20 janeiro, 2011

Dificil, mas não impossivel chegar às "meias"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 16.618 espectadores.

Árbitro: Árbitro: Marco Ferreira (Madeira), Assistentes: Álvaro Mesquita e Nelson Moniz; 4.º Árbitro: Manuel Mota.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Otamendi, Maicon e Rafa; Fernando, Souza e João Motinho; Hulk, Walter e James.
Substituições: João Moutinho por Rúben Micael (46m), Hulk por Mariano (46m) e Fernando por Belluschi (73m).
Não utilizados: Kieszek, Guarín, Sereno e Varela.
Treinador: André Villas-Boas.

BEIRA-MAR: Vicente Paes; Danilo, Kanu «cap.», Jaime e André Marques; Yohan Tavares e Tiago Barros; Alex Maranhão, Sérgio Oliveira e Ruben Lima; Wang.
Substituições: Kanu por Rui Sampaio (46m), André Marques por Leandro Tatu (61m) e Alex Maranhão por Artur (71m).
Não utilizados: Oblak, Hugo, Wilson e Renan.
Treinador: Leonardo Jardim.

Marcadores: Walter (7m), Rafa (18m) e Fernando (39m).

Disciplina: Tiago Barros (27m), Walter (88m), Ruben Lima (89m) e Fucile (90+3m).

FC Porto venceu, calmamente, o Beira-Mar de Leonardo Jardim por 3-0, no Estádio do Dragão, em jogo da segunda jornada do Grupo A da Taça da Liga. Mas a derrota da primeira ronda, na recepção ao Nacional da Madeira, deixa os portistas numa posição difícil para chegar às meias-finais da prova, uma vez que os madeirenses têm seis pontos e os portistas apenas três. Tudo se resolverá na terceira e última jornada.

Quanto ao jogo desta quarta-feira à noite, no Estádio do Dragão, o FC Porto imprimiu bom futebol na primeira parte, mesmo não tendo jogado com o seu “onze” mais forte, e por isso apontou três golos. No segundo tempo, os azuis e brancos “exploraram” mais, deixando o “futebol espectáculo” nos primeiros quarenta e cinco minutos.

Ao minuto 7, Walter aproveitou da melhor forma a defesa incompleta do guarda-redes Vicente Paes, depois um livre directo apontado por Hulk, e só teve de encostar para dentro da baliza aveirense.

Dez minutos depois foi a vez do lateral esquerdo Rafa livrar-se da defesa auri-negra e, numa jogada de insistência por parte do jovem português, rematar para o segundo dos azuis e brancos.

A ganhar por 2-0, os portistas não abrandaram de rimo e ainda tiveram excelentes oportunidades de marcar mais golos antes de visitarem os balneários.

O terceiro golo do FC Porto foi uma bomba enviada à entrada da grande área e “acendida” pelo médio brasileiro Fernando ao minuto 38, sem hipóteses para o guardião dos aveirenses.

Ao intervalo, o FC Porto vencia por 3-0 e tinha o jogo controlado, apesar de algum atrevimento, como tem sido habitual, por parte da equipa de Leonardo Jardim.

Na segunda parte, André Villas-Boas aproveitou para dar alguns minutos de jogo a Mariano e Rúben Micael, para os lugares de Hulk e João Moutinho, mas o resultado manteve-se inalterável até ao final do encontro.

O Nacional da Madeira, com duas vitórias, soma seis pontos e um empate basta, frente ao Beira-Mar, na próxima semana, para colocar a equipa de Jokanovic nas meias-finais da Taça da Liga. A turma de Aveiro, com duas derrotas, já não tem hipóteses de seguir em frente na Taça da Liga.

O FC Porto e Gil Vicente, ambos com três pontos, estão obrigados a vencer o encontro da próxima semana em Barcelos e esperar que a equipa da Madeira saia derrotada do desafio.

Mas a vitória pode não ser suficiente para a equipa do Porto e Barcelos, precisando de ultrapassar o Nacional da Madeira no número de golos marcados para alcançar o primeiro lugar do Grupo A.

Recorde-se que apenas o primeiro classificado de cada grupo passa às meias-finais.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Já sabíamos qual era a nossa situação face ao resultado do Nacional esta tarde. O apuramento está comprometido desde a primeira derrota, visto que há apenas três jogos. A partir daí, ficámos condicionados. O cenário é o mesmo que foi revisto na conferência de imprensa depois do encontro com o Nacional. Temos que esperar que o Beira-Mar ganhe ao Nacional e marcar um número considerável de golos (ao Gil Vicente) para alimentar a hipótese de seguirmos em frente. O jogo valeu pelo compromisso e nível de exigência que a equipa manteve consigo própria. A primeira parte foi excelente e segunda parte foi boa. - O Beira-Mar fez alterações profundas na equipa. O jogo de sábado, em Aveiro, será completamente diferente, os jogadores do Beira-Mar que ficaram de fora vão acrescentar qualidade individual e colectiva. Esta não foi a imagem do que se passará em Aveiro, nem para uma equipa nem para outra. Não é certo que o Falcao esteja fora do jogo com o Beira-Mar, há uma mínima possibilidade de jogar. A situação não é nova. Contra o Marítimo, sem o Falcao, marcamos um número importante de golos e fizemos um jogo que considerámos muito bom. Vamos ver que alternativas temos e tomaremos a melhor decisão possível. - Vamos ter pouco tempo para recuperar. Na sexta-feira, vamos ainda tocar na organização para o jogo em Aveiro. Há muita competitividade no plantel. É bom para mim que a luta se mantenha, a partir daí as escolhas dependem essencialmente de opções estratégicas. Todos estão num nível elevado.»

Walter: «Um avançado vive de golos. Mereci uma oportunidade por parte do treinador e marquei. Temos jogadores com muita qualidade e é mais fácil jogar com esta equipa. Trabalho todos os dias e, com o apoio dos meus companheiros, consegui fazer um bom jogo».

15 comentários:

  1. Vitória tranquila, com uma excelente primeira parte e três golos de bom efeito, com especial destaque para o belo golo de Fernando!

    Com a vitória do Nacional, a passagem à proxima fase é quase uma miragem, dado ser pouco provavel o Nacional perder em casa do Beira-Mar na ultima jornada...

    Se querem que vos diga não fico especialmente triste...sempre o disse, e agora volto a repetir, a taça da Liga desde o seu inicio foi envolta em polémicas episodios rocambolescos e inumeros erros de arbitragem com evidentes benefícios para os mesmos...É uma taça que não me diz aboslutamente nada, ao contrário da histórica taça de Portugal e das empolgantes finais da supertaça...

    Como vantagens da eliminação, temos o facto de realizar menos 2 jogos (180 minutos a menos, que poderão ser mais uteis na importantíssima Liga Europa) e a oportunidade de utilizar jogadores menos rodados no ultimo jogo em Barcelos...Este é o meu humilde ponto de vista...

    Além de que a derrota com o Nacional deu para alegrar uns bons milhoes de portugueses, porque agora terao de esperar mais nao sei quantos meses por nova derrota do FC Porto :)


    PS: Já agora, 27 vitórias em 31 jogos oficiais...Estatisticamente e até esta altura da época, podemos dizer que AVB supera Jesualdo, Artur Jorge e até José Mourinho...Claro, ainda falta muita época, como é óbvio, mas o caminho trilhado, agrada-me, e agrada-me muito!

    ResponderEliminar
  2. Vitória normalíssima num jogo que podia perfeitamente ter acabado ao intervalo.

    Dificil, mas não impossivel passar à próxima fase!

    ResponderEliminar
  3. Ganhamos sem discussão, com uma primeira-parte bem conseguida e uma segunda que foi enfadonha, uma grande seca.

    Com os que nunca são poupados, Moutinho e Hulk na equipa, o conjunto azul e branco, entrou forte, jogou bem, num ritmo razoável, conseguiu jogadas bem delineadas, criou, marcou três golos e até podia, sem que fosse um exagero, marcar outros tantos. A etapa complementar, já sem os dois melhores jogadores - entraram Mariano e R.Micael -, foi a antítese da primeira: lenta, trapalhona, enfadonha, sem intensidade, sem profundidade, sem golos e com raríssimas oportunidades.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Do jogo de ontem destaco a primeira parte ... entramos fortes e pressionantes, a trocar bem a bola e o resultado eventualmente ate pecou por defeito ... Fernando para mim esteve irrepreencivel, que bela exibição.

    Um Abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Ontem entramos em campo já a saber o resultado do Nacional, e foi estratégia efectuar uma primeira parte de maior ritmo e velocidade para obter um resultado avolumado ... e conseguimos marcar 3 golos, e alguns outros ficaram por marcar muito por mérito do guarda redes aveirense.

    Na segunda parte, poupamos Hulk e Moutinho, e jogamos devagar, devagarinho e parados, sem ritmo, e o jogo perdeu o interesse. De lamentar o arremesso de objectos das bancadas, que só travou ainda mais o ritmo do jogo que de devagarinho passou a parado por alguns instantes.

    Positivo, a atitude de Helton, no acalmar das hostes.
    Destaques para Walter, o melhor em campo.
    Ainda destaque positivo para Otamendi (mais um excelente jogo), Rafa (que está a evoluir), James e Hulk que deram velocidade ao jogo na 1ª. parte.

    Pena o penalti claro não ter sido assinalado, pois mais um golo faria jeito nas contas muito difíceis para o apuramento para as meias finais, de cujo acesso dependeremos sempre do Nacional...e da vontade competitiva do Beira-Mar...

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Uma 1ª parte muito bem conseguida a animar os adeptos que foram ao Estádio e aos que ficaram em casa.
    Destaque para Walter que fez um bom golo, para Emidio Rafael, e a Fernando com um golaço.
    A 2ª parte foi " uma grande seca" sem muitas ocasiões de perigo.

    Agora é decidir o resultado na última jornada.

    ResponderEliminar
  7. Excelente 1 parte! A espaços chegou a ser brilhante. Uma pergunta, que se passa com R Micael?

    ResponderEliminar
  8. Vitória natural e tranquila.

    Começo a não ter paciência para as desconcentrações de Fucile e para a lentidão de Ruben Micael.

    A passagem é difícil mas possível, se bem que não ficarei nada chateado em caso de eliminação.

    Sábado isso sim é fundamental ganhar a este mesmo adversário, o que se afigurará como bem mais complicado.

    ResponderEliminar
  9. Vitória natural e tranquila.

    Começo a não ter paciência para as desconcentrações de Fucile e para a lentidão de Ruben Micael.

    A passagem é difícil mas possível, se bem que não ficarei nada chateado em caso de eliminação.

    Sábado isso sim é fundamental ganhar a este mesmo adversário, o que se afigurará como bem mais complicado.

    ResponderEliminar
  10. O jogo valeu pela primeira parte, ainda que com o benefício de defrontarmos o Beira-Mar desfalcado das suas peças principais.

    O segundo tempo não merece comentários, tal a vulgaridade apresentada, em função das saídas dos que fazem a diferença: Hulk e Moutinho.

    Esta competição está praticamente perdida, pelo que acabou por ser um treino razoável e para treino até teve uma assistência interessante.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. jogo espectacular, só não percebo o que ficaram em casa a fazer 40.000.....

    ResponderEliminar
  12. ruimanelfcp,

    Ontem estava muito frio, a competição não interessava e o adversário também não convidava muito a ir.

    Com o Sevilha já vai tudo...

    ResponderEliminar
  13. Bom jogo treino ontem!


    PS: alguns membros dos super dragões que metam os isqueiros no cu! Isso só serve para denegrir quer o clube, quer os seus adeptos. Mais uma vergonha!

    ResponderEliminar
  14. Com o Sevilha, tudo vai, as 17h00 da tarde???
    Mas que horário!

    Saudações

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos

    Fizemos um jogo bastante bem conseguido, 1ºparte muito boa, 2º parte razoável.

    Porém, sabemos que as coisas estão difíceis. O beira mar jogou com as reservas, sábado já mete os principais.

    Quanto ao público, é pena só terem estado pouco mais de 16000,mas compreendo. Horário, interesse do adversário. Mas como diz o tripeiro, se fosse o Benfica vinha tudo.

    Vamos ganhar a Aveiro!

    ResponderEliminar