17 outubro, 2010

Marca de Walter na noite das segundas linhas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 41.118 espectadores.

árbitros: Cosme Machado (Braga), Fernando Pereira e Inácio Pereira; 4º Árbitro: Pedro Sá.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Otamendi e Rafa; Souza, Rúben Micael e Guarín; Hulk «cap.», Walter e Varela.
Substituições: Souza por Catro (55m), Sapunaru por Ukra (68m) e Varela por James (68m).
Não utilizados: Kieszek, Maicon, Belluschi e Falcao.
Treinador: André Villas-Boas.

LIMIANOS: Pedro Baía; Vítor Hugo, César «cap.», Pedro Maciel e Zé Manel; Tiago Silva; Gil, Emanuel, Vinicius e Pedro Tiba; Vasco.
Substituições: Emanuel por André (61m), Gil por Tiago Ribeira (65m) e Vasco por Marquinho (74m).
Não utilizados: Litos, Lucas, Terroso e Jean Philippe.
Treinador: José Carlos Fernando.

Marcadores: Walter (9m, 60m e 90m), Varela (45m), Pedro Tiba (69m).

Disciplina: cartão amarelo a Souza (26m), Zé Manel (30m e 59m), Vítor Hugo (32m), Sereno (53m), Tiago Silva (66m); vermelho a Zé Manel (59m).

O FC Porto apresentou-se, este sábado, com oito jogadores na equipa titular que habitualmente não alinham no “onze tipo” de André Villas-Boas.

Os Dragões não apresentaram um futebol vistoso e o sector defensivo “suplente”, esta noite constituído por Sapunaru, Rafa, Otamendi e Sereno, mostrou algumas debilidades. Daí o Limianos, da terceira divisão, ter conseguido marcar no Dragão.

O primeiro golo dos azuis e brancos surgiu ao minuto 9, por intermédio de Walter, após cruzamento da direita de Hulk e falha da defesa da turma de Ponte de Lima.

Os detentores do título colocaram outra bola dentro da baliza, ao minuto 35, mas a equipa de arbitragem anulou o golo a Varela por se encontrar em posição fora-de-jogo.

Mas o segundo verdadeiro golo surgiu perto do final do primeiro tempo, com Varela a voltar a mostrar dotes de matador perto da baliza. Neste lance, nota para a grande jogada individual da direita e cruzamento de Rafa.

Na segunda parte, o FC Porto chegou facilmente ao terceiro golo, outra vez da autoria de Walter aos 59 minutos. O “bigorna” aproveitou um ressalto de bola, na sequência de um livre directo, e rematou de pé esquerdo para dentro da baliza.

Do lado do clube da vila mais antiga de Portugal, destaque para Pedro Tiba, que mostrou qualidades dignas de um atleta de escalões superiores do que a terceira divisão, e daí ter feito o golo de honra para a equipa comandada por José Carlos Fernandes. O número 8 reduziu a diferença de cabeça depois de um cruzamento da direita.

André Villas-Boas ficou muito zangado com o golo da equipa de Ponte de Lima, numa altura em que os azuis e brancos jogavam com três defesas (Otamendi, Sereno e Rafa).

Ao minuto 75, o jovem colombiano James Rodríguez fez balançar as redes mas os juízes da partida voltaram a anular o golo ao FC Porto. Desta vez, Cosme Machado ouviu uma monumental assobiadela dos adeptos residentes.

Walter ainda não estava satisfeito e quis sair do Dragão com um "hat-trick". Ukra ajudou o brasileiro e este de cabeça fez o seu terceiro golo do encontro.

Até ao final do jogo, o FC Porto ainda assustou o guardião Pedro Baía mas o guardião do Limianos mostrou-se muito atento. 4-1 foi o resultado final e FC Porto passa, como seria de esperar, para a fase seguinte da Taça de Portugal, e o Limianos volta para o Alto Minho de cabeça erguida.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas Boas: «O 2-0 antes do intervalo foi benéfico para nós. Levar 1-0 para o intervalo permitia manter o sonho do Limianos e alimentar alguma intranquilidade. Parece-me que tivemos o jogo sempre controlado. Agradou-me também a forma como o Limianos se apresentou, disputando o jogo pelo jogo e desfrutando do palco e da oportunidade. É uma atitude de louvar, porque não é fácil de encontrar. Tivemos um bom domínio da posse de bola e um número considerável de oportunidades. Foi pena termos sofrido o 3-1 quando íamos experimentar um 3-4-3 mais agressivo. Esse golo não ajudou à tranquilidade e à consolidação de um resultado maior. Estou satisfeito com o rendimento de todos. Ele podia ter sido ainda melhor, mas foi bastante bom. O golo de Limianos condicionou-nos um pouco. Se o golo do James tivesse sido validado, teríamos o 4-1 mais cedo e mais tempo para dilatar a vantagem. De qualquer forma, conseguimos manter o critério de posse de bola que tanto nos agrada a nós e aos jogadores. A competitividade em treino tem sido extrema. Há muita gente que quer entrar no lote dos mais utilizados. Esta competitividade é óptima para nós, mas é importante que não leve à frustração. Temos 26 jogadores disponíveis e, por isso, esse facto é de louvar. É importante que se mantenha a crença de cada um nas suas capacidades para ameaçar os elementos que alinham com mais frequência. O calendário vai continuar a apertar e essas oportunidades vão acontecer, pelo que é importante que todos se mantenham num nível elevado, para que possam ser opção sem baixar a qualidade colectiva.»

12 comentários:

  1. Não consigo ver no site atdhe.net?
    O que se passa?

    Força Porto!

    rui

    ResponderEliminar
  2. Por agora estamos a ganhar 1-0 mas espero que não haja um deslize por parte do FCPorto!
    Somos Porto!

    Bruno Amaro

    ResponderEliminar
  3. *2-0 Golo de Varela

    Bruno Amaro

    ResponderEliminar
  4. gostei muito do James! Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  5. O estádio estava espéctacular, foi mesmo a festa da Taça de Portugal!

    O que mais gostei foi de ver a quantidade de crianças que hoje foram ver o jogo! ;))))

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo portista, foi um jogo bastante acessível para o nosso fcp, sem grandes dificuldades causadas por parte do Limianos, a diferença de qualidade fez-se notar e muito. Deu para verificar caso dúvidas houvesse, que temos um avançado de luxo, que está com fome de bola e de golos, o mister AVB só tem que o colocar a jogar principalmente quando o Falcão se anda arrastar pelas defesas dos nossos adversários, com todo o mérito que o mesmo me merece, mas as verdades são para ser ditas.

    Cumprimentos,
    Ultrasfcporto

    ResponderEliminar
  7. "Bigorna" esfomeado, comeu o sarrabulho e devorou o queijo

    Do jogo, vitória natural, tranquila, mas escassa, do F.C.Porto - falhamos muitos golos cantados, junto com a grande exibição do guarda-redes da equipa minhota e um erro grave, da imitação foleira de Colina e seu auxiliar do lado poente, impediram que o resultado tivesse maior expressão... -, perante uma equipa que deixou uma bela imagem, apesar de ser impotente para contrariar a superioridade do conjunto orientado por André Villas-Boas.

    Era um jogo propício ao lançamento de jogadores menos utilizados e o treinador, no fim dos 90 minutos, deve estar contente pela forma que Walter, Rafa e James, aproveitarm a oportunidade, menos contente com Guarín, Souza, Castro e Ukra, que não fizeram nada de especial e nada contente com Sereno e Otamendi, que fizeram um jogo muito fraquinho, pior até, o argentino, mal a entar às bolas por baixo e por alto e mal a passar. Beto, outro dos menos utilizados, não teve trabalho nem culpas no golo e portanto, não é deste filme.
    "Bigorna": marcou três golos, movimentou-se bem e teve pormenores de qualidade. Não é tão generoso como Falcao, nem terá as capacidades aéreas do colombiano, mas mexe-se bem, sabe segurar, tabelar e criar espaços para quem vem de trás.
    Foi contra o Limianos, quero ver mais, em jogos com outro grau de dificuldade, mas vi coisas que me agradaram muito.
    Com Varela na direita, "Cebola" ou James na esquerda, ao lado de Falcao ou tendo Hulk nas costas, não sei não, mas Walter promete muito...
    Rafa: mostrou a Villas-Boas que pode perfeitamente dar algum descanso a Álvaro Pereira. É o melhor elogio que posso fazer ao ex-Académica.
    James: já tinha dito há muito tempo atrás, que se este menino não der craque, eu não percebo nada de futebol. Tem tudo: técnica, velocidade, arrisca, vai para cima sem medo e tem um pé esquerdo que escreve. Andou desaparecido, mas a partir de agora é preciso contar com ele. Que se cuidem os que têm jogado na sua posição.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    Grande festa nas bancadas, com 41 mil espectadores a darem colorido ao Dragão.
    Perto de 5 mil adeptos vindos de Ponte de Lima, para apoiarem a sua equipa, foi fantástico.

    O FC Porto venceu naturalmente o jogo, pois é mais forte, e por isso cumpriu o seu dever.

    Este jogo era uma oportunidade para os que menos jogam se afirmarem como alternativas aos habituais titulares.

    Na defesa Rafa foi o melhor. Sapunaru esteve muito lento, Sereno não esteve nada sereno, e Otamendi foi ultrapassado com facilidade no golo de honra do Limianos.

    No meio campo Ruben Micael esteve muito nervoso, errou demasiados passes, reclamou muito. Este não é o Ruben da época transacta. Penso que é necessário um trabalho psicológico com ele. Deixou-se ir muito abaixo, teve lesão, teve uma amigdalite, que também ajudaram, mas penso que o que lhe falta é confiança. Só o melhor Ruben conseguirá disputar o lugar de Belluschi.

    Souza esteve bem nos lançamentos longos. Guarin muito forte fisicamente empurrou muitas vezes a equipa.

    Hulk, ontem capitão, foi o desequilibrador do jogo, menos individualista do que habitual, fez algumas assistências para golo, mas só uma foi convertida por Walter.

    Varela teve uma prestação qb, marcou um golo, mas está longe da forma de inicio de época.

    Walter, finalmente apareceu como alternativa a Falcao, ou quem sabe o homem que permitirá apostar num 4-4-2 nos jogos mais fechados.
    É um avançado completo, muito forte fisicamente, explora bem os espaços vazios na área.
    Forte na finalização com os pés, todavia só não marcou de cabeça porque Pedro Baía fez a defesa da noite.

    Quanto aos suplentes utilizados, excelente a prestação de James, que merecia aquele golo mal anulado pela equipa liderada por "Cómico" Machado.
    Entrou muito bem no jogo, deu vida ao ataque, foi desequilibrador, com fintas fantásticas e com uma assistência para golo de Walter.

    Castro, foi dinâmico e lutador, o que é apanágio da sua forma de jogar, podia ter marcado perto do fim.

    Ukra teve uma missão ingrata, entrou para extremo, mas em virtude de termos sofrido o golo, teve de recuar e fazer o corredor direito. Mesmo assim não virou a cara à luta, e teve perto de marcar de trivela.

    Em suma, foi uma festa bonita, um jogo entretido, e o Limianos mereceu o golo de honra, como prémio a uma equipa que deixou o autocarro no estacionamento, e aos seus 5 mil adeptos que fizeram a festa antes e durante o jogo.

    O Porto segue em frente na taça, e o Limianos fez festa, mesmo tendo perdido!

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Bom Dia,
    Afinal ontem pude ir ver o jogo ao Dragão, e o que mais me impressionou foi um ambiente espectacular de 41 mil pessoas nas bancadas contra um clube da III Divisão para a Taça de Portugal, espectacular, nunca tinha visto nada assim.
    Walter fez uma estreia espectacular, golo mal anulados aos James e nota positiva para Hulk.
    abraço


    http://azul-branco-azul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Jogo conseguido frente ao um frágil adversário que teve um comportamento muito digno, merecendo por isso o golo de honra.

    A ânsia de ver alguns dos novos reforços foi de algum modo satisfeita, já que AVB, optou e bem por fazer descansar quase todos os habituais titulares.

    James foi para mim o mais prometedor, apesar do pouco tempo que teve para se mostrar. Demonstrou qualidades que o podem lançar num ápice para a equipa principal, ou pelo menos, ter uma utilização mais constante.

    Apesar dos 3 golos marcados, Walter pareceu-me pouco móvel mas oportunista e com faro de golo. Beneficiou de uma defesa macia que lhe deu tempo para, em dois golos, receber a bola algo defeituosamente, corrigir o posicionamento e disparar para as redes.

    Rafa começou muito irregular, a falhar muitos passes, mas com o decorrer do jogo foi acertando.

    Os outros pouco mostraram. Esperava um pouco mais, atendendo à modéstia do adversário.

    Um abraço

    PS: novo endereço - http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Ontem houve festa da taça no Dragão!

    Bom jogo contra um adversário simpático, que vencemos normalmente e serviu para mostrar segundas linhas... e que segundas linhas! Walter BOMBA explodiu, James não engana, que craque!! O Rafa também esteve muito bem.

    Até deu para bater palmas no golo do Limianos e no final gritar "Limianos, allez!" :))

    Já estamos na próxima fase, rumo à quarta final consecutiva no Jamor, e terceiro caneco!

    ResponderEliminar
  12. Jogo controlado. Walter tem claro destaque mas não esquecer os bons minutos de James Rodríguez em campo. O miúdo, como já havia 'provado' na pré-época, promete!

    ResponderEliminar