18 abril, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 27ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-2 SPorting CP
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto), Assistentes: Bertino Miranda e Rui Licínio; Quarto árbitro: Rui Silva.


Só Coroado diz que é penálti

No segundo minuto dos oito de descontos, Rolando toca a bola com a mão na sua área. Penálti? Jorge Coroado diz que é, Pedro Henriques e Paulo Paraty defendem que não é deliberada a acção do central. Entre as nove notas negativas (num total de 15 lances apreciados), destaque para a que respeita ao julgamento, incorrecto, de Artur Soares Dias no lance em que Helton se lesionou: não houve motivos para assinalar falta contra o Sporting.



Momento mais complicado

90'+2' Bola na mão ou mão na bola de Rolando, na área do FC Porto? Ficou um penálti por assinalar?

Jorge Coroado
-
Lances destes não devem acontecer. O árbitro entendeu que não houve falta, mas é notório que Rolando procurou tocar a bola com o braço direito. Desta forma, ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting.

Pedro Henriques
+
Na minha opinião, não houve motivo para ser assinalada grande penalidade. Rolando escorrega e cai ao perder o apoio, tocando a bola com o braço no movimento da queda, de foma não deliberada, ou seja, perfeitamente casual.

Paulo Paraty
+
Bola na mão. Rolando escorrega e, na sua queda desamparada, toca acidentalmente com o braço na bola. Não há acção deliberada por parte de Rolando, pelo que a decisão da equipa de arbitragem é adequada.



Outros casos

9' Varela estava em posição irregular no momento da abertura de Rolando?
30' Helton recebe a bola, de Rolando, com o pé fora da área e com as mãos segura-a já dentro. Era infracção?
58' Torsiglieri vê amarelo por carga sobre Hulk. Cartão exibido deveria ser de outra cor?
62' Correcta a decisão do árbitro em assinalar falta sobre Helton no lance em que este se lesionou?

Jorge Coroado
-
No exacto momento do passe não havia impedimento de Varela. Houve precipitação do assistente Bertino Miranda ao considerar fora-de-jogo.
-
O atraso foi efectivo. Helton não podia fazer o que fez. Era livre indirecto, onde agarrou a bola com as mãos, e amarelo por tentar enganar o árbitro.
-
Torsiglieri projectou-se e de sola atingiu Hulk. O cartão indicado era o vermelho. Para a prática portuguesa, o amarelo é o que resulta sempre.
-
Quem chocou com Helton foi Guarín. Não houve razões para sancionar o Sporting com o livre que foi apontado. Precipitação do árbitro e do assistente.

Pedro Henriques
-
Não há motivo para assinalar fora-de-jogo. No momento do passe, Varela parte de posição legal. Boa indicação do árbitro-assistente Rui Licínio.
+
Benefício da dúvida ao árbitro, que não considerou deliberado o passe de Rolando para Helton. Apesar da repetição das imagens, aceito a decisão do árbitro.
+
Torsiglieri foi advertido de forma correcta por uma entrada em tackle lateral, feita de forma imprudente sobre Hulk.
-
Não. Helton lesiona-se em virtude do choque com Guarín, acabando por cair desamparadamente no chão, sem ter sofrido qualquer infracção.

Paulo Paraty
-
Varela foi punido por posição irregular, mas a televisão mostra que está atrás da linha de fora-de-jogo no momento do passe.
+
A dúvida do árbitro terá sido se o passe de Rolando é deliberado. Não me pareceu. A ser deliberado deveria ter sido assinalado livre indirecto, onde Helton joga a bola com as mãos.
+
Não. O cartão amarelo é devidamente exibido. Trata-se de uma imprudência de Torsiglieiri. É correcta a decisão da equipa de arbitragem.
-
É uma má decisão da equipa de arbitragem. Eventualmente, ludibriada pela acção de Polga, mas a realidade é que é Guarín que choca com Helton.



Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo interessante, a exigir concentração do árbitro, com alternância do resultado, o que complica sempre a sua tarefa. Algumas decisões não foram consentâneas com os factos. Tem valor para fazer melhor.

Pedro Henriques
Arbitragem segura, tranquila, num jogo bem controlado e bem gerido. Benefício da dúvida para uma decisão difícil e acertada (lance protagonizado por Rolando na sua área), mesmo ao cair do pano.

Paulo Paraty
Uma acção positiva no jogo da equipa de arbitragem que contribuiu para a solidez e para um bom espectáculo. Cometeu erros? Tal como os outros intervenientes, mas sem interferência no resultado.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário