27 agosto, 2010

Apuramento garantido, Hulk de regresso

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 33.512 espectadores.

árbitros: Georgios Daloukas (Grécia), Dimitrios Bozatzidis e Leónidas Vasileiadis; 4º árbitro: Dimitrios Kalopoulos.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Souza, João Moutinho e Ruben Micael; Hulk e Falcao «cap».
Substituições: Falcao por Varela (56m), João Moutinho por Belluschi (62m) e Ruben Micael por Castro (74m).
Não utilizados: Kieszek, Sereno, Walter e Miguel Lopes.
Treinador: André Villas-Boas.

GENK: Koteles; Daedeleire, Ngcongca, Durwael e Pudil; Tozsér «cap» e Camus; Ndabashinze e Huysegems; Yeboah e Vossen.
Substituições: Vossen por Ogunjimi (63m), Yeboah por Aquino (74m) e Huysegems por De Bruyne (82m).
Não utilizados: Casteels, Joneleit, Hubert e Buffel.
Treinador: Frank Vercauteren.

Marcadores: Vossen (22m e 57m), Hulk (37m, 59m, g.p., e 63m) e Fernando (53m).

Disciplina: cartão amarelo para Koteles (24m), Tozsér (29m), Daedeleire (59m), Ndabashinze (61m), Pudil (90m) e Rolando (90m).

Os belgas foram os primeiros a marcar com um golo de Vossen aos 22 minutos, depois de um cruzamento da direita para a área de Dugarry. O golo dos belgas foi o resultado de uma sucessão de falhas na defesa portista. Os Dragões sofreram assim o primeiro golo em jogos oficiais na presente época.

O golo fez acordar o Dragão, que no minuto seguinte, avançou com determinação até à área do Genk, através da impulsão de Hulk, depois de passe de Souza. A única forma que o guardião Koteles encontrou de parar o avançado brasileiro foi derrubá-lo na grande área. O árbitro não hesitou em assinalar grande penalidade favorável aos azuis e brancos. Na conversão, o próprio Hulk atirou para o lado direito, a mesma direcção que o guardião dos belgas, impedindo o empate.

Dois minutos depois, Sapunaru lançou Hulk e o brasileiro desferiu um potente remate, Koteles voltou a impedir o golo aos portistas.

O duelo entre Hulk e Koteles acabaria aos 36 minutos com o primeiro golo, tão procurado, do brasileiro com o número 12 nas costas. Na sequência de um livre directo, Hulk enviou um potente forte que só parou nas redes da baliza do Genk. O brasileiro dedicou o golo à sobrinha que faleceu recentemente.

A cinco minutos do fim do primeiro tempo, Falcao, isolado perante o guardião húngaro, falhou de forma inacreditável, depois de um bom cruzamento da esquerda de Alvaro Pereira.

O segundo golo dos azuis e brancos chegou sete minutos depois do inicio da segunda parte, com um remate forte de Fernando a 35 metros da linha de golo, surpreendendo o guardião dos belgas.

Depois do golo de vantagem do médio do FC Porto começaram a chover golos no Estádio do Dragão, mais precisamente três golos no espaço de sete minutos.

Os belgas empataram o encontro (2-2) com Vossen a bisar, aos 57 minutos, num cabeceamento que surgiu depois de um cruzamento da direita.

No minuto seguinte, o defesa Daedeleire derrubou, ingenuamente, João Moutinho na grande área e o grego Daloukas voltou a apontar grande penalidade. Desta vez, na conversão, Hulk não falhou.

A equipa azul e branca ainda estava a celebrar o 3-2 e o homem da noite, o brasileiro Hulk, fez o hat-trick com outro pontapé de bola parada, na conversão de um livre directo.

O FC Porto carimba a passagem à fase de grupos da segunda prova da UEFA com um resultado de 7-2, no total das duas rondas. A equipa de André Villas-Boas conhecerá amanhã os adversários na fase de grupos e onde partirá como cabeça-de-série.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «O mais importante é a passagem à fase de grupos e o facto de termos mantido a série de vitórias. Houve alguma intranquilidade na fase inicial, que era o que queria evitar. O Genk não tinha nada a perder, lançou-se no ataque sem medo, agressivo, limitando a nossa contrução. Isso levou a uma primeira parte instável, se bem que tivemos algumas ocasiões importantes. O 2-1 veio pôr ordem e confiança no jogo e na equipa, mas o 2-2 voltou a intranquilizar-nos e passámos por um periodo que, até acertarmos, é importante que os jogadores o sintam. Voltaram a encontrar-se em campo é positivo. A atitude foi boa, não confundir as coisas. Houve intranquilidade face a um Genk agressivo, mas a tranquilidade foi garantida com intervalo e mensagens que passei aos jogadores. A segunda parte podia ter sido sempre de domínio nosso se não fosse o 2-2. É positivo que os jogadores se encontrem e confiem nas suas qualidades. É bom valorizar que perante dificuldades a equipa é capaz sempre de dar uma resposta. Querem esforçar-se e render uns pelos outros.»

Castro: «Senti-me bem, a equipa também me ajudou. Sinto-me acarinhado pelos adeptos e colegas de equipa. Somos todos muito unidos e penso que estamos todos muito bem fisicamente. Trabalhamos diariamente e isso reflecte-se dentro de campo. Só faltou mesmo marcar para coroar uma boa exibição, mas fica para a próxima.»

COMENTÁRIO SOBRE NOVA AUSÊNCIA DE TRANSMISSÃO TELEVISIVA DO JOGO:

Esta agora aparente «moda» de negar as transmissões televisivas, ao que me foi dado a saber, motivada pela chegada às instalações da SAD de mais uma proposta financeira estapafúrdia para não dizer mais, por parte da Sporttv, acho muito bem que se os mande F**** com as letras todas, sem dó, nem piedade; agora, o manter este silêncio estúpido para com os seus próprios adeptos, que por múltiplas e variadas razões que agora não interessam para o caso, não podem marcar presença assídua no nosso Palco dos Sonhos, não está mal, é sim péssimo e de muito mau tom. Com isso, originam que, erradamente, os próprios se virem, e com razão, contra a casa-mãe, quando a verdade, essa, está bem distante e com nome próprio [Sporttv]. Depois, não se queixem de ouvir ou ler, dos «seus», o que concerteza não vão gostar. Já diz o ditado que quem semeia «silêncios», arrisca-se a colher «reclamação» e da grossa.

13 comentários:

  1. O Porto passa à fase de grupos com total merecimento. Os Dragões que só somam vitórias nos jogos realizados esta temporada. E vão 5.
    O jogo não começou bem para o Porto, um golo sofrido cedo e um penalti falhado por Hulk logo no minuto seguinte. Mas era a noite do Incrível. Hat-trick depois de uma infelicidade familiar. Merecido.
    A 1ª parte o Porto não esteve tão bem mas a segunda o Porto transformou se e deu uma maior sustentabilidade no meio campo. Chegamos a ter 5 homens a povoar o meio campo com as marcações bem certos. Houve erros de marcação com algum excesso de confiança por causa do resultado que o Porto trazia da Bélgica.
    De realçar este novo Fernando. Um jogador que por vezes entrega mal a bola, mas faz muitas recuperações e agora sobe bastante no terreno com este Porto de Villas Boas.

    ResponderEliminar
  2. Grande jogo de Hulk e Fernando (como tem evoluído!), bom jogo de Souza (tenho dito que vai dar que falar), Micael e Moutinho esforçados. Os centrais... ai, ai (às vezes).

    ResponderEliminar
  3. Da próxima vez que houver penalty a favor do porto mais vale o árbitro mandar marcar fora da área e fazer barreira que o Hulk assim não perdoa!

    Grande jogo de Hulk.

    ResponderEliminar
  4. Os centrais,os centrais....sofremos hoje os primeiros golos mas podíamos muito bem tê-los sofrido mais cedo.Isso não aconteceu graças ao Helton,principalmente.

    Alguma vez os erros iriam dar em redes a balançar...com avançados matreiros e experientes(estou-me a lembrar do João Tomás,longe o agoiro) dá asneira da grossa...a defesa tem que afinar o mais rápido possível!

    Mas como nem tudo é mau,ode aos golos de livre!Que essa veia goleadora continue!!

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    O nosso FCPorto regressou em grande... O FCPorto já soma a 5ª vitória consecutiva!
    É verdade que o ontem que o FCPorto sofreu um golo cedo mas demos a reviravolta com 2 grandes golos de Hulk de livre directo e de penalty e outro grande golo de Fernando.
    Com isto estamos na Fase de Grupos e vamos ver qual é os outros clubes que nos calham.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. ola! podiam-me ilucidar numa teima que eu tenho com o meu irmao!
    se alguem se lembra da estreia do mourinho no porto.
    penso que foi com o maritimo numa vitoria por 2-1. foi nesse jogo que o briguel marcou um golo na propria e cabeça..
    obrigado e saudaçoes portistas

    ResponderEliminar
  7. Um começo menos favorável para a nossa equipa, mas sem dúvida que depois dos percalços resolvidos, a nossa equipa foi e é arrasadora. Um Fernando que valeu por os 4 do meio campo sem dúvida excelente em campo. E um Hulk demolidor, mas ainda um pouco guloso. Venha a próxima fase da Liga Europa, mas primeiro a vitória sobre o Rio Ave é já o que importa, acumular + 3 pontos na tabela classificativa do campeonato nacional.

    Cumprimentos,
    Ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom jogo, excelente vitória e passagem à fase de grupos da Liga Europa carimbada!

    Gostei da forma como a equipa actuou, principalmente em termos ofensivos… Marcar 7 golos ao líder do campeonato belga numa eliminatória a duas mãos é sempre positivo e não se deve menosprezar.

    Analisando sectorialmente:

    Defesa: Momentos de alguma desorientação que valeram 2 golos sofridos, com a confirmação (se dúvidas houvessem!) de que Otamendi será mesmo importante para esta equipa. Ou Rolando, ou Maicon deverão discutir um lugar no onze;

    Meio-campo: Gostei de quase todos. Temos muitas e boas soluções, e nem sequer sentimos falta de quem quer que seja naquele meio-campo. Souza parece cada vez mais ser um valor que acrescenta qualidade ao plantel, bons pormenores, boa técnica, palpita-me que irá ser um bom reforço para esta época;

    Ataque: Não há muitas palavras para descrever a qualidade deste sector. Há muita, muita qualidade. As “bombas” de Hulk são algo de extraordinário…um jogador cada vez mais importante para esta equipa!

    Agora é esperar o sorteio e, de preferência, evitar equipas italianas, Manchester City e Bayern Leverkusen… Se não for pedir muito ;)

    ResponderEliminar
  9. Dragão intermitente.

    Fases boas, outras más, bem no meio-campo e no ataque, problemas lá atrás, com os centrais a darem as abébias do costume, que ontem, infelizmente, tiveram consequências e lá se foi a virgindade.

    Mas e isso é o mais importante, objectivo cumprido, um "score" que não deixa dúvidas e lá estamos na fase de grupos para tentar chegar o mais longe possível, quem sabe, até Dublin?

    Hulk em grande, R.Micael abaixo do que sabe e quando Sapunaru é o melhor defesa...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. O FC Porto recebeu o Genk com uma vantagem de 3 golos no jogo da segunda-mão de apuramento para a fase de Grupos da Liga Europa e acabou por vencer por 4-2 com mais uma grande exibição de Hulk.

    O FC Porto entrou tranquilo, até relaxado, ao contrário do que tinha pedido André Villas Boas. Yeboah podia ter marcado logo aos dois minutos e o Genk chegou mesmo à vantagem aos 23, com Vossen a antecipar-se a Rolando. Resposta imediata dos dragões, mas Hulk falhou uma grande penalidade após falta sobre si próprio três minutos depois.

    No regresso do intervalo Fernando coroou uma boa exibição com um excelente golo de fora da área, mas contra a corrente do jogo Vossen voltou a empatar a partida. Hulk chamou a si nova conversão de penalidade aos 59 agora por falta sobre Moutinho, e voltou a cobrar outro livre directo para o 4-2.

    Apuramento garantido, Hulk de regresso.

    ResponderEliminar
  11. Para quando uma nova exibição comparável com a da Supertaça?

    Este FC Porto, continua em progressão lenta, alternando coisas más com coisas boas. Entram demasiado confiantes, lentos e desconcentrados. Esta atitude acaba por ter reflexos negativos, como se viu neste jogo frente a uma equipa que se apresentou bastante desfalcada. Não havia necessidade!...

    Depois de acertadas algumas agulhas a normalidade aconteceu, com a maior classe e superioridade a virem ao de cima.

    Fernando e Hulk foram as estrelas mais cintilantes da noite.

    Inqualificável a atitude inicial dos adeptos belgas que mereceram por inteiro a carga policial para os pôr na ordem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Jonas,

    "se alguem se lembra da estreia do mourinho no porto.
    penso que foi com o maritimo numa vitoria por 2-1."

    Certíssimo. Estádio das Antas, ganhámos 2-1 ao Marítimo.

    ResponderEliminar
  13. Um teste ao "plano B", e continuo com a impressão de que temos equipa!

    Grande meio-campo onde destaco Fernando, O POLVO, inesgotável!

    Primeiro hat-trick do incrivel com o Dragão ao peito, e veio na melhor altura.

    A defesa ainda treme demasiado. Veremos o que nos reserva OTAMENDI.

    Carimbámos a passagem à fase de grupos e vamos continuar assim, a pensar jogo a jogo.

    Venha o próximo.

    ResponderEliminar