31 março, 2011

Eu quero ver o Porto Campeão, no circo, do lampião!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

E faltam apenas três dias para o jogo que nos pode dar o título de campeão nacional 2010/2011. Muitos meses passados, jogos quase todas as semanas, foi muita a distância percorrida atrás deste emblema e o ambicionado resgate está próximo de ser consumado. Ironia das ironias, pode ser consumado em Carnide, feito que o clube local queria ter conseguido o ano transacto no estádio do Dragão. O destino tem destas coisas. Eu não vou ser hipócrita e dizer que não é especial ganhar já no Domingo o campeonato e que me é indiferente onde isso vai acontecer! Não! Um título é um título e tem sempre um sabor indescritível, obviamente, mas ser campeão em Carnide era ouro sobre azul e seria histórico. Se não o formos, que seja no jogo a seguir, realmente o que quero é ver o Porto campeão, mas se me deixarem juntar fome à vontade de comer…

Um ultra dedica-se diariamente ao seu clube do coração. Ama o seu clube e pensa todas as horas do dia em servi-lo. Abdica de muita coisa para estar presente numa bancada do estádio ou pavilhão onde o clube estiver a jogar, passa por problemas e experiências inimagináveis, para quem está fora, por causa disso. Na hora do festejo o sentimento é difícil de explicar. É como se fizéssemos rapidamente uma retrospectiva do que passámos desde Agosto até ao dia da consagração, um pouco por todo o lado, e sorrirmos por termos cumprido a nossa missão enquanto seguidores de um clube e sentirmos que contribuímos fortemente para estarmos a viver aquele momento único Já o senti, mais concretamente em Leiria e no último jogo com a Académica, e espero que volte a acontecer quando matematicamente o título já não nos poder fugir. A adrenalina do próprio jogo consome-nos e estimula-nos a fazer sentir a todos que estamos presentes. Que estamos ali apoiar o Porto com todas as nossas forças, independentemente de onde seja esse “ali”.

Mas por muitos estádios que visitemos e jogos ao vivo a que assistamos, há sempre um, onde mais do que noutro sítio qualquer, as emoções ficam à flor da pele, o coração palpita de nervoso e a paixão transcende-se. Com isto quero chegar a algum lado, que é o jogo do próximo Domingo. Visitar a casa do nosso maior rival é um jogo que automaticamente nenhum ultra tenciona perder. A explicação pode parecer estranha para quem não entende este “nosso mundo” mas para nós tem toda a lógica. Domingo será aquele dia, na temporada inteira, que nos coloca frente a frente com quem não suportamos de maneira nenhuma, na sua própria casa, no “meio” dos seus próprios adeptos. Até a sensação de saber que apenas um cantinho do estádio será azul e branco, que estamos em território inimigo, que vamos conviver com um ambiente de pura hostilidade e de que não somos bem-vindos, nos motiva e desperta ainda mais. Basicamente é sentirmos que estamos no meio do perigo e que nada nos pode acontecer.

É uma oportunidade de mostrarmos mais uma vez que “é a pronúncia do Norte, somos o pobo mais forte!”. Cantaremos bem alto pelo Porto, mesmo que a voz nos doa, desde a saída do Dragão depois do almoço, como durante a viagem, como durante o cortejo e como durante o jogo na bancada daquele circo gigante. Tentaremos com as nossas armas abafar os cânticos dos grupos rivais e sobrepormo-nos no apoio à nossa equipa. Os 3250 bilhetes a que os sócios do FC Porto têm direito, 5% da lotação do estádio, esgotaram cinco horas depois de terem sido colocados à venda nas bilheteiras do nosso estádio. Sei ainda que muitos portistas estarão na central, a maioria casuais como é óbvio, graças a lampiões que lhes emprestaram o cartão. Aponto que, ao todo, sejamos cerca de 4500 Dragões no antro do orelhas. Preparem-se, nós aí vamos!! O processo será o habitual, tudo coordenado com a polícia como acontece neste tipo de jogos. Apelo aqui a que os senhores agentes da autoridade façam o trabalho deles sem provocar ninguém, nós apenas vamos fazer mais 600 km’s para fazer o nosso, que é apoiar o FC Porto. Como de costume, um cortejo a meio da tarde transportará os ultras do FC Porto, desde o politécnico de Telheiras até ao circo em frente ao Colombo. É sempre um dos momentos altos do dia de transferta. Tudo parado à nossa passagem!

Espero mais uma enorme deslocação, mais uma depois de tantas outras, nesta já longa temporada. Seja qual for o resultado passarei mais um dia de convívio absoluto, igual a tantos outros, com gente com a qual me identifico a 100%.

Juntamente com esta crónica, partilho com vocês fotografias que ficam para a história, de antigas invasões feitas pelas nossas claques, Super Dragões e Colectivo. Fotografias que me dizem muito, por várias razões, e de momentos que não devem ser esquecidos.

AQUI VAI, INVASÃO, DOS ULTRAS DO CAMPEÃO!

Um abraço ultra.

7 comentários:

  1. Calma Tripeiro, guarda o entusiasmo para domingo, lá no campo é que é preciso falar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. tenho muito orgulho em vocês.Bem hajam.
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  3. Fotos soberbas Tripeiro:)

    Desejo uma boa viagem e um grande jogo aos meus amigos q vão a marrocos:)

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente post, Tripeiro! Revejo-me inteiramente em tudo o que dizes, subscrevo completamente.

    Nunca mais chega Domingo! Já me imagino, junto de todos os outros portistas, a fazer a festa em pleno Estádio da Luz!

    Será certamente uma das maiores deslocações a este novo Estádio da Luz, se não a maior! Para além de referires que vão muitos portistas para a bancada central, por intermédio de outros lampiões, também conheço quem tenha comprado bilhetes nas casas do Benfica!

    Pelo que soube, a venda de bilhetes para os lados da 2ª circular, não está a ter grande afluência por parte dos lampiões. Onde estarão a maior parte dos 6milhões? :) Provavelmente em casa, mentalizados com a possibilidade de festa do 25º Campeonato dos Dragões!

    AQUI VAI, INVASÃO, DOS ULTRAS DO CAMPEÃO!

    http://dazuis.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tripas domingo lá estaremos a viajar juntos para apoiar o Mágico FC Porto.

    Acima de tudo não vou com esperança nenhuma, costumo ser assim porque não gosto de alimentar planos hipotéticos, claro que se me perguntares vontade não me falta para ser lá campeão.

    Mas o querer e acontecer ás vezes é uma distancia grande.

    Mesmo assim a contar os dias e afinar a voz para o grande confronto.

    Um abraço Tripeiro.

    ResponderEliminar
  6. A LEI À MODA DE LISBOA

    O FC Porto foi hoje informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.

    Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.

    O Benfica pretende com uma medida sectária e própria das ditaduras mais reaccionárias impedir o apoio à nossa equipa, isto perante a complacência das autoridades, como se Portugal fosse uma república das bananas.

    O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.

    Mas nem isso impede, por exemplo, que esses grupos de adeptos entrem no Estádio da Luz com material alusivo a claques ilegais, façam explodir tochas e outro material pirotécnico.

    Pior, depois de confirmar que pretende impedir os adeptos do FC Porto, organizados (legalizados) ou não, de entrar com adereços de apoio à equipa, a própria polícia confirmou que os grupos organizados mas ilegais do Benfica poderão entrar no estádio com todo o seu material.

    No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.

    A obrigatoriedade de registo e legalização das claques é de 2004. Desde então que há duas claques, os No Name Boys e os Diabos Vermelhos, ambas do Benfica, que são ilegais. Haverá no país maior exemplo de impunidade do que este? Passaram mais de seis anos, em todos os jogos do Benfica as claques estão lá, todo o país as vê, mas as autoridades portuguesas ainda não tiveram oportunidade de fazer uma “investigação implacável”. Definitivamente, é tempo de em Portugal todos os cidadãos e todas as instituições serem tratados da mesma forma.

    Para que serve um Governo que faz uma lei e depois não a consegue aplicar? Obviamente para nada.

    Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico.

    in fcporto.pt

    EMBRULHEM!!

    ResponderEliminar
  7. Tripeirinho, eu já não quero saber de mais nada, eu só penso em domingo, no galinheiro a festejar o CAMPEONATO...



    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar