15 março, 2011

Guarin quebrou um longo bocejo

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: Cosme Machado (AF Braga), Assistentes: Alfredo Braga e Inácio Pereira; Quarto árbitro: Hugo Pacheco.

UNIÃO DE LEIRIA: Gottardi; Paulo Vinícius, Bruno Miguel e Zé António; Hugo Gomes, Marcos Paulo, Iturra, Rúben Brígido e Patrick; Cacá e Fabrício.
Substituições: Hugo Gomes por Panandetiguiri (66m), Rúben Brígido por Pateiro (74m) e Iturra por Leandro Lima (83m).
Não utilizados: Mika, Mamadou Tall, Diogo Amado e João Silva.
Treinador: Pedro Caixinha.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Varela por James (55m), João Moutinho por Ruben Micael (77m) e Falcao por Cristian Rodríguez (77m).
Não utilizados: Beto, Otamendi, Fernando e Mariano.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Guarín (59m) e Hulk (92m, g.p.).

Disciplina: cartão amarelo para Belluschi (31m), Fucile (46m), João Moutinho (76m), Gottardi (92m) e Hulk (93m).

O FC Porto venceu a União de Leiria, por 0-2, e deu mais um passo na sua caminhada triunfal rumo ao título de campeão nacional. Os dragões somaram hoje a 21ª vitória em 23 jogos no campeonato (apenas dois empates) e levam já 13 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, faltando duas vitórias para a festa azul e branca.

Num encontro pouco emotivo, disputado num ritmo baixo e sem grandes oportunidades de golo, o FC Porto só conseguiu construir o triunfo na segunda parte, face à resistência defensiva dos anfitriões no primeiro tempo.

Os leirienses, comandados por Pedro Caixinha, apostaram em conter as iniciativas ofensivas dos dragões, recorrendo de forma pragmática à defesa e fechando os espaços a Hulk, Falcao e companhia, espreitando apenas o contra-ataque. A formação de André Villas-Boas dominou claramente a primeira parte, mas também pouco conseguiu incomodar o guardião Gottardi.

No entanto, por duas vezes reclamou-se penálti a favor dos dragões, sempre por suposto derrube de Kaká a Belluschi, mas o árbitro Cosme Machado assim não entendeu.

Foi assim preciso esperar pela segunda parte para o FC Porto chegar à vitória. Guarín, o herói improvável de Moscovo, devido ao golo ao CSKA na última quinta-feira para a Liga Europa, voltou a brilhar com um remate de fora da área muito colocado, a 98 kms/h, que apanhou desprevenido o guardião Gottardi, assinando o 0-1 aos 59'.

Numa hegemonia praticamente absoluta dos forasteiros, Falcao podia ter aumentado para 2-0 aos 74', depois de um passe soberbo de Belluschi, mas Gottardi conseguiu adiar até ao minuto 90, quando acabou por cometer penálti sobre Hulk. Na conversão do castigo máximo, o 'Incrível' não perdoou e fez o seu 20º golo no campeonato, encerrando uma série de oito jogos sem golos.

O FC Porto eleva assim a sua vantagem para 13 pontos e poderá vir a celebrar o título no estádio do 2º classificado.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Faltam-nos apenas duas vitórias para atingirmos o nosso objectivo interno: com a Académica e com o Benfica. Esse percurso leva-nos ao título. É um percurso que o nosso adversário também tinha traçado. Felizmente para nós correu bem e para eles correu mal. 13 pontos é uma diferença muito importante para um campeão nacional que investiu bastante, muito competente, que muito dificilmente não seria campeão este ano e, afinal, as coisas estão como estão. Campeão na Luz? É preciso ter algum cuidado. O Benfica tinha essa motivação extra no ano passado e não lhes correu bem. O mais importante é focalizarmo-nos no nosso objectivo».

Hulk: «Se sentia ansiedade? Não. Estou habituado a fazer vários golos, é sempre complicado quando há uma sequência de jogos sem marcar. O importante é que a equipa está bem, todos concentrados e dar o máximo. Independentemente de quem marca, o importante são os três pontos. Nada está ganho. Temos de manter a mesma humildade. Sabemos que temos um grupo de qualidade e a prova disso é a série que estamos a fazer. Sabemos quanto nos custou perder o título na época passada. Temos tudo para ganhar este ano e vamos vencer.».

15 comentários:

  1. Incrivel... ao intervalo 0-0 dois penalties nao assinalados a favor do porto. amarelo a beluchi quando apenas toca na bola, hulk remata bate no braço dum jogador do leiria (fora de area) e o gr defende a bola a figura... nao passa nada.

    Carrega!...

    ResponderEliminar
  2. Os ciclistas no ano passado queriam vir ao dragao fazer a festa...

    correu mal....

    Obra do acaso, este ano VAMOS NOS FAZER A FESTA A TERRINHA DELES....


    HEHEHEHEHE


    embrulha ai leonor e replicas do fernando rocha...

    ninguem vos ouve!!!!

    ResponderEliminar
  3. Em sintonia com o “Porto Maravilha”: mais uma vitória, mais uma alegria!

    Postura muita séria da equipa do FC Porto. Vilas Boas não brinca em serviço e não facilitou. O Campeão está aí, saudável, com vigor e a cabeça no sítio. Até ao lavar dos cestos é vindima mas… preparem as bandeiras, as cornetas e os… fogos. Eu tenho um sonho… Não digo qual é… Mas pode passar a realidade na… Luz!
    Fucile e Belluschi fizeram um jogo impressionante! Guarin continua em estado de graça. Nem tendo-nos sonegado dois penaltis, o Sr. Cosme impediu a nossa vitória. Foi bonito o gesto de Hulk. O Japão está nos nossos corações, mas o árbitro não podia ter compaixão. Se a “paisagem” fosse vermelha, talvez.

    Um abraço. Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  4. Primeira-parte fraquinha, enfadonha, com uma equipa, a do Leiria, só preocupada em defender, com todos atrás da linha da bola e a do F.C.Porto numa toada lenta, sem nunca acelerar, dando todas as possibilidades para o conjunto de Caixinha se reorganizar e sem se transcender, conseguir levar a água ao seu moinho, não sofrer golos. Quando meteu um bocadinho de mais velocidade a equipa portista criou um ou outro lance que lhe poderiam dar vantagem, mas com uma exibição abaixo do que pode fazer, foi um justo castigo não ter marcado. Quando se joga pouco e se erra tantos passes, nem falo dos possíveis erros do árbitro... Não foi por aí que chegamos empatados ao intervalo.

    Na segunda-parte, Villas-Boas mantendo os mesmos jogadores, passou Moutinho para trinco e adiantou Gurín para a posição 8. E foi aí, na posição onde rende mais e melhor pode tirar proveito do seu bom pontapé de longa distância, que Guarín abriu o activo e deu vantagem ao F.C.Porto. Por coincidência, logo após James ter substítuido Varela, a render pouco e sem que as melhorias no jogo, até ao momento do golo, fossem muitas. A partir do golo que lhe deu vantagem o líder do campeonato ficou mais tranquilo, teve mais espaço, continuou a dominar, controlou o jogo e ampliou, num penalty que Hulk converteu.
    Tudo somado, vitória justíssima, numa exibição quanto baste, melhor na segunda que na primeira-parte, também por culpa do empate de ontem na Luz e porque daqui a três dias há outro jogo, esse com um grau de exigência muito maior.

    Estamos a um Danoninho de sermos Campeões. Se formos, como é quase uma certeza, sê-lo-emos com um mérito indiscutível e nem preciso de me repetir a dizer os porquês. Não faltarão reticências à justiça da nossa conquista. Não nos incomodam nada. Tem sido assim desde que cometemos o pecado de acabar com hegemonia do clube do regime. Utilizo o lugar comum: os cães continuarão a ladrar e nós continuaremos a ganhar.

    Gostei muito de Belluschi. Pena que não tenha marcado o golo que merecia.
    Hulk voltou aos golos e agora, sem a ansiedade que o andava a consumir, vai render muito mais.
    Apenas 7 golos em 23 jogos, é excelente!
    Sem grandes parangonas e grandes alaridos, já vamos em ONZE vitórias consecutivas.
    Uma palavra de apreço para a claque portista, que apoiou todo o jogo.
    Agora vamos pensar nos russos e era bom que na quinta.feira o Dragão estivesse cheio. Esta equipa e estes jogadores merecem-no e como os portistas saõ exigentes, mas justos, acredito que vamos ter uma assistência à altura da importância do jogo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vitória num jogo completamente controlado pelo FC Porto perante um Leiria completamente fechado na sua "toca", que só se lembrou de atacar uma vez depois de ter sofrido um golo...

    Caminhamos a passos largos para o título... e a azia sobe, sobe, sobe...

    ResponderEliminar
  6. Boa resposta da equipa portista, que dominou o jogo por completo, embora pudesse ter aproveitado boas oportunidades mais cedo. Conseguiu-se assim mais outra vitória, em mais uma jornada da caminhada invencível, sem tirar o pé do acelarador e consolidando a vantagem de 13 pontos para o 2º e primeiro dos últimos...!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. O 25º está próximo!! :)

    GRANDE VITÓRIA, FESTIVAL EM LEIRIA

    ResponderEliminar
  8. Mais um passo. Faltam 2;)
    Tripeiro e companhia: Grande plano na sporttv no final do jogo;)

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Excelente vitória, agora é uma questão de tempo sem dar no entanto tréguas a ninguém.
    SE passarmos o CSKA, esta margem vai permitir gerir bem o plantel e ... ainda há também uma Taça de Portugal para ganhar...

    ResponderEliminar
  10. Foi o jogo possível frente a um adversário estarrecido de medo que se fechou a sete chaves para evitar nova goleada.

    O Porto sentiu muitas dificuldades para criar espaços e não aproveitou duas ou três situações privilegiadas para fazer o golo durante a primeira parte.

    No segundo tempo, com as alterações introduzidas por AVB, o golo surgiu em mais uma «bomba» de Guarín (o colombiano está de pé quente), como corolário natural do trabalho ofensivo da única equipa que tudo fez para ganhar o encontro.

    Sem a propaganda bacoca dos pasquins amestrados, o FC Porto regista esta época, em 23 jogos, a marca impressionante de 21 vitórias e dois empates, 13 pontos de vantagem, melhor ataque, melhor defesa, o goleador do campeonato, onze vitórias consecutivas... Uff!

    ...Se isto fosse da autoria do clube do regime, não faltariam programas especiais de TV, cartazes nas ruas, capas e mais capas de pasquins, entrevistas às estrelas...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,

    Foi um jogo complicado, estivemos muito lentos na circulação, e apesar do domínio e controlo absoluto do jogo só mesmo à bomba abrimos o marcador.

    Para complicar mais, tivemos inexplicavelmente uma União da Leiria, que luta por um lugar europeu, a jogar num esquema ultra defensivo, que nos complicou imenso as acções atacantes.
    Depois de termos apanhado um Guimarães com atitude idêntica no Dragão, é mau para o futebol português que equipas que lutam por lugares europeus, joguem este tipo de futebol, típico de clubes que lutam pelo ponto para não descer de divisão.

    Depois tivemos um "Cómico" Machado que escamoteou 2 penaltis claros, e marcou o mais discutível...pois o resultado já estava feito.

    Arbitragem péssima, num jogo fácil de apitar, de um árbitro desnorteado que nem deixou a primeira parte chegar aos 45 minutos.

    Guarin, Belluschi e Hulk foram os principais timoneiros desta vitória, efectuando boas exibições.

    Moutinho e Varela estiveram um pouco abaixo do esperado.

    James entrou muito bem no jogo, Falcao lutou imenso e só pecou na finalização. Na defesa nada a apontar, estiveram seguros e tranquilos.

    Faltam 2 vitórias para a consagração, que esperemos que seja na Luz.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Mais uma vitória mais uma Alegria !

    Vi bem o jogo e acho que já foi tudo dito. Mas há também que referir o revaldo que me pareceu em péssimas condições.

    Guarín desbloqueou de novo uma outra situação. E isto faz-me pensar o que tinha escrito ( aqui ) um amigo quando o Porto o foi buscar ao Saint Etienne : Um jogador com grande capacidade de remate de meia distância.

    Não hajam dúvidas ! O Porto saber dar à luz jogadores.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Mais do que fazer a festa na Luz ou no Dragão, o importante é que a gestão do plantel poderá ser feita agora com mais critério, não sobrecarregando tanto os jogadores no campeonato. E esta foi a chave das vitórias na UEFA em 2003 e LC em 2004, onde vencemos o campeonato com grandes distâncias e por isso nos concentramos nessas provas, gerindo os restantes jogos do campeonato com mais critério.

    O jogo com o CSKA vai ser difícil, e a equipa terá que dar tudo, mesmo que depois isso se reflicta em ausências de jogadores fundamentais no jogo com a Académica. Se a vantagem no campeonato fosse reduzida, teria que haver cuidado na gestão para não prejudicar o grande objectivo de sermos campeões nacionais…

    Assim, poderemos dar-nos ao luxo de rodar jogadores no campeonato e apostar agora todas as fichas numa competição europeia em que temos tudo para pelo menos chegar às meias-finais pelo menos… A partir daí tudo é possível…

    Depois, ainda temos de fazer um forcing extra para ir à final da taça… É difícil, será quase hercúleo marcar 3 golos fora, mas ainda acredito que podemos pelo menos empatar a eliminatória e discuti-la até ao final…

    Quanto ao campeonato, a vitória é uma mera questão de tempo e temos claramente de fazer valer a grande vantagem que conquistamos até aqui, procurando vencer a LE…

    Sermos campeões e vencermos a LE será a época perfeita!

    ResponderEliminar
  14. Porto renova contrato com a PT
    O FC Porto estabeleceu hoje um contrato de patrocínio com a Portugal Telecom válido até 20 de Junho de 2015 e que vai render um mínimo de 14,6 milhões de euros em quatro anos.

    "A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD, nos termos do artigo 248.º nº.1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que celebrou um contrato de patrocínio com a Portugal Telecom, SGPS, SA, que vigorará até 30 de junho de 2015", anunciou a SAD portista.

    O contrato actual com a PT expira a 30 de Junho de 2011, tendo sido decisivo a renovação do mesmo, com os Dragões a receber no mínimo 3,65 milhões por época.

    E PAGAR ÁS MODALIDADES?????

    ResponderEliminar
  15. Não foi nada de especial, mas também ninguém estava a contar com grande coisa...
    Entre 2 jogos da Liga Europa, com o campeonato já no papo, não seria expectável muito mais...

    Sabem que mais???
    TÁ FEITA

    ResponderEliminar