08 abril, 2011

Com as meias-finais escancaradas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 38.219 espectadores.

Árbitro: Serge Gumienny (Bélgica); Assistentes: Mark Simons e Frank Bleyen; Quarto árbitro: Luc Wouters; Assistentes adicionais: Jean-Baptist Bultynck e Peter Vervecken.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Guarín por Belluschi (69m), Varela por James (72m) e Hulk por Cristian Rodríguez (80m).
Não utilizados: Beto, Walter, Souza e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

SPARTAK MOSCOVO: Dykan; Kirill Kombarov, Suchý, Rojo e Makeev; Rafael Carioca e Ibson; McGeady, Alex «cap.» e Dmitry Kombarov; Welliton.
Substituições: McGeady por Dzyuba (68m) e Makeev por Yakovlev (86m).
Não utilizados: Zabolotni, Sheshukov, Ari, Ananidze, e Ozobic.
Treinador: Valeriy Karpin.

Marcadores: Falcao (37m, 84m e 91m), Varela (64m), Maicon (70m) e Kirill Kombarov (77m).

Disciplina: cartão amarelo a Dmitry Kombarov (15m), Rojo (35m), João Moutinho (52m), Ibson (60m), Makeev (81m) e Suchý (88m).

FC Porto está a um pequeno passo de se qualificar para as meias-finais da Liga Europa, onde, possivelmente irá encontrar os espanhóis do Villarreal. Falcao foi o homem da noite ao fazer hat-trick.

Os jogadores portistas foram recebidos debaixo de uma chuva de aplausos e vozes que gritavam “Campeões, Campeões” no Estádio do Dragão, neste que foi o primeiro jogo do FC Porto como novo Campeão Nacional.

A equipa portista apanhou o seu primeiro susto logo ao minuto 10 quando Welliton conseguiu isolar-se da defesa, depois de um erro de Rolando, mas Helton conseguiu segurar o remate fraco do brasileiro.

Ao minuto 17, depois de uma obra de arte fabricada pelo brasileiro Hulk no corredor direito, o FC Porto quase fazia o primeiro golo mas a defesa moscovita conseguiu aliviar a jogada de perigo. O mesmo Hulk, minutos depois, voltou a ter duas grandes oportunidades de golo.

FC Porto e Spartak de Moscovo continuavam numa luta acesa no meio-campo, com momentos carregados de agressividade nessa disputa, quando o FC Porto conseguiu inaugurar o marcador graças à genialidade de dois sul-americanos ao minuto 37.

Alvaro Pereira, que regressou à competição depois de ter cumprido castigo na eliminatória anterior, desfilou pelo corredor esquerdo e executou um belo cruzamento para o coração da área onde estava Falcao que, de cabeça, voou para fazer o primeiro golo.

O primeiro tempo foi equilibrado mas, no segundo, o FC Porto foi equipa mais forte, dando a impressão, também, que ao Spartak de Moscovo começou a falhar as forças.

Mais dominador, os Dragões conseguiram marcar o seu segundo golo quando Radamel Falcao amorteceu para o seu companheiro de ataque Silvestre Varela à entrada da grande área e o extremo português, de primeira, fuzilou para dentro da baliza de Dykan ao minuto 64.

Os cerca de 38 mil espectadores no Dragão ainda celebravam o segundo golo quando Maicon, depois de um pontapé de canto executado por João Moutinho, fez o terceiro ao minuto 69.

O golo do Spartak surgiu logo depois do terceiro dos portistas, na sequência de uma pura desatenção da defesa portista.

O irrequieto Falcao quis aumentar a sua conta pessoal de golos e conseguiu-o, por mais duas vezes, quando fez o quarto e quinto golo no encontro, totalizando dez golos na prova europeia.

No outro encontro dos quartos-de-final, que se cruza com esta eliminatória nas meias-finais, o Villarreal goleou o Twente da Holanda por 5-1, sendo o mais provável adversário dos portistas caso passem com sucesso esta eliminatória.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «É um resultado óptimo. A equipa jogou muito bem, principalmente na segunda parte. Mas é preciso máximas cautelas na segunda-mão para podemos passar às meias-finais. O imprevisível acontece quando menos se espera.»

Falcão: «É algo que vou recordar para sempre. Mostrámos um grande nível. O Porto jogou muito bem e pude ajudar com três golos. Estamos conscientes que é uma equipa muito perigosa e que faltam noventa minutos. Queremos continuar com a mesma atitude e disponibilidade para vencermos na Rússia.»

13 comentários:

  1. Sempre,Sempre PORTO!07 abril, 2011

    Que orgulho este Porto quase que não tenho palavras!

    VENCEREMOS,VENCEREMOS,VENCEREMOS OUTRA VEZ O PORTO VAI GANHAR A TAÇA COMO EM 2003!!!!

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=MX75fdN2YFY&

    ResponderEliminar
  3. O FC Porto entrou mal na partida e o Spartak quase que teve oportunidade de aproveitar. Tudo mudou na segunda-parte; foi como da noite para o dia; grande desempenho do FC Porto! As entradas de Belluschi, James e Cristian Rodriguez ajudaram a desbloquear o jogo e podiam ter sido mais que 5 golos. Uma palavra para o público que, com o seu apoio, contribui para empurrar a equipa.
    A onda azul segue imparável: “Venceremos, venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003”.

    Abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  4. toda a gente a comprar GPS com os mapas da GRA-BRETANHA... BORA LA... nunca mais chega aquele dia (3 dias 3 noites ) para estar na bilheteira para comprar o bilhete para a final europeia... :)

    ResponderEliminar
  5. Xeio_d_xono, tem calma, vai dormir sossegadinho e com os anjos...

    No primeiro jogo em casa após se ter sagrado vencedor do campeonato, Liga Zon Sagres e perante 38. 219 espectadores, em clima de festa, o F.C.Porto venceu categoricamente a excelente equipa do Spartak e por números que lhe dão grandes esperanças de seguir para as meias-finais da Liga Europa.
    Mas até não entramos bem, pelo contrário, entramos preguiçosos, desconcentrados, abúlicos, ainda a festejar o título - o que é compreensível, ainda está bem fresca na memória a fantástica noite de domingo e as fortes emoções não se apagam com uma borracha, nem por mais avisos que se façam.

    Com isso deixamos o Spartak ser perigoso e tivemos alguma sorte em não sofrer um golo, em duas boas oportunidades criadas e desperdiçadas por Welliton. Numa o brasileiro atirou para fora e noutra Helton, com uma excelente defesa evitou o golo moscovita. Aos poucos fomos despertando, reagindo, marcando melhor, começando a equilibrar e se não tinhamos feito muito para chegar à vantagem, também é verdade que acabamos a primeira-parte fortes, a encostar os russos e a mostrar o fogo do Dragão. Era o prenúncio do que estava para vir.
    E o que veio, meus caros, foi um Porto de qualidade superior, um Porto intenso, fortíssimo, que faz acreditar e sonhar com tudo. Dominador, pressionante, jogando bem, naquele futebol de toque que nos encanta e atacando com contundência, o conjunto de Villas-Boas mostrou ao que vinha. Depois de Hulk ter deixado o aviso, aos 60 minutos, num livre superiormente marcado, que só a barra evitou e da recarga que Fernando desperdiçou, ao atirar para as núvens, o novo Campeão Nacional chegou ao dois a zero por Varela, passados 5 minutos, ao três zero passados 10, por Maicon. Pena que uma distracção, passados apenas 2 minutos após o golo do central e talvez motivada pela euforia da vantagem dilatada, tenha permitido aos russos diminuir, nessa altura, claramente contra a corrente de jogo.

    Não acusamos o toque, voltamos a ir para a frente e ampliamos a vantagem, até aos cinco a um, curiosamente, já sem Hulk em campo e novamente por Falcao, que assim fez mais um hack trick na Liga Europa. O jogo acabou com a sensação que se durasse mais uns minutos podiamos conseguir um resultado histórico. Mas assim está muito bom, melhor era pedir de mais e se temos de manter a vontade, a determinação, o espírito correcto, que ainda há segundo jogo e cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a niguém, também é bem verdade que quem joga assim tem toda a legitimidade para cantar a música que os Super consagraram:
    «Venceremos venceremos, venceremos outra vez, o Porto vai ganhar a Taça, como em 2003...»

    É óbvio que quem marca três golos, tem de ser a figura do jogo, mas não muito, a equipa sim, é que merece o grande destaque. Este Porto tem muitos e bons jogadores, mas é cada vez mais uma grande equipa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

    O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

    A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

    Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

    O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
    Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

    Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

    Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

    Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

    Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

    Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

    Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

    Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Mais feito brilhante na carreira do FC Porto esta epoca, não só pela goleada mas fundamentalmente pela entrega ao jogo que podia ser complicado na "ressaca" da vitoria no campeonato.
    Temos treinador, temos equipa, temos entrega e raça para estar e Dublin !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. De vitória em vitória, o FC Porto vai cumprindo na íntegra o seu destino que é VENCER.

    Depois de dois títulos já garantidos (Supertaça e Campeonato nacional) os Dragões lutam ainda em duas frentes (Liga Europa e Taça de Portugal).

    Também nestas, a ambição continua intacta, apesar da desvantagem na TP.

    O FC Porto deu ontem um passo decisivo para a passagem às meias-finais da LE, com mais uma vitória justa e contundente.

    Apesar de uma entrada no jogo um pouco displicente que nos podia custar caro, a equipa, logo que se conseguiu soltar do espartilho russo, partiu para uma exibição segura e intensa, coroada com belos golos.

    Falcao foi um dos heróis da noite ao apontar três dos cinco golos portistas. Mas quase todos estiveram em bom plano, ultrapassada que foi a primeira meia hora de desconcentração, precipitação e desacerto quase geral.

    Bom, depois foi o bom e o bonito. Equipa dinâmica, esclarecida, demolidora e imaginativa. Os golos acabaram por ser a sequência lógica do melhor futebol ofensivo então praticado. Se o acerto no capítulo do remate fosse completo o resultado poderia ter sido por números escandalosos.

    Com esta gorda vitória, a viagem a Moscovo ficou mais desanuviada. Mas teremos de ser competentes para garantir mais uma vitória para continuar a cumprir o nosso destino.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Grande segunda partee o resultado só pecou por escasso.
    Mas o Spartak é uma boa equipa...
    Em Moscovo, o costume, garra e concentração e estaremos nas meias finais...
    Não vou falar dos que jogaram de início, todos bem, Belluschi entrou muito bem, Rodriguez está cheio de força mas embora continue algo trapalhão está uma boa altrernativa e James ... gosto muito deste puto, não se esconde, é positivo, fez um grande passe para Falcao que este não dominou bem,mais um anito e temos ali um grande jogador.
    Finalizo dizendo que foi um prazer encontrar a "malta" antes do jogo.

    ResponderEliminar
  10. Na 2ª parte aquele futebol do Porto encantou toda a Europa.

    Não é preciso dizer mais nada.

    Falcao com 10 golos é já o rei dos marcadores.

    AVB continua a alimentar-nos mais um sonho.

    ResponderEliminar
  11. Grande jogo, grande apoio, grandes adeptos!

    "nucleo da bp" em grande 90min non stop!

    Abraço, Rodrigo

    ResponderEliminar
  12. Mais 5! E as meias-finais praticamente garantidas…

    Dublin cada vez mais perto…

    ResponderEliminar
  13. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior.aspx?content_id=691948

    ResponderEliminar