21 novembro, 2010

«Sei reconhecer uma notícia especulativa»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

André Villas-Boas está agarrado à cadeira. Voltou a admiti-lo, sem reservas nem pruridos, enquanto lançava a deslocação a Moreira de Cónegos, explicando depois que sonhou muitos anos com ela e que dela não pretende desfazer-se facilmente. Muito menos quando confrontado com a notícia de um eventual interesse do Inter, que logo catalogou como «especulação» e «disparate absoluto».

O objectivo imediato do treinador, que reconheceu, de novo, a intenção de vencer a UEFA Europa League, é derrotar o Moreirense no domingo, superando mais uma etapa de uma prova de invencibilidade que agora se alarga a uma eliminatória da Taça de Portugal especialmente talhada para motivar e transcender o adversário. André Villas-Boas já alertou e lembrou os jogadores que o FC Porto tem a cabeça a prémio.

Confira, adiante, as declarações do treinador dos Dragões na conferência de imprensa de antevisão do Moreirense-FC Porto, da quarta eliminatória da Taça, realizada ao princípio da tarde deste sábado, no Olival.

Alguns problemas
«O jogo com o Sporting é no sábado e o tempo que nos sobra é o ideal para o prepararmos e recuperamos. Esse jogo nada tem a ver com este, que surge em primeiro lugar nas nossas preocupações. É um jogo extremamente difícil para nós e, tratando-se de uma competição a eliminar, exige-nos a maior concentração, até porque o FC Porto tem um historial de jogos complicados em Moreira de Cónegos e creio que assim será. Não só pelas condicionantes impostas pelas condições climatéricas e pelas dimensões do relvado, mas também pela qualidade do Moreirense e pela experiência dos jogadores que tem, alguns deles sabedores do que é chegar longe na Taça de Portugal. Tudo somado, mais a empatia que existe entre eles e o líder, creio que nos podem causar alguns problemas.»

A oportunidade de Rafa
«A competitividade no plantel é óptima. Perde-se um jogador importante [Alvaro], mas temos o Rafa a um nível superior, como puderam constatar, não só no jogo com o Limianos, mas também na pré-época. Chegou a oportunidade do Rafa, mas também estou convencido de que ele estará à altura de dar continuidade à qualidade exibicional que o Alvaro tem demonstrado, embora a polivalência do Fucile acrescente outra solução.»

Alvaro em 2010
«O prazo e a antevisão que vocês fazem da recuperação do Alvaro podem não corresponder à realidade. Creio que não é esse o caso e há fortes possibilidades de que possa jogar ainda em 2010. É nisso que queremos acreditar.»

Cinco para a posição 11
«Perante o que temos feito em termos de gestão do plantel, têm reparado que temos recorrido a vários jogadores para a posição 11, que tem sido ocupada pelo Varela e para a qual há várias soluções, inclusive de jogadores que estão a um óptimo nível. Tal como para a posição de lateral-esquerdo, acho que temos opções que são viáveis, que nos dão máximas garantias e que nos permitirão manter dentro da dinâmica colectiva. Porque o Mariano, devido a uma lesão prolongada, não está inscrito, temos cinco alas disponíveis, todos eles capazes de potenciar o colectivo.»

Especulação
«As notícias sobre o interesse do Inter são um disparate absoluto, completamente fora de tempo e fora de sentido. Felizmente, estive naquele clube, que é pentacampeão italiano e campeão europeu, conheço perfeitamente as pessoas que o lideram e sei o que é uma notícia especulativa. Essa é, sem dúvida, uma delas. Não há discussão possível e, mesmo que houvesse algum fundamento, que se verificasse tal exagero de despedir um treinador como o Rafa Benítez perante um trabalho que ainda me parece satisfatório, eu farto-me de vos dizer que ambicionei esta cadeira por muito tempo e não vou abdicar dela por qualquer coisa.»

Grandes objectivos
«A eventual perda de jogadores insere-se também nesse registo de especulação. Nesta fase, há três clubes na Europa que continuam sem perder, que são o Manchester United, o FC Porto e o Real Madrid, o que gera o interesse dos média, o que nós agradecemos. Mas ainda falta muito tempo para a reabertura do mercado em Janeiro e tudo isto parece-me especulativo. O FC Porto é um clube que está alerta em termos de cláusulas de rescisão dos seus jogadores, é conhecedor do mercado e tem, sobretudo, objectivos muito grandes a atingir esta época. Portanto, não me parece que essas notícias sejam verdadeiras. Servem os interesses da comunicação social, porque são impactantes e vendem.»

FC Porto quer UEFA Europa League
«A UEFA Europa League é a coitadinha das competições europeias. Os coitadinhos da UEFA Champions League, que terminem a fase de grupos em terceiro lugar, ainda vêm para a competição dos coitadinhos, mas o FC Porto quer vencê-la.»

Motivar e potenciar
«O meu trabalho é, fundamentalmente, motivar os jogadores, potenciar as suas capacidades e inter-relacioná-los, fazendo-os funcionar como um todo. A preponderância do João Moutinho no FC Porto tem a ver com a potenciação do todo e de cada um deles. Fico frustrado se não for capaz de o fazer.»

Potencial de risco
«O objectivo não é utilizar o jogo com o Moreirense como rampa de lançamento para Alvalade. Este jogo tem o potencial de derrubar a moral do FC Porto, encerra um potencial de risco tremendo. É uma competição a eliminar e o peso da eliminação é algo que perdura. O FC Porto quer continuar em todas as competições e ambiciona conquistá-las. Como o Casquilha disse na antevisão deste jogo, trata-se de uma oportunidade única para o Moreirense ganhar a este FC Porto, que tem a cabeça a prémio jornada após jornada. O prémio é a invencibilidade desta equipa, ou seja, é um prémio alto, que motiva e transcende, e eu alertei os meus jogadores para esse facto.»

fonte: fcporto.pt

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Beto, Kieszek.
Defesas: Maicon, Fucile, Rolando, Emídio Rafael, Sapunaru, Sereno.
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Rúben Micael, Castro.
Avançados: Falcão, Hulk, Walter, Ukra e James Rodriguez.

1 comentário:

  1. AVB é do FC Porto, será do FC Porto... é o FC Porto! Mai nada.

    Um abraço, Blue e Amigos.
    BIBó PoRto!

    ResponderEliminar