17 maio, 2011

De Lansdowne Road à Arena de Dublin

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

16/05/2011

O estádio onde o FC Porto vai disputar, na próxima quarta-feira, a conquista da UEFA Europa League, frente ao SC Braga, tem, ao mesmo tempo, uma história breve e um largo passado. A estrutura actual foi inaugurada há apenas um ano, mas no mesmo terreno situava-se o Lansdowne Road Stadium, cuja abertura data de 1872.

A modalidade então privilegiada era o atletismo, mas outras modalidades como críquete, ténis, râguebi e futebol serviram-se do estádio. Ainda no século XIX, o recinto tornou-se o local efectivo para jogos internacionais de râguebi da Irlanda, granjeando assim a maior parte da sua fama.

A Federação Irlandesa de Futebol só fez de Lansdowne Road a sua casa nos anos 1980 e a iluminação artificial apenas foi instalada em meados de 1990, permitindo assim a realização dos tradicionais jogos de apuramento para campeonatos do Mundo e da Europa a meio da semana. A selecção portuguesa actuou aqui pela última vez em Fevereiro de 2005, num encontro particular que perdeu por 1-0. Apenas o bracarense Hugo Viana poderá voltar a pisar os mesmos terrenos na quinta-feira.

A demolição de Lansdowne Road e a construção da nova estrutura, destinada a râguebi e a futebol, começou em 2007. A denominação oficial do estádio é Aviva Stadium, devido a um acordo de “naming” com duração de 10 anos. A capacidade é de 51.700 pessoas

O futebol regressou a Lansdowne Road em Agosto de 2010, num jogo particular em que a Argentina bateu a Irlanda por 1-0. A Arena de Dublin acolheu ainda concertos de Michael Bublé e Neil Diamond, entre outros.

Ficha do estádio:

Capacidade: 51.700 lugares (todos sentados)
Dimensões do relvado: 106 × 68 metros
Camarotes: 36 (capacidade para 850 pessoas)
Custo do estádio: 410 milhões euros
Restaurantes: 3 (capacidade para 1500 pessoas)
Cozinhas: 9
Quiosques/bares: 69

fonte: fcporto.pt

0 comentários:

Enviar um comentário