31 janeiro, 2011

4-0 ao benfas! Foi há 40 anos…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Fez 40 anos… Na tarde de 31 de Janeiro de 1971, memorável tarde, o nome de Lemos soou alto e soou longe, pela rádio. Lemos marcou, nas Antas, os 4 golos da vitória do FC Porto sobre o Benfica de Eusébio e Companhia!...

Lemos – António José de Lemos (n. Luanda, Angola, 2 Fev.1950) foi um bom avançado que militou nas fileiras do FC Porto.
• Jogava no Boavista FC (21 jogos e 6 golos no Campeonato de 69-70) antes de ingressar no FC Porto no início da época 1970-71.

4 golos, nos 4-0 ao Benfica…
• Na tarde de 31 de Janeiro de 1971, memorável tarde, o nome de Lemos soou alto e soou longe, pela rádio. Lemos marcou, nas Antas, os 4 golos da vitória do FC Porto sobre o Benfica de Eusébio e Companhia! Mas não foi só por causa do "poker", no Estádio das Antas, que os benfiquistas jamais se esqueceram dele; é que antes, na Luz, em 18 Out.1970, Lemos fez o gosto ao pé e desfeiteou as "águias" por duas vezes no empate (2-2) no reduto encarnado. Assim, à sua conta, o avançado portista converteu todos os seis golos com que os dragões brindaram a "equipa do regime" nos jogos do Campeonato da temporada 1970-71!

Episódios na carreira de Lemos:
• Esteve para ser cedido ao Barreirense antes do início da época do famoso jogo das Antas, como refere Pinto da Costa na sua autobiografia "Largos Dias Têm Cem Anos". E só não o foi porque, num plenário de 24 pessoas ficou decidido, "pela margem mínima de um voto", que o jogador permaneceria no clube – "era assim que funcionava o FC Porto, mesmo nas grandes decisões, como por hipótese, a escolha do treinador. Isto permitia situações completamente absurdas, como a maioria poder decidir contra a vontade dos responsáveis do futebol" – conta ainda Pinto da Costa que, na altura, era director das actividades amadoras. De facto, procedimentos 'muito democráticos' mas pouco eficazes. Como as coisas se modificariam, mais tarde…
• A proeza de António Lemos igualou a de Carlos Nunes que, 35 anos antes, em 22 Mar.1936, havia marcado 4 golos ao rival Sporting, no Campo do Ameal, no Porto. Aí o resultado a favor dos azuis-e-brancos foi bem mais dilatado, 10-1 (!), e era o primeiro "poker" num "clássico" (FC Porto versus Benfica versus Sporting). Só Lemos repetiu a façanha!
• O jogador esteve envolvido em mais de uma dezena de "clássicos" e só venceu aquele de Janeiro de 1971.
• Nas épocas 70-71 e 71-72 marcou, respectivamente, 19 (melhor marcador da equipa) e 8 golos no Campeonato.
• Na primeira daquelas temporadas (a dos 4-0 ao Benfica), na fase final do Campeonato, Lemos foi suspenso vários jogos quando ia à frente da lista dos marcadores e o FC Porto discutia ombro a ombro, com Sporting e Benfica, o 1.º lugar. Faltavam quatro jornadas quando a equipa portista se deslocou ao Barreiro. Aí, a CUF levou a melhor por 1-0, graças a um arbitragem escandalosa. O “escândalo do Barreiro”, como ficou conhecido o infame comportamento dos juízes de campo, lançava mais uma vez ao tapete a melhor equipa da prova. Continuava a "cruzada" de Lisboa… Com o Campeonato terminado, o FC Porto quedou-se a 4 pontos dos protegidos do regime e a 1 ponto dos condes de Alvalade.
• Em 1973 (decorria a época 1972-73) Lemos – que não obtivera o estatuto de "Atleta de Alta Competição" (provavelmente por ser jogador do FC Porto…) imprescindível para o subtrair à guerra do "Ultramar" – foi mobilizado para Cabo Verde pelo Exército Português. Mas o inesperado aconteceu: o avião, que transportava Lemos e a sua Companhia de Operações Especiais, fez um "desvio" na rota e aterrou em… Bissau (Guiné). E todos aqueles soldados que julgavam ir para uma "guerra" branda no arquipélago das belas mulatas e da romântica morna, lá ficaram naquela que era a colónia portuguesa com a conjuntura militar mais difícil e perigosa. Acresce que, no início do ano de 73, o PAIGC (movimento independentista) incrementara as acções de guerra criando muitas dificuldades às tropas portuguesas que combatia desde Janeiro de 1963.
A Guiné-Bissau estava a 'ferro e fogo' e, talvez por isso, a "Companhia" de Lemos tenha sido desviada para aquele território.
• Voltou da Guiné em 1974 ainda a tempo de participar na época de 1974-75, a última que faria pelo FC Porto. Depois passou pelo Marítimo (1975 a 1978), Académico Viseu (1978-79) e SC Vila Real (1979-1980).
• Lemos jogou no FC Porto ao lado de grandes futebolistas como Rolando, Custódio Pinto, Nóbrega, Pavão, Bené, António Oliveira, Flávio, Abel, Seninho, Heredia, Rodolfo, Fernando Gomes e o extraordinário Cubillas. Contudo não logrou qualquer título pois, desafortunadamente para ele, esteve nos últimos anos de um período em que as agruras do futebol passaram pelas Antas. Mais dois ou três anos e saborearia as vitórias que abriram um longo e risonho ciclo, um tempo de gloriosas e inesquecíveis conquistas. Que Lemos merecia.

Carreira no FC Porto:
Em quatro temporadas no FC Porto, nos 77 jogos do campeonato em que interveio, marcou 40 golos.
1970-71: 19 golos – 23 jogos (22 completos + 1 incompleto)
1971-72: 8 golos – 28 jogos (18 completos + 10 incompletos)
1972-73: 0 golos – 7 jogos (3 completos + 4 incompletos)
1973-74: Não integrou o plantel, por estar a cumprir o serviço militar na Guiné-Bissau
1974-75: 13 golos – 19 jogos (12 completos + 7 incompletos)
Totais…: 40 golos – 77 jogos (55 completos + 22 incompletos)

Lemos – "Jamais esquecerei aqueles golos."
A vitória frente ao Benfica foi um marco na carreira de Lemos e os 4 golos um recorde que ainda perdura. Ele recorda com precisão e com orgulho cada pormenor dessa partida: "No primeiro golo, o falecido Pavão fez-me uma assistência primorosa e só tive de empurrar a bola. O meu segundo golo foi espectacular! Quando ninguém acreditava que chegasse à bola, quase na linha de fundo, desferi um pontapé que surpreendeu o Zé Henriques. No terceiro, o Bené fez um lançamento lateral, apanhei a bola e fiz um chapéu ao guarda-redes. E no quarto, estava com um problema num joelho e o Humberto Coelho não acreditou que eu chegasse a tempo mas ultrapassei-o e toquei a bola à saída do guarda-redes."

Elaborado por Fernando Moreira – V. Real – Março de 2009

Nota: uma primeira versão desta biografia foi publicada no blog “Estrelas do FC Porto” em 29-03-2009
(Fontes: "Livro de Ouro – FC Porto", Diário de Notícias; "Crónica de Ouro do Futebol Português", Círculo de Leitores; "Largos Dias Têm 100 Anos – J. N. Pinto da Costa", Ideias e Rumos. Blogues: "Arquivos da Bola, 1960-1990", "Paixão pelo Porto" e "O Portal dos Dragões". Arquivos pessoais de F.Moreira e testemunho recolhido de um oficial do Exército Português em Bissau, por F. Moreira – Bissau, 1973)

11 comentários:

  1. Uma tarde memorável...em 1971 Lemos... entrou para a nossa história e não mais foi esquecido...abraço

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ser sincero: Armando Pinto, no seu blogue, suscitou-me esta efeméride. Se não fosse ele, a data tinha passado. Armando é um farol dos apaixonados do FC Porto.
    Obrigado, Amigo.

    ResponderEliminar
  3. Só tem mais 10 anos que eu.

    Claro que aqui o "belhote" do Lucho lembra-se desta. :)

    Sempre bom aprender, nem sequer me lembrava de tal jogo, o problema é que tenho aqui o chato do meu Pai a contar como foi o dia 31 de Janeiro de 1971.

    Já não o consigo aturar.

    AzulForte como sempre obrigado por este pedaço da nossa história.

    ResponderEliminar
  4. Uma grande tarde, linda com sol a brilhar na felicidade dos corações portistas, como me senti nesse dia em que tudo correu bem. E como não estávamos habituados a coisas do género, encheu-nos as medidas, e logo num fartote de golos. É dos tais dias que não mais se esquecem, para quem os pôde viver, como eu que então tinha 16 anos.

    Curiosamente houve, muito mais tarde, um outro jogo com idêntico resultado, também nas Antas, com 4-0 em 2000 / 2001, mas esse não é muito lembrado. Por isso mesmo, fiz hoje um avivar de memória sobre esse mais recente, no meu bloguezito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Esse outro 4-0 que o Armando fala foi em 23 janeiro de 2001 e esse eu fui ver às Antas. Tinhamos empatado (a 17 janeiro) lá 1-1 com um golo de Maric aos 84 minutos e safamo-nos da eliminação a 6 minutos do fim desse jogo na luz...

    no jogo de desempate nas antas, o tal q eu fui ver e o tal q ganhamos 4-0 foi tb uma loucura, uma exibição fabulosa com 2 golos de alenichev, 1 de paredes e 1 de pena...

    fomos à final e ganhamos ao maritimo 2-0 na despedida de fernando santos

    ResponderEliminar
  6. e antes dessa final de 2001( o jogo com o slb era dos oitavos de final), ganhamos em bragança nos quartos por 2-1 e nas meias derrotamos o sporting 2-1 nas antas com 2 golões de capucho!!!!

    ResponderEliminar
  7. 71? hummm, onde é que eu ainda andaria por essa altura?! sei, mas não digo ;)

    Lemos?! quem nunca ouviu falar nesse tal Lemos e nesse tão famoso 4-0? todos, quase com toda a certeza!!!

    quiçá, quem pode negá-lo, terá começado algures por ali, o nosso assomo de perder respeito a quem não o merece?

    fomos, somos... e continuaremos a ser ENORMES!!!

    Fernando, obrigadaço por mais esta fabulástica recordação... para quem, como eu, nem era ainda sequer nascido!!! O meu obrigado!!!

    ResponderEliminar
  8. Acompanhei a carreira do Tó Zé desde que ele veio de Luanda para os juniores do Glorioso jogar numa grande equipa (Anibal, Lourenço, Araujo, Ismael, Vitorino, Rui Ernesto, Luis Pereira, Chico Gordo e Ricardo)que foi administrativamente impedida de jogar a final do Nacional da categoria. Sabem, esta equipa não dava hipóteses...!
    Na primeira época de senior o Tó Zé ajudou a Boavista a subir à 1ª Divisão, tendo aí permanecido na época seguinte.
    Só depois veio definitivamente para a equipa senior do nosso clube onde brilhou, sobretudo nessa época 70/71. Estive nesse famigerado jogo do Lavradio contra a CUF onde o Lemos foi expulso aos 20 minutos de jogo porque o árbitro viu numa confusão de muitos jogadores que tinha havido uma agressão...! O costume nesses como em tempos mais recentes. A única diferença é que o F.C. Porto de hoje tem efectivamente os melhores jogadores e uma estrutura que nos defende das investidas dos nossos "adversários".
    Esta é só mais uma achega ao que já foi escrito nos "posts"anteriores e, visto que hoje o Tó Zé faz 61 anos aqui vai um abraço amigo de parabens para um dos meus idolos de juventude!

    Sckit

    ResponderEliminar
  9. Já agora, caro Anónimo (Sckit) poderá dizer-me onde nasceu o Lemos (Tó Zé)?
    Será um dado novo a juntar à biografia do Lemos.
    Obrigado. Parabéns ao Lemos e Bibó Porto!
    Um abraço.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar
  10. Caro Fernando Moreira
    O Tó Zé Lemos é natural de Luanda e em miudo era um ferrenho benfas. Mas mudou...!

    Abraço
    Sckit

    ResponderEliminar
  11. Será que a “minina” faz parte do espólio do futuro museu do Clube?...
    Szabo fez a revolução no futebol português. Claro, o pioneiro da dita tinha que ser o FC Porto!
    Um beijinho. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar