23 setembro, 2010

Ultras Rapid causam sensação no Dragão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O FC Porto entrou com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa ao vencer por três golos sem resposta o Rapid Viena e já lidera o grupo L. Fernando na primeira parte, Falcao e Ruben Micael na segunda, foram os marcadores de serviço daquela noite europeia.

Uma noite que começou bem cedo nas redondezas do estádio, onde a malta se costuma encontrar antes dos jogos e passar um bocado à conversa e a aquecer as gargantas, à medida que a hora do apito inicial se aproxima rapidamente.

A primeira edição da revista dos Super Dragões foi um verdadeiro sucesso, tendo as últimas “voado” nesse dia. Segundo informações que recebi foram vendidos acima de 1000 exemplares. Um manual muito bem ilustrado, que relata jogo a jogo o desempenho da claque, na bancada do estádio onde o mágico Porto estiver a jogar. Espero que seja para continuar. Uma forma importante de promover a claque organizada mais antiga do nosso clube.

A hora aproximava-se e lá entrei para a Curva Sul. Notou-se uma quebra significativa na assistência em relação ao jogo do fim-de-semana anterior, aquando da recepção aos bracarenses. Estiveram presentes 30014 adeptos, sendo 1200 dos quais austríacos. Esses são para mim, o destaque da semana. Já aqui tinha tido oportunidade de os elogiar na altura em que foi conhecido o sorteio e aquele grupo não me deixou ficar mal. Que mentalidade!

O sector dos Ultras do FC Porto sofreu um pouco com o abatimento de espectadores e ao contrário das recepções ao Beira-Mar, Genk e Braga não ocuparam completamente os seus espaços.

Na Superior Sul, os Super Dragões em bom número e com muito material presente, destacando as habituais bandeiras gigantes. Na Norte, o Colectivo também sofreu com a razia, mas parece-me ver o sector com mais vida do que no ano passado.

Em relação ao apoio, foi positivo de parte a parte. Bom começo de época dos nossos Ultras, nota-se vontade de cantar nas curvas, embora nem sempre seja constante o ritmo.

Os Ultras Rapid foram a surpresa da noite. Preencheram o sector visitante de verde, trouxeram muito material e acima de tudo fizeram-se ouvir, mesmo estando sempre em desvantagem no marcador. Apresentaram uma coreografia já no decorrer do encontro, feita com as camisolas (!) que traziam vestidas. No final tive a felicidade de trocar algumas impressões com eles.



Mil portistas na Choupana, com direito a novo cântico!

A 5ª jornada da Liga ZON Sagres reservou-nos uma deslocação à Madeira, para jogar com o Nacional. O nosso FC Porto soma e segue tranquilamente na liderança da tabela classificativa, deixando a concorrência a uma distância considerável tendo em conta a fase da época em que estamos, e com uma azia ainda maior que a distância. O habitual.

Cedo soubemos tornar fácil um jogo que é tradicionalmente difícil. Vencemos por 0-2 com um auto-golo de João Aurélio e o segundo a ser apontado por Silvestre Varela.

Com o jogo a ser disputado a uma segunda-feira (preparem-se pois este não cheiram-me que não vai faltar disto!) os Ultras do FC Porto não vergaram e marcaram presença com cerca de mil adeptos! Grande mancha azul e branca no estádio da Choupana, praticamente tantos como os da casa.

Ambas as claques do FC Porto compareceram com muitas bandeiras e estandartes. O apoio foi muito bom, perfeitamente audível para quem seguiu via TVI e teve de aturar o sabujo do Valdemar Duarte.

O destaque vai para o novo cântico que foi entoado ao longo do jogo com o ritmo da popular música “Pai da criança” e que rapidamente identifiquei. Como estamos no mundo das modernices, minutos após o apito final tive a oportunidade de ver um vídeo filmado pelos meus amigos dos SD Ermesinde e Fafe que lá se deslocaram e aqui vos deixo.





Num fim-de-semana em que o FC Porto vai à Madeira em futebol, não se podem esquecer as modalidades amadoras do nosso grande clube e mais uma vez fizemos questão de estar presentes a apoiá-las. Sexta-feira e Sábado estive no pavilhão Infante Sagres onde a nossa equipa de hóquei em patins venceu o torneio cidade do Porto depois de derrotar a equipa da casa e o Lavra por 10-0 e 14-0, respectivamente. Um “treininho” para o que aí vem no próximo Domingo.

Domingo depois do almoço, 15 fanáticos azuis e brancos lá partiram em direcção à capital do Minho para apoiar os nossos bicampeões nacionais de andebol, que logo à segunda jornada disputaram um clássico no pavilhão Flávio Sá Leite frente ao ABC. Num pavilhão sempre inclinado, o jogo foi sempre equilibrado mas no final acabámos por perder 27-24. Claramente em inferioridade numérica na bancada (pavilhão praticamente cheio para nos receber) tentámos ao máximo fazer-nos ouvir. Acreditamos muito nesta equipa e em nova revalidação do título nacional.

No próximo Sábado às 21h15 o FC Porto recebe o Olhanense no estádio do Dragão. Vamos todos juntos lutar pela vigésima vitória consecutiva, a décima oficial este ano, a sexta a contar para o campeonato! Domingo é dia grande: FC Porto – lampiões em hóquei em patins às 16h, jogo a contar para a Supertaça e que será disputado em Coimbra. Obviamente marcaremos presença!

Um abraço Ultra.

11 comentários:

  1. Tripeiro, sem dúvida uma grande claque a do Rapid. Sem dúvida também, magnífico e demonstrativo tantos Dragões na Choupana. Mas Tripeiro, quanto ao novo cântico, vou-te contar...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu estive a poucos metros da claque do rapid e devo-te dizer que eles fizeram furor...

    Fantásticos.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo tripeiro

    A nossa equipa iniciou a fase de grupos da Liga Europa da melhor maneira. É certo que não restava-lhe outra forma, uma vez que somos claramente superiores aos nossos adversários. Não pude ir ao jogo, mas vi na televisão. Grande festa dos austríacos, e não sei se sabes, mas no final elementos dos super deslocaram-se ao sector deles e aplaudiram-os. Estiveram pouco mais de 30000, e para a liga Europa não é mau.

    Parabéns aos super!
    Espero que ainda me vendas uma XDD.

    Perdemos em Braga, mas a resposta no jogo a seguir foi brilhante. 46-29. Não é para todos.

    Uma palavra para o basquetebol. Perderam, mas jogaram muito bem, e temos que continuar a apoiar os nossos jogadores.

    ResponderEliminar
  4. Desde a semana passada que esperava por este post para mencionar o espectáculo que foi ver a festa da claque austríaca.

    Sem dúvida que foram excepcionais e nem nos momentos dos nossos golos baixaram a intensidade.

    Pela amostra de há uns anos atrás, os adeptos turcos também são do melhor que há.

    Lá estarei para o confirmar.

    ResponderEliminar
  5. A claque do Rapid bem podia ser apelidada de Claque do Speed! :) Melhor que pilhas alcalinas!

    Na choupana parabéns aos estóicos ultras que mesmo em dia de semana lá se deslocaram! Nunca é demais elogiar o espírito destes adeptos.

    No andebol, bem, mas que maravilha ver essa bandeira bem aberta! ;)

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. fANTÁSTICOS ultras fcPORTO no apoio aos «seus»... muito bem secundados por uma claque austriaca que a todos presentes surpreendeu, pelo seu apoio non-stop ao longo dos 90m e até mesmo, com alguns «efeitos coreográficos» muito interessantes e vistosos.

    na cHOUPANA, o já habitual apoio fore e sólido, contra o gajedo dos bombos que até metem dó... vá lá que desta vez, as «marias» nao estavam por lá naqueles apoio agudo e irritante.

    por fim, em bRAGA, a presença de muitos elementos do tRIBUNAL do sector4 já mais conhecido que a «maria alice»... e com a bANDEIRA do tRIPEIRINHO ali bem visivel em cada passagem do ângulo televisivo na diagonal... sempre presentes e mai'nada!

    ResponderEliminar
  7. Amigo Tripeiro:

    Foi com prazer que vi ao teu lado o jogo contra o Rapid.

    Agora é continuar e juntar uns trocos que vamos ter muitas alegrias por essa Europa fora.

    ResponderEliminar
  8. Há algum tempo que andava para escrever isto.. nem precisava de o escrever aqui mas estranho quando a crónica demora. começas já a ser uma referência!
    sempre presente, sempre a apoiar, mostrando humildade e vontade de aprender, "bandeirando a bandeira" sempre sem "embandeirar em arco" este puto é já um caso sério!
    És mais um dos poucos que ainda sobram, e é por ainda haver gente assim que continua a fazer sentido ir à missa na sul!... Melhor elogio não há!

    Abraço, Rodrigo

    ResponderEliminar
  9. Só para quem anda distraído é que ficou surpreendido.
    Apesar de não ser de nenhuma claque (ainda) acompanho bastante o mundo ultra através de blogs e do youtube e já tinha visto o grande nível dos Ultras Rapid.

    Param mim são dos melhores da europa.

    Vejam os videos que eles têm no site:
    http://www.tornadosrapid.at/videos.php

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida, grande prestação dos austriacos!

    Vila Pouca, é realmente bastante "apimbalhado" lol

    Lucho, que sorte, ainda os vais ver a "actuar" em casa!

    Amigo André, continua a aparecer por aqui! Não te preocupes que tenho uma revista reservada para ti.

    Intrusus, os turcos também não o vão deixar ficar mal... são uma loucura!

    Antas, é sempre um prazer ver um jogo ao lado de alguém com tantos anos de Curva, como tu! E claro que já ando a juntar os "trocos" ;)

    Grande Rodrigo, obrigado pelo elogio, nada mehor que recebe-lo de um exemplo da Curva Sul, como tu!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. Ei-los:

    http://www.youtube.com/watch?v=AmoCp9udMrc

    ResponderEliminar