17 janeiro, 2011

Consolidar a condição de líder da Liga

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 33.309 espectadores.

Árbitro: Cosme Machado (AF Braga), Assistentes: Henrique Parente e Inácio Pereira; 4º árbitro: Jorge Oliveira.

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Varela por James (64m), Belluschi por Fernando (74m) e Falcao por Mariano (84m).
Não utilizados: Kieszek, Maicon, Rafa e Rúben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

NAVAL 1.º DE MAIO: Salin; Gomis, João Real, Orestes «cap.» e Daniel Cruz; Manuel Curto, Godemèche e Alex Hauw; Bolívia, Fábio Júnior e Marinho.
Substituições: Alex Hauw por Simplício (46m), Godemèche por João Pedro (46m) e Fábio Júnior por Giuliano (67m).
Não utilizados: Bruno Jorge, Godinho, Camora e Rogério Conceição.
Treinador: Carlos Mozer.

Marcadores: Falcao (44m), Hulk (45m e 53m) e Gomis (88m).

Disciplina: cartão amarelo para Varela (18m), Salin (41m), João Real (54m), Daniel Cruz (67m) e Fucile (87m).

Em jogo da 16ª jornada da I Liga, o líder FC Porto venceu com bastante facilidade a equipa da Figueira da Foz, afundando-a ainda mais no fundo da tabela classificativa. Falcao inaugurou o marcador ao minuto 42 e Hulk bisou na partida (45' e 53'). Gomis ainda reduziu a desvantagem ao minuto 88 na conversão de uma grande penalidade.

Neste início da segunda volta do campeonato português, o FC Porto foi, como quase sempre, a equipa mais ofensiva dentro do relvado. Mas a equipa azul e branca mostrou algumas dificuldades para inaugurar o marcador, fazendo-o apenas a três minutos do intervalo.

Antes do primeiro golo portista, Varela, ao minuto 17, fugiu à defesa da Naval e caiu na grande área ficando a pedir grande penalidade. O árbitro Cosme Machado entendeu que o extremo português simulou falta para grande penalidade e mostrou o cartão amarelo.

Falcao, que regressou à titularidade esta noite, podia ter inaugurado o marcador ao minuto 34 mas João Real cortou a bola no momento em que o avançado se preparava para rematar.

Para acalmar as hostes portistas, Falcao marcou o primeiro no Dragão ao minuto 42. Varela tirou um adversário da frente e assistiu Falcao que, sozinho na pequena área, limitou-se a empurrar a bola para o fundo das redes de Salin.

Logo de seguida, já em cima do minuto 45, numa grande jogada dos Dragões, toda ao primeiro toque, Belluschi fez o passe final para Hulk e o brasileiro rematou cruzado para o segundo da noite.

Dois golos de rajada que permitiram ao FC Porto entrar na segunda parte com mais calma.

No segundo tempo, os portistas imprimiram ainda mais garra e qualidade técnica, com grandes jogadas, demonstrando um FC Porto ao seu melhor nível.

Por estas razões, a equipa de André Villas-Boas chegou ao terceiro golo, ao minuto 53, novamente por intermédio do incrível Hulk.Orestes falhou o corte de forma incrível e o brasileiro correu para a área e, de pé esquerdo, fez o terceiro golo para o FC Porto, o segundo para a conta pessoal.

Ao minuto 87, Cosme Mahado assinalou grande penalidade a favor da Naval por falta de Fucile sobre Gomis. Na conversão, o francês não falhou, bola para a direita e Helton para a esquerda.

Minutos antes do único golo navalista, o remate de Marinho permitiu ao guardião brasileiro do FC Porto a defesa da noite.

FC Porto permanece líder com 44 pontos enquanto a Naval fica com os seus oito pontos, que a coloca no último lugar da I Liga.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Os golos podem acontecer a qualquer altura do jogo e não é por terem sido marcados antes do intervalo que deixam de valer. Tivemos muitas oportunidades e um domínio forte e contínuo, que poderia ter produzido um resultado mais dilatado - Fizemos uma exibição boa e regular, frente a um adversário que tinha acabado de vencer em Guimarães, jogando com dez elementos. Não tenho visto aqui espectáculos deprimentes. O FC Porto marca muitos golos e com elevada capacidade de criação de oportunidades, o que se reflecte em casa e fora. - O crescimento tem sido regular, independentemente do onze utilizado, mas temos muitas variantes e soluções. O campeonato é longo, faltam muitas jornadas e o mais importante é que o FC Porto não se desvie da rota de sucesso. E, para manter a distância sobre o segundo classificado, temos que ganhar os nossos jogos. - Quero acreditar que temos um campeonato bom e competitivo, o que se tem traduzido em golos e espectáculo. O Leonardo Jardim [técnico do Beira Mar] é um treinador muito competente e acredito que será um grande treinador de futuro. Gosto da forma como organiza as equipas e da forma aberta como joga. Será, por isso, um duplo desafio para o FC Porto.»

Varela: «Estamos sempre a tentar fazer o nosso melhor. Queremos resolver os jogos o mais rapidamente possível e os adeptos hoje foram pacientes».

18 comentários:

  1. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Quanto ao jogo em si, acho que não há muito que dizer tal a supremacia do Porto foi evidente.

    Já agora : Talvez seja bem dar importância ao estado impecável da relva, apesar da chuva.

    São mais três pontos importantes. Não perder pontos em casa.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. MAIS UMA GRANDE ALEGRIA MAIS UMA VITÓRIA.
    UM MINUTO DE OPERA.
    VIVA O NOSSO FC PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Pode não ter sido ópera, mas o terceiro golo foi um hino ao futebol. Quanto ao resto deixo para os analistas mais credenciados.
    PS. A verdade desportiva voltou a atacar em Coimbra.

    ResponderEliminar
  4. Os dois golos a terminar a 1ª parte foram fundamentais para desbloquear um jogo que não estava muito fácil. Uma Naval bem organizada, ultra-defensiva e a abusar do anti-jogo foi aquilo que vimos durante grande parte da 1ª parte.

    Num ápice, surgiu a constatação evidente: o FC Porto é a melhor equipa portuguesa da actualidade e de um momento para o outro o trio Varela-Hulk-Falcão marcou 2 golos e resolveu a partida.

    Na 2ª parte mais uma grande arrancada de Hulk a carimbar o 3º golo do FC Porto. E ainda mais um penaltie contra o FC Porto no seu próprio estádio. A teoria de alguns atrasados mentais de que no Dragão há grandes dificuldades em marcar penalties contra o FC Porto já foi várias vezes desmentida nesta época.

    Já agora, em Coimbra o nosso mais directo perseguidor venceu com um golo “apenas” em fora-de-jogo e com a mão… É a verdade desportiva deles… Temos de contar que uma perca de pontos da nossa parte significa automaticamente a aproximação do nosso mais directo adversário, porque assim deste modo, vai ser difícil eles perderem pontos…

    Temos de manter os níveis de concentração bem elevados. FORÇA FC PORTO!

    PS: Só faltam 14 jornadas!

    ResponderEliminar
  5. Perdão. Onde se lê terceiro deve-se ler segundo.

    ResponderEliminar
  6. Uma bela vitória e, pelo que vejo, com uma exibição também boa, a reforçar a normalidade, felizmente.
    Pena que os mouros estejam, novamente, a ser levados ao colo, a começar pela nomeação propositada do árbitro que deu frutos, perante uma arbitragem habilidosa, a dar a vantagem aos vermelhos com um golo mais que irregular...
    Temos de continuar a ser muito superiores, para superar as manobras de bastidores. Mas se a atitude for a que hoje prevalegeu, vamos ser campeões, contra tudo.
    Abraço.
    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Exibição segura, trio atacantes a carburar, penalty disparatado de Fucile (aiai) e mais uma vitória no bolso! Siga campeões!

    ResponderEliminar
  8. Vitória sem contestação, mas apesar de me custar dizer isto, o lampião Mozer está a conseguir fazer progressos com a Naval.

    Os 3 golos foram de execução técnica excelente, com especial incidência para o segundo.

    Apesar de tudo, não ficaram totalmente disfarçadas algumas deficiências ofensivas na 1.ª parte, fruto de um menor rendimento de Belluschi e Moutinho, o que tornou o jogo menos fluído.
    O "nó" desatou-se no final desse período, o que conferiu maior tranquilidade para a 2.ª parte.

    NOTAS MAIS POSITIVAS - para HULK (um enorme jogador em qualquer parte do Mundo, com classe em doses industriais, que por vezes se excede nos dribles ao invés de soltar a bola, mas isso é próprio dos génios), OTAMENDI (fez um jogo perfeito) e HELTON (tudo o que fez foi bem feito).

    NOTAS MENOS POSITIVAS - para VARELA e FALCAO (ressentiram-se claramente do período em que estiveram ausentes, não demonstrando a velocidade de processos habitual, o que é perfeitamente compreensível).

    NOTA NEGATIVA - a displicência de FUCILE no lance do penalti. É inaceitável que um jogador de alto nível faça aquilo com a maior desfaçatez, com a maior "lata", com a maior descontracção, como se estivesse a meio campo.E é reincidente...recordo a expulsão em Guimarães, após entrada despropositada, e recordo o penalti em casa frente ao Setúbal, com um agarrão, que mesmo tendo começado fora da área, era perfeitamente escusado.

    Nota final para os mais de 33 mil presentes nas bancadas, a parecer darem razão ao treinador, que na conferência de imprensa antes do jogo, tinha dado um claro puxão de orelhas aos sócios.

    Quarta-feira convém gerir recursos com vista á difícil deslocação a Aveiro no sábado, até porque já devemos entrar em campo eliminados da competição (basta para isso que o Nacional ganhe ao Gil Vicente em jogo a decorrer na Choupana ás 16h.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos portistas, as tabelinhas sucessivas que assistimos de Moutinho-Belluschi-Falcão-Belluschi-Hulk a finalizar de primeira num dos golos mais bem conseguidos colectivamente em todo o campeonato, são as tais jogadas que a mim, pessoalmente me satisfazem e reforçam e adoçam o gosto que eu tenho pela mágica do futebol.
    Cumprimentos,
    www.ultrasfcporto.com

    ResponderEliminar
  10. Não foi Ópera, mas é difícil conseguir grandes recitais quando alguns músicos falham as notas mais fáceis... De qualquer forma foi uma exibição suficiente para conseguirmos uma vitória justíssima, tranquila e isso nesta fase é o mais importante.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Clube do regime levado ao colo, a imprensa faz vista grossa, ao menos podiam dizer o óbvio, foi um golo duplamente irregular, mas não, assobiam para o ar e "no pasa nada"...
    Já sabemos que vai ser assim.
    Nós...
    Boa vitória com muitos ses, para mim...
    Golos excelentes mas uma gritante falta de capacidade no passe desde os defesas ao meio campo, centrais fraquinhos, Fucile fora de forma e desconcentrado - eu sou um apoiante dele mas tem sido demais - com equipas melhores vamos sofrer, daí Helton, excelente, ter feito duas grandes defesas, lances desperdiçados no ataque por falta de calma no ultimo passe, sempre mal definido.
    Aspectos a rever urgentemente...

    ResponderEliminar
  12. Bom dia,

    Sem termos rubricado uma excelente exibição, jogamos mais que o suficiente para vencer e convencer.

    A Naval entrou no jogo para queimar tempo e enervar os jogadores do FC Porto e o público.
    O GR Salin abusou e o árbitro e bem admoestou o com o cartão amarelo, pelas perdas de tempo nas reposições.

    Na segunda parte a Naval apresentou se melhor, e começou a explorar através de combinações entre o médio interior Bolivia e o extremo direito João Pedro, a nossa fragilidade defensiva cujo rosto era Fucile.
    Tantas vezes Fucile foi ultrapassado nas costas, que só mesmo Otamendi ia apagando os erros do colega.
    Numa dessas investidas pelo nosso ponto fraco a Naval acabou por marcar o golo de honra.

    Belluschi, Moutinho e Guarin foram um motor que fez jogar o nosso magnifico tridente ofensivo Hulk/Falcao/Varela

    Na Naval nota positiva para o central João Real que fez cortes cruciais que impediram golo (pena este central ter aparecido na primeira liga tão tarde na sua carreira). Também nota positiva para Fábio Júnior que penso ser um jogador com bastante qualidade.

    Ganhamos e convencemos. Os jogadores deram prova que estão confiantes e com garra para vencer, e juntamente com os adeptos a apoiar iremos conquistar o título.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Tão defensores das modalidades ditas amadoras e este fim-de-semana, nem uma alusão sequer ao basquetebol....

    ResponderEliminar
  14. Jogo em que o FC Porto evidenciou as dificuldades habituais para ultrapassar a bem organizada defensiva do Naval. Primeira parte de domínio quase territorial, com algumas boas oportunidades para marcar (a de Varela não se pode falhar!) e com dois excelentes golos em apenas um minuto, aproveitando falhas do adversário.

    Segunda parte com mais algumas oportunidades não aproveitadas e mais um golo de nova falha clamorosa do defesa figueirense. Depois foi deixar passar o tempo, dar alguma iniciativa ofensiva ao adversário e oferecer-lhe um penálty.

    Apesar de tudo um jogo agradável com o segundo golo em jogada de sonho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. As modalidades têm sempre a sua página de destaque à terça feira. Se fosse leitor atento saberia que há quase 4 anos q assim é...

    Vai ter destaque o basket obviamente.

    E até posso falar de futsal onde a Fundação deixou os mouros aziados este fim de semana. Não gosto mt de futsal mas este fim de semana até gostei!

    ResponderEliminar
  16. óh anónimo... 2 comentários em um só:

    se não és Portista, o que se depreende nas entrelinhas, só me ocorre mandar-te pá meretriz que te pariu!!

    se és Portista, que se duvida, deves ser um qq paraquedista que aqui caiu ontem e só por manifesta ignorância não sabe que desde 2006, a alusão às ditas amadoras é feita ininterruptamente, semana após semana, nas noites de 2a feira nos posts do Lucho... portanto, só daqui por umas horas.

    Mas como não és Portista... já tiveste a resposta merecida.

    ResponderEliminar
  17. O Calabote ressuscitou em Coimbra ontem...

    Que escandaleira!!!

    Elmano se o Regime não ganhasse ontem ainda te iam colocar as cinzas no Metro como o outro...

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vitória rumo ao título! E podiam ter sido 5 ou 6 à vontade, tal foi o caudal ofensivo na segunda parte.

    Anónimo, um tipo que não se identifica não merece consideração.

    ResponderEliminar