23 abril, 2011

29 anos de Presidência... e glórias!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Faz hoje, 29 anos que Pinto da Costa iniciou funções na qualidade de presidente do FC Porto, construindo as bases de sustentação do grande ciclo vitorioso do clube. A 23 de Abril de 1982, o líder abraçava o novo projecto e sucedia a Américo de Sá, numa das eleições mais concorridas da história portista e naquela que seria a primeira etapa de um trajecto recheado de troféus.

É o presidente do clube, de longe, com mais tempo de permanência no cargo. Tem mesmo mais de o dobro do tempo no cargo do que qualquer outro dos 29 presidentes que o clube teve nos seus 118 anos de vida documentada. O segundo com mais tempo no cargo foi o seu antecessor, o falecido advogado Américo Gomes de Sá, que ocupou o cadeirão durante dez anos, entre 1972 e 1982. E, nos clubes da I Divisão, nenhum presidente teve um reinado tão longo – Pimenta Machado foi presidente do Vitória só durante 24 anos e dois meses.

Quando foi eleito pela primeira vez, ainda não tinha completado 45 anos e nem ele próprio imaginava que ainda lá estaria hoje. Em 1987, depois da primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus, considerou seriamente a possibilidade de sair. Contudo, não saiu e, em Agosto de 1997, tornava-se mesmo o primeiro presidente da Sociedade Anónima Desportiva e também o primeiro dirigente eleito a ser remunerado no clube, algo que pouco antes ele próprio declarava ser impossível. Mas adaptou-se aos tempos e hoje a unanimidade que criou à sua volta no FC Porto permite que uma decisão sua seja uma ordem.

Ao longo destes 29 anos à frente dos destinos do nosso FC Porto, somou êxitos atrás de êxitos, num percurso inédito a nível mundial. Um currículo invejável e praticamente impossível de repetir por um outro alguém, senão, vejamos: 16 campeonatos nacionais, 11 Taças de Portugal, 17 Supertaças, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia. Impressionante!!

Para além das grandes conquistas desportivas, o Estádio do Dragão fica como a grande obra das suas direcções e, sobretudo, enquanto o seu grande orgulho pessoal. Como disse Pôncio Monteiro um dia: “Só um tipo como ele é que se metia nestas coisas todas sem medo”.

Inaugurou ainda há bem pouco tempo, o seu mais recente «sonho», o Pavilhão Dragão Caixa... e não tardará muito para concluir um novo projecto, o tão ansiado por muitos e muitos Portistas, o novíssimo museu do clube!

E é assim a história do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa… ontem, hoje e amanhã, o MEU Presidente… e julgo também que de todos os Portistas.

Parabéns, Presidente!

16 comentários:

  1. Gostava de saber se alguém vai a villareal no voo da ryanair da vespera.. E se vao optar por ficar em valencia ou se vao logo para villareal e como vao ?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. J.N.Pinto da Costa um Presidente infinito e a ganhar há 29 anos.

    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Depois de uma longa e difícil "travessia do deserto", a chegada de Jorge Nuno Pinto da Costa à Presidência do Futebol Clube do Porto, é o maná que vem alimentando há 29 anos o meu orgulho de portista andrade que virou Dragão, por mérito e competência do dirigente mais medalhado do planeta Terra!

    ResponderEliminar
  4. pRESIDENTE PdC,

    mais do que lhe dizer OBRIGADO por estes 29 anos de bonita e irrestivel história de sucessos e glórias, desejar-lhe que outros 29 se sigam, sempre no mesmo trilho de vitórias e conquistas!!!

    um sonoro e arrebatador PARABÉNS para si e toda a estrutura que o acompanha e diariamente trabalha para tornar este nosso fcPORTO cada vez mais um exemplo a seguir por todos nós!!!

    ResponderEliminar
  5. Ricardo,

    sobre o teu pedido, manda email para blogdoblueboy@gmail.com e terei todo o gosto em encaminhar-te para quem de direito, junto daqueles que tb lá vão estar e do mesmo modo.

    aBraço

    ResponderEliminar
  6. Um grande Presidente que ousou desafiar o centralismo e transformou o FC Porto num Clube Mundial mas com um belo sabor regional...
    E isso os ratos centralistas não conseguem perdoar mas ficam tão confusos que perdem as estribeiras e só dão tiros nos pés...
    Obrigado Presidente.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Presidente, espero que viva por muitos mas mesmo muitos anos, e á frente do nosso clube!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. O NOSSO PRESIDENTE! Não é preciso dizer mais nada.

    Pinto da Costa é o FC Porto!

    ResponderEliminar
  9. Para mim Pinto da Costa foi o homem do Século XX em Portugal, a causa a que se propôs, criar um FCPorto a nível nacional e mundial não poderia ser mais bem feita.
    Como não bastasse, continuou século XXI dentro a conduzir os destinos do clube de uma forma irrepreensível.
    Ficará concerteza na história do futebol mundial e em particular de todos os portistas que nunca mais esquecerão o homem que deu ao Porto aquilo que qualquer portista jamais sonharia, pentacampeonatos, taças dos campeões, taça uefa, taça intercontinental, taças de Portugal com fartura, reconhecimento internacional de um dos melhores da europa, enfim, tanta, tanta coisa que só posso dizer OBRIGADO GRANDE PRESIDENTE.

    ResponderEliminar
  10. Pinto da Costa é o maior Presidente de sempre do F. C. Porto, especialmente, mas também o maior Presidente de sempre no desporto português, por mais que custe aos adversários...!

    Abraço e feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  11. (23/04/1982)
    Presidente Pinto da Costa

    Quem lhe deixa esta mensagem é um miúdo de quase de 6 anos, adepto do FC Porto, embora de família vermelha, que tem a sorte de ver o Estádio das Antas, lá longe, da janela de sua casa.

    Nunca vi o meu Porto campeão, pelo menos que me lembre, e essa é uma das minhas maiores tristezas. Muitas vezes pegam comigo dizendo que o meu clube não presta e que é fraquinho mas tento não ligar. Tenho a esperança que um dia as coisas mudem e aí serei eu a gozar com eles. Se lhe pudesse fazer um pedido, seria esse mesmo: fazer do FC Porto campeão!Faça-me acreditar!


    (23/04/2011)

    Presidente Pinto da Costa

    Tenho 34 anos, quase 35 e quero agradecer-lhe por todas as alegrias que me tem dado nestes seus 29 anos de presidência do FC Porto.

    Com 34 anos, quase 35 e o meu "curriculum desportivo" é este:
    1 Liga dos Campeões
    1 Taça dos Campeões
    2 Taças Intercontinentais
    1 Taça UEFA
    1 Supertaça Europeia
    20 Ligas
    12 Taças
    17 Supertaças

    Sinto-me um felizardo por pertencer a esta grande família que aumenta cada dia e o meu filho de 4 anos já faz parte dela, ele que com 4 anos, já viu mais títulos do que os "outros" com 18. Quanto a mim, bem, nem que durassem 200 anos teriam oportunidade de festejar metade do que eu festejei... são fraquinhos e não prestam... não prestam em todos os sentidos!

    Muito obrigado por todas as alegrias que me tem proporcionado!

    Ahh... com muita pena minha, já não vejo o Estádio do Dragão, lá longe, da janela de minha casa... mas nunca me senti tão próximo! E o Dragão é já ali...

    ResponderEliminar
  12. Já falei do nosso GRANDE PRESIDENTE. Mas não posso deixar de dizer isto ao amigo VOZ:

    Adorei o seu comentário. Muito bonito e oportuno. Muitos parabéns e obrigado por este belo texto da sua história que é também a de muito de nós.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. O que dizer de Jorge Nuno Pinto da Costa, que das 67 conquistas que temos, hoje, na nossa história (futebol), está directamente em 54 delas, primeiro como "Homem forte" do Futebol, enquanto Chefe do Departamento de Futebol, sendo as posteriores enquanto Presidente? A primeira delas a 18 de Maio de 1977, nas Antas, na Final da Taça de Portugal frente ao Braga, com uma vitória por 1-0, golo de Gomes, vitória essa que deu início a este ciclo vencedor e imparável, cada vez mais imparável, e que a todos nós nos orgulha. Mais palavras para quê?

    Um muito obrigado ao Presidente e a toda a estrutura que ao longo de todos estes anos o vem acompanhando.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. O melhor elogio que se pode fazer ao Presidente Pinto da Costa é que hoje continuam a tentar atacar o F.C.Porto através dele.

    Parabéns e que continue a mostrar como ainda está longe o seu fim.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Dragão Azul Forte, muito obrigado pelas suas palavras.

    Em 1982 era esse mesmo o meu sentimento e o meu sonho. Tornei-me adepto do FC Porto porque, já, pensava pela minha cabeça... Felizmente!

    Um abraço

    ResponderEliminar