27 janeiro, 2011

Sem distrações, seguimos firmes...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 23.212 espectadores.

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre), Assistentes: Luís Tavares e José Braga; 4.º Árbitro: Hugo Pacheco.

FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk e James.
Substituições: James por Rodríguez (69m), Varela por Walter (77m) e Belluschi por Guarín (84m).
Não utilizados: Beto, Fucile, Rúben Micael e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

NACIONAL: Bracalli; Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Bruno Amaro e Luís Alberto, Mateus, Mihelic e Diego Barcellos; Anselmo.
Substituições: Mateus por João Aurélio (55m), Mihelic por Todorovic (61m) e Diego Barcelos por Juninho (61m).
Não utilizados: Elisson, Patacas, Márcio Madeira e Nuno.
Treinador: Pedrag Jokanovic.

Marcadores: Hulk (3m e 33m) e James (45m).

Disciplina: cartão amarelo a James (57m), Juninho (81m), Belluschi (81m) e Luís Alberto (90+3m).

O FC Porto não teve dificuldades em vencer o Nacional da Madeira, fazendo-o por 3-0, em jogo antecipado da 20ª jornada, no Estádio do Dragão. Portistas têm agora, provisoriamente, onze pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica.

O primeiro golo foi apontado pelo artilheiro do campeonato, Hulk, apenas com três minutos de jogo. O “Incrível” apareceu no coração da área e cabeceou para o fundo das redes da baliza de Bracalli, após cruzamento do “samurai” Belluschi.

Aos 12 minutos, a formação da ilha da Madeira colocou a bola dentro da baliza, com um cabeceamento de Mateus, mas o fiscal de linha anulou o golo por fora-de-jogo.

O FC Porto, ao longo de todo o encontro, foi a equipa que mais pressão exerceu e James Rodríguez podia ter aumentado a vantagem mais cedo mas o jovem colombiano rematou para fora depois de um cruzamento de Fernando Belluschi.

O brasileiro Hulk, o “novo” ponta-de-lança do FC Porto, continuou a demonstrar que é um jogador decisivo na equipa azul e branca marcando o seu segundo golo no encontro, o 19º na sua conta pessoal.

Aos 33 minutos, Hulk apareceu isolado pela esquerda, após passe de primeira de João Moutinho, e atirou rasteiro e cruzado, já dentro da área, para o segundo dos azuis e brancos.

Os Dragões ainda tinham outra palavra a dizer antes de visitarem os balneários e James "tirou um chapéu" a Bracalli, fazendo o terceiro para o FC Porto, em cima do minuto 45.

Paulo Baptista apitou para o intervalo e com o ecrã gigante do Estádio do Dragão a mostrar 3-0, favorável à equipa de André Villas-Boas.

Na segunda parte não houve golos mas Hulk podia ter feito outro golo de cabeça, ao minuto 67, mas a bola bateu na trave da baliza de Bracalli.

O FC Porto continuava de “cabeça quente” e desta vez foi a vez de Cristian Rodríguez, que entrou aos 69 minutos, marcar de cabeça mas o juiz da partida anulou o golo por falta de Rolando.

Nota ainda para a exibição segura do jovem Emídio Rafael no corredor esquerdo da defesa, que por vezes faz esquecer o uruguaio Alvaro Pereira.

FC Porto vence, redimindo-se da derrota imposta pelos madeirenses na Taça da Liga, e continua na liderança, com 11 pontos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, ainda que com mais um jogo.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «A segunda parte foi mais bem conseguida em termos de princípios, mas curiosamente não conseguimos chegar ao golo. Na primeira parte, o Nacional concedeu espaços atrás e fomos aproveitando para chegar a uma vantagem considerável. Na segunda parte, o Nacional reajustou-se e nós também nos reajustámos em temos de princípios, assegurando um controlo absoluto. Estamos no sétimo jogo de Janeiro e temos um percurso imaculado. Que tipo de crítica se pode fazer a esta equipa? São mais três golos, a continuação do melhor ataque e da melhor defesa, conseguimos 29 vitórias em 33 jogos. De que adeptos, de que pseudo-escritores podemos receber críticas? É assim tão mau, um FC Porto que marca como nunca? Ninguém precisa de lições do mestre para saber que o que interessa é como isto acaba. - A nossa vantagem não tem significado se não continuarmos a ganhar, se não ganharmos ao Rio Ave e ao SC Braga. Temos de continuar unidos e fortes, dando sinais claros de competência, por muito que a crítica nos queira levar para a incompetência. Isso entra no subconsciente das pessoas. Somos uma equipa que continua a demonstrar continuamente que está bem. Quantas oportunidades tiveram o Nacional, o Beira-Mar, a Naval, o Pinhalnovense? Temos sido dominadores em absoluto. Discordo que isto seja posto em causa, por quem não é adepto do que estamos a fazer e adepto do nosso clube. - Não há nenhum campeonato fácil. Não foi fácil vencer no Inter de Milão, que era tricampeão, não foi fácil no Chelsea, 50 anos depois do último título. Recordo uma frase do Pep Guardiola, que dizia que todos consideravam as vitórias do Barcelona fáceis, depois de terem ganho 8-0 ao Almeria. Bem pelo contrário, as coisas são difíceis, é preciso mostrar competências e trabalho. Temos um rival como o Benfica no topo da competência, motivado e empolgado. Acho que é ridículo dizer que qualquer campeonato é fácil e que qualquer treinador no FC Porto pode ser campeão. O Benfica provoca-nos um desafio difícil, como não provocou nos últimos 10 anos, exceptuando o ano passado. O FC Porto está competente e gosta desse desafio.»

Hulk: «Estou feliz por voltar a marcar e ainda mais pela equipa ter conquistado os três pontos. Agora, vamos pensar no próximo jogo que será contra o Gil Vicente.
Estou concentrado no FC Porto e em dar o melhor aqui, mas também vou tentar jogar o melhor possível na selecção para voltar a ser chamado.»

15 comentários:

  1. Se isto não é Ópera, pelo menos é Opereta.
    Jogo com momentos brilhantes por parte de um FC Porto que diz aos cépticos como é que se canta… no relvado. Na primeira parte, foi pena o último passe ter, por vezes, falhado. Se assim não fosse poderiam ter sido 5 ou 6.
    Portentosas exibições de Hulk e James. Excelente jogo de Belluschi, Fernando, Rafa e Moutinho. Mais uma vez, não gostei de Varela. Desperdiça muito jogo.
    Enquanto os outros andam à bofetada, nós jogamos e encantamos. Enquanto os outros prometem espectáculo circense, nós damos recitais de bola (com barítonos, tenores e contratenores bem afinadinhos), autênticos festivais de bom futebol.
    A equipa tem, agora, de atingir de novo o cume da forma para encarar os compromissos difíceis e decisivos que se aproximam. Está no bom caminho. E ainda nos falta um tenor: Falcão!
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  2. Realce:
    Toda a jogada do terceiro golo é um hino ao futebol. Uma obra-prima! Encantador, brilhante!
    Como é bonito, assim, o futebol!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma grande vitória do nosso clube.
    Mais uma péssima arbitragem.
    VIVA O NOSSO FC PORTO

    ResponderEliminar
  4. Foi Ópera! Que festival.... e podiam ter sido 7 ou 8 à vontade.

    Seguimos firmes e aumentámos a distância!

    NÓS SÓ QUEREMOS O PORTO CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  5. Vou desafinar um pouco, houve realmente jogadas fantásticas, golos fantásticos, podiam ter sido mais, mas há ali coisas que me preocupam como a falta de certeza no passe e a definição do último passe.Com equipas melhores...pode haver problemas.
    quanta jogada perigosa na área, rompimentos e ... passe sem nexo.
    TAmbém se arriscam passes longos que falham e dão contra-ataque.
    A rever...
    Mas uma vitória indiscutível.
    Não gostei de Maicon, Rolando e Belluschi, este intermitente, talvez o responsável por menor fluidez do jogo, precisa melhorar a forma..
    Varela precisa jogar.
    Hulk e James muito bem, o Rafa vai fazendo pela vida.

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos portistas, um jogo muito bem conseguido, e o resultado final, não foi mais alargado, porque não calhou. O Hulk esteve impecável, Varela esteve muito melhor do que no último jogo. James Rodriguez fez um chapéu com classe. Sem nódoas apontar.
    Cump.
    www.ultrasfcporto.com

    ResponderEliminar
  7. Mesmo com frio, valeu a pena assistir a um belo recital de futebol...só ganhamos com penaltis?
    o Que dizer da mouraria em Vila do conde com 3 penalties a seu favor num jogo (??), com os 2 primeiros inventados?

    ResponderEliminar
  8. 65m de ópera, 25m de gestão.

    Foram os melhores 65m de 2011, com pressão na primeira linha de construção do adversário, circulação de bola e transições rápidas, agressividade no último terço do terreno, três golos marcados e muitas oportunidades para dilatar o marcador.

    E atenção: o adversário não era um qualquer, visto que para além de ser a única equipa que nos derrotou, ainda há 4 dias marcou 2 golos no galinheiro e hoje nem uma oportunidade criou.

    Espero que tenhamos reentrado no ritmo certo, pois Fevereiro trás Liga Europa, meia-final da Taça e deslocação a Braga.

    Não posso deixar de destacar o incrível HULK...só espero que quando o mesmo voltar a fazer asneiras, agarrar-se demasiado á bola, não a soltar no tempo certo, nessa altura todos aqueles que tenham vontade de assobiar, sejam atacados por uma caganeira que os prenda no WC durante 3 horas.

    EMÍDIO RAFAEL fez o seu melhor jogo com a nossa camisola. Mesmo sem deslumbrar, não comprometeu a defender, e deu bom apoio ao ataque, falhando menos passes e tirando bons cruzamentos, dos quais destaco o cruzamento para a cabeçada de Hulk á barra durante a 2.ª parte.

    VARELA esteve uns furos acima do que fez em Aveiro. Ainda assim, "rebentou" aos 60m e devia ter saído mais cedo.

    Não posso deixar de sublinhar o mau jogo de ROLANDO, principalmente com a bola nos pés. Inaceitável o número de maus passes que efectuou. A um jogador do FCP pede-se mais!

    Já FUCILE e RUBEN MICAEL passaram mais um jogo no banco, aliás onde estão muito bem...ACORDEM!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Um Dragão empenhado, competente, com o espírito certo e a qualidade que está ao seu alcance, ganhou de uma forma indiscutível, mas por números lisongeiros para a equipa do Nacional.
    Entrando forte, com um ritmo elevado, trocando bem a bola e atacando pelos dois lados, a equipa de Villas-Boas adiantou-se no marcador, com um golo de Hulk, de cabeça - coisa rara! - na alvorada da partida e deu o sinal claro que estava ali para ganhar, aumentar a vantagem pontual e, muito importante, jogar bem, compensando os seus adeptos - apenas 23. 212, digo-o com tristeza, mas este é um assunto que abordarei um dia destes -, que já andavam a reclamar, algumas vezes com toda a razão, da qualidade de jogo portista.

    Conseguiu-o, principalmente a partir do dois a zero, com jogadas de fino recorte, triângulações de belo feito, golos com a mais fina nota artística, chegando ao três a zero e acabando com todas as dúvidas sobre quem ganharia o jogo. Pena que, depois do intervalo, onde salvo um ou outro momento em que atrás, os centrais resolveram ligar o complicador, o conjunto de Villas-Boas não transformasse em golos, jogadas tão ou mais bonitas que aquelas que lhe deram a vantagem, deixando assim, no ar, uma ideia errada que a primeira-parte teve mais qualidade que a segunda, o que, para mim, não foi verdade.
    Estamos bem, a voltar ao nosso melhor, prontos a dar todas as respostas necessárias e enfrentaremos todos os obstáculos que teremos pela frente, com a certeza que não é com fanfarronice, grandes parangonas, campanhas sujas e negras que nos abatem.
    O Dragão está forte, unido, com a vontade e o espírito correctos. E, quando o Dragão está assim, deita fogo e queima.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. caríssimos,

    ontem, no Estádio do Dragão, houve (mais) um recital de bom futebol. houve «ópera» - e daquela que não é bufa! ;)
    é mesmo muita «pressão» - só que há já algum tempo que esta não habita para os nossos lados ;)

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  11. Vitória claríssima e muito importante de um Porto q até mostrou ópera grande parte do tempo.

    E não tivemos 3 penaltys como outros ontem sob o apito do joão pode ser... Aliás qual deles o mais anedótico... Aliás tivemos 1 golo mal anulado a Rodriguez.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Gostei do FC Porto de ontem. O nacional não veio com o autocarro e jogou com a mesma atitude que tinha feito aqui para o jogo da taça da liga, no entanto ontem fomos bravos, determinados e mostramos a nossa raça, com bom futebol, golos (para nós são sempre poucos) e com pormenores fantasticos de varios jogadores.
    Destaco James ... um bravo, um lutador, que vai dar muito que falar.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Uma exibição boa, a atingir níveis bem elevados em determinados períodos da 1ª parte.

    Gostei bastante da atitude da equipa ao longo de quase todo o jogo, apenas um certo relaxamento em finais do jogo quando o resultado já estava mais que fechado.

    Hulk voltou a provar que é o grande dinamizador da equipa. Corre, luta, marca, enfim, um jogador de mão cheia. Um grande jogador que provavelmente já não ficará muito mais tempo no FC Porto.

    Em termos defensivos, apenas fiquei com a dúvida do porquê de Otamendi ter ficado no banco.

    Tenho gostado do argentino, e sinceramente Maicon tem por vezes demasiada desconcentração nalguns momentos de jogo. No entanto, AVB é quem trabalha com os jogadores dia a dia, e saberá melhor que ninguém quem se encontra em melhor forma.

    Sendo uma opinião contra-corrente, considero que Emídio Rafael é uma boa alternativa a Fucile. Não é argentino, nem custou 5,5 Milhões €, mas parece-me que está a evoluir com os erros normais que um jovem da sua idade tem. Não me parece ser mau jogador. Mas eu sou suspeito porque admito que tenho uma embirração com Fucile. Desde a altura em que o uruguaio esteve envolvido em 4 dos 5 golos que sofremos em Londres que sinceramente perdi grande parte da consideração que por ele nutria… Sei que é uma argumento faccioso, mas o uruguaio já cometeu demasiados erros…

    ResponderEliminar
  14. Vim para casa cheio de frio, mas com mais uma vitória a me aquecer a alma. Mais uma pedra no sapatinho do graúdo.

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    E não perder em casa é muito importante.

    Não vi o jogo.

    Zapei totalmente, esperando o fim de semana.

    É impossível, mesmo no sofá, acompanhar tanto futebol.

    Temos cada vez mais uma carga laboral que não permite acompanhar tudo. Deste ponto de vista, não sei em que velocidade estão as negociações entre a fifa e os clubes. Parece que estes começam a pensar que demasiado futebol mata o futebol.

    Na semana passada, houve 7 mil e pico espectadores num Nice Lille. Lille vai à frente e na Cote d'Azur o tempo é bem melhor que no Algarve e a França tem 70 milhões de habitantes. Muito curioso, pois, que só sete mil pessoas se deslocassem para ver a equipa sensação da liga Francesa ( liga e não campeonato : A liga não sabe ligar lol ! )

    Para terminar :

    A França está de novo na final do campeonato de mundo de andebol. É um resultado dum trabalho de 30 anos : Sem holigans, sem críticas à arbritagem... Uma explicação pedagógica que soube atrair junto da modalidade milhares de jovens.

    Nota final : Embora a meia final tivesse sido programada em canais fechados, todos os grandes diários Franceses ( a começar pelo "Le Monde" ) ofereceram streams para ver a meia final.

    Como o cinema, a Bd ou o rugbi, o andebol é hoje um fenómeno cultural Francês. O futebol deixou de sê-lo. Porquê ?

    Também a zapei ( salvo os últimos minutos) devido à minha falta de tempo.

    Curioso e mesmo muito mais que curioso é que o Quatar tenha recebido a próxima atribuição do mundial de andebol. Após o futebol, o andebol ! Curioso !

    Voltarei,em breve,com a autorização do Blue Boy sobre o andebol pt e a sua história, profundamente, ligada à cidade do Porto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar