13 agosto, 2010

Somos o pobo mais forte!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Que alegria no coração!

Se ainda havia dúvidas, no passado Sábado elas foram certamente dissipadas no estádio municipal de Aveiro. Os melhores Ultras nacionais são os Ultras do FC Porto! Tal como apelei na minha crónica da semana passada, o ambiente vivido no último FC Porto – benfica, em Maio, repetiu-se. E não estávamos no Dragão. O tão esperado encontro da Supertaça Cândido de Oliveira, acabou com o nosso mágico azul e branco a conquistar o 17º caneco do nosso historial. Uma imensa felicidade tomou conta de nós, depois de derrotarmos os infiéis por 2-0. As lágrimas não se esconderam. Os adeptos do FC Porto fizeram a festa antes, durante e depois do jogo. Tamanha foi a superioridade evidenciada em relação ao outro lado do estádio. Fantástico o dia 7 de Agosto de 2010, para mais tarde recordar certamente.

Só o simples facto de ser o primeiro jogo oficial da época já nos deixava ansiosos, ainda para mais sendo contra o nosso eterno rival. O dia tinha chegado finalmente. Mas a concentração era só à tarde e portanto lá andei desde manhã de um lado para o outro com a sagrada camisola vestida. Pouco depois de almoço, já estava a caminho do estádio do Dragão (local de partida para qualquer deslocação!). Antes do pessoal começar a juntar-se, tinha de haver tempo para dar um saltinho ao outro lado da rua, para tratar da refrigeração. A viagem não era longa, mas o calor apertava. E sempre se afinava as vozes. Minis atrás de minis foram ficando vazias, ainda antes de entrarmos para a camioneta. O pessoal ia chegando à medida que se aproximava a hora da partida rumo à batalha.

Às 17h em ponto, 50 Dragões fizeram-se à estrada rumo a Aveiro. Como é habitual, os cânticos foram uma constante e já era difícil mantermo-nos sentados. Uma paragem apenas em Espinho, para resgatar mais seis elementos… e siga a marinha!

Por volta das 18h estávamos a parar à porta do estádio. Cheirava a clássico, um mar azul e branco esperava-nos. O Corpo de Intervenção estava espalhado por todo o lado, sempre com a sua pressa habitual, a ordenar rapidamente a entrada no estádio, mas nós ainda estávamos à espera de uns amigos que se tinham deslocado de carro. Quando o grupo estava completo, passamos a primeira barreira de segurança. Foi visto o bilhete e fomos todos revistados. O normal, nada ficou para trás.

Subimos a escadaria toda até às portas do estádio, mas como ainda faltavam quase duas horas para o início da partida, deixamo-nos ficar mais um bocado cá fora. O ambiente era o de um grande jogo. A hora aproximava-se rapidamente e os corações palpitavam. Havia segurança destacada para todo o lado. A única coisa que me escapou é de vez em quando terem aparecido vermelhos no nosso meio, às portas das bancadas, que supostamente eram de portistas. Impropérios da organização. Nada de relevante, sorte a de alguns terem continuando a caminhada apenas sem o cachecol. Adiante.

Quando estamos todos preparados para entrar, vem um segurança à minha beira, para me dizer que o tubo da bandeira não pode entrar. Hilariante, no mínimo, quando lá atrás ao ser revistado não tinham impedido a passagem. Depois de várias conversas com seguranças, uns com mais poder que outros, nada feito, o tubo não podia entrar e teve de voltar para a camioneta. Depois de quinhentas revistas ao tubo, ninguém soube explicar o porquê da proibição, mas a verdade é que não entrou. Mariquices.

Faltava pouco mais de uma hora para o início quando entrámos. Que saudades daquilo! O topo sul e a bancada nascente eram azuis e brancas, o topo norte e a bancada poente cheiravam a estrume. Num estádio que contou com a presença de 28.000 espectadores, calculo que tenham estado 14.000 para cada lado.

A entrada das equipas para o aquecimento principiou as picardias de um lado e do outro. Mas diga-se que esperava mais do lado de lá. Tanta algazarra se criou, que eles são mais que as mães, etc, etc… e afinal pouco alarido fizeram! Nem o facto de terem ganho o último campeonato os ajudou. O nosso lado, pelo contrário, esteve avassalador, desde a entrada no estádio até à saída!

Um dos pontos altos da noite foi a entrada das equipas em campo. Ultras do FC Porto em peso, "Super Dragões" com muitas bandeiras que deram um efeito visual extraordinário na curva, alguns estandartes, petardos e tochas abertas no lado do "Colectivo". Do outro lado, os poucos "Diabos Vermelhos" que ainda resistem presentes, algumas bandeiras também e os "No Name Boys" a estenderem um grande pano com o milhafre. Avistei também algumas tochas, mesmo no segundo anel.

O golo aos 3 minutos fez-me correr pelas escadas abaixo. Tudo em êxtase! É difícil explicar o que se sente num momento daqueles. O poder vocal foi sempre mais intenso do nosso lado e só a espaços se ouviam os “nnennucos”. Gritava-se “PORTO!!” do primeiro para o segundo anel. Senti em todos uma enorme vontade de apoiar a equipa. Todos cantavam, ninguém estava calado. Foi assim durante todo o jogo.

Na segunda parte o “show” continuou e a explosão veio com o golo do Falcao. Via os olhos de felicidade no rosto dos meus amigos. Escrevemos mais uma página de história! A partir dos 70 minutos os mouros começavam a abandonar o estádio e eram brindados com cânticos e acenos dos portistas. A Curva azul e branca cantava e saltava toda de costas para o relvado, davam-se “olés” aos lampiões e cantava-se “É a pronúncia do norte, somos o povo mais forte”! Autêntico festival!

Momentos após o apito final, todo o plantel correu na nossa direcção e ofereceu as camisolas. Amo-te Grande Porto!

Enquanto os derrotados recebiam as suas medalhas, puseram no estádio o hino do clube do regime. Uma tremenda provocação, um atentado! Era eu que estava surdo, ou no estádio do Algarve em Março não deu o hino do FC Porto quando perdemos?!? Pouco antes dos nossos heróis subirem ao palco improvisado, houve uma carga policial no sector dos Diabos Vermelhos, que pelo que percebi, estavam a recusar-se em sair do estádio. A cabeça não passava nas portas.

Após a varridela, Hélton levanta aos céus mais uma Supertaça para o nosso rico palmarés! Os portistas com cachecóis e bandeiras em punho, entoavam o seu hino. Arrepiante!

Seguidamente aos jogadores entrarem para as cabines, ficámos 1 hora(!!) à espera de puder sair do estádio. Já os mouros deviam estar em Alverca quando nos abriram as portas. Tudo a cantar pelos corredores até às camionetas. Abraços de vitória entre todos e lá dentro a festa não parou até à Invicta. Chegados ao Dragão, alguns elementos, onde eu me incluía, ainda foram esperar a equipa que pouco depois apareceu a saudar a multidão! Depois do nosso grande presidente em primeiro lugar, os jogadores foram ovacionados um a um enquanto saiam da garagem nos seus carros.



Nós vivemos para momentos destes. Momentos que nunca mais iremos esquecer.

Como verdadeiros apaixonados marcaremos presença no Sábado na Figueira da Foz, no arranque da Liga ZON Sagres 2010/2011.

“Onde fores, aí vão, os RAPAZES DO DRAGÃO!”

Um abraço Ultra.

14 comentários:

  1. Claro que somos os mais fortes. Muito mais fortes! Mas atenção:

    O milhafre mouro está a tentar contratar, de novo, o avançado-centro Ricardo Bosta (o da Liga vermelha). Julga-se ser possível essa contratação visto que o "malabarista" não despiu (nem despe em nenhuma circunstancia) a camisola enc(o)rnada... Fontes próximas do clube da gaivota mostram-se confiantes de que, com este ponta de lança de méritos firmados (veja-se o que aconteceu na época transacta...), Hulks, Sapunarus, Falcões, Liedsons e Companhia vão ser metidos no bolso, isto é, suspensos para toda a época logo após a 1.ª jornada. Fontes credíveis garantem que a contratação será, inicialmente,a custo zero para a gaivota depenada. Mas poderá ascender a milhões de euros com uma condição: Ricardo Bosta tem de marcar muitos golos nos túneis. Nas balizas adversárias, não é preciso...

    Bem, eles nem com as trafulhices habituais nos vão levar a melhor. FDP, SLB...
    Bibó POOOOORTO, carago!

    ResponderEliminar
  2. De facto esteve um excelente ambiente em Aveiro, todos a uma só voz a 'empurrar' o FCPorto para a conquista da 17ª SuperTaça... afinal nós somos o 12º jogador!

    '90 minutos sem parar de cantar, nós vivemos para te amar' que bem que se enquadra esta frase, no que se viveu no passado Sábado... uma deslocação que já não se via há muito tempo, não em quantidade mas sim em qualidade.

    Desta vez não foram só os Ultras do FCPorto a cantar, foi toda a gente a apoiar a equipa e é assim que tem de ser!

    Viva o Porto! E que corra tudo bem para a batalha Naval, já este Sábado.

    ResponderEliminar
  3. Cada palavra que escreves, cada pedaço de paixão pelo Porto que nos transmites.

    Tenho orgulho em dizer que estive lá e estou nesse vídeo inesquecível em que cantamos pelo Porto sem parar toda a escadaria do estádio.

    ABRAÇO e força para a Figueira. Desta vez não vou.

    ResponderEliminar
  4. Arrepiante, com um final à Porto...«já chega, da-se.»

    Grandes adeptos, grandes portistas, grandes pessoas.

    Orgulho Tripeiro!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Dia 7 de Agosto de 2010 ficará para sempre na minha/nossa memória!

    Que grande dia Amigo!!!

    E a descida por aquela escadaria foi qualquer coisa de memorável!

    Um grande abraço e parabéns pelo fantástico post!

    ResponderEliminar
  6. Fantastico o apoio com a equipa a responder a altura ...

    O que é que podiamos ter pedido mais !!!

    Força Carago !!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu caro TRIPEIRO

    Sabe o que lhe digo:

    NÓS MERECIAMOS ISTO

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meu caro amigo de longa data

    Este foi dos dias mais felizes que todos os portistas viveram. E que pena tive de não poder ver o jogo, na medida em que sabes que estive em França.

    De todas as tuas crónicas,que sempre leio com o maior prazer e satisfação, esta é talvez a melhor delas todas.

    Demonstras claramente a tua ansiedade e vontade de derrotar os mouros, e isso veio a acontecer com enorme justiça. Uma enorme vitória, que só uma equipa tão forte colectivamente como a nossa pode alcançar.

    Á medida que as horas iam passando estou certo que os nervos e a ânsia ia aumentando nos cerca de 15000 verdadeiros fanáticos que se deslocaram a Aveiro.

    Relativamente ao jogo, e que pena de não ter visto, um golo aos 3minutos relançou-nos para um grande jogo. Através dos sms que ia recebendo, e a quem quero agradecer-te pelas informações que me davas, só se podia chegar a uma conclusão óbvia: foi um Porto muito forte colectivamente frente a um adversário que achou que já tinham a vitória garantida face á confiança que pairava neles.

    Termino felicitando-te pela excelente crónica, já deu para ver que Sábado estarás presente na Figueira da Foz para prestares um grande apoio á nossa equipa. Espero contactar rapidamente contigo, desde que o teu telemóvel assim o permita XD.

    Grande abraço do teu amigo

    André

    ResponderEliminar
  9. gostei de ler e ver
    ...
    obrigado

    http://templododragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Festival no relvado! Festival na bancada!
    Já estava a espera deste post depois de uma ida a Aveiro e conquistar a 17ª supertaça e ser o primeiro troféu da época, mais uma deslocação como já tínhamos falado assim um pequeno cheirinho das "Antas", sim porque aquele foi o ambiente que se queria, foi um regresso ao passado mais uma vez! Gostei,Adorei,Amei, este é o meu clube e não o troco nada por este mundo. "Não roubamos mais, só mais desta vez!" LOL

    Aquela faixa ainda esta pronta para ser estreada grande Tripeiro, fico a espero do momento certo!

    Um grande abraço e amanhã lá vamos nós com destino a uma estadia na figueira com meia pensão!!! Tristeza de navais!!!

    ResponderEliminar
  11. Este post revela bem o sentimento de união entre adeptos e equipa que já na pré-época se tinha verificado nos 2 jogos realizados no Dragão e que é muito importante nesta e em todas as fases da época.

    Se é certo que os adeptos não conquistam campeonatos, a desunião/divórcio entre equipa e massa associativa é meio caminho andado para que os maus resultados apareçam!

    Apoiar nos momentos de vitória é fácil… mas nas derrotas é que é mais difícil… e pelo que vejo, caro Amigo Tripeiro, tu és daqueles que apoias incondicionalmente seja na hora da derrota, da vitória ou do empate! Com adeptos como tu, a equipa nunca se sentirá falta de apoio!

    Agora importante é entrarmos fortes na Figueira da Foz, com forte apoio do público (era bom que invadíssemos o estádio da Naval!) e ganhar o primeiro jogo para os níveis de confiança se manterem elevados. Depois vem já a Liga Europa!

    ResponderEliminar
  12. Temos o que é preciso para vencer este jogo e o campeonato, mas é cedo para deitar "foguetes".
    Força FCP!

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Grande apoio!
    O bídeo está... demais!!

    ResponderEliminar
  14. Abençoado seja o teu pai por te ter feito tão grande portista!

    ResponderEliminar