13 dezembro, 2010

Campeões do Mundo... passaram-se 23 anos!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/



Depois de conquistar brilhantemente a Taça dos Clubes Campeões Europeus, apresentou-se novo desafio ao FC Porto: derrotar o Campeão Sul-Americano e tornar-se Campeão Mundial. Este encontro disputou-se em Tóquio, em condições verdadeiramente surrealistas, tal foi o nevão que inesperadamente caíu sobre a capital Nipónica.

Foi um verdadeiro encontro de titãs, onde o FC Porto mostrou que, para além de brilhante, era também uma equipa capaz dos maiores sacrifícios. Foi o que provaram os valentes Dragões frente ao Penarol de Montevideo, do Uruguai. O domínio inicial do FC Porto materializou-se com o 1º golo do encontro, apontado por Fernando Gomes. Aos poucos, os Uruguaios foram equilibrando o jogo, e quando já ninguém esperava que pudessem empatar, Viera fez o golo.

Tudo seria decidido num prolongamento... de repente, numa jogada a meio-campo, Sousa tira um adversário do caminho, e passa a Madjer, este consegue esquivar-se ao defesa adversário e, vendo o guarda-redes Pereira adiantado, fez-lhe um "chapéu" fabuloso! Uma vez mais, Madjer foi decisivo, marcando um golo só ao alcançe de um verdadeiro predestinado. Era já alta madrugada quando o país pode finalmente festejar um título mundial de clubes. O FC Porto inscrevia o nome de Portugal na lista de clubes campeões do mundo.

4 comentários:

  1. Ainda não era nascido quando conseguimos a 1a Intercontinental mas tenho em casa o Dvd do jogo,tal como de todas as nossas finais europeias!

    O meu pai conta-me que viu esse jogo de madrugada entre familiares e amigos e que no 2o golo,o do Madjer, até empurraram a televisão para a bola entrar pois ela parecia querer parar em cima da linha de golo.

    ResponderEliminar
  2. Que grande madrugada!
    Nunca se tinha visto um cenário daqueles.

    Épico!
    Histórico!
    Tremendo!
    Inesquecível!

    ResponderEliminar
  3. daqueles momentos, para nunca mais esquecer, vivam-se mais os anos que se viverem... e já são 23 dele, quando, engraçado, tudo ainda está tão vivo na nossa memória!

    ResponderEliminar
  4. Nem o 13 me tirou a grande alegria que foi esta fantástica vitória. Lembro-me que quando o Porto arrumou a questão, se fez festa na rua sob um frio de rachar tipicamente transmontano.
    A vitória de 2004 também foi saborosa e de grande significado para a história do n/Clube.
    Um abraço.

    ResponderEliminar