24 março, 2011

21 de Março de 2011

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Segunda-feira é o meu dia de folga. Nestes dias dou uma grande volta a pé pela cidade. Desço a Álvares Cabral, viro no Rato, sigo pela Escola Politécnica, bebo o primeiro café e leio o jornal numa das esplanadas do Príncipe Real. Vigor reforçado e lá vou eu para o Chiado pela D.Pedro V. Dou dois dedos de conversa a um amigo portista que trabalha na Bénard, paro na Bertrand e na FNAC e siga para o Rossio. Compro uma cautela com a terminação do número de golos que o meu Porto marcou e sento-me na barra dum restaurante das Portas de Santo Antão para comer um prego temperado com bocas aos empregados benfiquistas e sportinguistas. Evito o Jardim do Regedor para que o repasto não me caia mal. Calma que já chego ao que interessa. Já com as pernas como cepos trepo meia Av. da Liberdade, viro na Alexandre Herculano e eis-me de novo no Rato.

Desta vez, estava quase a chegar ao Jardim da Estrela, quando vejo umas dezenas de miúdos dos seus 6, 7 anos aos saltos, agarrados às grades da escola D. João de Deus. Tiro os auscultadores e oiço os rapazes e raparigas a gritar Porto, Porto, Porto, campeão, campeão, campeão a acenar em delírio para mim. Dispo o meu casaco branco com o símbolo do nosso clube bem por cima do coração, o nome F.C. Porto cravado nas costas, e quem passou naquela altura pela rua Álvares Cabral ainda deve estar a pensar que diabo fazia um careca gordo aos saltos, com o casaco a rodar no ar, de lágrimas nos olhos a gritar como um possesso com aqueles miúdos todos.

Ah carago, que grande alegria e que grandes somos.

Foi ali, no largo João de Deus, no centro de Lisboa, por volta das cinco, que me senti parte de algo maior que o mundo. Ainda tenho um sorriso nos lábios e o coração cheio. Por muito tempo que viva nunca mais vou esquecer o dia 21 de Março de 2011.

27 comentários:

  1. Sem palavras...
    Logo em Lisboa. Sei como é, pois tenho nessa zona alguém da família e nem isso me leva muito a ir até esses sítios...
    Ora, um tipo lê isto e fica sensibilizado, a matutar, como é bom sermos Portistas!

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Acabo de ler um texto que me deixou com um ENORME sorriso !
    Não pela parte do "careca gordo aos saltos" mas sim pelascrianças de 6 e 7 anos ,rapazes e rapairigas.

    Nós seremos num futuro muito proximo o maior clube Português em adeptos e simpatizantes...não duvido isso,porque maior nós já o somos!!

    Abraço.

    Vamos para cima deles Porto

    ResponderEliminar
  3. Pedro, fiquei com uma lágrima nos olhos!

    È mesmo, somos grandes!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Lindo, lindo! Estou comovido. Também já vivi situação parecida em terra de vermelhos. O coração salta. É gratificante e… tonificante. Ao fim ao cabo desbarata a cantiga dos 6 “triliões”.

    Exprimindo o que diz o grande Dragão Armando Pinto, “como é bom sermos portistas!”

    Um abraço ao PML e a todos os portistas do bairro vermelho.

    ResponderEliminar
  5. Fantástico, história muito muito bonita :)

    Somos PORTO!

    P.S- memorizem o ano, 21 de Março de 2011, porque esse dia em 2010 foi um pesadelo!!

    Um abraço Pedro, o Dragão da madragoa

    ResponderEliminar
  6. Caros companheiros, sou Lisboeta de uma familia maioritariamente de "lagartos" mas Portista "fanático" desde os meus 15 anos, no inicio era dificil assumir a minha paixão pelo nosso clube, especialmente no liceu onde a maioria eram adeptos dos clubes de Lisboa, no entanto os anos foram passando e as vitórias crescendo e com ela o número de adeptos entre as camadas jovens. A realidade é que ao contrário do que muitos pensam e a intoxicação social tenta fazer crer o FC Porto á muitos anos que deixou de ser um clube de ambito regional, para passar a ser um Clube de dimensão Mundial com milhares de adeptos em todo o Pais e especialmente na Capital essencialmente entre camadas mais jovens, tudo começou na minha geração(37 anos) e essa força aglutinadora e gigantesca tem crescido a um ritmo imparavel (quer eles queiram ou não) e isso é que os assusta, eles sabem que por cada vitória, cada campeonato ganho o FCPorto CRESCE MUITO,MUITO,MUITO nas gerações mais novas! Somos o Clube do futuro e eles cada vez mais reliquias do passado.
    A titulo de exemplo a minha filha tem imensos colegas de escola que gritam juntos a uma só voz PORTOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
    Abraço para todos
    Artur Reis

    ResponderEliminar
  7. Sabe bem à alma ler um post como este logo às 7,44' da manhã. Vou ter um bom dia, concerteza.

    ResponderEliminar
  8. Pedro, obrigado por nos trazeres este belíssimo exemplo e a prova provada que, ao contrário do que a propaganda nos tenta fazer crer, o F.C.Porto não tem crescido em todo o país.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caros Portistas,

    Eu também sei o que é viver no meio "deles", mas também sei que o nosso crescimento é uma realidade e é imparável! E estando eu no meio "deles" é lindo vê-los vermelhos de raiva... Belo texto do Pedro!

    Um abraço,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  10. Afinal não é a 1a vez que este vai ter a oportunidade de ver ao vivo, dia 3 de Abril, a conquista de mais um título pelo Mágico FCP.... :)

    DIVULGUEM esta foto!

    ResponderEliminar
  11. É isto que os põe loucos.
    É isto que nos enche a alma.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Caros Portistas,

    É de facto de ficar com lágrimas nos olhos, é lindo, lindo é isso que nos faz felizes e sentir que vale a pena LUTAR CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    Vou contar um episódio que me deixou extremamente feliz, à dois anos quando o F.C.PORTO foi jogar a Manchester estava numa praça no centro de Manchester e vejo um Pai com cachecol do M.U. e o filho com o cachecol do F.C.PORTO e resolvi perguntar ao Pai, o porquê daquela situação? resposta do Pai o meu filho é adepto do F.C.PORTO e também do M.U. mas entre os dois ele prefere o F.C.PORTO, eu incentivei o miúdo, fiquei felicíssimo com o facto de um miúdo que nada tem a ver com o nosso País ser adepto do nosso FC.PORTO, isto só demonstra de facto o nosso crescimento não só a nível nacional como também internacional, eles ficam doentes e cada vez mais, quando derem por ela já foram.

    Abraços

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  13. Grande cronica, com uma linda historia que nos leva à realidade deste Portugal cada vez mais azul e branco...afinal quem nao gosta de ganhar ??

    ResponderEliminar
  14. Bravo Pedro..."grande" texto.Até tive que coçar os olhos. Somos Grandes!

    ResponderEliminar
  15. Como diria Confúcio:

    "Um homem sincero e verdadeiro nas suas palavras, prudente e circunspecto nas suas acções, terá influência, mesmo entre os bárbaros do sul".

    Parabéns ao Pedro [pelo relato], que não conheço, mas que não é difícil de perceber que é uma boa pessoa. ;-)

    ResponderEliminar
  16. São estes testemunhos que devem circular por todo o lado.
    Eles querem continuar a passar a ideia de que são os maiores, de que nós somos pequenos e regionais...

    Acredito na imensa felicidade que o autor sentiu, pois essas demonstrações são o garante de que o futuro será risonho!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. E não é que me fizeste chorar...

    Esta paixão... Este sentimento, este clube...

    ResponderEliminar
  18. Obrigado pelo testemunho.. fez-me ficar com a lágrima no canto do olho e com um enorme sorriso... Obrigado
    Somos ENORMES!

    ResponderEliminar
  19. Nem consigo imaginar a surpresa que foi, mesmo brilhantemente descrito pelo Pedro.

    Mesmo com a campanha de "desinformação" que paira pelo ar, já nem as crianças conseguem enganar.

    Fabuloso relato.

    Pedro um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Joaquim Moreira24 março, 2011

    Boa tarde
    Grande relato de um caso que marca o dia de qualquer um.
    Numa das minhas ultimas viagens a Lisboa para ver o magico Porto, passei com um grupo de amigos portistas numa qualquer rua da capital e, à porta de uma casa, vi um grupo de pessoas onde se destacava um jovem irrequieto numa cadeira de rodas, braços no ar, a gritar qualquer coisa que na altura nos era impercetivel. Quando passamos mesmo junto deles, paramos, quietos e calados e ali ficamos por momentos. O jovem que sofria de grave doença debilitante, vestia camisola do Porto com o numero 10 nas costas e gritava conforme podia e a plenos pulmões, CAMPEÕES, CAMPEOES, NOS SOMOS CAMPEOES. Abrimos os estandartes, cachecois e faixas em riste e gritamos junto com ele. Os vizinhos sorriam e batiam palmas a acompanhar, nem todos seriam portistas.Os olhos de todos nos brilhavam. Tirei o meu casaco que lhe coloquei pelas costas e o meu cachecol no pescoço.São os SuperDragões, alguém lhe disse, agora és um deles. Estes são rapazes de bom coração, ouvia-se.
    Foram 5 minutos que me marcaram.
    Obrigado pela atenção

    Joaquim Moreira

    ResponderEliminar
  21. Pedro :

    O F.C.PORTO é muito ... mas muito maior do que nós !


    Bem hajas !

    ResponderEliminar
  22. Adorei esta cronica, parabens.

    ResponderEliminar
  23. Até veio-me as làgrimas aos olhos.
    Orgulho em ser Portista.

    ResponderEliminar
  24. Deliciosa história real e semelhante a muitas que se desenrolam por todo o país, onde o nosso FCP se impõe a cada dia que passa. Posso também testemunhar que aqui na Madeira somos cada vez mais e sou do tempo em que na década de 80, quando o FCP vinha cá jogar, aparecia meia dúzia de corajosos que se identificavam. Hoje é sempe um mar azul e branco e isto não vai ficar por aqui.

    ResponderEliminar
  25. PMLopes,

    desta vez, e indo bem lá ao fundo da alma, através de uma simples descrição de um momento por ti vivido no quotidiano do dia a dia, mostraste toda a grandeza, chama e alcance da marca fcPORTO que há muito, muito tempo derrubou as barreiras de uma região para se instalar definitivamente no Mundo.

    não quererem ver isto, não é cegueira, é simplesmente, má-fé, muita má-fé, mas queres mesmo saber uma coisa?

    é bom, muito bom que assim continuem a acreditar que o assim é, pois dessa forma, andando mais preocupados com a casa do vizinho, esquecem-se de olhar para dentro de portas.

    Parabéns por este bonito momento, para sempre recordar!!!

    ResponderEliminar
  26. As crianças são os seres mais verdadeiros e é com elas que o Porto se vai tornar cada vez maior.

    Obrigado por este pequeno relato de uma ENORME importância.

    ResponderEliminar
  27. Ezactamente como o "careca" também eu fiquei com as lágrimas nos olhos a ler este texto

    ResponderEliminar