29 março, 2011

Emoções ao rubro em todas as modalidades...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Se no ANDEBOL, terminou sábado a fase regular com os Dragões a triunfarem por um escasso ponto de diferença para o ABC de Braga, já no BASQUETEBOL, os azuis e brancos asseguraram a vitória na 1ª fase (7 anos depois), após o brilhante e concludente triunfo na luz a 3 jornadas do fim. No HÓQUEI, a liderança Portista esteve tremida nos Açores, mas em 1 minuto e meio, a raça e a qualidade dos nossos eneacampeões arrasou com o adversário e o "deca" ficou bem mais próximo num jogo inesquecível, com um final tremendo e emocionante.



ANDEBOL

FC Porto vence Sp.Horta e acaba fase regular na liderança classificativa
( 1º FC PORTO-60 pts e 22 jgs; 2º ABC Braga-59 pts e 22 jgs; 3º Benfica-54 pts e 22 jgs...)

  • FC Porto 34-28 Sp.Horta
Em Resende, o FC Porto terminou a fase regular na liderança (na quarta-feira, havíamos vencido por 15-0 a formação do Maria Balaio por desistência desta equipa do campeonato a 3 rondas do fim), vencendo o Sp.Horta por 34-28 num jogo onde Ricardo Moreira com 10 golos em 10 remates, foi o melhor jogador em campo. Inácio Carmo com 6 golos, Tiago Rocha e Pedro Spínola com 5 cada, também estiveram em bom nível numa partida onde ao intervalo os Dragões já venciam por 21-13.

No início da fase final (próximo sábado), o FC Porto parte com 30 pontos, os mesmos que o ABC Braga, depois vêm Benfica e Madeira com 27, o Sporting com 25 e o Águas Santas com 23.

Na 1ª jornada da fase final (deve ser adiado para dia 6, quarta), o FC Porto visita o pavilhão do Benfica, seguindo-se nova deslocação (Sporting) na jornada seguinte.



BASQUETEBOL

FC Porto vence e convence na Luz ganhando a fase regular 7 anos depois
(1º FC PORTO- 39 pts e 20 jgs; 2º Benfica-36 pts e 20 jgs; 3º A.Coimbra-34 pts e 20 jgs...)

  • Benfica 84-103 FC Porto
  • FC Porto 104-74 Académica
Na Luz, o FC Porto arrumou com as contas todas e assegurou a vitória na fase regular, silenciando, abafando, humilhando o seu rival no seu próprio pavilhão. Os Dragões venceram por 19 pontos de diferença, ultrapassaram os 100 pontos (83-104) e marcaram 17 triplos! O melhor marcador foi Marçal com 23 pontos, seguido de Ogirri com 18, Andrade e Terrell com 15 e José Costa com 14. Ao intervalo, o FC Porto já vencia por 36-54, num autêntico festival de triplos na casa do rival.

Os Dragões vencem assim a fase regular 7 anos depois de o terem conseguido pela última vez (2003/2004), na mesma época em que conseguiram depois nos Play-off, também pela última vez, até aos dias de hoje, o tão ansiado título Nacional com Luis Magalhães ao leme da equipa Portista. Silêncio ensurdecedor no pavilhão dos encarnados...

No jogo de domingo, os Dragões vingaram os quartos-de-final da taça de Portugal e a única derrota nesta liga, derrotando a Académica, num jogo a que assistiram 1006 espectadores. Ao intervalo, as coisas ainda estavam equilibradas (46-39), mas um parcial tremendo no 3º período (31-8), acabou com a indefinição quanto ao vencedor. O FC Porto chegou aos 30 pontos de diferença e continua em grande forma, como demonstram os seus últimos 3 resultados.

Neste jogo, Sean Ogirri com 26 pontos foi MVP, seguido de Stempin com 14 e Marçal com 12. Ogirri, depois dos 6 triplos na luz, apontou mais 6 este domingo no dragão caixa.

O FC Porto joga em Ilhavo, no sábado, pelas 16 horas, a penúltima ronda desta fase regular.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto vence nos Açores num encontro impróprio para cardíacos...
( 1º FC PORTO-61 pts e 23 jgs; 2º Benfica-61 pts e 23 jgs; 3º Oliveirense-57 pts e 23 jgs...)

  • Candelária 3-4 FC Porto
  • FC Porto 10-3 Ac.Espinho


Vitória fantástica nos Açores num jogo tremendo e com um final alucinante. O Porto entrou calculista, mas dominou quase sempre o jogo, chegando com justiça à liderança no marcador com um belo golo do capitão Filipe Santos a 7 minutos do fim. Quando o nosso 2º golo parecia próximo, o Candelária, em 2 minutos, marcou 3 golos, passando a vencer por 3-1 a 1 minuto e meio do fim do jogo.

Os açorianos festejavam... e os Benfiquistas também... mas o Dragão nunca desiste e Pedro Moreira, com 2 golaços de longa distância, fez o empate em 2 lances quase consecutivos. A 29 segundos do fim, Pedro Gil num magnífico remate, fez o inacreditável 3-4 e foi grande a festa entre toda a comitiva Portista.



Bem longe da Ilha do Pico, vários adeptos seguidores das modalidades não continham as lágrimas de emoção de uma equipa que nos enche de orgulho ano após ano. O Deca-campeonato está mais próximo...

No jogo de domingo, o FC Porto segurou a liderança com uma bela exibição e com 6 golos do endiabrado Pedro Gil, num jogo onde estiveram 873 espectadores. Ao intervalo, o Porto já ganhava por 4-1, chegou aos 8-1 e depois aos 10-3. Além dos 6 golos de Gil, Pedro Moreira voltou a bisar e Reinaldo Ventura e Filipe Santos fizeram os restantes tentos.

Na próxima ronda (sábado às 18h), o FC Porto visita o Limianos, onde há dias apenas ganhou após prolongamento para a taça. Não há margem para qualquer deslize. Vamos Porto! Faltam 7 vitórias!



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

PEDRO GIL (HÓQUEI EM PATINS)

Marcou 6 golos este domingo ao Espinho, e esteve endiabrado toda a partida, mas foi ainda mais importante aquele seu fantástico golo na terça feira na Ilha do Pico a 29 segundos do fim do jogo, garantindo-nos a vitória no encontro por 4-3, e quem sabe, até a conquista do decacampeonato. Com um Pedro Gil assim, o FC Porto é mesmo imparável...



Saudações Portistas, Lucho.

13 comentários:

  1. Meu caro amigo Lucho:
    Vitórias magníficas, extraordinárias! Os nossos heróis continuam a empolgar-me.

    Por que razão não hei-de acreditar que mais um SONHO vai concretizar-se?!

    Pedro Gil: "com ele assim o FC Porto é imparável". Acreditem.

    A caminho de mais um fim-de-semana empolgante, um abraço azul forte.

    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa pela minha ignorância, mas como não percebo muito de basquetebol tenho uma dúvida: há alguma vantagem em termos ganho a fase regular? A partir de agora entramos nos playoffs e qualquer uma das equipas que se aporou pode vencer o campeonato certo?

    ResponderEliminar
  3. Boas Lucho!

    Por indisponibilidade de tempo, já não visitava este cantinho das modalidades há algumas semanas…Já tinha algumas saudades de comentar as gloriosas vitórias dos nossos briosos atletas, pese embora alguns deslizes (taça de basquetebol e derrota contra o belenenses no restelo).

    Mais um grande fim-de-semana este, que para mim começou na passada 3ª feira com a épica vitória no Pico, continuou no dia seguinte com a degola das galinhas e prosseguiu este sábado e domingo numa impressionante e sempre maravilhosa caminhada 100% vitoriosa.

    No hóquei e no andebol cumprimos a nossa obrigação e vencemos com tranquilidade…Tendo como base as estatísticas do jogo, destaque para a boa prestação do Quintana em Resende…Espero que este Quintana seja bem diferente do Quintana do futebol que infelizmente passou por cá…Pelos menos deve ser um bocadinho melhor que o Marinho…Venha daí o próximo jogo em casa (penso que contra o Águas Santas) para tirar as devidas ilações…

    Estive presente no basquetebol e o começo do jogo parecia indicar que ainda não seria desta vez que iríamos vencer a nossa besta negra desta temporada…Muitos turnovers e demasiados falhanços debaixo do cesto iam intranquilizando a nossa equipa até que a 2/3 minutos do fim do 2º período o pavilhão acorda e empurra literalmente o FC Porto para a vitória no encontro!

    Perante mais esta demonstração da importância do 6º (ou 8º) jogador (conforme a modalidade), fico realmente inconformado por ver os portistas apenas comparecerem em massa frente ao benfas…Espero que a 2ª fase do andebol, os play-offs de basquetebol e os jogos que faltam do hóquei tenham SEMPRE assistências superiores a 1500 adeptos…Não acredito que não existam 1500 adeptos portistas no Grande Porto disponíveis para apoiar os seus atletas…

    Permite-me partilhar contigo a alegria que senti no final do jogo de basquetebol quando o meu futuro sobrinho (assim queira a tia dele eh eh eh) saiu do pavilhão com o nome dos jogadores de basquetebol na ponta da língua (foi o 2º jogo de basquetebol dele) e me perguntou quando o levava a ver o andebol…Tem apenas 4 anos mas não tenho dúvida que no futuro será um daqueles que marcará presença sempre que puder para apoiar o nosso FC Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O 1º jogo da fase final de andebol benfica-Porto será em princípio adiado para quarta dia 6 abril em virtude da participação do nosso rival na challenge cup, uma espécie de competição europeia...jogam sábado e domingo os quartos de final...

    ResponderEliminar
  5. Dragão Azul Forte:

    E para quando uma visita sua ao nosso dragão caixa? ;) Escolha o jogo que eu não falto;) abraço


    Carlos Filipe:

    O play-off e o 1º lugar da fase regular traz a vantagem de jogarmos com as equipas pior classificadas e beneficiarmos do factor casa nos eventuais jogos de desempate.

    Portuense Verdadeiro: É assim mesmo. Estás a levar o miúdo pelo caminho certo:) Qualquer dia apresenta-te à malta:) Se bem, q eu este fim de semana levei falta!:)

    ResponderEliminar
  6. Mais um enorme fim de semana, na sequência de uma semana épica.

    No ANDEBOL 1.ª fase terminada e vamos lá embora rumo ao título.
    Acabamos por partir com os mesmos pontos do ABC, pelo que não há margem para erro.
    Atenção que o início de fase final pode definir muita coisa. Vencer na luz é a "mola" que precisámos.
    Este grupo merece a nossa confiança, mesmo estando consciente de que não vão ser "favas contadas".

    No HÓQUEI é impossível fugir á vitória no Pico.
    Uma dose elevada de sorte naquele minuto entre o 1:26 e o 00:29, sorte essa que esteve longe no restante período. Mas o mais importante é ressalvar a crença, determinação e espírito combativo desta equipa. Só um espírito guerreiro fora do comum seria capaz de alcançar esta vitória. FANTÁSTICO!
    Com o Espinho, boa exibição colectiva, com Pedro Gil a sobressair. Clara melhoria de rendimento que TEM que nos levar ao Deca.
    Faltam 7 jogos (4 em casa e 3 fora). Limianos, Gulpilhares e Barcelos são os 3 adversários a enfrentar fora. Não dá para facilitar nem um bocadinho, mas porra...depois de termos estado afastados do 1.º lugar, depois de os vencermos em casa, depois de vencer um jogo como o do Candelária...alguém se perdoaria a não ser campeão???
    Força!

    Basket não comento

    ResponderEliminar
  7. Estamos muito bem também nas modalidades.
    Basquetebol: ficamos em primeiros e o factor casa pode ser determinante.
    Hóquei: faltam sete finais e nos nos podemos distrair. Eu acredito que vamos ao décimo.
    Andebol: mais apertado que na época passada, dois jogos importantíssimos a começar a segunda fase, Benfica e Sporting em Lisboa. Se conquistarmos duas vitórias ficamos com meio caminho andado.

    Resumindo, tudo em aberto e o F.C.Porto com fortes possibilidades de ganhar títulos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa à malta do Andebol mas tenho que começar pelo hóquei.

    Fomos incríveis, dei comigo aos murros ao portátil e a berrar desalmadamente como se lá estivesse (maldita a hora que disse que não podia ir ao Pico), este foi dos jogos que levarei comigo para sempre um jogo de loucos onde a 1,26seg estávamos arrumados do jogo e as consequências a nível de campeonato iam ser catastróficas.

    Só me lembro de ver uma bomba do Pedro e pimba na baliza, depois mais uma bomba e pimba outra vez e no segundo 29 a bola sobra para o Gil que sem dominar enfia a bola lá dentro para a azia de Portugal inteiro e claro do pavilhão.

    Jogo de loucos.

    Este fim-de-semana lá voltamos ao recital, estamos a jogar bem e em equipa vi jogadas fantásticas e golos espetaculares, mesmo que para isso uma arbitragem manhosa que nem assim conseguiu levar a sua avante, Golo do Pedro Gil é ópera meus amigos é ópera.

    Palavra também para a Académica que depois do fantástico campeonato da época passada este ano parece não conseguir arrancar com a mesma equipa, caso para se dizer "quem te viu e quem te vê", tenho pena que assim seja, vi um super Girão, um grande Vitor Hugo, bons pormenores do Fred, mas de resto um equipa perdida no ringue com cada um a jogar por si.

    No Andebol lá fomos a Resende jogar em casa, parece estranho mas é assim, não vi o jogo porque me impedem que o faça por isso só posso dar os parabéns pela vitória.

    Estive a ver o calendário da fase seguinte e digo-vos não vai ser fácil o nosso arranque, mas eu acredito muito na nossa equipa e tenho a certeza que vamos levar a melhor outra vez.

    Basquetebol tem sido festival atrás de festival, já tudo foi dito mas queria deixar uma palavra de apoio ao nosso treinador que teve a humildade de me vir pedir desculpa à bancada pela derrota na Taça e que me prometia que faria tudo para vencer o Campeonato.

    Não quero outra coisa. FORÇA FC PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Por variadas razões tenho estado muito ausente nas modalidades, mas sempre presente em espírito e a vibrar com os resultadpos.No Hóquei foi épico e eu acredito.
    No Andebol, há que ganhar em toda a linha na 2ª circular e embalar para mais um título.
    O Basket, excelente, como diz o Vila Pouca, o factor casa vai dar jeito.
    Espero poder estar brevemente presente em alguns jogos com esta malta fantástica.

    ResponderEliminar
  10. É impressionante o desempenho de todas as modalidades na presente época...

    Seria épico, mas neste momento é perfeitamente possível, sermos campeões em todas as modalidades...

    ResponderEliminar
  11. Arranjo bilhetes para a luz!quem quiser contacte o 913519508.
    Saudaçoes Portistas!

    ResponderEliminar
  12. Esta época está a ser fantástica, só espero que os nossos guerreiros sejam CAMPEÕES!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Que grande semana das nossas modalidades! :)

    Hóquei - vitória memorável no Pico! Aquele último minuto e meio fica para a história! Fico arrepiado só de me lembrar daqueles momentos! :)

    Andebol - vitória no último jogo da 1ª fase e sorteio da 2ª fase a "oferecer-nos" um início muitíssimo complicado... FORÇA CAMPEÕES!

    Basquetebol - que grande exibição no pavilhão da Luz e 1º lugar da fase regular garantido.

    Um grande abraço!

    PS: Esta época promete ser histórica!

    ResponderEliminar