17 março, 2011

Uma questão de reconhecimento

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1) Há um velho ditado que diz: “Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele”.
Este ditado que recorrentemente prolifera nas sábias palavras do nosso povo, não poderia ser melhor aplicado ao percurso e atitude de Rui “Moço” Gomes da Silva.
Não sou daqueles que elogia, incentiva ou se revê em alegadas situações de violência. Mas também não contém comigo para o discurso politicamente correcto, de virgem ofendida ou bom samaritano. Não serei eu a criticar, a reprovar ou apontar o dedo.
Vivemos num país livre e democrático em que cada um de nós pode emitir a sua opinião. O que não podemos nem devemos fazer é utilizar essa liberdade de expressão para lançar constantes dúvidas e suspeições sobre os outros.
Como qualquer "Moço", este mentecapto dos tempos modernos, qual língua de trapos ou mera fixação doentia, têm-se fartado de mandar recados que outros não têm capacidade de improviso para fazer, têm-se fartado de enxolhar tudo o que rodeia o FC Porto, o seu presidente, os seus adeptos, têm-se fartado de tentar diminuir todas as nossas vitórias, lançando constantes suspeições absurdas sobre as mesmas.
Ora, perante esta postura continuada e repetida, perante a provocação constante, depois de até ter comparado a cidade do Porto ao Afeganistão, alguém ficou surpreendido com esta suposta agressão??? É prepotente e arrogante para as gentes tripeiras, e depois vem passear a pose lampeira para a nossa cidade???
Mas ainda assim, e partindo do pressuposto que a mesma realmente se verificou, ainda estamos muito pacíficos. E porquê? Porque ainda é muito curto o número de ocorrências deste género, comparadas com as que se verificam na capital do império... querem que vos recorde?
  • Rui “Caracoletas” Santos agredido á saída dos estúdios da SIC;

  • Dias Ferreira empurrado pelas escadas abaixo no prédio do seu escritório de advogacia;

  • Pinto da Costa alvo de tentativa de agressão à saída do Hotel Altis, que apenas não se consumou devido á rápida intervenção da PSP;

  • Luís “Orelhas” Filipe “Traficante” Vieira alvo de tentativa de agressão pelos bem comportados No Name Boys, á saída de uma assembleia geral, a qual não se consumou devido a nova rápida intervenção da PSP;
Neste contexto, a alegada chapada, não me parece mais do que o normal RECONHECIMENTO das hostes azuis, de todo um percurso recente de ataque constante e provocação asquerosa.

2) O título de campeão nacional está ao virar da esquina.
É óbvio que não podemos nem devemos facilitar, mas a distância existente a 7 jogos do fim, não deixa margem para qualquer dúvida sobre a conquista de mais um troféu para o nosso futuro museu.
Acredito que mesmo os mais cépticos nestas situações, incluo-me nesse lote, terão ficado definitivamente convencidos após esta última ronda.

Depois de um domingo com os menstruados a terem a sorte do jogo e a renderem-se definitivamente, segunda-feira iniciaram-se as festividades na cidade do Lis.
Dia de trabalho, mau tempo, cidade a mais de 200kms da invicta...este o cenário para todos os portistas que pensaram deslocar-se a Leiria.
Foram ainda alguns os milhares de portistas que se fizeram á estrada, indiferentes á crise social, aos sacrifícios que são pedidos a todos os portugueses, á contenção a que todos apelam.
Todos em uníssono, cantaram e apoiaram a equipa durante 90m, mesmo que com alguns bocejos pelo meio tal a fraca qualidade do jogo, e vibraram...como vibraram com os dois golos que nos deram a vitória.
Finalmente eu próprio rendi-me aos cânticos de campeões!
É verdade, digo-o já a plenos pulmões: NÓS SOMOS CAMPEÕES!

Terminada a partida, quando todos julgavam que se iria assistir a uma demonstração de comunhão adeptos\equipa, espanto total... os senhores jogadores do FC Porto, provavelmente por não estarem com o mesmo sentimento de alegria que os adeptos, deram-se ao desplante de agradecer todo o apoio e esforço dos adeptos, a mais de 50 metros de distância, pois arrisco-me a dizer que nenhum avançou para além do círculo central.
Meus caros, só tenho uma palavra para apelidar esta atitude de todo o grupo de trabalho: uma VERGONHA.
Vergonha não só por parte dos jogadores, como também de todo o staff técnico e directivo...não há ninguém que os mande agradecer condignamente?
Mais do que isso, numa semana com decisão da Liga Europa, com constantes ataques dos nossos adversários, que melhor momento para mostrar a cumplicidade, a confiança, a crença, a paixão, a raça que une atletas e adeptos, do que este?
E nem sequer assumo como desculpa o facto de não quererem demonstrar excesso de confiança na conquista do título ou festejos antes de confirmado o mesmo. Vir agradecer condignamente aos que fizeram mais de 400kms num dia de trabalho e chuva, gastando mais umas dezenas de euros num jogo televisionado, é não mais do que a sua obrigação, é não mais do que o RECONHECIMENTO por todo o esforço destes fiéis adeptos.
Já passaram 23 jogos de Liga, 11 de Liga Europa, 5 de Taça de Portugal, 3 de Taça da Liga, 1 de Supertaça...são muitos jogos, muitos dias, muitos kms, muitos euros gastos...chegados a este momento, estes senhores comportam-se desta forma???
Querem apostar como em condições idênticas os jogadores dos menstruados até as camisolas mandavam para a assistência?????

3) Daqui a 15 dias quando voltar a escrever neste espaço, julgo que matematicamente o título já estará conquistado. Já teremos alcançado o objectivo que ambicionamos, que sofremos o ano inteiro, pelo qual lutamos e demos todo o contributo que podíamos.
Mas caríssimos, nesse dia não deixem de se lembrar dos parasitas que sempre nos tentaram impedir de lá chegar, bem como daqueles que em sentido oposto, tudo fizeram para que este desejo se torna-se realidade.
No momento da vitória, mais do que festejar, devemos ter dentro de nós um forte sentimento de RECONHECIMENTO por todos esses. Noutra altura falarei deles... mas apenas os que merecem este título!
Até lá, festejem muito mas com "eles" no pensamento.

Um grande abraço para todos os campeões nacionais!

7 comentários:

  1. óh nORTE, começando pelo intermédio da tua prosa, nem de propósito, carago... queixaste tu da falta de respeito que muitas e tantas vezes os jogadores demonstram pelos seus adeptos, aqueles que estão com eles e vão com eles para qualquer lado, faça sol, faça chuva ou caia granizo... e aparece o AVB com a mensagem de que "«A ajuda dos adeptos é importante para os jogadores»"... é, pois é, e que tal uma demonstração clara de respeito por quem lá está, quem se deslocou, para os apoiar?

    sabes uma coisa? que me livre de tão mau pensamento, mas já há muito que o digo, e não é de hoje... anda tudo, ou quase tudo, demasiado aburguesado pró meu gosto.

    o respeito é muito bonitinho!!!... mas isso, é só quando o Rei faz anos, infelizmente.

    quanto ao resto, logo ao inicio, falar daquele cabeça de porco e ter que levar com ele, na foto apensa, naquele sorriso de cú mal lavado, bem, dá-me logo náuseas... tomara que tivesse sido mesmo verdade; pena que não tenha sido e mais não fosse do que mais uma fantochada da comunicação social ao serviço do regime, ao bom estilo circo chen!!!

    ResponderEliminar
  2. "daquele cabeça de porco e ter que levar com ele, na foto apensa, naquele sorriso de cú mal lavado, bem, dá-me logo náuseas..."

    LOLOLOLOLOLOL

    De facto, esta é a melhor descrição que se pode fazer deste personagem... LOLOLOLOLOL

    É aquilo que se denomina um "anti-portista primário" com enormes problemas do foro mental...

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo com o Norte. Sobre o RGS e sobre a atitude dos jogadores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Sobre o Rui Rambo estamos falados, já no post escrevi sobre se houve ou não agressão mas com os factos todos apresentados até aos dias de hoje com este crápula como comentador era normal que isto viesse acontecer.

    Infelizmente eu ainda acho que não houve agressão nenhuma e é mais um autocolante que o clube do Regime nos gosta de colar, ou seja, a imagem de que no Porto é que estão os maus e os gangsters, ajudando a esconder 4 factos ocorridos que tirando no teu post não vejo ninguém a falar deles, porque aconteceram na capital.

    Quanto ao agradecimento dos jogadores também não gostei, aliás foi das primeiras coisas que notei, fiquei triste com o facto de ter tido um dia de cão, sair em cima da hora do jogo do Porto, andar a correr para lá chegar, tudo a dificultarmos a vida, apoiar desde o primeiro minuto o jogo e no final depois de um jogo fraquinho e no rescaldo de uma vitória importante nem se dignaram a vir ter com os jogadores.

    Não admito este gênero de distanciamento, somos tão ou mais importantes como aqueles que jogam ou treinam ou dirigem o clube.

    Também sou daqueles que festejará sempre com o aqueles que me fizeram mal no pensamento, é uma forma de dar valor aquilo que temos de fazer para sermos campeões, é que para o FC Porto ser campeão precisa de ser 30xs melhor que a concorrencia basta ver as arbitragens e jogos de bastidores que somos alvo.

    Todos aqueles que fazem parte das vitórias e são fundamentais nas conquistas vão ser fáceis de lembrar, vão estar ao meu lado a cantar.

    Norte grande post aquele abraço.

    ResponderEliminar
  5. Norte:

    Eu admiro-te porque escreves o que pensas sem meias palavras. És frontal. Doa a quem doer. Não me tinha apercebido desse episódio em Leiria.

    Enfim...

    Que ganhem hoje que um gajo perdoa tudo;)

    ResponderEliminar
  6. Norte...

    101 % de acordo, tanto em relação ao morcão, como à reacção dos jogadores depois do apito final.

    Desci a bancada toda, estava mesmo atrás da baliza e posso garantir que ninguém passou do meio-campo.

    Um abraço e até logo no local do costume.

    ResponderEliminar
  7. Oh Norte, basta dizer que esse indivíduo teve o desplante de dizer que o incidente (?) com ele foi muito mais grave que o crime do “very-light” no Jamor!!! É o bastante para ficar definida uma personalidade doentia. Ele é um mentecapto na acepção da palavra. É um RECONHECIMENTO que se impõe.

    Relativamente ao RECONHECIMENTO perante os adeptos seguidores, que deveria ser um imperativo de todos os atletas do FC Porto, eu lembro um episódio que protagonizou o treinador Yustrich:
    Depois de um jogo, o técnico brasileiro mandou que toda a equipa fosse ao centro do relvado agradecer ao público adepto. Hernâni, uma figura importante do grupo, recusou-se a fazê-lo. Yustrich, que era autoritário e impunha rigor, verberou o comportamento do jogador e, no balneário, chegaram mesmo a vias de facto. Sem comentários…

    Um abraço. Bibó Porto!

    ResponderEliminar