07 setembro, 2010

E o sonho ali tão perto...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Cinco segundos para o fim e eu no meio daquela massa adepta esperando o grito final, a glória suprema, o justo e merecido prémio para uma equipa a que desde sempre apelidei de GUERREIRA.

Lutaram, sofreram, suaram, caíram, cambalearam e reerguiam-se quando já não parecia possível. Uma equipa que não tem os milhões do futebol nem recebe sempre os ordenados a tempo e horas. Mas é uma equipa a sério. Uma equipa que me orgulha de forma inigualável.

A bola saiu do Grilo para o Wilson e deste para o Moreira que marca e explode toda aquela multidão. Naquele último segundo ouve-se a buzina uns décimos antes da bola entrar. Olho para o árbitro e este invalida o golo. Para mim, naquele instante o mundo desabou sobre a minha cabeça. Desespero. Injustiça. Tragédia com um final dramático. Há pessoas ao meu lado que choram, os Bielorrussos festejam provocando-nos. O sonho termina. O capitão está no chão a chorar. Os jogadores são depois ovacionados pelos quase 2000 espectadores presentes.

Cumprimento os jogadores um a um e alguns choram. Peço que levantem a cabeça e lutem pelo TRI. Saio do pavilhão completamente esgotado, sem voz, sem força e de alma apenas alimentada pelo orgulho que tenho naqueles grandiosos jogadores e nos adeptos de sempre, que não falham uma e estão sempre ali ao meu lado.

A caminho do carro sinto as lágrimas escorrerem-me pelo rosto. Foi, talvez, a mais dolorosa tarde da minha vida de Portista. O sonho esteve ali muito perto, e um segundo fez toda a diferença invalidando o que seria o 24-23 e o nosso apuramento para a fase de grupos da champions league.

Não há muito mais a dizer. A nossa equipa superou-se nos 3 jogos, contra gigantes do andebol Europeu e não perdeu um único jogo. Perdeu o apuramento por menos de 1 segundo.

Grandes exibições de Ricardo Moreira (6+7 golos) nos 2 primeiros jogos, de Filipe Mota (7) e Nuno Grilo (6) neste último desafio, de Gilberto Duarte (6) e Tiago Rocha (4) no 2º jogo e Wilson Davyes no 1º (6). Fantásticas exibições do guardião Hugo Laurentino nos 3 jogos desta poule. Foi também muito à sua conta que o Porto lutou pelo sonho até ao final que todos conhecemos. Por isso Hugo Laurentino é o dragão de ouro da semana!!!

Uma palavra para a dupla dinamarquesa. A dualidade de critérios foi clara, no jogo passivo e em termos disciplinares. Há uma invenção clara de uma falta quando ganhávamos por um, mesmo no final e que depois deu golo do Dínamo. Há um livre de 7 metros por marcar no último minuto sobre Spínola e depois um outro contra nós (consciência pesada) e a exclusão do Bielorrusso deveria ter sido a 10 segundos do fim. Se… tudo isto não acontecesse estaríamos na champions. Mas se nem em casa eles apitam de forma isenta… Fomos (jogadores, técnicos e adeptos) gigantes! Agora vamos jogar na taça EHF defrontando na 2ª ronda os Romenos do Energia (2 e 9 de Outubro).

Sexta-feira, 03.09.2010
18h30 - ZTR Zaporozhye : FC Porto, 20-27 (9-14)
20h30 - HC Metalurg : HC Dínamo-Minsk, 21-27(10-12)

Sábado, 04.09.2010
15h00 - FC Porto : HC Metalurg, 24-24 (14-10)
17h00 - HC Dínamo-Minsk : ZTR Zaporozhye, 29-28 (15-17)

Domingo, 05.09.2010
15h00 - HC Metalurg : ZTR Zaporozhye, 23-25 (12-15)
17h00 - HC Dínamo-Minsk : FC Porto, 23-23 (13-10)

CLASSIFICAÇÃO
1. Dínamo Minsk, 5 pts
2. FC Porto Vitalis, 4 pts
3. ZTR Zaporozhye, 2 pts
4. RK Metalurg, 1 pts

E AGORA, venha de lá o campeonato (FC Porto-Madeira, este sábado pelas 18h no dragão caixa). Queremos o tri. Eu lá estarei.

Queremos chorar, outra vez, mas agora de alegria. Obrigado equipa de andebol do FC Porto. Um exemplo para todos. Acreditei no vosso sucesso até ao fim. Em busca de um sonho...



Um abraço do Lucho.

18 comentários:

  1. Um post cheio de emoção, a mesma que todos sentimos ao longo dos 3 dias de competição e que teve o seu ponto alto na tarde de domingo.

    Esta equipa merecia o lugar entre a elite! Trabalharam por este sonho, o deles, o nosso... No momento em que percebi que a dupla de arbitragem não tinha validado o golo senti uma profunda tristeza. Ver o nosso capitão no chão foi doloroso, demasiado doloroso. Não esquecerei essa imagem, nem o esforço que esta equipa colocou em campo nestes 3 jogos.

    OBRIGADO GUERREIROS! O que fizeram foi notável! Jogar a um nível altíssimo em 3 dias consecutivos não está ao alcance de todos. Terem aguentado toda a carga psicológica inerente ao último jogo, acreditando sempre que era possível, é algo que só prova a vossa enorme categoria. Nós adeptos estamos tristes, mas tão orgulhosos da vossa prestação! OBRIGADO POR SEREM PORTO!!!

    Ao meu grande Amigo Lucho, pelo que tens feito pelas modalidades do nosso clube, pela maneira apaixonada como as defendes, pelo teu enorme amor pelo andebol, merecias este apuramento para a Champions...

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Nunca mais esquecerei um momento que me marcou, mesmo depois do afastamento da champions e já fora do pavilhão ainda me tentas-te animar, conseguindo tirar algo positivo do nosso afastamento, algo que me surpreendeu mas no fundo sabia que ainda estavas pior que eu.

    Foram bravos todos eles, todos os adeptos e parabéns pela organização da prova aqui no nosso pavilhão que trouxe algumas das melhores equipas de leste, mas não será de boa memória e tão cedo não vou conseguir esquecer.

    Melhor remédio é mesmo esperar até sábado e voltar apoiar o nosso clube noutra grande caminhada até ao TRI-Campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Lucho... doeu-me quase tanto ler a tua crónica como estar ontem no pavilhão de olhos vidrados a olhar para o Moreira no chão a chorar. Tão injusto, tão amargo! E tenho a certeza, por aquilo que já conheço de ti enquanto Portista e enquanto amante do Andebol, que o teu coração está especialmente pesado. Sublinho as palavras do Sevilha: tu merecias este apuramento.

    Mas é erguer a cabeça, há um tricampeonato para ganhar e esta equipa merece tudo de nós.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Como a Enid diz “vamos levantar a cabeça”, há conquistas à espera destes bravos rapazes. É gratificante que, após um resultado que não serviu as nossas pretensões, tenhamos ficado muito orgulhosos da nossa equipa.
    Todos os presentes no pavilhão sofreram, todos os que assistiram pela televisão também. Faltou muito, muito pouco… Mas a nossa alma é grande, de Dragão, e aquele empenho, a bravura, a determinação ficaram, para sempre, na nossa mente, no nosso coração. Lucho, Enid, Mafaldinha, BlueBoy, Antas, Vila Pouca, não mereciam o desconsolo, nenhum portista merecia. Mas somos dignos do valor dos bravos do Andebol. Força, rapazes!

    ResponderEliminar
  5. Lucho, doeu, doeu muito, mas quem dá o que tem, a mais não é obrigado e quer os adeptos, quer a equipa, deram tudo. Já passou. Dragão que é Dragão, cai, mas logo se levanta, olha em frente, mira novos objectivos e luta por eles. No sábado lá estaremos a apoiar e com a nossa presença ajudar a levantar o moral de um grupo, que merece todo o carinho.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Primeiro quero deixar um grande abraço aos jogadores e equipa técnica, que fizeram tudo para passar depois ao Publico presente, estava um pavilhão como eu gosto...Assim dá gosto!!! Por nos adeptos fizemos tudo para sairmos de lá com uma vitoria.
    Quanto ao jogo sinto que não era um sonho podíamos lá estar, mas por vezes jogar bem não chega, com arbitragens destas .... fiquei de rastos no fim, eu fiz um vídeo da última jogada, mas ainda nem o passei para o PC não consigo ver .... eu chorar não chorei mas demorei muito tempo a recompor-me.
    Lucho a tua crónica está fantástica
    Agora meus Amigos temos outras coisas para ganhar ! Vamos APOIAR esta equipa que eles merecem são uns verdadeiros Guerreiros !

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelas vossas palavras.
    Vamos agora ajudar a equipa a levantar a cabeça rumo ao tri.

    ResponderEliminar
  8. O orgulho em ser portista esteve bem patente em todos os que estivemos no pavilhão e penso que também naqueles que seguiram o jogo pela TV. São atletas como aqueles magníficos guerreiros, que sempre dignificando a camisola ao máximo, me enchem o peito de orgulho azul e branco!

    Ao Lucho,que apenas conheço deste forum e que facilmente se depreende ser um amante incondicional da modalidade, fica um abraço de solidariedade!

    Lá estarei no caixa,à semelhança do ano passado mas infelizmente certamente que menos vezes que tu, durante a época para gritar e incentivar os guerreiros rumo ao tri! E pode ser que na Taça EHF, façamos um brilharete!

    Abraço azul e branco

    http://saboraporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Brilhante post.

    Em todos os meus anos (40) de portista nunca sofri tanto ... eu ja saltava de alegria, tentando contrariar os meus pensamentos pessimistas, quando no meu subconsciente senti que o apito tinha soado antes de a bola ultrapassar a linha ...
    Levou-me as lagrimas ...
    Fantastica a atitude da equipa, fantasticos os adeptos no apoio incondicional.
    E por fim o "arrepio" do agradecimento de todos os jogadores ao publico.

    Força Rumo ao TRI !!!

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Grande Hulk !
    Até nos treinos da selecção ganha aos vermelhos :)
    http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=10686

    ResponderEliminar
  11. Um post muito sentido que até arrepia...
    Agora vamos ao Tri e continuar na busca do sonho.
    Um grande abraço amigo Lucho.

    ResponderEliminar
  12. Saudações nação portista,

    Convoco todos os portistas a irem ao blogue que vai ser mais um espaço de troca de ideias da nação portista na nova época 2010/2011, falo do blogue Alameda das Antas.

    Vão a alamedadasantas.blogspot.com.Sejam seguidores. E ajudam a partilhar o amor pelo nosso tão amado Futebol Clube do Porto.

    Abraço portista.

    ResponderEliminar
  13. Com uma crónica destas feliz o clube por ter adeptos destes. São na minha opinião os melhores adeptos do Mundo. Os adeptos do nosso FCP.

    ResponderEliminar
  14. Pois bem, a mim levou-me bem mais tempo a recompor-me!...Só hoje consigo falar sobre o assunto! Houve ali tanta coragem, tanta luta, tanto jogo, tanta força de vontade...e, no final, demasiada injustiça!...
    Campeonato nacional?...
    Bem, se não há melhor, vamos a isso!

    ResponderEliminar
  15. Lucho, excelente post, com toda a tua paixão e sensibilidade!

    Um post, para ficar com lágrimas no rosto, a nossa equipa de Andebol, ainda nos vai dar muitas alegrias esta época!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  16. sempre ouBi dizer que a melhor forma de esquecer uma derrota... é vencendo o próximo jogo.

    se assim o é, que não duvido nem um pouco, venha de lá então esse jogo de sábado pelas 18h00 e o sorriso voltará aos nossos olhares.

    vai uma aposta?

    dos «derrotados» não reza a história, portanto, já passou o tempo de as carpir... agora, é bola prá frente e bAMOS a eLES!!

    ResponderEliminar
  17. Nunca estive presente num jogo de modalidades tão sentido e tão vivido como este foi ate ao ultimo segundo, fomos melhores em tudo, dentro do campo com a nossa equipa a jogar sempre ao seu melhor nivel e fora do campo os adeptos tiveram muito bem,gostei. Eu da minha parte, apenas posso orgulhar-me de ter jogadores como estes no meu clube, lutaram contra tudo, ainda recordo jogadores a passarem por mim de cabeça baixa,custou muito... Mas já passou, agora é levantar a moral e conquistar tudo em que competirmos esta época. Um grande abraço ao Lucho por este excelente post e um muito obrigado por me ter recebido muito bem no vosso meio ;)

    ResponderEliminar
  18. Um ORGULHO a nossa equipa de andebol.

    Seguimos bem vivos, e cada vez mais fortes!

    Abraço grande Lucho, uma excelente crónica!

    ResponderEliminar