28 janeiro, 2011

O circo volta ao Dragão...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na próxima quarta-feira vai estar um belo dia. São esperadas temperaturas a rondar os 40 graus, vai ser Agosto, todos os adeptos estão de férias, a crise acaba e todos são ricos e podem dar 50 euros pelo bilhete do clássico. A assistência do próximo jogo em casa vai-me dar razão, não só a mim, mas a todos aqueles que lutam contra as fracas assistências nos estádios de futebol. E vai-nos dar razão, porque nesse dia, quando voltarmos a receber os encornados, já ninguém tem coisas marcadas, como jantares, cinemas e afins, todos estão livres para ir ao jogo. O adepto de sofá vive para os jogos grandes. Neste mês de Janeiro que agora finda, o FC Porto disputou 6(!!) jogos no seu estádio e a média é assustadoramente negativa. Pelo menos do meu ponto de vista. É inadmissível que num clube como o FC Porto, um único jogo tenha passado a barreira dos 30 mil presentes. E mesmo contando com os três jogos de Dezembro, penso que também não ultrapassa essa marca.

É triste ver que há gente que só vai aos grandes jogos, que o que quer é festas e clássicos no seu registo enquanto adepto. E não me venham dizer que a culpa é dos horários. Os jogos para a Champions são às 19h45 e não há casas abaixo dos 30 mil. E também não me venham dizer que a vida está cara. Nestes jogos que efectuámos em Janeiro e com a campanha que o FC Porto lançou, um sócio pagava em média 3 euros por jogo. Um maço de tabaco custa mais do que isso. Lá vem a história das prioridades. Adiante.

Era-me perfeitamente indiferente se jogávamos contra o 5LB ou contra o Rio Ave. Assim vou estar no Dragão, e no galinheiro em Abril, mas se fosse o Rio Ave também estaria no jogo em casa e deslocar-me-ia a Vila do Conde na segunda mão. Obviamente que defrontar o clube do regime é uma motivação extra, mas para muitos para além disso é apenas mais um jogo em que lá estarão ao lado da equipa. Vamos estar atentos, não é simples jogo para o campeonato, é uma eliminatória onde qualquer erro pode ser fatal.

Eles que venham, os guardiões da Invicta terão todo o gosto em recebê-los novamente…

Vou começar por relatar as incidências de mais uma deslocação dos ultras do FC Porto, desta vez até Aveiro. 17ª jornada da Liga ZON Sagres, mais uma batalha ganha, desta vez frente ao Beira-Mar e por 0-1. Golo do Incrível, para não variar. Num estádio onde já fomos muito felizes este ano, carimbámos mais três pontos rumo ao resgate do título nacional.

Sábado à tarde, antes da partida para Aveiro, o nosso grupo ainda esteve presente no Dragão Caixa para apoiar a equipa de hóquei em patins, que disputou um jogo para a Liga Europeia com os franceses do Coutras. Imediatamente após o apito final, fizemo-nos à estrada. Cerca de uma hora antes do apito inicial do João “pode ser” Ferreira, já estávamos nas imediações do Municipal de Aveiro. Um saltinho indispensável ao tasco mais próximo, neste caso às roulottes, onde se comeu, bebeu e conviveu com os mesmos de sempre, aqueles que não viram a cara à luta, aqueles que não vergam, aqueles que vão para todo o lado atrás da sua paixão. Um grande ambiente, que transladou para dentro do estádio. Lá dentro compareceram cerca de 10 mil adeptos, a maioria dos quais eram Dragões.

Uma verdadeira mancha azul e branca preencheu por completo o sector visitante do estádio do Beira-Mar. Muito material presente (vá lá, não implicaram com a bandeira como no jogo da Supertaça!!), com muitas bandeiras, estandartes e também alguma pirotecnia no inicio e durante o jogo. Um grande apoio, tanto da parte dos Super Dragões como do Colectivo. Uma atmosfera contagiante e um poder vocal muito bom. Foram abertas duas tochas, uma na primeira parte pelo Colectivo e outra na segunda parte pelos Super Dragões. Vários cânticos ao longo dos 90 minutos como em todos os jogos, mas neste, tenho que destacar obviamente um: Lucho González. O argentino que deixou uma saudade imensa em todos os portistas, esteve presente em Aveiro e ouviu o seu cântico ser entoado, alto e em bom som, na segunda parte do jogo. Um momento magnífico e de arrepiar qualquer um naquela bancada.

Destaco negativamente apenas a presença do corpo de intervenção dentro da nossa bancada. Voltamos à velha história, chama-se corpo de INTERVENÇÃO, ou seja, deve aparecer quando é para intervir, não têm que estar lá especados durante o jogo todo e a olhar para nós, como se fossem steward’s!!

O grupo da casa, os ultras auri-negros, esteve em bom plano, dentro dos possíveis, obviamente. É um grupo que ao que apurei tem estado com a equipa nos bons e maus momentos clube, e é assim que deve ser.

Anteontem voltámos a receber o Nacional da Madeira no Dragão, mas agora para o campeonato, em jogo antecipado da 20ª jornada, devido ao duplo confronto com o Sevilha para a Liga Europa. Mais uma assistência imprópria para um clube como o nosso, estiveram presentes 23 212 espectadores. As mesmas caras, as mesmas pessoas do costume estavam lá.

Em relação às nossas claques, mais uma vez disseram “presente”. Sem os seus sectores completos, mas com muita força e vontade de cantar. Um grande espírito dos nossos ultras, é um grande orgulho apoiar o nosso clube jogo após jogo. Do lado madeirense, mais uma vez, não esteve presente qualquer adepto, no apoio ao Nacional.

Uma grande exibição da nossa equipa deixa-nos mais confortáveis na liderança e a menos três pontos da conquista do campeonato. Contem connosco até ao fim!

Um abraço ultra.

12 comentários:

  1. É verdade sim senhor....não há hipótese...já eu sou praticamente ao contrário lol....conseguir ir ver estes jogos "menos interessantes" de Jnaeiro (entre aspas note-se porque para mim, sinceramente, têm tanto interesse e importância esses jogos que os clássicos...afinal os clássicos em casa resumem-se a 6 pontos) e não devo ir conseguir ir ver contra os encornados por motivos laborais...mas ainda não perdi a esperança lol....

    Mas é isso...se for nem levo casaco porque de facto o tempo deve estar bonzinho!!!

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Tripeiro, apoio constante, mas atenção, nada de confusões que possam dar pretextos para desculpas esfarrapadas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Tenho seguido as tuas cronicas atentamente e chego ao fim de cada uma e penso sempre o mesmo.. "penso exactamente da mesma maneira..!"
    Estou-me a referir claro às fracas assistencias no Dragão e até mesmo em Aveiro. Se não fossemos nós ULTRAS, não sei como seriam os jogos..enfim.

    Apenas quero dizer que sou do nucleo da Margem sul, e como é mais ou menos obvio não consigo estar sempre como gostava mas mesmo assim devo de ir a mais jogos do que pessoal que vive muito mais perto. Não quero com isto dizer que sou mais ou menos do FCP do que essas pessoas, não é nada disso que quero dizer, apenas uma questão de mentalidade. Para além disso o nosso nucleo com material ou não tem estado SEMPRE com elementos na curva, temos esse cuidado, tentamos sempre estar presentes para apoiarmos o nosso mágico!

    Continuação de boas crónicas, abraço a todos!

    http://sdmargemsul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. BOM-DIA
    MAGNIFICO

    VIVA O NOSSO FC PORTO

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que foi escrito.
    Sublinho e assino por baixo.

    Mas questiono: o que é que cada um de nós já fez para ajudar?
    Isto é, todos os que frequentamos os estádios onde o FCP joga, ficamos tristes por ver assistências reduzidas em jogos ditos mais fáceis, e assistências tremendas em jogos ditos grandes.

    Mas será que cada um de nós, á imagem do que devia acontecer no dragão caixa, já "puxou" gente para os estádios?
    Nas nossas conversas do dia a dia com amigos, colegas de trabalho, fazemos e cultivámos essa doutrina?

    Pessoalmente, esta época, "conquistei" 5 novos lugares anuais e esse julgo ser o caminho.

    Repito, com toda a concordância e respeito pelo texto, acho que todos os que nos preocupamos com isto, devemos ir um pouco mais além, fazendo se calhar aquilo que devia ser o clube a fazer, cultivando uma maior aproximação ao associado e adepto em geral. Se bem que os preços especiais criados para os 5 jogos de início de ano, considero uma medida positiva e que denota alguma preocupação por parte da direcção.

    Quanto ao resto, lá completamos presença em mais 2 jogos, e estaremos presentes nos 13 que faltam para o campeonato e todos quantos ainda venham a surgir...

    ResponderEliminar
  6. O apoio em Aveiro foi fabuloso!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. SD-86-MS,

    Obrigado pelo teu comentário. Pelo que percebi, andas nestas andanças e estás por dentro do assunto, por isso é sempre positiva a tua opinião!

    Devo dizer-te que aprecio o teu núcleo e que conheço alguns elementos. Antigamente eram os SD Margem Sul que faziam os videos da curva em todos os jogos do FC Porto, apesar de agora não os ver. E eu não perdia um video desses, eram sempre espectaculares ;)

    Dou mérito a essa malta, que vem aos jogos e não vivem na cidade do Porto, por exemplo para vocês, um jogo em casa são 600km, e muita coisa e não é fácil, imagino.

    Em relação ao público nos estádios, pois bem, se formos a prestar atenção isto espalha-se por todo o lado, e se não fossemos nós, para além dos estádio terem ambientes de velório, nem quero imaginar as assistências. Aí sim, seria mau demais.

    Nem imaginam o número absurdo de sms's que já recebi, e aquelas que ainda vou receber até quarta-feira para que arranje um bilhete para o jogo! Passo a época toda a tentar convencer amigos e conhecidos e virem ver o jogo ao estádio, a desculpa é sempre que não podem, está frio, está calor, etc. etc., mas na semana que antecede um clássico o meu telelemovel não pára!!

    Querem bilhetes?!? .|.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Tripas vamos à luta.

    Mais uma vez muita paixão em todas as palavras, mais um excelente post.

    Em relação às assistências começa a ser preocupante, eu há uns anos para cá, cerca de 4 anos, quase consigo pagar as cotas anualmente só com a angariação de novos sócios. Até já vos digo que o sócio 100 e troca o passo é alemão por isso.

    Temos de continuar apostar em trazer pessoas e um política de baixar os preços não chega.

    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar
  9. BILHETES PARA A RECEPÇÃO AO BENFICA À VENDA NO SÁBADO

    Os bilhetes para o jogo com o Benfica, a contar para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, estarão à venda a partir deste sábado. A venda é exclusiva a sócios do FC Porto.

    Os bilhetes estarão disponíveis nos locais habituais: bilheteira nascente do Estádio do Dragão, Loja do Associado, Lojas Azuis NorteShopping, ArrábidaShopping e Bom Sucesso, Lojas Fnac GaiaShopping, MarShopping, NorteShopping e Santa Catarina, www.fcporto.pt e Linha Dragão (707 28 1893).

    Os detentores de Dragon Seat têm o seu lugar reservado até 48 horas antes do início do jogo.

    A tabela de preços é a seguinte:

    Box e Tribuna (Dragon Seat): 20 euros
    Bancada A e B: 18 euros
    Bancada C e D: 15 euros
    Bancada E e G/H: 10 euros

    -------------------------

    Venham eles... IDES SOFRER COMO CÃES!!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Tripeiro...Percebo uma vez mais o fundamento das tuas questões e batalha!!!Contudo...
    Se tal como para os jogadores os clássicos não são jogos como os outros, também para os adeptos as coisas assim são.São questões motivacionais que sei que como pessoa inteligente que és as percebes.Confesso que me cansa um pouco o bater sempre na mesma tecla, da forma como pões as coisas, levando as coisas para outros patamares. Estive em Aveiro e o meu 1º pensamento nas imediações do estádio foi mesmo o de desilusão face a acalmia que se vivia em torno do mesmo, ao entrar disse mais uma vez aquilo que nos devia tornar maiores é precisamente aquilo que não nos engrandece. Eu gostava era de ver discutido o porquê de um clube vencedor como o nosso não dar o passo que falta para granjear uma cada vez maior e inegável franja de adeptos, se isso acontecer , ai sim vamos ter maiores assistências seja em que estádio for!!!

    ResponderEliminar
  11. Atentem bem...

    Na taça de Portugal, o visitado é obrigado a ceder até 10% da lotação do estádio ao visitante! Se o clube do regime pode ter direito até 5000 encornados no Dragão, isso significa que o FC Porto pode levar 6500 portistas ao galinheiro!!!!

    6500!!! My God :D

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pelo texto, Tripeiro. Tudo muito bem dito!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar