23 dezembro, 2010

O exemplo e os perdidos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1 A partida do Dr. Pôncio Monteiro deixa em todos uma sensação de impotência por não sermos capazes de impedir que aqueles de quem gostamos, aqueles em quem nos revemos, aqueles que respeitamos, nos deixem sem nos darem tempo de lhes podermos dizer tudo isto.
Falar sobre o Dr. Pôncio é falar de alguém que amava o seu clube e o defendia como se não houvesse amanhã. É falar de alguém que serviu dedicadamente o Futebol Clube do Porto, não se tendo servido dele. É falar de alguém que correu o risco de “machucar” a sua imagem pública, colocando em causa os seus negócios e carreira, em nome de um ideal.
É quase incompreensível como se consegue criar um sentimento de empatia tão grande e ter um sentimento de perda ainda maior, em relação a uma pessoa com quem nunca se privou.

Com ele morre um pouco mais do Sentimento Porto!
Morre um daqueles para quem o Porto era um amor e não uma profissão!
Morre um daqueles que nos ajudou a crescer e a sermos o que hoje somos!
Morre um pedaço de história do nosso clube!

Prometemos honrar os seus ensinamentos.
Prometemos ser fieis à sua doutrina.
Prometemos prolongar na Terra a sua magnífica passagem.

É quase sem palavras, sem coragem, sem força, mas com muita emoção que lhe digo : OBRIGADO!

2 Confesso que depois de escrever sobre o Dr. Pôncio, e não me permitiria não o fazer, quase não me apetece dizer mais nada, tamanha é a dor que sinto.
Ainda assim, e porque nada melhor para honrar o seu percurso do que defender o nosso clube, gostava de sublinhar algumas declarações estranhas que tenho vindo a ouvir de alguns dirigentes desportivos.

A afirmação digna de um mentecapto, protagonizada pelo presidente do Vitória de Setúbal, induzindo a falha propositada do penalti no último minuto no Dragão pelo seu jogador, deixou-me estarrecido, e sem perceber ao certo se estávamos perante uma brincadeira, um desvario momentâneo, ou uma encomenda. Ora, como o dito senhor não se retratou publicamente, deduzo que não se tenha tratado de nenhuma das duas primeiras opções.

Semanas mais parte, o letrado presidente do Paços de Ferreira, anunciou alguns dias antes da nossa visita à Mata Real (penso que o nome adequado seria Matagal), a primeira derrota do Futebol Clube do Porto. Sim, a derrota do Futebol Clube do Porto e não a vitória do Paços de Ferreira. Mais um desvario momentâneo, incontinência verbal, ou diarreia mental? Ficamos sem perceber!

Na verdade, o que em ambos os casos temos, são duas declarações despropositadas, disparatadas, sempre com um inimigo comum, o Porto.
A quem interessam estas afirmações? Aos respectivos clubes não é de certeza!
Ao serviço de quem se encontram estes senhores? Dos respectivos clubes não parece ser!
Porque causa tanta preocupação e desconforto a carreira do FC Porto?

Cada um que retire as suas conclusões!
Só espero é que na próxima época não nos armemos em bons samaritanos, e emprestemos jogadores aqueles que não nos respeitam.

3 Desde os tempos que antecederam o 25 de Abril de 1974 que não se via nada parecido...a liberdade de expressão está em causa, o direito ao voo não está a ser respeitado. Depois do célebre “Deixem jogar o perneta”, perdão pelo engano, “Deixem jogar o Mantorras”, agora é o Barnabé que luta arduamente sob o lema "DEIXEM VOAR A VITÓRIA"!!!!!
Como só me divirto com as cenas cómicas protagonizadas por essa agremiação desportiva que entrou em crise de identidade desde os tempos da introdução da televisão a cores, apenas me apetece dar uma grande gargalhada dizendo que só ali seria possível o advogado do tratador da águia ter tempo de antena junto aos jornalistas, e de seguida um director de comunicação que é um funcionário do clube, dar-se ao desplante e à total falta de qualquer senso, de se dirigir a uma sala de imprensa para responder ao tal advogado de um tratador de uma águia. Lindo! Seria um problema institucional, ou um problema entre aves com o papagaio a quer aproveitar o lugar deixado vago pela águia?
Não chores Barnabé... a vida é curta e os animais percebem o nosso estado de espírito menos positivo. Não cries uma depressão à vitória, não vá ela pedir baixa e terem que ir correr atrás do famoso alentejado Paixão com o seu milhafre.

4 Após algo que aconteceu na semana passada, fiquei a perceber que as consultas no Júlio de Matos (o similar ao Magalhães Lemos lá em lisboa), estão muitos caras ou então a fila de espera é tremenda.
Na verdade, só assim se percebe que tanto indivíduo com a mania da perseguição ainda não se tenha tratado.
A mais recente teoria desses verdadeiros alucinados, é que há “bolas quentes” e “bolas frias” no sorteio da taça de Portugal. Inundaram de comentários desse teor os blogs e edições on-line dos jornais.
Mas mais fabuloso ainda, não sei se uma simples consulta no Júlio de Matos será terapia suficiente, é que segundo informações que me prestaram, a benfica tv alimentou essa teoria da conspiração. Ou seja, não só há lunáticos espalhados um pouco por todo o lado, como afinal o manicómio é mesmo nas instalações desse pasquim televisionado.
Aceitem o meu conselho: tratem-se, há curas para esses desequilíbrios, agora não atirem areia para os olhos das pessoas inteligentes deste país. Não tentem esconder as vossas fragilidades, as vossas impotências e incompetências, querendo sempre arranjar outras explicações para os vossos repetidos insucessos.

ATÉ à PRÓXIMA!!!

P.S. - Um santo e feliz Natal para todos os colaboradores, leitores e seguidores deste blogue, bem como para todos os portistas em geral. E mais uma vez, OBRIGADO DR. PÔNCIO!

19 comentários:

  1. Obrigado, Norte. Feliz Natal para ti, também. Um abraço.

    OBRIGADO, DR. PÔNCIO! UM OBRIGADO DE TODOS NÓS.

    ResponderEliminar
  2. Bonita homenagem do Tribunal S4 ontem, no Dragão Caixa.

    Pôncio jamais será esquecido entre nós!

    ResponderEliminar
  3. Agora que conheço o Norte e sei que ele é grande, tenho de ter cuidado com o que digo...

    Norte, mais uma vez estou de acordo e não tenho nada a acrescentar, assim desejo-te e a todos os que colaboram e visitam o BiBó-PoRtO, um Santo e Feliz Natal.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande abraço Norte. Feliz Natal tb para ti e continua nessa cruzada q felizmente;) é tb a minha!

    ps- Bonitas e sentidas palavras ao GRANDE PÔNCIO. Gostei tb dessa esquizofrenia vermelha q agora até das bolas dos sorteios desconfiam...

    ResponderEliminar
  5. O meu sincero aplauso ao autor do “post”, pela sua clareza no desmontar dessa inveja alienada que tolhe os poucos neurónios ainda resistentes dessa massa seguidora do clube encarnado e dos seus respectivos arautos tão ou mais desprovidos de inteligência do que eles.

    ResponderEliminar
  6. Ver as imagens da reportagem do funeral do Dr.Poncio e verificar que não só estavam presentes muitos e bons portistas, como também alguns adeptos de clubes adversários, demonstra bem a dimensão humana de Poncio Monteiro...

    Uma pessoa inteligente, culta, e que apesar do seu enorme portismo, conseguia ter uma discussão sem recorrer ao insulto barato e à patetice bacoca, como hj em dia vemos tanto nas discussões desportivas nos programas televisivos.

    Homens como Poncio fazem falta a um país como Portugal...recheado de gente "pequenina e medíocre"....

    Resta-nos a todos vangloriarmo-nos por ter tido um dirigente e adepto como Poncio Monteiro!


    ps:Muito sinceramente, conforta-me imenso o facto dos nosso adversários estarem preocupados com as bolas "quentes ou frias" dos sorteios da Taça, desviando-se do essencial, que é o mérito dentro de campo...e ainda em que é assim, porque há 30 anos que os nossos adversários se preocupam mais com acessórios e banalidades, do que com os sues proprios problemas... isto é muito bom sinal, acreditem!

    ResponderEliminar
  7. PS: A todos os colaboradores deste “blog”, extensivo a todos aqueles que nesta caixa debitam como eu os seus “bitaites”, desejo um santo e feliz natal.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma bela crónica do "Norte", na senda das anteriores, bastante objectiva, esclarecida, incisiva, e também emotiva, prestando a devida e justa homenagem ao nosso caríssimo e indefectível "Dragão" Pôncio Monteiro.

    Um abraço ao "Norte", restantes amigos e leitores, e um Feliz Natal para todos!

    ResponderEliminar
  9. No mesmo dia do nosso Pôncio Monteiro, morreu também António Santos Ferreira Silva, sócio número 3 do FC Porto.

    Dois grandes portistas que pereceram. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  10. Norte fizeste um post a que atribuo 5 estrelas, não deixas nada ao acaso de todas as situações que se foram passando até ao dia de hoje.

    1. Bonitas palavras para com um grande Portista que também da minha parte mereceu sempre admiração e como é claro é com aquele Portismo que me identifico.

    Também deixo um Obrigado.

    2. Quanto aos dois dirigentes que vieram a terreiro um depois de um jogo e outro antes de um jogo mostraram que têm uma agenda bem importante, a agenda do Regime.

    Também reitero a importancia de termos a memória bem alerta num futuro próximo quando for para emprestar jogadores.

    3. Quanto ao homem das pombas, posso dizer que é um caso de solicitação à prostituição, passo a explicar, o tratador vendia a sua pomba por um volta ao estádio por tuta e meia.

    Ora continuamos a ter circo para aqueles lados e como todos sabemos nada melhor que o Circo de Natal.

    4. Quanto a teorias da "constipação" de quentes e frios só podem vir de alguém muito demente, porque uma pessoa no seu perfeito juízo não é capaz de elaborar tamanho conto de Natal.

    www.farmaciasdeportugal.pt recomenda-se aos 6 milhões deste país.

    Norte um feliz natal e estendo o desejo a todos neste blog quer colaboradores quer comentadores.
    O desejo para 2011 nem me vou dar ao trabalho de dizer qual é que tenho a certeza que é igual ao meu.

    Um abraço

    PS: Eu pareço o marido enganado de uma relação, é que além das minhas suspeitas ainda não sei quem é o Norte. Mesmo assim ainda me deve dois finos.

    ResponderEliminar
  11. Por intermédio de um amigo comum de Sousa Martins, constou-me que a TVI deseja Rui Moreira para substituir Poncio Monteiro.
    Apesar de tudo o mãozinhas anda com um discurso politicamente correcto! Quer o tacho da federação. Tem ambições politicas e percebe a dimensão do FC Porto.
    Rui Moreira sendo um cavalheiro suportaria melhor um conteúdo do programa da TVI!
    O DR Eduardo Barroso foi Enorme nas palavras dedicadas a Poncio Monteiro...

    ResponderEliminar
  12. Ó Antas, anda por aqui muita contra-informação em relação ao "suspeito"... O amigo Vila diz que tem que ter cuidado com o que diz, agora que sabe quem ele é, pois "ele é grande"... Isso já reduz bastante o leque de possibilidades... e, caso ele tenha estado no jantar (que é provável embora não seja líquido), então não vejo muitas hipóteses para além de uma em particular... será essa pessoa, não será? Se é a pessoa que penso, é então aqui que entra a contra-informação... e ela está relacionada com a última AG e um posterior post (ou comentário) do próprio "Norte"...

    É pá... se calhar é o nosso Presidente, Pinto da Costa!

    De qualquer forma, seja o "Norte" a pessoa que seja, tem aqui o nosso respeito e consideração, e a nossa particular atenção e interesse pelas suas crónicas.

    E com certeza os teus dois finos estão garantidos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Partiu o Homem fica o legado e o exemplo.

    Feliz Natal a toda a Familia Portista.

    ResponderEliminar
  14. óh nORTE, tu põe-te a toques, que pelo que se consta, ouvi dizer, contaram-me, parece que, blábláblá... já diz o outro que não sei mesmo s'«ele» esteve lá, mas qu'«ele» existe, existe!!! ;)

    depois, pegando nos teus pontos, esmiuças de tal forma as coisas que poucos deixas pa quem chega pa botar faladura, mas mesmo assim...

    1- Dr. Pôncio Monteiro, partiu-se o homem, mas a sua marca estará sempre bem presente;

    2- como diz o outro, só apetece mesmo repetir, mas em formato plural: «óh parooolos!!!»... uns perfeitos papa-ranhos, pa não lhes chamar outra coisa mais fina, que é como quem diz, uns perfeitos conas de sabão!;

    3- já do folhetim «avestruz», bem, não fora a seriedade da coisa, e apeteceria até dizer que aquele «tunele», arrisca-se a ficar mais conhecido que a «Maria Alice» da minha paróquia... dasse que práquelas bandas, é «tudo saco d'areia» pa enfardar... e agora que até me recordo da(s) cena(s), a este parolo, só se perderam mesmo as que caíram no chão, porque vontade de lhe entortar a tabuleta tinha eu mesmo por todas as provocações que nos fazia nos finais de jogos ali prós lados do «galinhómetroGAY»... como diz o outro, tb com aquela fuça de «panão», que esperava afinal o parolo?!;

    4- aos tais, o que lhe dava mesmo um jeitaço com toda a certeza, não eram bolas frias... a essas deficientes mentecaptos, de figura desprezivel e nojenta, bom mesmo, era ver-lhes nascer pelo reto acima, um jardim... de catos!!!

    aMIGO, tb para ti, um FELIZ NATAL... extensivel a todos nós!!

    ResponderEliminar
  15. Norte, como já é habitual mais um post excelente, estou de acordo com tudo o que escreves-te!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, excelente interpretação dos factos descritos.
    Quanto ao nosso super sócio Pôncio, será visto como um exemplo do que é ser Portista.

    ResponderEliminar
  17. Jorge da Silva24 dezembro, 2010

    Boas ...

    Este "Norte" é mesmo do Norte !

    Visto estar tudo dito(e bem!) venho
    por este meio desejar a todo(a)s um
    óptimo e Feliz Natal !!!

    ResponderEliminar
  18. Caríssimos,

    Antes de mais, é um gosto compartilhar com todos vocês os meus sentimentos e opiniões sobre o dia a dia, e respectivas incidências associadas directa ou indirectamente ao nosso clube.

    Como alguém aqui escreveu, continuarei em 2011 a cruzada em defesa daquilo que entendo serem os interesses do clube, mesmo que isso possa significar discordância com aqueles que lideram.

    Quanto á questão da identidade, já dizia o outro ... "ser ou não ser, eis a questão".
    Vou estando por aí, por aqui, mas essencialmente onde está o Porto.

    Não quero fazer disso "um caso", mas entendo que por várias razões que identifiquei ao amigalhaço bLuE bOy, vamos estando melhor assim...até ver!!

    Até porque em grande, mas mesmo tamanho XXXL, é o meu amor ao FC Porto.

    Um santo e feliz Natal para todos!

    ResponderEliminar
  19. O Dr. Pôncio como grande portista, é mais um a juntar-se à grande família que também existe "lá em cima". Cá em baixo, ficamos nós a tomar conta do seu legado e a transmiti-lo às gerações futuras. Por cada portista que "cai" 3 ou 4 se "levantam". Até sempre Dr. Pôncio.

    Quanto ao restante, são "fait-divers" que só interessam para encher páginas de jornais. Aquilo que efectivamente importa é que o Porto continue a ganhar.

    ResponderEliminar