24 janeiro, 2011

A minha televisão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Por vezes tenho a sensação que a minha televisão não transmite as mesmas imagens de que grande parte dos televisores de centenas, milhares ou mesmo milhões de pessoas.

Provavelmente, o problema é meu. Mesmo tendo qualquer problema de visão ou de transmissão no meu televisor, mantenho que a minha opinião sobre o jogo FC Porto em Aveiro difere de grande parte das opiniões que já vi expostas neste blog e noutros sítios. Como é óbvio, congratulo-me por isso, dado que esta é mais uma prova da liberdade de expressão e diversidade de opiniões que prevalece no nosso país, bem ao contrário do que acontecia nos tempos da “outra senhora”, por quem muito boa gente ainda suspira!

Aquilo que vi (ou que a minha televisão me permitiu ver!) foi um jogo totalmente controlado pelo FC Porto, resultando numa vitória normal e extremamente importante nesta difícil caminhada para o título. O Beira-Mar não criou uma única oportunidade de perigo para a baliza de Helton, que aliás se limitou a efectuar alguns pontapés de baliza e segurar algumas bolas fáceis. No ataque, para além do golo obtido através de um claríssimo penaltie (depois da Sporttv ter repetido 30 vezes o lance) cometido sobre Hulk e concretizado pelo próprio (que grande época do brasileiro!), o FC Porto até criou várias ocasiões de golo desperdiçadas umas atrás das outras. James, Hulk e Rodriguez estiveram perto do golo, mas a pontaria não foi a melhor e o resultado manteve-se num magro 1-0. Esteve longe de ser um jogo brilhante ou espectacular, mas deu-nos 3 pontos e a manutenção de uma importante vantagem sobre a concorrência. Comparar o jogo de Aveiro com alguns maus jogos do FC Porto (como Setúbal ou Pinhalnovense) é ser, do meu ponto de vista, demasiado "exigente".

Eu fui o primeiro a manifestar a minha profunda indignação aquando de algumas péssimas exibições do FC Porto na presente época. Não me esqueço daquela vitória à tangente frente ao Setúbal no Dragão com um grande susto ao minuto 90, nem me esqueço dos adormecimentos nalguns jogos “pós-goleada 5-0”, daquela miserável exibição frente ao Pinhalnovense mesmo com a passagem à próxima eliminatória da taça.

Algo bem diferente é o sentimento que tenho visto em alguns portistas, os denominados portistas demasiado “exigentes”, mas que apenas não passam dos "portistas de ocasião”, aqueles em que na hora da vitoria e da gloria é tudo muito bonito e muito belo, mas que quando algo corre menos bem é logo tudo posto em causa. Depois, claro está, há aquela velha “capa” da exigência e da crítica àqueles que apoiam incondicionalmente o clube. Sabem quando é que se veriam os verdadeiros portistas? Era se o clube algum dia descesse de divisão! Aí, provaríamos por A+B quem eram os verdadeiros portistas, aqueles que apoiariam incondicionalmente o clube, com chuva, vento, sol, neve ou na 2ª divisão! Irritam-me muito os "portistas de ocasião", que infelizmente ainda existem em grande quantidade…

E digo isto a propósito da enorme tristeza que a vitória de Aveiro parece ter provocado nalguns adeptos. Vencemos num terreno difícil e como disse AVB, não poderemos dar “ópera” em todos os jogos. Compreendo e concordo perfeitamente. Até ao fim do campeonato todos nós teremos de colocar na cabecinha que iremos ganhar jogos a jogar muito bem com categóricas vitórias, que iremos ganhar jogos a jogar pouco ou apenas o suficiente e que também iremos ter percalços. Importante mesmo é estarmos todos unidos durante toda a época. Encher o máximo possível o estádio do Dragão criando um ambiente difícil aos adversários (como no dia da mítica goleada dos 5-0!), apoiar a equipa nos momentos difíceis e complicados, mesmo na hora da derrota. Aliás, o maior momento de união, acreditem, será no dia (e espero que não aconteça) que tivermos um percalço no Dragão e a equipa acabe ovacionada e aplaudida pelos adeptos, desde que obviamente se veja nos jogadores esforço, devoção e luta pelo símbolo do clube! Aí, certamente ganharemos o campeonato...

Há apenas uma só coisa que não é seguramente exclusiva da minha televisão: as estatísticas. Os números, esses malditos energúmenos que mostram realidades por mais que custem às pessoas. Como no ano passado, por muito que nos tivesse custado a todos, a classificação e os números demonstraram claramente que fomos a 3ª melhor equipa do campeonato, independentemente de tudo o que aconteceu. Este ano, os números são esmagadores e derrubam uma a uma, as vozes desesperadas que procuram retirar-nos mérito. Temos 28 vitórias em 32 jogos oficiais, quase 80 golos marcados, menos de 20 golos sofridos, apenas uma derrota e estamos ainda em todas as competições realmente importantes para o clube (à excepção daquela brincadeira da taça da Liga). Não brinquem comigo, tudo isto não pode ser da minha televisão… É a realidade, por mais cruel que possa parecer à vista de um bando de frustrados e desesperados…

12 comentários:

  1. Caros portistas,
    Deste jogo safam-se os 3 pontos ganhos porque em futebol espectáculo pouco se viu, mas uma coisa é certa as oportunidades mais flagrantes foram criadas quase todas por o FCP como é óbvio e de esperar, apenas faltou mais uma vez, a eficácia da finalização, achei também que quem não esteve muito bem neste jogo foi Varela que esteve muito apagado. Em relação á palhaçada na Mourolândia realmente o que é de lamentar é a falta de tratamento que dão às escaramuças provocadas por elementos ligados ao clube do regime, estes indivíduos passeiam-se impunes no futebol português, isentos da punição adequada, ainda tem a lata de envergar a capa da justiça desportiva. Que nojentos de merda, e os árbitros uns autênticos cobardes que nem mencionam tais incidências no seus relatórios vergonhoso, cagados de merda. Portistas unidos contra tudo e contra todos, seremos CAMPEÕES.

    Cump.
    www.ultrasfcporto.com

    ResponderEliminar
  2. São todos iguais, não ha 1 que de mérito ao nosso Clube, por isso, já nem ligo ao que dizem.
    O que importa é que estamos a fazer uma epoca muito boa e no sabado conseguimos trazer para a Invicta mais 3 pontos. Forte apoio das claques do FCP e mais uma vez, mesmo não pertencendo ao vosso grupo, fiquei perto de voces, ja que são aqueles que mais me identifico na claque. Estão la para apoiar o Porto e não para fazer numero.
    Agora quarta só quero é mais 3 pontos.

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu caro Açoriano, o meu aparelho de TV deve ser da mesma qualidade do seu, pois o que eu lá vi foi a mesma coisa que descreve no seu post. Quanto aos Portistas exigentes, ou melhor, aos adeptos da claque assobiativa, temos de os ir mentalizando para adquirirem um aparelho igual ao nosso.

    ResponderEliminar
  4. RCBC, estou completamente de acordo, em tudo o que escreves-te no teu post!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Caro RCBC

    Na minha opinião, a nossa equipa fez um jogo muito aceitável em Aveiro.

    A 1º parte foi muito bem conseguida, excelentes movimentações atacantes, várias ocasiões, não permitimos que o beira mar se aproximasse da nossa área.

    A 2ºparte foi mais de contenção, mas temos que admitir que o beira-mar não teve uma bola de golo, mérito da defesa.

    Mesmo sem falcão, o ataque continua a ser produtivo e eficaz.

    Vamos ganhar ao Nacional!

    ResponderEliminar
  6. Na rádio do estado, Antena 1, no programa Grandes Adeptos, que passa habitualmente às segundas-feiras depois das 19 horas, moderado por Tiago Alves e com a participação do Dragão Miguel Guedes, o sportinguista Alfredo Barroso e Manuel dos Santos da equipa da luz, vestindo a camisola dos seus clubes falam sobre a jornada do fim de semana e de assuntos ligados ao futebol.
    Trata-se de uma tertúlia mais ou menos sensata, mas, depois que o benfiquista Medeiros foi substituído por este fulano da imagem, baixou de nível até à vergonhosa emissão de hoje.
    Não sei se se trata de uma estratégia lampiona, mas depois do outro execrável Vasconcelos, este Santos despeja constantemente fel contra o FCPorto, o seu Presidente e, como o encornado da televisão, são só suspeitas e ataques sujos. Hoje, entrando de rompante, disse algo deste jaez: "com excepção de um ou outro, os adeptos do FCPorto são todos burros!"
    Miguel Guedes, quando lhe foi dada a palavra, embora com muita educação e estupefacção, disse acreditar que aquela afirmação fora um lapsus linguae, e tentou disfarçar o incómodo de tal vergonhosa afirmação. Mas o biltre reforçou o que dissera!!!
    Mas eu não sou o MGuedes e peço, não, exijo uma reparação imediata. Ou então sinto-me no direito de ripostar COM TODAS as armas ao meu alcance.
    Chega de sermos constantemente enxovalhados e insultados; de vermos os triunfos do nosso Clube serem minimizados, espezinhados e envoltos em suspeição. Chega!!!

    ResponderEliminar
  7. O grande "problema" é que os adeptos da massa "assobiativa" estão muito bem habituados a muitos campeonatos nacionais ganhos, títulos europeus, etc etc...Talvez por isso exista tanta exigência em dados momentos da época...

    E atenção, com isto não estou a dizer que nao sou exigente com a equipa! Como é evidente e obvio tambem o faço, exijo esforço e dedicação máximas a todos...Agora não exijo é o céu e a terra...Nem exijo que ganhemos todos os jogos por margens superiores a 5 ou 6 golos dando "shows de bola" completos ao adversario...

    Acima de tudo, é importante resisitir bem à tentativa de aproximação do 2º classificado, que não há que ter complexos em dizê-lo, está numa boa série de vitórias consecutivas e a tentar por todos os meios pressionar-nos.
    Face a isso, é muito importante sabermos unirmos e apoiar muito a equipa...Estar constantemente a carpir mágoas e com as típicas criticas constantes quando não damos 5-0 não me parece ser o melhor caminho...

    E insisto que aquilo que vi em Aveiro esteve longe de figurar no pior FC Porto deste ano...

    ResponderEliminar
  8. Caro Kosta de Alhabaite

    Quando andamos na rua, às vezes vemos excremento de cão no passeio…Ao vê-lo, o que fazemos? Desviamo-nos e procuramos evitá-lo, andando mais rapidamente para não lhe sentir o cheiro… Relativamente a este senhor que refere, tal como outros paineleiros da nossa praça, a atitude deve ser exactamente a mesma…porque se trata disso de mesmo: excremento puro!

    Mais preocupado, estou com o Nacional, agora com estas autenticas merdas, por mim, dou-lhes a mesma importância que ao excremento que vejo na rua...

    ResponderEliminar
  9. Boas,
    Hoje em dia deve andar tudo maluco. Meu deus!
    Castigo máximo ao JJ!
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Nunca assobiei, também não sei!
    Não tenho por hábito insultar, a não ser aqueles desabafos durante o jogo!

    Mas sou exigente...lá isso sou e muito, porque não faço milhares de kilómetros e gasto milhares de euros ao longo de um ano, para me satisfazer com pouco.

    Satisfazer-me significa ganhar!
    Jogando bem, jogando mal, jogando assim assim, mas ganhar!

    O que os meus olhos me deixaram ver nos 17 jogos de campeonato (ainda nenhum pela tv) que esta época leva, foram 2 períodos distintos: até aos 5-0 e depois dos 5-0.

    Mas mais do que isso, e como já tive oportunidade de escrever, o que me chateia são os jogos "á Jesualdo".

    O Beira-Mar criou zero oportunidades de golo, repito, zero!
    Nós, para além do penalti, criamos mais 3 ou 4 lances para marcar.
    Mas agora pergunto: justificasse uma 2.ª parte tão na expectativa, existindo vantagem de apenas um golo?? NÃO, NÃO SE JUSTIFICA!!!

    Fez-me lembrar o jogo de Guimarães, onde o adversário marcou na única oportunidade de golo que teve, e lá se ficaram 2 pontos.
    Fez-me lembrar Paços de Ferreira, mas aí o adversário teve bem mais chances.

    É que um golo surge num "pisso", num "chouriço", numa bola parada, num erro individual, etc...e depois, perdem-se mais 2 pontos???

    Ninguém de bom senso está á espera de ópera em todos os jogos, ninguém está á espera de ganhar todos os jogos por 4 golos de diferença.
    Agora, o que eu estou á espera, é que o meu clube consiga 2 golos de vantagem, e depois entre em gestão, a não ser que estejamos nos últimos 10m.
    Não estou á espera que a minha equipa se dê ao luxo de se sujeitar durante 45m ao tal eventual "chouriço".

    Assim sendo, espero continuar a vencer, nem que seja com um golo depois da hora, marcado com a mão e em fora de jogo, da mesma forma que espero que não se voltem a sujeitar de forma tão exposta, ás eventualidades de um jogo de futebol, correndo o risco de permitir aproximações dos menstruados.

    ResponderEliminar
  11. Caro Norte,

    Efectivamente é verdade que a equipa se expôs a uma eventual jogada de sorte do Beira-Mar, mas também não é menos verdade que bastaria que uma das 3 ou 4 ocasiões de golo tivesse sido concretizada para o jogo ficar completamente tranquilo.

    Também concordo que os nossos piores jogos têm sido no período pós 5-0. Com o Setúbal, Pinhalnovense e mais um ou outro jogo que me tirou completamente do sério pelo excesso de confiança que a equipa demonstrou.

    No entanto, também me parece que fizemos alguns jogos relativamente positivos nesse período. Com o Marítimo por exemplo, onde goleamos e em alguns momentos de jogo nos exibimos a um elevado nível.

    A grande verdade é que mesmo num período de menor fulgor exibicional, continuamos a ganhar. Estou certo que voltando outra vez a um nível superior chegaremos aos principais embates da 2ª volta com uma boa vantagem. E aí residirá a nossa principal vantagem porque a pressão é sempre maior para quem vem atrás…

    PS: Infelizmente, ao contrário de ti, os 1500 km de distância entre a minha cidade e o Porto ainda não me permitiram ver qualquer jogo sem ser pela televisão… No entanto, espero em breve poder dispensar a televisão e dar um salto aí para ver um jogo ao vivo…lol

    ResponderEliminar
  12. RCBC importante estas chamadas de atenção para o que se vai dizendo, vai mostrando que não comemos tudo o que nos põe na frente.

    É normal o desprezo, o demérito e até algum escárnio em todas as nossas vitórias, mostram acima de tudo que há muita vontade em esconder o que se passa noutros lados.

    RCBC um abraço para os Açores.

    ResponderEliminar