25 novembro, 2010

Identificado por ter material…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Mas que grande Domingo passámos, amigos Dragões! Mais uma viagem fenomenal, desde a hora da partida até à hora da chegada, desta vez até Moreira de Cónegos. E confesso que nunca lá tinha ido. O sorteio da taça de Portugal ditou uma visita do FC Porto aquela cidade do Minho e pronto, lá tirámos mais uma dia para apoiar o nosso grande amor, sempre a fazer uma festa tremenda, “em qualquer lado, em qualquer estádio”! Foi assim desde pequeno que me apaixonei pelo clube e me habituei a acompanhá-lo, e é uma alegria imensa puder fazê-lo junto de vocês, dos meus.

Como em todos os fins-de-semana, não nos preocupamos em apoiar apenas o futebol, e isso mesmo é uma das coisas que faço sempre questão de frisar. É uma das marcas deste grupo de amigos que tem em comum a paixão pelo FC Porto. Num fim-de-semana em que o andebol jogou na Madeira, marcámos presença no hóquei, Sábado à tarde no Dragão Caixa, para a Liga Europeia, e no Domingo estivemos representados em São Paio de Gramaços onde jogou o basquetebol! E ganhámos em todas as frentes.

O encontro para Moreira de Cónegos foi ao inicio da tarde no estádio do Dragão, o nosso habitual ponto de encontro. Um jogo para a taça de Portugal, e nós tratámos de fazer a festa! Rumámos bem cedo ao Minho, pois à nossa espera na “Adega do Xiquinho” já estava o cabrito e a vitela! São estas deslocações que me enchem as medidas, numa vila pequena, tudo ajudou ao festim, muito convívio, com conversas, cantorias e um joguinho do FC Porto para vencer mais ao fim da tarde. Prefiro não descrever ao certo o que se passou durante aquele almoço de mais de duas horas (!!), mas fiquem a saber que me orgulho cada vez mais de serem meus Amigos… e que o “Xiquinho” ficou nosso fã e no final veio ter comigo e disse-me que se para o ano o Moreirense subir, quer-nos lá outra vez no restaurante!

Faltava uma hora e meia para o inicio do jogo, fomos andando a pé para o estádio, no meio daquela bonita e tradicional paisagem. A poucos metros da entrada, cruzamo-nos com o autocarro do FC Porto que estava a chegar nesse momento ao estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Pouco minutos depois chegam as camionetas com os nossos ultras. Enquanto o pessoal pegava no material e se aglomerava no passeio, encaminhámo-nos para a porta e fomos dos primeiros a entrar na bancada visitante. Fomos revistados duas vezes cá fora, mostrei duas vezes o bilhete e mal entro na bancada, sou mandado encostar a um canto por um GNR. Logo de seguida vêm mais dois e pedem-me o bilhete de identidade. Imaginei que, conforme me estavam a fazer a mim, iriam fazer a todos os adeptos que entrassem ali. Mas porquê? Pedi explicações, e o que me disseram é que todos os adeptos que entrassem com “armas” tinham de ser identificados. Armas?! A arma a que o GNR se referia, era o tubo da bandeira. Anotaram o nome e o número do bilhete de identidade e ainda me perguntaram onde morava e pediram o número de telemóvel! “Caríssimo senhor guarda, estou aqui para ver um jogo do FC Porto!”. E ainda queriam que no final lhes fosse mostrar o tubo outra vez! É bom que estas coisas se saibam...

Tudo fazia lembrar os bons velhos tempos, como eu gosto. Bancadas em pedra, sem cadeiras e o topo Norte onde ficaram as claques do FC Porto não tinha coberto. A chuva prometia aparecer, e nós, ainda os jogadores não estavam a aquecer, já estávamos lá dentro. Os procedimentos habituais, as faixas a serem colocadas e as bandeiras a serem montadas. O estádio contou com uma assistência muito boa. Em maioria estavam claramente os portistas, até na bancada central que é destinada aos sócios da casa.

O apoio durante o jogo foi bom de parte a parte, tanto do nosso lado os Super Dragões e o Colectivo, como o grupo da casa, os “Green Devils”, embora os cânticos destes sejam quase todos copiados, assim como o próprio símbolo do grupo, um índio navajo, primeiramente adoptado em Portugal por um grupo dos Super Dragões com largos e largos anos de curva, os Gate 10! Sem imaginação, portanto. O destaque na bancada vai para um cântico lançado pelo nosso grupo, que foi entoado durante cerca de vinte minutos continuamente, já na segunda parte, mas ainda antes do golo. Grande loucura esse momento, tudo aos saltos, alguns segundos de costas para o jogo, com bandeiras e estandartes ao alto. Tudo a apoiar o FC Porto! Foram raros os minutos em que estivemos calados. O golo de Falcao trouxe justiça ao marcador e carimbou a nossa passagem à próxima fase da taça de Portugal.

Objectivo cumprido e regresso à Invicta.

No próximo fim-de-semana temos clássico no estádio José Alvalade! Obviamente um jogo que nenhum ultra quer perder, onde estão sempre mais do que simples três pontos em disputa. Quer se queira, ou não, será um clássico com sabor especial depois transferência de João Moutinho para o FC Porto no Verão passado, a maior de sempre a nível nacional. Uma camioneta com 60 lugares já está lotada há mais de duas semanas! O FC Porto tem dez pontos de avanço sobre o segundo classificado e treze sobre o adversário de Sábado. Espero uma das maiores invasões à casa de banho da capital dos últimos anos. Vamos mostrar mais uma vez quem são os ultras mais fortes!

Para finalizar a minha crónica de hoje, deixo aqui um vídeo com a melhor prestação dos ultras do FC Porto no novo Alvalade, que foi na época 2005/2006, pouco antes de nos sagrarmos campeões com Co Adriaanse. E aproveitando a onda, e porque recordar é viver, ficam também duas fotografias da curva portista no primeiro jogo que vi em casa dos lagartos, na saudosa época 2002/2003.

AQUI VAI, INVASÃO, DOS RAPAZES DO DRAGÃO!



Um abraço Ultra.

14 comentários:

  1. Nem chuva apanhas-te.

    Com amigos como eu querias o quê?

    Foi um excelente fim-de-semana desportivo e passado acima de tudo com aqueles com que nos identificamos e aqueles que eu ao longo dos meus 30 anos aprendi a respeitar.

    Um grande abraço meu amigo Sábado é muito importante mas atenção que sexta temos luta. :)

    ResponderEliminar
  2. Foi este puto que veio ter comigo um dia, em Fânzeres antes de um Porto/Benfica (2007) em hóquei e me disse: "és o Lucho não és?"

    E eu disse-lhe: "é pá, quem me dera:)"

    Pois, desde esse dia q fiquei a conhecer bem mais profundamente toda a sua (nossa) paixão pelo Porto, seja lá a modalidade q esteja em causa.

    És grande miúdo.

    Muita sorte para Alvalade. Vou torcer por todos vós à distância mas com a mesma paixão de sempre. Vamos Porto!

    E até amanhã, sexta no andebol, 19h30.

    ResponderEliminar
  3. O que retenho do que aqui é contado, é a atitude persecutória e nada profissional, que os ditos gnr's tomaram. Esta demonstração de arrogância provocatória, tem uma origem, é bom que se saiba.
    A promiscuidade ministerial nos camarotes dos vermelhos, que fazem com que esta gente, mal preparada, inculta e primária, se arrogue o "direito" de assim se comportarem, só porque a sociedade lhes veste uma farda.

    ResponderEliminar
  4. No inicio começas por referir ter ido à "Cidade" que é a Vila de Moreira de Cónegos, e não haverias de ter problemas com a GNR.
    Já trocavas tudo e os gajos desconfiaram que vinhas da "Tasca" Adega do Xiquinho.
    Boa puto .....estás no bom caminho.
    Abraço
    JC

    ResponderEliminar
  5. Grande Tripeiro, grande post!

    Infelizmente não vos pude acompanhar a Moreira de Cónegos, mas estarei convosco em Alvalade e espero que para celebrar uma grande vitória! :)

    Antes disso, temos amanhã um importante desafio com o Dunaferr, em que precisamos de estar ao lado da equipa de forma a juntos superarmos esta difícil equipa.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Vocês é que são cómicos. Os Green Devils é tudo copiado? Vocês não ? NAO INTERESSA O QUE CANTAM MAS SIM QUANTO CANTAM! ... Somos pequenos, mas estamos sempre lá.. Força Moreirense.!

    ResponderEliminar
  7. Sempre em grande estilo, o meu amigo tripeiro.

    É de pessoas como tu que o clube precisa. Que acompanhas tudo e mais alguma coisa lol.

    Amanhã talvez-nos encontremos.
    Sábado não vou a Lisboa, mas estarei nas modalidades no dragão Caixa. Domingo também.

    Os preços são de 1E para sócios, 2E para o público. Site oficial do Porto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Tive pena mas não pude ir com vocês ver o jogo, Adega do Xiquinho ....
    mas tripeiro então tu levas uma bazuca para o estadio, uma arma !!! ai ai ai coitados dos Srs. guardas ....se não se põem a toques contigo .....
    mas gostei dessa parte de pedir o numero de telemóvel, deve ser para te mandarem um SMS no natal :)
    Um grande ambiente, como de costume tudo malta fixe !
    Ainda não sei se posso ir sexta feira ao Andebol, senão for domingo lá estarei :)
    Pessoal se não for antes até sábado .
    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  9. Ultras GD com todo o respeito por adeptos que acompanham o seu clube com amor e paixão não deixa de ser verdade que estava lá a faixa do indio apache e alguns dos canticos só muda o nome do clube que de resto é tudo igual.

    Não há que ter vergonha nisto aliás eu sou a favor de uma boa adaptação que empolgue as bancadas, para que fique claro, sem hipocrisias.

    Por isso não percebo o "tom jocoso" do comentário, comédia foi mesmo o dispositivo de ninjas e armadilhas montado à volta de um jogo que aparentemente não oferecia qualquer situação de perigo.

    Esse tema que diz respeito a todos os ultras é que se esqueceu de ler ou então achou normal.

    ResponderEliminar
  10. Ó Green Devil, uma coisa é teres um ou outro cântico adaptado, não crítico isso e quem anda atento hoje em dia é o que se vê mais por essas bancadas fora, outra é até a símbolo do grupo ser copiado!!

    Nós é que somos cómicos?!

    Continuem a estar "sempre lá".

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos amigos, pelos vossos comentários.

    Olhem agora a pérola que eu encontrei:

    http://www.youtube.com/watch?v=J_T96jB1aCw&feature=player_embedded

    OBRIGADO HAPOEL!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Esteve-se bem na adega do Xiquinho, sim senhor!

    Mais um belo dia de domingo, um dia de taça, enfim, um dia de futebol.

    Foi um gosto compartilhar convosco o mesmo espaço, e obrigado pela paciência que tiveram...mas para mim o futebol é isto mesmo!

    Quanto aos "geninhos", já não dou para esse peditório...é mais do mesmo, mais uma demonstração de falta de bom senso, falta de capacidade, formação e conhecimento para lidar com massas, mas essencialmente uma azia do tamanho do Mundo.

    Até sábado em Alvalade, e para quem for, até Viena!

    Um abraço,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  13. Tripeiro, grande dia em Moreira de Cónegos! ;)))

    Como sempre contas tudo e não deixas nada!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. os SD tambem sao muito originais nao haja duvida! agradeçam a claque da lazio, Valencia e mais umas quantas! Saudaçoes moreirenses

    ResponderEliminar