30 abril, 2011

A história da Taça de Portugal que o Benfica venceu sem chegar à final!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quando fomos jogar a segunda parte da meia-final da Taça de Portugal, o Benfica já era o vencedor da prova. Havia até quem dissesse que não havia sequer necessidade de se realizar o segundo jogo. (E como eu os compreendo). Antes do jogo, o Benfica era o vencedor da Taça. Depois do jogo, nem à final da Taça vai. O facto de, na primeira-mão da Taça, o Porto não ter podido contar com Falcao e Álvaro Pereira - ambos lesionados - não tinha significado especial para os benfiquistas. Para eles, o facto de, na primeira-mão, o melhor marcador das competições europeias e o melhor lateral do campeonato nacional não terem jogado era indiferente. Isso não justificava nada. Como se fosse indiferente para o Barcelona jogar com ou sem o Messi.

Desta vez, na máxima força, fomos à Luz e tudo regressou à normalidade. Isto é, voltamos a trucidar os tipos de vermelho num verdadeiro rolo compressor de futebol inteligente e escorreito. Em apenas 45 minutos, contrariamos vaticínios de meses de comentadores experimentados e analistas-cuja-experiência-de-campo-no-futebol-é-nula. Esses, para quem o futebol é uma abstracção, esqueceram-se que futebol não é trignometria. Com jogadores ultra-motivados e a transcederem-se, a nossa equipa engoliu o Benfica numa torrente verdadeiramente arrasadora de futebol de altíssima qualidade e tacticamente exemplar.

A Luz voltou a vergar-se, mais uma vez, perante a qualidade dos nossos heróis. Como é óbvio, os nossos jogadores não festejaram de forma exuberante. Primeiro, porque não ganhámos a uma equipa grande. Segundo, porque, ao contrário do Benfica, na Nossa Casa só se festeja os títulos depois de eles terem sido efectivamente conquistados.

A esse propósito, posso também recordar que no final da época passada já se anunciava a vitória do Benfica na Champions deste ano. Seis meses volvidos, constatámos que a passagem do Benfica pela Champions serviu apenas para enlamiar a imagem do futebol português na Europa, perdendo inclusive com super-potências do futebol mundial como são indiscutivelmente os israelistas do Hapoel-Telaviv ( há futebol em Israel?). A equipa do bairro de Benfica é a campeã a imaginar títulos que pode vencer, o pior é quando as coisas se têm que decidir 11 contra 11 no campo. Há quem diga que realidade é muito teimosa.

Como não poderia deixar de ser, depois do jogo os benfiquistas acorreram desperados aos murais de Facebook e caixas de comentários de jornais online para justicar mais uma derrota com as arbitragens. O costume. Mas nós, Portistas, já estamos a habituados. Já todos sabemos que o Benfica nunca perdeu um jogo por culpa própria e o senhor Inocêncio Calabote nunca existiu.

Ironia histórica


Que tremenda ironia histórica. Vencemos os mouros na meia-final da Taça e, agora, na final, vamos jogar contra uma equipa que leva D. Afonso Henriques ao peito. Depois de Afonso Henriques ter lutado toda a vida contra os mouros, não merecia que lhe fizessem isto. É certo que mouros e a equipa do D. Afonso Henriques já tinham formado uma vergonhosa aliança contra o Porto, em 2007, no TAS de Loussaine. Contra o Porto, até mouros e D. Afonso Henriques são aliados. Mas nem assim conseguem parar a força do Dragão. Venha quem vier. Em 2003, em Sevilha, até Celtas vencemos!

A Nossa Campanha Liga Europa

Os nossos números continuam a dispensam quaisquer comentários. A seguir à Nossa vitória em Dublin, voltamos a conversar!

Fintou, marcou e não foi de cabeça. Ele é o Falcao, não há quem não o conheça!

Ver Falcao jogar é ver um poema em movimento, uma metáfora que começa no nome de ave rapina e que se consubstancia em voos picados em direcção a golos de antologia. Um poeta brasileiro disse, um dia, que "Marcar mil golos como o Pelé não é difícil. Difícil é marcar um golo como o Pelé." O mesmo se pode dizer de Falcao. Marcar tantos golos como ele não é o mais complicado. O segredo está em marcar golos como ele marca.

2 comentários:

  1. eSCREVINHADOR,

    já te tinha dito que sou o teu fã nr. 1 desse teu paleio pa fazer esticar o sorriso em tamanho big XXL?

    já?! pois já!!!

    continua sempre com essa tua fina ironia e humor sádico direccionado ao odioso clube de ciclistas com nome de freguesia ;)

    ResponderEliminar
  2. Escrevinhador excelente post, gostei particularmente do destaque ao Falcao!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar