09 maio, 2011

Empate que não estragou a festa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 48.309 espectadores.

Árbitro: Cosme Machado (AF Braga), Assistentes: Alfredo Braga e Henrique Parente; Quarto árbitro: Manuel Mota.

FC PORTO: Beto; Sereno, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Falcao «cap.» e James.
Substituições: João Moutinho por Belluschi (66m), Rúben Micael por Mariano (72m) e Falcao por Walter (79m).
Não utilizados: Helton, Guarín, Sapunaru e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Baiano, Ozéia, Cohene e Maykon; Filipe Anunciação, David Simão e Leonel Olímpio; Manuel José, Nélson Oliveira e Pizzi.
Substituições: David Simão por Nuno Santos (79m), Manuel José por Amond (86m) e Pizzi por Bura (95m).
Não utilizados: António Filipe, Pedro Queirós, Caetano e Di Paula.
Treinador: Rui Vitória.

Marcadores: Falcao (8m e 54m), Hulk (42m) e Pizzi (48m, 59m e 88m).

Disciplina: cartão amarelo para Souza (37m), Filipe Anunciação (83m) e Hulk 93m; cartão vermelho directo para Nélson Oliveira (62m).

O Estádio do Dragão “vestiu-se” a rigor este domingo para receber a 25.ª taça de campeão nacional, ao som das vozes dos adeptos presentes nas bancadas que gritavam “Campeões, campeões nós somos campeões”. Já antes, a equipa de andebol e formação júnior azul e branca de futebol, que também se sagraram campeões nacionais antes dos respectivos campeonatos terminarem, receberam uma ovação por parte dos 49 mil espectadores.

Com o título conquistado desde a 25.ª jornada, o FC Porto já garantiu que o único objectivo nesta edição do campeonato nacional de futebol é terminar sem derrotas. Um recorde detido pelo Benfica de 1972/73 que terminou o campeonato com 28 triunfos e apenas dois empates.

Na busca desse recorde, André Villas-Boas colocou em campo uma “mistura” de jogadores suplentes e habituais titulares. Falcao, Hulk e Moutinho faziam parte do onze, assim como os menos utilizados Beto, Sereno e Souza.

Com a festa terminada, Cosme Machado deu o apito para o início do encontro com o Paços de Ferreira e o jogo não poderia começar da melhor forma para a equipa de André Villas-Boas que viu Falcao a fazer o primeiro logo aos 8 minutos de jogo.

Perto do intervalo, Hulk (41’) fez o segundo para os portistas mas o início da segunda parte do desfaio trouxe um golo com a marca de Paços de Ferreira por intermédio de Pizzi (e com uma ajudinha de Rolando que não chegou à bola na tentativa de interceptar o lance), aos 47 minutos.

Pizzi, jogador emprestado pelo Sporting de Braga ao Paços de Ferreira, e Falcao acabaram por ser as figuras do encontro ao bisarem no encontro. O colombiano fê-lo aos 53 minutos e o português aos 58.

O endiabrado Pizzi, a três minutos dos 90, fez o hat-trick com um belo golo a muitos metros da baliza de Beto, acabando por empatar a partida no Estádio do Dragão.

Nos instantes finais do encontro, todo o banco do FC porto mostrou-se muito desagradado com a arbitragem praticada por Cosme Machado e a sua equipa.

André Villas-Boas continua sem perder na I Liga mas viu perder João Moutinho que saiu de maca do relvado do Estádio do Dragão depois de uma entrada dura de Nélson Oliveira, jogador emprestado pelo Benfica, sobre o médio portista. Belluschi foi forçado a substituir Moutinho depois de vários dias de ausência devido a lesão.

FC Porto termina a penúltima jornada com 81 pontos, faltando apenas a visita à Madeira na última ronda do campeonato contra o Marítimo, agendada para 14 de Maio, a quatro dias da grande final da Liga Europa contra o Sporting de Braga.



Terminado o desafio, eis que a casa do FC Porto ficou sem luz por momentos e o “speaker” do Estádio do Dragão perguntou se era possível ligar o sistema de rega para a festa ficar completa. Mas o relvado não se molhou, pelo menos com água, uma vez que posteriormente seria brindado com champanhe.

Às escuras, os jogadores foram sendo chamados um a um e percorreram o caminho desde o túnel de acesso aos balneários até ao palco montado no centro do estádio.

Com todos em cima do palco, jogadores e equipa técnica ergueram o troféu e depois seguiu-se o habitual passeio de exibição de Taça perante um estádio quase cheio (49 mil espectadores).

Os jogadores fizeram-se acompanhar pelas famílias, nomeadamente mulheres e filhos, no momento de celebrar mais um título para o conjunto azul e branco.



DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Queríamos ganhar, tivemos ocasiões suficientes para isso, mas há lances fundamentais em que as coisas se invertem. Empatámos perante uma das melhores equipas do campeonato, muito inteligente com saídas rápidas para o ataque e inteligente no modo como finalizou os lances, que recentemente esteve na final da Taça da Liga. Mas o segundo golo colide com demasiados erros para ser verdade. Moutinho levou uma pancada forte, é uma entrada muito violenta e que faz os jogadores terminar a época. Foi sem intenção, mas para reflectir, quando temos muito para jogar. Fomos construindo um percurso muito forte desde início, e as opiniões só mudaram quando conquistámos a vitórias em Braga. Fomos muito sólidos desde início, é caso terminado, não andamos obcecados, é apenas a constatação da época que estamos a fazer.»

Hulk: «Só temos de lamentar o empate. Não desmerecendo a equipa do Paços de Ferreira, o que aconteceu é inadmissível. O jogo estava 3-1 para nós e há um penalty para o FC Porto que não marcam. No lance a seguir há golo em fora-de-jogo. Só peço para terem mais atenção. Fico feliz por estar a receber troféu de campeão, queríamos fazer um excelente jogo e ganhar. Na minha opinião fizemos um bom jogo, infelizmente acho que fomos prejudicados. No entanto, o importante é festejar o título com os adeptos. Temos mais duas finais para decidir e vamos tentar trabalhar bem para conseguir esses títulos.»

VÍDEO DO JOGO

14 comentários:

  1. Boa exibição!

    Futebol atraente!

    Golos!

    Alguma descompressão!

    Arbitragem tendenciosa!

    Empate caseiro!

    MAS NADA PÁRA A FESTA E O SONHO DE TITULO SEM DERROTAS!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. De referir a brutalidade da entrada do Nélson Oliveira jogador do 5LB! FORÇA MOUTINHO!

    Ai Paços se jogasses mais vezes assim secalhar até tinhas uma bwin cup...

    ResponderEliminar
  3. Não há azar. O empate não belisca, em nada, a magnífica carreira do FC Porto (no Campeonato e nas outras competições). O “miúdo” (lembram-se, era assim que os milhafres e outras aves agoirentas chamavam a Villas Boas), os jogadores e todo o restante staff estão de parabéns. A festa foi bonita. Esta fabulosa equipa bem a merece.

    No jogo, de salientar: um golo sofrido fruto de um clamoroso erro (acontece…) e outros dois irregulares. Um em fora de jogo, outro após um penalti não assinalado (o FC Porto poderia fazer o 4-1) que desconcentrou a equipa. Então o Sr. de preto é do FC Porto?!... É para rir...

    O “miúdo” saberá o que fazer no último jogo, na Madeira. Se um jogo é melhor que três treinos (julgo eu que assim pensa André), também é verdade que o que aconteceu a Moutinho poderá acontecer, com mais gravidade, a outro atleta. Não me esquece o que se passou com Fernando Gomes, em 1987: partiu uma perna e ficou impedido de participar na final da Taça dos Campeões. O objectivo será ganhar ao Marítimo. Isso deverá ser feito com gestão criteriosa do plantel. Estou descansado, está lá o “miúdo” André…

    BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Foi bonita a festa…

    Intacto o objectivo de terminar a época sem derrotas no campeonato…

    Faltam 2 conquistas para a época ser mesmo perfeita…

    Nem o mais optimista dos adeptos pensaria que nesta altura estaríamos na liderança com 19 pontos de vantagem, supertaça ganha, Europa por conquistar e tri da taça por realizar…

    Fantástico!

    ResponderEliminar
  5. É óbvio que o empate acabou por arrefecer um pouco a festa, mas não belisca em nada a carreira da equipa na Liga... O objectivo de ser campeão sem derrotas mantém-se intacto a uma jornada do fim...

    Com uma arbitragem tendenciosa que transformou um possível 4-1 num 3-2 mentiroso, este foi um jogo emotivo, a espaços muito bem jogado e com algumas falhas defensivas pouco habituais, a descompressão acaba por ser natural numa equipa que quase não tem tido tempo para respirar.

    A entrada assassina do Nélson Oliveira, despropositada e quanto a mim encomendada... ter-lhe-á valido, na próxima época, um lugar no plantel da equipa a que pertence.

    Já há quem diga que o FC Porto falhou o objectivo de igualar o benfica de 72/73... muito curiosa essa observação e ao mesmo tempo ridícula... É certo que o benfica de 72/73 acabou o campeonato só com 2 empates em 30 jogos, mas essa mesma equipa foi eliminada da Taça de Portugal nos 1/8 final e da Taça dos Campeões na 2ª eliminatória... creio que isto diz tudo... haverá comparação possível???

    Em 3 jogos ainda temos para conquistar: a invencibilidade na Liga, a Liga Europa e a Taça de Portugal... numa época que já conquistou o seu lugar na história! Quem alguma vez, por esta altura esteve numa situação idêntica??? Eu respondo: Ninguém!

    Parabéns a toda a estrutura do nosso FC Porto!

    ResponderEliminar
  6. O fiscal de linha Alfredo Braga( de braga e benfiquista doente), que inventou um fora de jogo ao James na 1.ªparte e não viu o do Pizzi no 2.º golo do Paços, foi o mesmo que no Guimarães-Porto, na parte final anulou um lance de golo ao Falcao. Empatámos também.

    Ou seja, em todos os empates fomos prejudicados.

    Mesmo assim não estragaram a linda festa.

    ResponderEliminar
  7. Dá gosto ver o Porto jogar. Jogadas fantásticas e dedicação exemplar. O único contra foi a arbitragem que nem vale a pena classificar.
    Portoooooo és o MAIOR. "ÉS O NOSSO DESTINO".

    ResponderEliminar
  8. Quem convidou um palhaço careca para a festa?

    Estádio quase cheio, 48.309 espectadores, grande ambiente, grande entusiasmo, clima de festa, que teve pontos altos com a entrega do Troféu de Campeão, aos capitães Helton, Mariano e Falcao; e com o desfile dos Campeões Nacionais de Juniores de futebol e dos Campeões de Nacionais de Andebol. Enfim, estavam reunidas todas as condições para mais uma noite de alegria e o F.C.Porto se despedisse do público do Dragão, naquele que era o último jogo em casa, com mais uma vitória - e como merecia a equipa portista ter ganho este jogo!

    Jogando bem e em vários períodos muito bem, o conjunto de André Villas-Boas, apesar do grande desgaste que tem sofrido, encarou o jogo com todo o profissionalismo, empenho, motivação e com jogadas lindas, triangulações fantásticas, conseguiu empolgar a sua massa adepta e chegar ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Falcao aos 4 e Hulk aos 42. Era um resultado certo e era o corolário de uma exibição muito bem conseguida, perante um adversário que mostrou atributos e justificou ter sido, até certa altura da época, a equipa sensação do campeonato.
    Nem com o golo da equipa do Paços, no início da segunda-parte e num erro crasso de Rolando - atenção ao excesso de confiança...-, a equipa Campeã se perturbou, perdeu élan, abanou. Não, antes pelo contrário, reagiu, foi logo para a frente e rapidamente, com novo golo de Falcao, colocou a vantagem novamente em dois golos, diferença que espelhava o que se passava em campo. Só que 5 minutos após o golo do colombiano, resolveu entrar em cena um palhaço careca, que não estava convidado para a festa, muito menos para ser protagonista da festa.

    Com a ajuda do seu auxiliar do lado dos bancos - é, mesmo nas barbas da tal pressão que falava o calimero Couceiro (seria o Braga ou o Parente?) -, Cosme Machado, o tal que há tempos atrás cometeu a heresia de auto-intitular o Colina português, primeiro não marcou um penalty sobre Hulk e não contente, validou o golo da equipa pacense, num fora-de-jogo que só um cego não via. Aliás, o mesmo cego, já na primeira-parte, tinha cortado uma jogada legal a James, que ficava completamente isolado para a baliza. Como se não bastasse este golo falso, uma entrada de um benfiquista aziado, Nélson Oliveira, sobre J.Moutinho, que obrigou o número 8 portista a sair de maca - felizmente a lesão não é tão grave como se temeu...-, fez a equipa portista abalar, tomar cautelas, arriscar menos, tocar mais a bola, não ser tão objectiva na procura do golo. Mas mesmo assim, o jogo estava controlado e esperava-se o 4-2, quando Pizzi - excelente jogo e três golos para mais tarde recordar -, arrancou um remate fortíssimo, ainda longe da áerea e colocou o resultado num injusto 3-3, resultado que pelo que fez durante os 90 minutos, a equipa portista não merecia. Mas quando três tristes palhacitos, querem ser figuras, às vezes a verdade de um jogo fica desvirtuada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Espectáculo em quatro actos:

    1º ACTO - Festa vibrante com uma enchente a condizer. Entrega do troféu saudado calorosamente. Consagração aos Campeões nacionais de futebol Júnior e aos Tricampeões nacionais de andebol. Lindo!

    2º ACTO - Primeira parte do jogo em que o FC Porto caprichou em oferecer uma exibição com nota artística elevada, com momentos do mais belo recorte técnico, sob a batuta do genial Moutinho acompanhado dos matadores Falcao e Hulk.

    3ª ACTO - Segunda parte de desconcentração portista inexplicável, onde se acumularam erros fatais, sob a batuta de um trio de arbitragem no mínimo incompetente (para ser simpático) que influenciou decisivamente o resultado final. A lesão de Moutinho e o seu afastamento do jogo terá ajudado a tal desnorte.

    4º ACTO - Festa de consagração dos Campeões nacionais e de todo o «staff», num ambiente caloroso e entusiasta.

    O meu mais reconhecido obrigado a todos os que contribuíram para mais este êxito que me encheu de orgulho e vaidade de ser portista.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Intacto o objectivo de terminar a época sem derrotas no campeonato…

    Isto é o que mais importa;) força porto!!!

    ResponderEliminar
  11. Quiseram estragar a festa mas não conseguiram.
    Tivemos momentos de futebol simplesmente brilhantes e houve, compreensivelmente, outros momentos de alguma descontração.
    Eles que fiquem lá com os recordes que nós ficamos com os títulos.

    ResponderEliminar
  12. Foi uma festa bonita de se ver... e ainda tivemos direito a palhaços de serviço e tudo! O carequinha tentou de tudo pra estragar a festa mas não conseguiu!

    Campeões sem luz!

    ResponderEliminar
  13. Já agora alguém diz ao James R. para calar a matraca??!! Dasss será que o puto ainda não percebeu que está num grande clube??? Diz ele sobre Falcao: "...fala-se muito, e oxalá. É um excelente jogador e desejo que dê o passo para um clube grande", disse James à rádio Caracol. Clube grande?? Aiiii

    ResponderEliminar
  14. http://www.youtube.com/watch?v=Q8ozPxMnLNk

    vejam :)

    ResponderEliminar