16 agosto, 2010

Incrível Hulk!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Da mesma forma que a grande exibição conseguida no jogo da Supertaça, depois de duas derrotas em Paris, era pouco provável, pelo menos da forma esmagadora como foi conseguida, as dificuldades que o FC Porto teve para bater a Naval 1º de Maio, precisamente depois da grande exibição de Aveiro, não eram muito previsíveis… Pelo menos para mim, não era previsível que aos 80m ainda estivéssemos empatados a 0 golos… O futebol não tem lógica, talvez por isso tenha tantos milhões de seguidores!

O jogo de ontem encerrou enormes dificuldades ao FC Porto que defrontou uma Naval bem organizada e sempre com os olhos postos na baliza de Helton. Talvez a vocação ofensiva do conjunto orientado pelo francês Zvunka tenha surpreendido os pupilos de AVB que permitiram demasiadas veleidades ao conjunto da casa. Da primeira parte, apenas retenho os bons apontamentos nos lances de bola parada, a denotar bom trabalho de laboratório, com rotação na escolha do marcador dos lances de bola parada e perigo constante a rondar a baliza do GR da Naval.

Na 2ª parte, o cariz do jogo portista alterou-se por completo e lá emergiu, um dos mais criticados e injustiçados jogadores do nosso clube, o Hulk! O brasileiro só à sua conta deu cabo da cabeça dos defesas da Naval, lutou, correu, rematou, forçou faltas do adversário, enfim, um autêntico “quebra-cabeças”! O caudal do jogo ofensivo acabou por dar os seus frutos, e lá apareceu o golo através de um penaltie, em que apenas alguém com distúrbios mentais poderá duvidar da sua justeza!

Ainda relativamente a Hulk, há já algum tempo que pretendia fazer algumas apreciações sobre este jogador, faço-o neste momento que é o mais apropriado. É muito comum, mesmo entre adeptos portistas, a crítica constante ao brasileiro pelos muitos remates falhados ou percas de bola. No entanto, se analisarmos bem as coisas percebemos o porquê de Hulk perder tantas vezes a bola ou falhar na hora do remate. Quem como Hulk tenta muitas vezes o um contra um, não se limitando a fazer apenas passes laterais ou para trás, tem muito mais possibilidades de perder a bola do que o comum dos jogadores. E se falarmos em remates, também constatamos que já ganhamos muitos jogos com as “bombas” de Hulk! Como é evidente, quem mais remata, tem mais probabilidades de falhar!

Já o disse e volto a repetir, Hulk é um jogador que tem de ser compreendido, pelo enorme potencial que tem e por algumas características ímpares que possui. Eu arrisco-me a dizer que há poucos jogadores na Europa com a velocidade, potência de remate e força de Hulk. Noutros aspectos, como a finalização ou o jogo colectivo, Hulk terá de melhorar… Melhorando as suas lacunas, não tenho dúvidas que Hulk será um caso sério na Europa e no Mundo do futebol! Com muita pena de alguns, sempre muito preocupados com o desempenho do brasileiro, mesmo que não tenham nada a ver com o FC Porto, Hulk é um "quebra-cabeças" para as defesas contrárias. Saibamos aproveitar este autêntico “diamante” que temos no plantel!!!

Para terminar, deixo apenas um voto para 5ª feira: que seja um grande jogo com um resultado positivo para o FC Porto! O Genk é neste momento o líder do campeonato belga, sendo por isso um adversário a ter em conta e respeitar. A entrada na fase de grupos da Liga Europa é, do ponto de vista financeiro mas também desportivo, importante para a época do FC Porto!

14 comentários:

  1. Hulk tem tudo: técnica, força, velocidade, potência e um remate poderoso. Só precisa de ser disciplinado e aprender algumas regras mais elementares. Acredito que com Villas-Boas vai lá, até porque se não fizer o que lhe é pedido, senta o rabinho no banco.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Depois do famoso castigo, Hulk participou nos últimos 8 jogos da época 09-10, em que o FC Porto obteve 7 vitórias para o campeonato e venceu a taça de Portugal no Jamor...
    A juntar às 8 vitórias da época passada, temos as 2 na nova época oficial, o que perfaz um total de 10 vitórias nos 10 jogos em que Hulk participou depois do regresso...
    Além disso, nesse período fez alguns golos e muitas assistencias para golo, o que vai um pouco contra a teoria de que é um jogador individualista...

    ResponderEliminar
  3. Aos poucos vai caindo por terra a teoria de que Hulk é um jogador pouco importante para a equipa....e vai aumentando também a ideia de que a jogada de Ricardo Costa foi mesmo genial...

    Porque o que irá perdurar na história, por muito que custe a certas pessoas, é a dúvida: com Hulk, como seria a época 09-10?!?!?! Ninguém sabe, nem pode afirmar que seria A, B ou C, o que é certo é que a dúvida manter-se-á para sempre...

    ResponderEliminar
  4. Hulk!?
    hoje de manhã, naquela rtpn, diverti-me com o azedume das "análises" dum tal de Tovar, proeminente figura desse baluarte do desporto televisionado, que dá pelo nome de sporTV.
    O que por ali vai de azia! E de desmerecimento do rapaz, que se estivesse no clube dele, e todos nós o conhecemos, desde o tempo em que fazia as perguntas, e queria dar as respostas, quando entrevistava Pinto da Costa, seria o fenómeno.
    Igaulzinho ao outro que foi para o Real Madrid, e que assim é chamado pelo Jogo...

    ResponderEliminar
  5. Tenho de admitir que às vezes enerva, na Figueria no Sábado com o jogo a aproximar-se do fim, tudo empatado e ele com aqueles remates anciosos que quase saiam do estádio... mas que faz a diferença lá isso faz!!

    ELE É, O INCRÍVEL HULK!!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro RCBC

    Apesar de considerares que ele é um jogador incrível, eu não subscrevo totalmente o teu pensamento.

    Sou um sócio que critico muitas vezes os seus jogos. A meu ver é um jogador muito agarrado á bola, quer fazer tudo sozinho e muitas vezes é bem assobiado. Temos que entender que não é um jogador que faz uma equipa, todos tem de contribuir para o sucesso.

    Queria relembrar os meus caros amigos de um facto muito importante e que nenhum portista poderá esquecer:

    É do conhecimento de toda a gente que ele foi castigado pelo Ricardo Bosta por um comportamento que todos repudiamos e que devia ser castigado, mas nunca numa multa daquelas. Uma violação aos medíocres e tristes regulamentos da liga.

    Mas apesar de ele ser castigado, a equipa não ficou fragilizada e penso que concordam que foi a partir daí o melhor momento do porto na época transacta.

    Hulk é um jogador excelente, mas não o considero incrível. Por muito que vos custe, esta é a minha honesta opinião sobre ele

    Um jogador não faz uma equipa

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Porto Maravilha:
    Resumindo: Ok, clube só tenho um, o FC Porto; pela Académica só simpatia; ontem gostei de dizer, e repetia-o, VIVA A ACADÉMICA! Contudo, friso, o que me apraz é dizer, alto e bom som, VIVA O PORTO, ou VIVÓ PORTO, ou BIBÓ PORTO!
    Quanto ao “plágio” (?) não percebi e gostava que me explicasse.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Por mim, só quero recomendar aos adeptos que tenham paciência com o Hulk. Não se preocupem com o tempo que gasta com a bola nos pés e com o que ele não faz bem.
    Não é jogador de bola ao primeiro toque e só quem passa muito tempo com uma coisa de que gosta muito é que sabe tirar disso o melhor proveito...

    ResponderEliminar
  9. Confesso que não tenho grande simpatia pelo Hulk, mas é verdade que resolve jogos.

    É um jogador muito agarrado á bola, e muitas vezes quer fazer tudo sozinho.

    Na Figueira fez uma série de remates sem nexo, mas desde que resolva não me importo.

    Contudo não o considero incrível, há jogadores por quem tenho muito maior simpatia (falcão, varela).

    ResponderEliminar
  10. Ola mais uma vez :)
    ja adquiri o dragon seat, será que alguém sabe quanto tempo demora a vinheta a vir?é que já mandei mail ao clube, mas n respondem..
    Será que vem a tempo do jogo de domingo com o beira mar?é que gostava de ir ver esse jogo..
    Muito obrigado ;)

    ResponderEliminar
  11. Caro Dragão Azul Forte,

    Foi uma brincadeira minha, tentando brincar com um trocadilho.

    Como costumo escrever sempre, quando o Porto ganha, " Mais uma vitória mais uma alegria" , achei graça que tivesse escrito " Mais uma Derrota mais uma Alegria".

    É que desta vez a derrota deu-nos 3pontos e uma alegria.

    Eu acho que não é pecado ter-se dois ou mais clubes. Eu tenho quatro que são, por ordem de preferência, o Porto e o Covilhã ( em Portugal )e, depois também tenho o Marseille e o Lille ( em França )

    Desculpe se me expressei mal. Também deixei este mesmo comentário na caixa do post mais abaixo.

    Um Abraço

    Viva !

    Já agora aproveito para comentar o que penso de Hulk.

    Eu teria tendência a pensar que têm qualidades fora do comum. Mas teria tendência, igualmente, a pensar que, por vezes, precisa de jogar mais para o colectivo.

    Mas acho que ainda é muito cedo, para começar a tirar análises.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Caro André,

    Estatisticamente, eu por acaso ja fiz esse estudo, o FCP sem Hulk perdeu maior percentagem de jogos do que com Hulk...

    Estatisticamente, o FC Porto é mais forte com Hulk, claro que depois na prática tem de se analisar sim o desempenho em jogo e não os numeros que muitas vezes sao mentirosos...

    Mas ora aí está...um jogador imprevisivel como Hulk nunca podera ter a disciplina tactica de Fernando ou Joao Moutinho, e tem uma percentagem de passes acertados muito menor que esses dois jogadores...mas por outro lado, quantos jogos "empenados" é que Joao Moutinho ou Fernando deverão resolver?!?!

    Um jogador nao faz uma equipa como é obvio, mas também nao é menos verdade que uma equipa nao pode ser constituida por 11 jogadores com caracteristicas similares, todos muito certinhos tacticamente, com percentagem de passes a rondar os 100% e sem percas de bola.... Por muito que nos custe, o jogador do rasgo individual nao tem os mesmos atributos que o jogador "disciplinado tacticamente"...como por outro lado, o jogador "disciplinado tacticamente" dificilmente poderá resolver um jogo que esteja "empenado"!!!!

    Agora, outra coisa totalmente diferente é analisarmos os pontos fracos de Hulk, e isto todos os jogadores têm... ate Alvaro Pereira que por exemplo ia oferecendo um golo à Naval...Hulk terá sim de melhorar os seus aspectos menos positivos, como a finalizaçao, a ajuda em tarefas mais defensivas e o jogo colectivo...mas que todos fiquem bem cientes disso: nunca poderemos ter em Hulk um jogador certinho que cumpra todos espartilhos tacticos pedidos pelo treinador, ou que nao falhe um remate...porque tambem podemos pensar que muitos dos golos que Hulk ja marcou de fora da área também poderiam ter sido remates falhados... nao foram...e ainda bem!


    PS: E quanto ao castigo a Hulk, nunca esteve em causa o jogador ser punido...tal como um jogador que cuspa no adversario, pise ou aleije o adversario tambem o devera ser...o que lamento, eu e penso que a genaralidade das pessoas, é a forma enviesada como o processo foi conduzido e as muitas trapalhadas que se seguiram...esta historia de que se deavalorizou a agressao do jogador é um argumento demagogico de quem nao tem argumentos para defender toda a trapalhada que foi este processo juridico...

    ResponderEliminar
  13. OK, caro PORTO MARAVILHA. Tudo bem, eu é que peço desculpa.

    Já agora: quando o Porto voltar a jogar quero repetir, "MAIS UMA VITÓRIA, MAIS UMA ALEGRIA";

    Quando os nojentos da mouraria o fizerem, "MAIS UMA DERROTA, MAIS UMA ALEGRIA".

    Que seja sempre assim.
    Um abração. BOBÓ POOOOORTO!

    ResponderEliminar
  14. Meu caro RCBC

    O que disse e reitero no comentário que fiz sobre a sua crónica é que o Hulk é um excelente jogador, mas não o considero incrível. Mantenho a minha posição, aliás partilhada por muitos sócios do nosso clube.

    Estou completamente de acordo com o meu amigo na medida em que uma equipa não é composta por 11 jogadores de características idênticas. Obviamente todos os jogadores tem os seus pontos fracos, mas a sua crónica é sobre o Hulk.

    Como tive a oportunidade de escrever no comentário, este processo foi uma completa trapalhada jurídica, e ninguém desvalorizou a acção do jogador, nós não.

    Se alguém o fez é lá com eles.
    Eu respondo por aquilo que digo.

    ResponderEliminar