22 janeiro, 2011

O Mundial de 2010 que só foi em 2010 para chatear o Benfica

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Aviso: esta semana, vou dedicar-me, com especial afinco, a achincalhar o clube do bairro da Segunda Circular! Com esta crónica, pretendo que, a partir de hoje, os portistas ganhem todas as conversas de café sobre futebol. Os jogadores ganham no campo, nós ganhámos nas ruas do país.

Só mais uma coisa: se votarem nulo escrevam, por favor, a seguinte frase: "Villas-Boas faz-me um filho!". Ou, caso não estejam para mariquices, optem pelo clássico: "FCP, a vencer de 1893". Conto convosco para dar alguma utilidade aos boletins de voto!

Diário de uma crise: capítulo II

Na última crónica, anunciei aqui a crise profunda crise em que o Porto tinha mergulhado depois daquela insípida derrota com o Nacional, para a Taça da Liga. O jogo com o Marítimo veio confirmar (e agravar) essa crise. Malditas equipas da Madeira! Ganhámos por uns escassos 4-1. Uma vergonha! Que saudades daqueles tempos em que, a jogar em casa, despachávamos os nossos adversários por esclarecedores 5 a 0. Mas isso era antes da crise. Contudo, e apesar do resultado , também houve aspectos positivos no jogo contra o Marítimo. Por exemplo, aquele primeiro golo do Guarín. Quando vi aquele golo, percebi por que é que acusam os portistas de serem violentos . Realmente, não há direito de arrebentar um petardo daqueles mesmo no meio do relvado. Podia ter aleijado alguém. Para quem não viu o golo, a distância entre o sítio donde o Guarín pontapeou a bola e a baliza é ligeiramente menor do que a distância que separa o Porto e o Benfica na tabela classificativa. O rapaz rematou mesmo de longe !

Já a meio da semana, goleámos o Beira-Mar. Sinceramente, começa a passar dos limites. Com uma goleada por semana, ainda me aguento. Com duas, já me começa a fazer mal ao ácido úrico. Rapaziada, vamos lá ter mais calma! Comecem, por amor da santa, a jogar um bocadinho pior. Eu gosto de ver os jogos descansado. Não há direito de me obrigarem a festejar tantos golos. Uma pessoa já não pode ver um jogo do princípio ao fim sentada? Ver o Porto esta época é uma canseira. Uma pessoa mal se acaba de sentar, é logo obrigada a levantar-se, porque os rapazes marcaram mais um golo. Um adepto portista cansa-se mais a festejar os golos do que o Helton dentro do campo. Villas-Boas, vê lá se fazes alguma coisa pela malta! Isto de marcarmos tantos golos não pode continua.

O Jardel, o Super Manco!

Notícia da semana: o Benfica contratou Jardel. Quando li a notícia, o primeiro pensamento que me ocorreu foi : "O quê?! O Super Mário vai voltar aos relvados?!". O segundo pensamento que me ocorreu foi: "Coitado! Deve estar mesmo desesperado! Depois do Beira-Mar julguei que não fosse possível descer mais na carreira...!"- estava, como é óbvio, a esquecer-me que Mário Jardel já jogou no Sporting. Não me recordo do terceiro pensamento que me ocorreu ao ler a notícia, mas ocorreu-me um, de certeza - até porque os pensamentos costumam ocorrer-me com bastante frequência.

Fez-me alguma confusão a hipótese de Mário Jardel, nesta fase da sua vida, voltar a representar um grande clube. Mas, não se esqueçam, estamos a falar de um clube de bairro. A verdade é que, neste momento, o "verdadeiro Jardel" está em pior forma física do que o Nuno Assis sem doping. Mas se o César Peixoto pode fazer parte daquele plantel, qualquer um pode. Aliás, em Maio de 2009, Super Mário, aquele que marcava golos, deu uma entrevista ao Destak em que dizia: "Comigo o Benfica é campeão!". Ao que Luís Filipe Vieira terá respondido: "Com Vítor Pereira também!".

Bom, depois de muito esforço, lá consegui compreender que o jogador que o Benfica contratou não era o bibota de ouro. Trata-se, isso sim, de um jovem central de 24 anos - repito, de 24 anos, contratado a essa grande potência do futebol mundial, a Olhanense. Estamos, portanto, perante uma cópia falsa! Jardel, meus caros, só há um. O Super Mário e mais nenhum! Mais: se queriam arranjar um produto de contrafacção, não deviam ir ao mercado de inverno, mas sim ao Mercado da Ribeira. As peixeiras costumam ser bastante atenciosas com a malta de Lisboa.

É por isso que estou convencidíssimo de que o Benfica só contratou este Jardel porque o nome faz lembrar Mário Jardel. O que acaba por não fazer muito sentido: se queriam alguém que fizesse lembrar o Super Mário, por que é que não chamaram o Chalana? Já tem o bigode. Só faltavam as jardineiras! Era, portanto, uma questão de falar com o Avô Cantigas.

Já depois de ter assinado contrato com o clube da águia, Jardel ainda disputou o Olhanense- V.Guimarães. Não se pense, porém, que foi o único elemento afecto ao Benfica a marcar presença nesse jogo: a equipa de arbitragem de Marco Ferreira também esteve a um bom nível.

Quando oiço benfiquistas fazerem trocadilhos jocosos com o nome do melhor goleador do campeonato, respondo com apenas duas palavras: Fernando Aguiar. Ou será mais correcto dizer: Robocop? Se mesmo assim não se calarem, mostro-lhes a tabela dos melhores marcadores do campeonato. É remédio santo!

O Mundial de 2010 que só foi em 2010 para tramar o Benfica 

No início da época, a desculpa de Jorge Jesus para os maus resultados foi: o Mundial de 2010. Como o leitor saberá, o Mundial de 2010 só foi realizado em 2010 para prejudicar o Benfica. É, aliás, sabido que chegou a estar em cima da mesa ( que, de todas as peças de mobiliário, é onde melhor ficam coisas em cima) a hipótese do Mundial de 2010 se realizar em 2012. No entanto, os gajos da FIFA ( peço desculpa pelo uso dum vocabulário tão rigoroso) acharam má ideia. Uma vez que, ao que parece, para 2012 já está agendado outro grande espectáculo de nível mundial: o fim do mundo. Espectáculo esse que poderia retirar público (nomeadamente, através da morte) aos estádios da África do Sul. Ah - não sei se já tinha dito - se o Mundial de 2010 fosse em 2012 isso não prejudicava o Benfica. E a penalização do Benfica é uma questão muito sensível, não só para a FIFA, como para todas as organizações mundiais. Até a Al-Qaeda possui um infiltrado no Caixa Campus Seixal. O nome de código do terrorista é: David Luiz. Psshhht, não digam a ninguém.

Apesar de tudo, e por muito que me custe a admitir, o Benfica tem razão num aspecto: uma equipa cujos jogadores tenham participado no Mundial está condenada a começar mal o campeonato. Não há volta a dar. Veja-se, por exemplo, o caso do Barça: a sua equipa titular esteve toda no Mundial; a maioria desses jogadores disputaram a final; quase todos iniciaram as férias depois dos jogadores do Benfica. Em que lugar está o Barcelona no campeonato espanhol? Surpreendentemente, isolado no primeiro lugar. Mas a gente sabe que é sorte.

Mais uma vitória que se vai embora!

Até há um mês atrás, antes do início de cada jogo no Estádio da Luz, o espectador era presenteado com um galináceo esgrouviado a fazer um voo picado com o fito de se ir lambusar num naco de presunto - que se encontrava estrategicamente colocado sobre o símbolo do Benfica. Digam o que dizerem, era bonito ver um pedaço de carne de porco a besuntar de gordura o símbolo do Benfica.Infelizmente, esse belo espectáculo não se voltará a repetir. A águia Vitória trocou Lisboa por Roma. Deram a escolher ao bicho entre duas capitais, e ele, obviamente, escolheu aquela que tem menos sarracenos. A ave é irracional, mas não é parva! Dizem os amigos próximos da Vitória, o canário Arnaldo e o pisco Vitorino, que o bigode do Vieira também já lhe estava a fazer alguma confusão. Acho que o animal não conseguia perceber muito bem se aquilo era um bigode ou uma ratazana obesa.

Com o adeus à águia Vitória, os benfiquistas perderam o único pretexto que ainda lhes restava para gritarem "Vitória, Vitória!" naquele estádio. É triste quando as pessoas perdem a ilusão. Talvez seja altura de arranjarem um urso malabarista chamado "Campeões". Fica a sugestão.

Mas, deixemos, por momentos, os facciocismos de lado. Há que reconhecer: assistir aos jogos no Estádio da Luz era duplamente divertido . Por um lado, víamos o Benfica perder; por outro, víamos a actuação de um animal amestrado. Dois belos espectáculos pelo preço dum bilhete. É bonito quando o futebol e as artes circenses dão as mãos. E não estou a falar dos penalties a favor do Benfica - embora estes normalmente também aparecem por magia.

Os benfiquistas acham que a águia Vitória fazia aquele voo picado por amor ao clube. Caros sarracenos, se havia alguma coisa pela qual a Vitória sentia amor era pelo presunto que abocanhava, de cada vez que fazia aquele voo estúpido. O que, aliás, demonstra que a Vitória era um bicho inteligente: um bom naco de presunto é bastante mais agradável do que o Benfica. Mesmo um intragável naco de presunto consegue ser mais agradável do que o Benfica.

Temos que admitir que o Benfica esta época está imparável. Ainda a temporada vai a meio,e o Benfica já se pode gabar de ter perdido duas "vitórias": a do voo esgrouviado e a do campeonato. Esta capacidade para mandar vitórias às malvas (e para Roma) não é para todos. Isto só está ao alcance de grandes clubes. Ainda assim, pelo que tenho lido na imprensa, as hostes encarnadas estão muito mais preocupadas com a adeus à Vitória - aquela com penas - do que com o facto de a vitória no Campeonato estar completamente hipotecada. Entre "vitórias" há que escolher. Ainda a época está longe de ter acabado, e o Benfica já tem duas "vitórias" a menos em relação à época transacta. Não há dúvidas: são um exemplo para nós, Portistas.

13 comentários:

  1. Tens qualidade;)
    Um texto excelente, bem delineado e sempre a malhar nos vermes;)

    Mas importante mesmo é ganhar em Aveiro. Vamos Porto!

    abraço ao escrevinhador;)

    ResponderEliminar
  2. Mais um excelente coelho saído da cartóla do Blue.
    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Belo texto, belas imagens, eh, eh...
    E logo à Vitória, mas a que interessa, conquistando mais 3 pontos num jogo contra 14...

    ResponderEliminar
  4. eSCREVINHADOR,

    já te tinha dito que «curto à brava» este teu estilo tão próprio, de provocação brejeira ao «odioso inimigo», mas de fino e rico recorte humoristico?

    já, não já?! pois, já me tinha esquecido!

    tás no bom caminho, aliás, no muito bom caminho... fazendo fé que este teu estilo se torne cada vez mais acutilante e mordaz, porque de irónico, é já ele qb!!!

    aBRAÇO.

    ResponderEliminar
  5. Texto sacudido e pontilhado com a fina e contundente ironia tripeira. Vou guarda-la para memoria futura.

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Já não me ria tanto com um texto à muito tempo! Parabéns Escrevinhador!

    ResponderEliminar
  8. Excelente.....simplesmente excelente. Parabéns

    ResponderEliminar
  9. Ainda não tinha tido a oportunidade de te dar as boas vindas...e que melhor ocasião senão esta!!!Estou deleitado com tanta malhação...ler este texto é melhor que um cento de abdominais..é que de tanto rir ate me doi a barriga!!!

    Benvindo, muitos post neste burgo e essa pena afiada que todos somos poucos para a luta que nos espera a cada jornada de verdade desportiva!!!!

    ResponderEliminar
  10. Dá-lhe com força, mas sem esquecer que dentro de casa também podemos fazer melhor!

    Continuação de bons artigos

    ResponderEliminar
  11. Não resisto em cair na piada fácil.
    Mas que texto tão bem escrevinhado :)
    Parabéns, está excelente.

    ResponderEliminar
  12. Boas, NAÇÃO PORTISTA !


    Queria agradece a TODOS a generosidade que tem demonstrado pelos meus textos.

    Um obrigado muito forte ao bLuE bOy por ter apostado em mim.

    Escrever para os Portistas é muito difícil, pois estou a escrever para seres superiores. Escrever para os homens é fácil. Escrever para os deuses é que é difícil.
    Por isso, escrever nesta Casa é uma responsabilidade muito grande. Mas, acima de tudo, é um prazer imenso.

    Espero continuar a merecer o vosso apoio e a confiança que o bLuE depositou em mim.

    Muito obrigado a TODOS!!!!!

    Abraços bem AZUIS!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Escrevinhador, excelente, diverti-me bastante a ler o teu post;)))

    Venha o próximo!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar