17 janeiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 16ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-1 Naval 1º Maio
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga) / Assistentes: Henrique Parente e Inácio Pereira.


Golo validado pelo bom senso

O FCPorto colocou-se em vantagem diante da Naval com um lance precedido de uma irregularidade: havia duas bolas em campo, ainda que separadas por uma distância extrema, circunstância que fez prevalecer a chamada XVIII lei do jogo: o bom senso, que, apesar do erro, os especialistas de O JOGO aceitam na decisão do árbitro Cosme Machado.



Momento mais complicado

44' O lançamento lateral que dá o 1-0 é feito com duas bolas em campo. O golo obtido é legal?

Jorge Coroado
+
No entendimento restrito da lei, o lance não deveria ser validado. Na verdade, a segunda bola encontrava-se no extremo oposto. Manda o bom senso que, nessas circunstâncias, e porque a mesma não tinha interferência com a jogada, deixar que o jogo prossiga e, azar dos azares deu golo. Os jogadores estão lá para jogar e não para arbitrar.

Pedro Henriques
+
O jogo não deveria ter recomeçado com uma segunda bola dentro do terreno, mas, ao recomeçar desta forma, isso não invalida a regularidade do golo. De resto, o primeiro golo do FC Porto é legal: a bola sai de um lançamento lateral, onde não há fora-de-jogo, e Falcao também recebe em posição correcta.

Paulo Paraty
+
O jogo não deveria ser reatado com uma bola a mais dentro do campo. Apesar de ser uma decisão errada, teremos de entender que essa bola a mais, para além de estar longe do local de acção de jogo, não tinha qualquer influência e estaria também fora da acção visual da equipa de arbitragem.



Outros casos

18' É justo o amarelo exibido a Varela, por mergulho na área?
21' Fica por sancionar puxão na camisola que impede Falcao de se isolar?
86' É bem assinalado o penálti por derrube de Fucile a Gomis?
90'+3' O fora-de-jogo que trava Hulk é bem assinalado?

Jorge Coroado
+
Varela simulou, de forma grosseira, tentando conquistar aquilo a que não tinha direito. Habilitou-se e ganhou um cartão amarelo.
-
Falcao foi agarrado pelo braço esquerdo do adversário, entrando em desequilíbrio e não podendo, assim, jogar a bola convenientemente. Livre directo por marcar e cartão vermelho por exibir.
+
Fucile, com o pé direito, travou o movimento de Gomis, derrubando-o. Fez, assim, grande penalidade, curiosamente, bem assinalada pelo árbitro.
+
Hulk, visto pela televisão, já tinha um pé para além da linha de penúltimo defensor. Foi, assim, bem assinalado o fora-de-jogo. O interessante é que o assistente não tem essa linha.

Pedro Henriques
+
Varela tenta ludibriar o árbitro, simulando que tinha sofrido falta dentro da área. Correctamente, o árbitro mostrou o cartão amarelo.
-
Falcao é agarrado pela camisola, infracção que ocorreu fora da área, passível de livre directo e cartão amarelo, pois, embora isolado, ainda não tinha a bola dominada e controlada.
+
Grande penalidade bem assinalada, pois Fucile, dentro da sua área, rasteira Gomis.
+
Hulk, no momento do passe, está adiantado em relação ao penúltimo defensor. Fora-de-jogo correctamente assinalado.

Paulo Paraty
+
Correctíssima a decisão do árbitro: Varela tentou a sua sorte e Cosme Machado, atento, decidiu bem.
-
Falcao, fora da área, é agarrado o suficiente para o fazer cair. A situação ocorre no ângulo cego do árbitro. Seria muito difícil decidir de outro modo.
+
Correcta a decisão. Fucile rasteira Gomis e, dentro da área de rigor, só poderia marcar-se grande penalidade.
+
A situação não é muito clara, é no limite da dúvida, mas, aceito a decisão do árbitro assistente.



Apreciação global

Jorge Coroado
Em jogo fácil, o maior condão do árbitro foi não complicar. Apesar de uma ou outra falha teve desempenho positivo.

Pedro Henriques
Arbitragem globalmente positiva, num jogo bem controlado, tecnica e disciplinarmente, com pequenos lapsos, mas sem influência no resultado final.

Paulo Paraty
Dificuldades para os assistentes. Acertaram quase sempre. Cosme Machado com trabalho positivo, apesar da situação do primeiro golo.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário