tentar retirar da Liga dos Campeões, de forma totalmente ilegal como se veio a provar depois no local próprio, outro clube português, campeão nacional com larga vantagem e todo o merecimento. E queriam ainda que os jogadores do FC Porto envergassem uma bandeira de Portugal! Pois, fazia todo o sentido…

Não tenho grandes dúvidas de que o actual FC Porto, que venceu tudo de forma clara e com uma qualidade esmagadora, pertence ao lote de 5 melhores equipas europeias da actualidade. Não é a minha clubite a falar, é a minha visão o mais isenta possível da realidade actual do futebol mundial. Não entro na apreciação fácil de dizer que o FC Porto é o 2º ou 3º melhor clube europeu da actualidade, mas não tenho grandes dúvidas de que pertence à fina nata do futebol europeu. Direi que Barcelona, FC Porto, Real Madrid, Manchester Utd e Milan são neste momento as 5 melhores equipas europeias, e que seria bem interessante uma mini-super Liga Europeia entre essas 5 equipas de modo a ver quem teria “unhas para tocar guitarra”… Terá o Real Madrid um ponta-de-lança como Falcao? Terá o Milan uma “máquina potente” como Hulk? Terá o Manchester Utd um meio-campo de luxo como o do FC Porto? Acho que são tudo questões pertinentes e que me fazem pensar o que seria este FC Porto a jogar na Liga dos Campeões...

No fundo, este final de época apenas comprovou a grande máquina de jogar futebol que é este FC Porto. Um plantel fantástico com imensas opções, com qualidade e variedade. É claramente uma das melhores épocas de sempre da história do clube, que ficará para sempre na memória de todos os adeptos do clube. Este grupo de jogadores merece o reconhecimento e agradecimento por parte de todos os adeptos. Foram simplesmente fantásticos! OBRIGADO!

Nota final: Apesar de já o ter feito pessoalmente, não posso deixar de agradecer mais uma vez ao BlueBoy e Mafaldinha a forma excelente como me receberam e desbloquearam uma situação que me permitiu ver a final do Jamor, em que pude ver ao vivo um grupo de jogadores que entra para a história do FC Porto!

3 comentários:

  1. "Mai nada"! Um abraço RCBC.

    BIBÓ POOOOORTO!

    ResponderEliminar
  2. caro RCBC, caríssimas(os):

    «Acho que são tudo questões pertinentes e que me fazem pensar o que seria este FC Porto a jogar na Liga dos Campeões»

    se não houver nenhum jogo (sujo) de bastidores como em 2008, na próxima época teremos essa oportunidade.
    quanto à questão da «mini super-liga europeia», em Agosto teremos um verdadeiro teste à capacidade do nosso FC Porto e que (penso) marcará toda uma época europeia: a disputa pela Supertaça ante o todo-poderoso FC Barcelona.

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  3. Quem fala assim... :)

    ResponderEliminar