07 fevereiro, 2011

A vitória do credo na boca

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 29.417 espectadores.

Árbitro: Vasco Santos (Porto), Assistentes: Tomás Santos e Alexandre Freitas; 4.º Árbitro: Rui Costa.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Sereno; Fernando, João Moutinho e Rúben Micael; Varela, Hulk e Sereno.
Substituições: Sereno por Fucile (78m), Rúben Micael por Guarín (78m) e Varela por Mariano (85m).
Não utilizados: Beto, Maicon, Rodríguez e Souza.
Treinador: André Villas-Boas.

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Gaspar «cap.», Jeferson e Tiago Pinto; Tarantini e Ricardo Chaves; Bruno Gama, Vítor Gomes e Yazalde; João Tomás.
Substituições: Ricardo Chaves por Wires (46m), Bruno Gama por Saulo (70m) e João Tomás por Júlio Alves (85m).
Não utilizados: Mário Felgueiras, Milhazes, Cícero e Éder.
Treinador: Carlos Brito.

Marcadores: Varela (7m).

Disciplina: cartão amarelo a João Tomás (39m), Sapunaru (42m), Tiago Pinto (43m), Rúben Micael (52m), Jeferson (61 e 82m), Zé Gomes (69m), Fernando (75); cartão vermelho a Jeferson (82m).

O FC Porto venceu, este domingo, por 1-0 o Rio Ave, em jogo a contar para a 18ª jornada da I Liga, no Estádio do Dragão, com golo de cabeça de Varela aos seis minutos, numa partida onde o FC Porto não brilhou mas controlou, com o golo do extremo portista a revelar-se valioso para as contas da equipa azul e branca na tabela classificativa do campeonato português.

A formação de André Villas-boas entrou em campo com a missão de apagar da memória dos adeptos o desaire frente aos encarnados, na última quarta-feira no Dragão, onde perdeu por 2-0 em jogo das meias-finais da Taça de Portugal.

No desafio da 18ª jornada, os Dragões controlaram a partida, uma vez que o Rio Ave raramente se aproximou da baliza de Helton.

Aos seis minutos, o internacional português Silvestre Varela assinou o único golo do desafio num cabeceamento certeiro para o fundo das redes, após cruzamento de Moutinho dentro da área. Neste lance, a defesa vila-condense falhou na marcação ao extremo portista.

Depois do golo, o Rio Ave não deu indícios de querer dar volta ao resultado e limitou-se a ver a formação azul e branca a jogar.

O árbitro da partida Vasco Santos enviou as duas equipas nortenhas para o balneário com o ecrã a mostrar 1-0, favorável à equipa da casa.

No segundo tempo, mais do mesmo, FC Porto continuou a atacar e Rio Ave defendeu-se como pôde, e o marcador não se alterou até ao final do jogo. Nota para o último lance de ataque do Rio Ave, com Júlio Alves, na conversão de um livre directo, a enviar a bola para muito perto do poste direito da baliza do FC Porto.

Os Dragões só voltam a jogar no próximo fim-de-semana, quando se deslocarem ao Estádio Axa para defrontarem o Sporting de Braga, em jogo da 19ª jornada.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Foi uma resposta fortíssima a seguir a uma derrota com o Benfica em casa. Nem que fosse um golo com a mão, queríamos ganhar e seguir em frente no nosso percurso. Se a forma como o conseguiríamos teria mais ou menos brilho, isso pouco interessa. Demos um sinal forte do que somos e é assim que queremos continuar. - Não me parece que tenha sido difícil. Foi uma exibição conseguida, tendo em conta as dificuldades encontradas. Jogar contra equipas que lutam por pontos desesperadamente é sempre complicado. Sabem o que se passou este fim-de-semana em Alvalade. Refuto completamente a ideia de que, contra estas equipas, devem acontecer goleadas absolutas. - Há uma tentativa de colagem de um rótulo evidente. Quando as exibições são boas, elas são interpretadas como más. Quando o FC Porto se esforça e luta, isso não é valorizado. Interessava mais fazer uma boa exibição, como no ano passado, e estarmos na posição em que estávamos, ou vencer e mantermo-nos na liderança, a seguir a uma derrota com o Benfica em casa? - Foi a melhor resposta. O calendário é apertado e queremos continuar assim, porque isso é um sinal de que seguimos em frente nas diversas competições. Somos uma equipa que se entrega, que procura e que tem uma identidade definida. Umas vezes encontramos mais dificuldades, outras vezes chocamos contra dificuldades e saímos massacrados. Isto não é nada de novo e é uma antevisão do que vai sair amanhã. - Temos muitos jogadores a competir para a posição de avançado centro. Estamos satisfeitos com o rendimento do Hulk naquela posição. Se não estou em erro, no Japão jogava nessa posição e foi assim que chamou a atenção do FC Porto. Estou satisfeito com o rendimento que todos os avançados têm dado.»

Varela: «Estamos satisfeitos pelo resultado conseguido frente a uma equipa difícil, competitiva e organizada. Valeu o nosso espírito de sacrifício para conseguirmos esta vitória. Esperamos sempre marcar mais golos e fazer o melhor possível, mas não o conseguimos porque defrontámos uma excelente equipa.»

19 comentários:

  1. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Não perder pontos em casa é uma necessidade matemática.

    Já há muito tempo que não via o Porto jogar tão mal.

    A defesa é insegura, não se atrasa uma bola ao guarda redes com ressaltos, não existe defesa esquerdo, tal como o meio campo parece não existir, tal como parece não existir um avançado centro, tal como parece não existirem alas de ataque, tal como são demasiadas as bolas perdidas...

    A primeira acção perigosa foi do Rio do Ave e, mesmo contra dez, a última acção perigosa foi do Rio Ave.

    Eu não percebo nada de futebol, mas acho que este Porto nada tem a haver com o Porto do início da primeira volta.

    E acho que é preocupante.

    De qualquer modo, contam os três pontos o que é, sem dúvida, o mais importante.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. dragon fire:

    ora vamos por partes, fernando esta a precisar de ir pó banco, já em braga, quem deve jogar é o guarin, o fernando não sabe o que anda a fazer em campo.
    grande moutinho, o resto muito fraco, este não e o fcp, isto não é gerir com posse de bola, estamos a ter sorte e a não jogar nadinha, alias as assistências em casa provam isso mesmo, esta na hora de ligar os motores,já em braga uma reacção forte da equipa, com vitoria e uma exibição á porto!!
    hoje em dia as equipas param nos bem, reparem que as equipas, ate o slb contra nos jogam com 2 trincos, que bloqueiam as nossas unidades de meio campo assim resta o rolando mandar balões lá para a frente á espera da velocidade do hulk, temos que mudar, neste momento somos uma equipa muito previsivel, e se bem me lembro na entrevista de pinto da costa uma das razoes para mudar de treinador foi que as equipas já sabiam como anular o fcp, já que era sempre o mesmo sistema com os mesmo métodos de jogo, não quero com isto dizer para villas boas ir embora, para mim que seja treinador do fcp durante muitos anos, o que eu queria mesmo era uma exibição como contra o slb para a supertaça.

    ResponderEliminar
  3. É confrangedor a forma como a equipa se arrasta em campo. Salva-se o resultado, mas o que se passará com esta equipa que parece que desaprendeu de jogar à bola?
    Espero que isto tenha sido o bater no "fundo" dum ciclo menos positivo, Força Porto... sempre.

    ResponderEliminar
  4. Mais três pontos, RUMO AO TÍTULO!

    Falta menos. Para a semana teste decisivo em Braga! Se ganharmos temos via azul até garanti-lo matematicamente.

    ResponderEliminar
  5. Jogo muito difícil e vitória arrancada com muito sofrimento. Com apenas 1-0 esteve sempre no ar a possibilidade (que seria um desastre) do adversário, que jogou muito bem, fazer o empate. Quando assim acontece, é um tormento!

    O FC Porto jogou sem criatividade, sem fulgor, falho de ideias e soluções. Construção de jogo sempre da mesma forma, jogo previsível (deixem lá as “fotocópias” inovem) e numerosos atrasos (enervantes…) ao guarda-redes. Eu não queria dizer isto, mas tem de ser: começa a ser preocupante. Não me caiam em cima porque o digo fundamentado naquilo que a equipa fez até ao final do ano transacto. Porquê, então, uma quebra tão acentuada de rendimento? As ausências de Falcão e Álvaro Pereira não justificam tudo. De todo.

    Há que redobrar de cautelas porque, apesar de 11 ou 8 pontos de vantagem, ainda nos faltam 11 jogos para cumprir. Correspondem a 33 pontos, muito para a vantagem que temos. Vamos ter fé e apoiar a equipa. Nada de assobios. Apesar dos sinais menos positivos, estou crente que a equipa vai atingir, de novo, o patamar exibicional a que nos habitou. E, assim, os resultados continuarão a ser favoráveis.

    Em fins de Dezembro atingimos o ponto mais alto da “curva de rendimento”. Oxalá que este jogo tenha sido o ponto mais baixo dessa mesma “curva”. E que a partir do próximo encontro recomecemos a subida de forma.

    FORÇA PORTO! BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Não posso ter gostado do que vi...
    Lentidão, "no passe precise" - um desastre - falta de chama e ideias, gente em baixo, sem referências na área ( o jeito que daria o ... João Tomás!!), confusão, afunilamento de jogo, etc...
    Na rádio ouvi o Mister fiquei preocupado, triste e sem chama também...
    Apesar disso ... mais 3 pontos, agora há que reflectir, ganhar confiança e preparar Braga muito bem pois é, para mim, um jogo crucial do nosso campeonato.
    E não podemos falhar.
    Força Porto, coragem rapazes...
    Um aceno de simpatia ao Carlos Brito, um treinador e pessoa que admiro.

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos

    Emfim mais uma vitória. No entanto não posso deixar de estar preocupado com o que tenho vindo a ver constantemente na equipa. Não compreendo o porquê de algumas opções, senão vejamos:

    - Finalmente octomendi a jogar. Não sei porque é que não jogou contra o Benfica, já que me parece ser melhor com os pés, mais rápido, melhor na antecipação e acima de tudo mais experiente (jogador da selacção da Argentina);

    - Guarín. Porque não joga este excelente jogador. Ele tem qualidades extraordinárias: força como ninguém, capacidade defensiva, bom passe, melhor que Fernando, capacidade de furar uma defesa e finalmente bom remate. Ora eu nesta fase não vejo estas qualidades em Rubém Micael. Guarím é essencialmente um número 8 e não um trinco, embiora também possa fazer bem essa posição como já a fez. Será que estamos novamente a queimar este jogador que está numa excelente forma?

    - Fucile. É um facto que Sereno não comprometeu nem contra o Benfica nem contra o Rio Ave. O que é um facto é que Fucile faz o mesmo que Sereno e ataca muito melhor, Dá mais profundidade ao ataque e faz com que a equipa seja mais ofensiva e mais pressionante.

    - Ponta de lança. Se o Walter não está em condições, há que jogar noutro sistema que não o 4x3x3. O que se nota nesta fase é o FCP a criar espaços nos extremos e na área não estar ninguém. Não existe nenhuma referência no meio. Não existe ninguém a vir buscar jogo à entrada da área como um ponta de lança faz, criando assim desiquelíbrios. O HULK anda em espaços que não são dele, deixando assim de etr maior preponderância no jogo do FCP.

    Não entento porque é que o Porto não joga em 4x4x2, com HULK e Varela na frente enquanto não vem Falcão. Uma equipa como o Porto tem que estar habituada a jogar em vários sistemas táticos, dependendo a equipa que vamos defrontar. Tal não quer dix«zer que joagamos à defesa, pelo contrário. Não posso deixar de sublinhar que o Porto ganhou a liga dos campeões e taça UEFA com um 4x5x1 e não jogou à defesa.

    Emfim, não quero ser agoirento, mas tenho muito receio do que aí vem, nomeadamente os jogos com o Braga e Sevilha.

    Estes são jogos fulcrais para os grandes objectivos do Porto, Campeonato e taça UEFA.

    Um abraço

    rrdragão

    ResponderEliminar
  8. Caros portistas, foi um jogo quanto a mim fraquinho sem futebol espectáculo, excepto a jogada que começou em Sapunaru, passou por James, cruzamento de João Moutinho e cabeceamento certeiro de Varela. Um excesso de faltas de ambas as equipas por demais mesmo valeu os 3 pontos e pouco mais. Continuo eu e muitos portistas como eu sem perceberem o porquê de a não convocação do avançado Walter que custou 5 Milhões aos cofres do clube.
    Cumprimentos,
    www.ultrasfcporto.com

    ResponderEliminar
  9. Partilho em certa medida da preocupação demonstrada por alguns comentários que já li neste e noutros espaços de debate azul e branco.

    De facto, quando se esperava que hoje a equipa desse uma resposta enérgica ao desaire sofrido na 4ªf com uma exibição a um nível elevado, não foi nada disso que aconteceu.

    Repartindo a análise ao jogo, penso ser lógico dividir a exibição portista em dois momentos: uma primeira parte com 15 minutos positivos com a equipa empreendedora e a fazer um golo numa boa jogada de entendimento ofensivo. Seguiram-se minutos de muita luta a meio-campo mas pouco acerto ofensivo. Na 1ª parte apenas a registar mais uma “bomba” de Hulk parada por Paulo Santos…De 1 a 20, diria, e já sendo optimista, que a nossa exibição se cifrou num 10 à rasquinha, sem o mínimo de rasgo e fulgor…

    A 2ª parte, bem, a 2ª parte foi má demais para ser verdade. Uma exibição cinzenta, muito cinzenta. Pouca dinâmica, pouco jogo ofensivo e alguma intranquilidade defensiva. Em abono da verdade, o Rio Ave só criou 1 ou 2 situações de possível perigo, mas notou-se claramente que perante um adversário mais forte os problemas seriam mais sérios….

    Sim, eu estou preocupado com alguma letargia verificada mais uma vez neste jogo…Partilho da tristeza verificada em muitos portistas pela resposta não ter sido a melhor. No entanto, eu sou um optimista incurável no que ao FC Porto diz respeito. Por piores que estejam as coisas, tento sempre encontrar algo de positivo e tento sempre encarar o futuro com mais esperança…No actual contexto, alguns factos me parecem evidentes:

    - A vantagem para o 2º é boa. Com uma vitória em Braga tornar-se-á quase intransponível. Vencendo em Braga só uma paragem cerebral inédita nos fará perder o título, perdendo pontos em Braga, a equipa irá dar razão a todos aqueles que têm duvidado do seu valor. Se calhar era bom que os jogadores lessem críticas menos positivas a seu respeito, que os fizessem abanar e acordar para uma realidade cada vez mais evidente: é preciso ACORDAR!

    - Falcão e Álvaro Pereira representam 20% do onze inicial. 20% em quantidade, mas em qualidade representam muito mais. Não vale a pena nos iludirmos, nem sermos optimistas neste aspecto, estes dois jogadores não tem substitutos à altura e têm feito muita falta…Começo, deveras, a ficar preocupado porque tenho a sensação que a cada semana que passa dizem que Falcão vai voltar e o que é certo é que de semana para semana o colombiano continua no “estaleiro”…Da recuperação destes 2 jogadores pode depender a recuperação exibicional do FC Porto;

    - Há uma série de jogadores em claro deficit exibicional…Fernando, Rolando, Micael, James e Varela não se encontram num nível aceitável para jogadores da sua categoria. Podem e conseguem, como já fizeram esta época, jogar muito mais e melhor do que estão a fazer actualmente. Se para Fernando me parece que Guarin é alternativa, para Rolando não há grandes alternativas. E quanto a James e Varela, só o regresso de Falcão, o fim da incógnita Walter ou a melhoria de Cristian Rodriguez podem dar reais alternativas à equipa…

    Não estamos numa fase boa e só uma bela exibição com vitoria em Braga pode devolver confiança à equipa. A ver vamos…

    ResponderEliminar
  10. Depois de uma entrada forte e num ritmo que sem ser diabólico, era muito razoável, um futebol agradável, com domínio e controlo total do jogo, a que se juntou um golo cedo, 6 minutos, tudo se conjugava para uma noite tranquila do F.C.Porto e uma exibição que acalmasse os espíritos mais inquietos. Mas a chama deste Dragão é curta, dura pouco e depois desse período inicial, que durou sensivelmente 25 minutos e vá lá saber-se porquê, a equipa portista começou a complicar, a perder dinâmica, a errar demasiado, a perder confiança e rapidamente se começou a entrar naquele futebol trapalhão, confuso, que enerva o mais calminho e pacato dos adeptos.
    Perante este quadro, a equipa vilacondense, que até aí não tinha feito nada, viu que o papão, afinal, era bonzinho, estava conformado e já não queria mais, começou a perder o medo, a espalhar-se melhor, a pensar que podia lá chegar. E se é verdade que nunca foi muito perigoso, o conjunto de Carlos Brito foi-se soltando e nunca mais foi dominado como no melhor momento da equipa azul e branca, que chegou ao intervalo a vencer com justiça e pelos números certos.
    Se nos primeiros 45 minutos a equipa de Villas-Boas ainda teve pormenores interessantes, na etapa complementar as coisas pioraram e pouco há para dizer, tão fraca foi a qualidade exibicional do líder do campeonato. Que, sem necessidade, acabou o jogo a sofrer, na perspectiva de num canto, num livre ou num ressalto, sofrer um golo que não merecia, mas que se acontecesse castigaria a sua ineficácia e má exibição.

    Resumindo: mais três pontos e uma vitória justa, mas que diabo, exige-se mais ao conjunto de Villas-Boas, mesmo com a atenuante do desgaste físico e psicológico de um jogo, na quarta-feira, que deixou marcas - não estavamos a jogar frente a um Barcelona, mas e com todo o respeito, frente um Rio Ave fraquinho e quase inofensivo.

    Notas finais: vamos ter três jogos determinantes, dois fora de casa, Braga e Sevilha e um no Dragão frente ao conjunto da Andaluzia. Como parece que o problema é o público portista, quem sabe nos dois jogos fora, não veremos um Porto de qualidade?
    Mais um jogo que não faço apreciações indivíduais. Teria pouco a dizer de bem e muito a dizer de mal...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,

    Ontem até entramos bem no jogo e tivemos uma meia hora em que marcamos um golo, e podíamos ter marcado um outro ... mas eis que entramos num ritmo lento, os nossos jogadores começaram a ficar intranquilos, e o jogo a ser constantemente parado com imensas faltas assinaladas.

    Tivemos uma segunda parte, que embora o Rio Ave não tenha tido uma real oportunidade de golo, tornou-se para nós adeptos um autêntico filme de Sir Alfred Hitchcock. Muito suspense até final, e sempre impacientes e temendo que o Rio Ave num lance de erro defensivo nosso marcasse e empatasse a partida.

    Valeram na equipa as exibições de Rolando, Sapunaru, Sereno, Moutinho, Ruben (a espaços) e James ... e o melhor em campo Varela.

    Hulk esteve apagado, Otamendi intranquilo e Fernando bem nas recuperações mas mal na entrega para sair a jogar.
    Walter faz falta como alternativa de banco. Espero que o apelidado no Brasil "garoto-problema" esteja a ser um bom profissional, e que estas suas não convocações, não sejam fruto da sua conhecida indisciplina.

    Vamos ter dois duros testes (Braga e Sevilha) e espero que Falcao recupere para que possamos ter mais alternativas de área.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Pior do que o jogo só mesmo o comentário final de AVB, "resposta fortíssima".

    reinododragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Antes do jogo tinha estado a ver o Chelsea-Liverpool, e só lhes posso dizer que os primeiros 30 minutos do Porto foram muito melhores que os do Liver ou do Chelsea! Mas é claro, quando só nos serve ópera é evidente que ficamos chateados...
    Acho que já chega de transmitir insatisfatização! Já foi tudo dito! Para quê insistir nesta tecla?
    - Não estamos tão bem como no início, e depois?
    quantos jogos perdemos no campeonato?
    como é que estávamos no ano passado por esta altura?
    o pensamento positivo não move montanhas, mas contagia os jogadores que sentem que se acredita neles!... Então, o que é necessário agora é pensamento positivo!

    ResponderEliminar
  14. Vitória fundamental!
    3 pontos importantíssimos!
    Exibição sufrível!

    Sem Álvaro Pereira, sem Falcao, com Moutinho fisicamente menos bem, com Hulk não tão forte numa posição em que rende menos, a exibição ressentiu-se e de que maneira.
    Faltam referências ao nosso jogo, falta alguma confiança para assumir o mesmo, falta a estabilidade necessária.

    Salvou-se o resultado!

    Incomparável orendimento de Otamendi a Maicon.
    No pouco tempo em campo, Fucile claramente melhor ofensivamente do que Sereno.
    Varela em crescendo, ao contrário da equipa.
    Ruben Micael teima em não querer agarrar as oportunidades.
    Hulk precisa urgentemente de Falcao.

    Abordemos o jogo de domingo próximo como uma final, pois em caso de vitória, acabamos com as aspirações dos menstruados que já se julgam os reis do Mundo.

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que são todos muito lestos a falar mal da equipa.
    Estamos num periodo menos bom, é certo, mas dai a por tudo em causa ...
    Vou partilhar um comentário do 'jogodirecto'
    "o Rio Ave, e apesar do mau jogo portista, não conseguiu criar ocasiões de golo. Este dado é relevante quando comparamos o mau período portista com a fase menos boa do Benfica, onde as ocasiões dos adversários sucediam-se."

    Até nos momentos menos bons somos superiores !

    ResponderEliminar
  16. Mais uma exibição descolorida, medíocre, sem chama, sem criatividade, sem estética, sem consistência sem quaisquer virtudes capazes de entusiasmar os adeptos, mesmo os menos exigentes.

    O que se passa afinal? As ausências de Álvaro Pereira e Falcao não podem justificar tão impressionante abaixamento de nível!

    Cansaço? Sobrecarga de jogos? Tudo isto junto contribuirá para um menor rendimento, mas assim tão baixo começa a ser preocupante.

    O golo de Varela concretizado muito cedo devia ter dado o alento para uma performance mais positiva e serena. Contudo, inexplicavelmente, os jogadores enveredaram por uma toada morna, cinzenta, intranquila e vulgar. O pior é que à medida que o tempo avançava mais a equipa portista mergulhava numa incrível mediocridade. Era impossível não se ouvirem assobios. A jogar desta maneira queriam o quê? Vivas e olés? Tenham dó!

    O melhor foi mesmo o resultado e os três pontos da vitória. Valha-nos isso!

    Se continuarmos assim, não sei não!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. para mim foi uma importante vitoria para o porto mas a exibição é k foi o que mais deixou a desejar nesta partida.Agora fora isto eu gostava de perguntar as pessoas do blog se vocês não ficaram chocados com acusação k foi feita pelo rui santos da sicnoticias k acusou o porto ter pago por baixo da mesa uma comissão sobre o kleber exigindo uma investigaçao da parte do ministerio publico.para mim foi uma acusao gravissima k me deixou chocado e nao vi ninguém ate hoje vir defender o nosso clube.

    ResponderEliminar
  18. "Parece-me que são todos muito lestos a falar mal da equipa.
    Estamos num periodo menos bom, é certo, mas dai a por tudo em causa ..."

    De certo modo, este "colocar tudo em causa" é algo já visto durante esta época...Mais precisamente no inicio em que tivemos 2 derrotas num torneio de Paris...Lembro-me bem que na altura, o nosso "funeral" estava feito, sendo uma questão de tempo até sermos "enterrados" e bem "enterrados"...

    Acho que nestas coisas, nem tanto ao mar nem tanto à terra...É que uma coisa é a constatação de que há alguns jogos a esta parte estamos a jogar pouco e que alguns jogadores estão em baixa de forma...Agora, colocar em causa tudo e todos (e mesmo esquecer o que foi feito até agora), com a equipa na liderança com 11 pontos de vantagem parece-me no mínimo esquisito...para não dizer outra coisa!

    Mas se calhar é também o facto de sermos tão exigentes que nos faz ganhar tantos titulos...Algum dia, num clube adversário com 11 pontos de avanço na liderança e ainda nas competiçoes europeias haveria tanta discussão como acontece aqui...

    ResponderEliminar