31 março, 2011

3º Mundo "made in capital"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Enquanto interessado no fenómeno desportivo, acompanhei com algum interesse as eleições no Sporting. Vi inclusivamente um dos debates, pois afinal de contas, quer queiramos quer não, este ainda é um dos nossos principais rivais, que pelo mau momento que teima em não superar, por vezes temos tendência a não o colocar nesse correcto local.
Indesmentivelmente, os menstruados têm sido os nossos grandes rivais nos últimos 20 anos, daí por vezes as nossas atenções estarem tão viradas para eles, que temos tendência a sermos mais tolerantes com os seus vizinhos da 2.ª circular.
Ainda me recordo do tempo em que ir à Luz ou Alvalade era igual, em que dominamos o topo norte em 1984 com um magnífico empate 0-0 que praticamente nos deu o título, em que apedrejaram o Dr. Domingos Gomes por assistir os feridos da queda do varandim, em que não era fácil ir beber uma cerveja à churrasqueira do campo grande, em que os cortejos eram alvo da maior ira da lagartada.
Não, não me esqueço e por isso continuo a não os tolerar! Mentiria se dissesse que nutro por eles o mesmo nojo que nutro pelos menstruados, mas ainda assim, não sou tão complacente com os lagartos como vejo alguns portistas a serem.

Perante isto, sentei-me no sábado à noite em frente à tv à espera de perceber quem seria o novo presidente. Bom, estava eu ainda longe de saber a maratona que iria ter pela frente, quando começo a perceber os primeiros sinais 3º mundistas.
Uma vez mais, fruto do elevado nível jornalístico que temos em Portugal, todos sabem o belo espectáculo em que tudo terminou. Sim, fruto da comunicação social, pois foi ela que por auto-recriação, foi anunciando ao longo da noite a vitória do pseudo salvador ex-Juve Leo, criando nos seus apoiantes a ideia convicta de que estava o triunfo alcançado, e posteriormente para justificar o tremendo equívoco, lançou nova confusão, jurando a pés juntos que tinha havido uma recontagem. E nem as declarações de Rogério Alves podem ser indicadas como factor crítico, pois as mesmas foram tidas 5 minutos antes da alteração de cenário, logo as pessoas presentes naquele espaço ao ar livre, nem sequer tiveram noção das mesmas.

Quanto ao resultado final em si, quero lá saber se ganhou o Godinho, o Carvalho ou o Abrantes. Há uma coisa que sei: este não vai lá estar muito tempo, pois às primeiras dificuldades, vão-lhe cair logo em cima, nomeadamente as claques. Mas esse é o lado para o qual durmo melhor, pois cada um que se desenrasque.

Ainda assim, há alguns pontos importantes sobre os quais devemos reflectir, traçando um paralelo com o nosso clube.
Desde logo acho incrível como é que um candidato tem mais mil e tal votos do que outro e consegue perder umas eleições. Viva a democracia, pois ela prevê sócios de primeira, segunda, terceira e até quarta classe. Esta “estória” de uns terem 4 votos e outros poderem valer 25 votos, acho absolutamente irreal, só ao nível de instituições da capital no império (os menstruados também funcionam assim), onde a necessidade de estratificação social é uma exigência constante para que possam apontar o dedo uns aos outros.
Não me consta que em qualquer país do Mundo, numas eleições legislativas ou presidenciais, quem tem 18 anos valha um voto e quem tem 80 valha 20 votos. Não, um eleitor é um eleitor!

Felizmente no FC Porto as coisas funcionam de forma mais clara, sendo que cada sócio representa um voto. Os que recorrentemente põe em causa a liberdade de expressão no nosso clube, pelos vistos não encontram aqui ponto de elogio, pois esta nota tem sido omitida em quase todo o lado. A paixão não se mede pelos anos de associativismo, a consciência crítica e noção do que é melhor para o clube não é tangível pela idade... afinal de contas pagamos todos o mesmo valor de quotas mensalmente.

Outra das coisas que ao longo da noite eleitoral sportinguista me foi ocorrendo, foi o medo de um dia poder ocorrer algo sequer parecido connosco.
A realidade é que temos um presidente forte, uma liderança inequívoca que dura há quase 30 anos.
Por muito que nos custe, todos sabemos que um dos momentos mais críticos da nossa história está lamentavelmente a uma curta distância de ocorrer: a sucessão de Pinto da Costa.
Nesse processo que tremo só de pensar nele, mas que será absolutamente decisivo para o nosso futuro, podem acontecer duas coisas distintas:
    1) encontrarmos uma liderança forte que dê continuidade a um trabalho de longa data, baseado em servir o FC Porto e não servir-se do FC Porto fazendo disto um bom emprego;

    2) sofrermos o ataque das “piranhas” alegadamente profissionais, com um assalto ao poder, onde todos vão querer “mamar da lancha”;
Meus caros amigos, aquilo que nos parece ser algo impensável no nosso clube e nos dá uma imensa vontade de rir nos outros, pode não ser assim tão descabido num futuro não muito longínquo, pois suceder à maior personagem da história do clube nunca será tarefa fácil e pode provocar elevadas convulsões internas.
Cumpre a todos nós, antecipadamente sabermos o que queremos e não permitirmos que alguns abutres que nos dias de hoje já sobrevoam a cadeira do poder o possam tomar.
Aprender com os erros dos outros, nesta ou noutra qualquer situação da vida, é uma manifestação de inteligência que não está ao alcance de todos. Podermos perceber que nestas situações há artistas que surgem como sendo os salvadores da pátria, prometendo este mundo e o outro, mostrando-se como única alternativa credível, é algo para o qual devemos estar muito atentos, pois os exemplos da concorrência alfacinha são por demais evidentes.
Da mesma forma devemos estar atentos aos que já se mostrando há largos anos, mais não passam do que hienas prontas a atacar a cadeia do poder, tal é a sua sede doentia para tal.

Felizmente que ainda temos algum tempo para nos prepararmos, mas estes sinais que vemos nos outros não os devemos ignorar.

VAMOS PORTO!!!

P.S.1 - Boa viagem para os que se vão deslocar até Lisboa. O título está ao virar da esquina mas não deve ser uma obsessão. Temos tempo para o ganhar!

P.S. 2 – Há umas semanas atrás falei aqui sobre o facto de não me agradar a utilização das redes sociais pelos nossos jogadores para abordarem questões relacionas com o clube ou a sua profissão. Agora vêm é baila notícias sobre alguém que anda no twitter a fazer-se passar por Falcao. Dá-me vontade de dizer à Scolari: e o burro sou eu???

6 comentários:

  1. Será que vou inaugurar o Norte? Nunca se sabe, pode haver 10 comentários para publicar, mas estão a marinar...

    Norte, não vale a pena estarmos a antecipar cenários. Ainda temos presidente para muitos anos e depois, acredito que Pinto da Costa o último serviço que vai prestar ao clube, será deixar a sucessão encaminhada de maneira consensual.
    Lembras-te como ele matou a pólémica que se podia instalar com o nome do Estádio?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao tema democracia julgo que o sistema do scp é um absurdo.

    Já qt à sucessão no FCP estou em sintonia com o Vila Pouca...

    ResponderEliminar
  3. Começando pelo topo do post, também me lembro de andar a correr por aquele terreiro cheio de pó para não levar com pedras na altura do Sousa Cintra, já lá vi o FC Porto ser Campeão no Areal e chegar ao carro e não ter vidro nenhum no carro, coisas que não esqueço nem perdoo.

    Mas como também vejo gente a bater palmas ao Braga já nada me espanta.

    Quanto ao processo eleitoral do clube em questão, não é pelo sistema democrático que as coisas vão mal, é por o número de orgãos sociais do clube que as coisas correm muito mal.

    Há quantos anos há este sistema de votação e quantos problemas houve?

    Nem preciso de responder, o problema é que fazer-se parte do conselho leonino, fazer-se parte do conselho fiscar, ser-se vice-Presidente é um tacho e que tacho diria eu.

    O sistema funciona quando alguém ganha com 80% ou 90% dos votos, aí não há problemas, é fácil perceber-se porquê!

    Quando ao nosso clube infelizmente ninguém vive eternamente e não me faz espécie nenhum falar sobre a sucessão, aliás mesmo que faltem 6 ou 8 anos acho um espaço muito pequeno porque desde que me lembro só conheci Pinto da Costa como Presidente.

    Um dia que o Homem esteja cansado disto pode perfeitamente acontecer o que aconteceu para aqueles lados, com ninjas sabe-se lá daonde virem tomar de assalto o nosso clube.

    Continuo a dizer que não faz mal nenhum falar sobre o assunto, aliás até porque quem vier a seguir vai ter de levar o clube a Jupiter visto que à Lua e a Marte o meu Presidente já levou este clube milhares de vezes, somos demasiado grandes para caber neste planeta.

    Quanto ás redes sociais é normal, modernices é o que dá.

    Um abraço e grande post.

    ResponderEliminar
  4. pois bem, para mim o melhor presidente para suceder ao nosso, já se encontra no clube: Antero Henrique! Dragon fire

    ResponderEliminar
  5. Antero a futuro presidente????
    Porque não o Gaspar Ramos???? Ficava tudo dentro do mesmo clube...

    ResponderEliminar
  6. Norte, bom post, como já é habitual!

    No que diz respeito ao nosso Presidente, nem quero pensar noutro para mim, nem existe outro igual ou mesmo parecido e que deus o conserve por muitos e bons anos!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar