30 agosto, 2010

Hulk oferece a liderança isolada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Jorge Sousa (AF Porto), José Ramalho e José Luís Melo; 4º árbitro: Artur Soares Dias.

RIO AVE: Mário Felgueiras; Zé Gomes, Gaspar, Ricardo Chaves e Milhazes; Bruno China, Tarantini e Fábio Felício; Bruno Gama, João Tomás e Saulo
Substituições: Fábio Felício por Cícero (64m), Bruno Gama por Yazalde (68m) e João Tomás por Mendes (86m)
Não utilizados: Paulo Santos, Braga, Tiago Pinto e Wires
Treinador: Carlos Brito

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Sapunaru por Fucile (60m), Varela por Souza (66m) e João Moutinho por Cristian Rodríguez (84m)
Não utilizados: Beto, Sereno, Walter e Ruben Micael
Treinador: André Villas-Boas

Marcadores: Hulk (24m e 65m)

Disciplina: cartão amarelo para Tarantini (40m) e Saulo (48m)

As duas equipas apresentaram-se no estádio dos Arcos com o mesmo sistema de jogo (4x3x3), o que levou a que nos primeiros minutos, o Rio Ave conseguisse manietar a estratégia do FC Porto e manter a partida equilibrada. Assistiu-se nos primeiros 10 minutos a um jogo mexido com bons desdobramentos nas alas de parte a parte, mas nada de jogadas de perigo iminente.

Aos poucos, o FC Porto foi tomando sorrateiramente conta do jogo e empurrando o Rio Ave para o seu meio campo. Hulk e Varela nas alas combinavam bem com os defesas laterais e começavam a aparecer alguns cruzamentos com maior perigo junto da baliza de Mário Felgueiras.

Se num primeiro momento da partida em que o FC Porto atacava com superioridade numérica, Hulk decidiu-se mal e fez perder uma jogada que poderia dar o primeiro golo aos azuis-e-brancos, num segundo momento, o internacional brasileiro redimiu-se e apontou o primeiro tento do encontro.

Tudo começou com uma asneira do lateral direito do Rio Ave que perdeu a bola para Varela. O extremo portista tocou para Álvaro Pereira que cruzou de pronto, a bola saiu larga e foi para à ala contrária onde apareceu Hulk. O avançado brasileiro partiu para dentro da área, rematou forte, como é seu hábito, e a bola só parou no fundo das redes da baliza de Mário Felgueiras.

Os minutos seguintes foram marcados por um aumento da velocidade do FC Porto procurando o 2-0, mas a defesa contrária respondeu sempre da melhor forma e até conseguiu inverter depois a tendência de jogo.

Assistiu-se nos minutos finais da primeira parte a uma resposta do Rio Ave, com a jogada de maior perigo a pertencer a Saulo que num cruzamento/remate proporcionou aos 40 minutos uma defesa apertada a Helton.

Na segunda parte, o FC Porto manteve o jogo controlado e foi à procura do segundo golo. João Moutinho deu o primeiro aviso num remate fora da área, pondo à prova a atenção de Mário Felgueiras. Nove minutos depois os azuis-e-brancos, pelo caudal ofensivo evidenciado, chegaram com alguma naturalidade ao segundo golo, atráves de uma bela jogada colectiva. A bola passou por Moutinho, Belluschi, Varela e Hulk concluiu a jogada ao corresponder da melhor forma ao cruzamento do extremo português.

O brasileiro está num grande momento de forma e a sua exibição ficou coroada pelos dois golos que apontou no encontro.

Perante a desvantagem de dois golos, o treinador Carlos Brito fez entrar Cícero e Yazalde e o Rio Ave começou aos poucos a criar perigo junto da baliza de Helton. Yazalde, isolado perante Helton, atirou ao lado, aos 23 minutos da segunda parte. Depois foi Milhazes através de livre e, por último, Saulo rematou forte, mas a bola saiu às malhas laterais da baliza portista.

O FC Porto, tendo uma vantagem de dois golos, desinteressou-se da partida e deixou o Rio Ave chegar mais perto da sua área, contudo os comandados de Villas-Boas estiveram sempre o jogo controlado.

Com esta vitória, os azuis-e-brancos somam nove pontos e mantêm-se na liderança isolada do campeonato.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «O descanso é estar a frente do campeonato. Esta paragem não será descanso para a maioria dos jogadores. A equipa está num momento excelente de entrosamento e espírito colectivo. Vamos ver se a paragem é boa. O próximo jogo é importante e é importante dar uma boa resposta. É importante variar as estruturas da equipa, mas o fundamental é que os ritmos e os equilíbrios se mantenham».

Hulk: «Estou feliz por ter marcado, mas mais por ter ajudado a equipa. Quero agradecer a quem me tem apoiado no momento mais difícil da minha vida. Agradeço a Deus e vou trabalhar ainda mais. Estamos muito unidos e somos uma grande família. Isso vê-se nos jogos».

15 comentários:

  1. Mais uma vitória num jogo em que Hulk voltou a ser decisivo com 2 golos e mais uma excelente exibição! Já lá vão 5 golos neste início de época, todos eles decisivos para as vitórias do FC Porto! O jogador que, segundo alguns “iluminados”, não fez qualquer falta nos 20 jogos que não actuou na pretérita época…

    A exibição esteve longe de ser brilhante ou esmagadora, o que nessa altura da época é compreensível… nenhuma equipa da Liga Portuguesa é, neste momento, esmagadora e com elevado ritmo de jogo, natural nos primeiros jogos do campeonato… Foi uma exibição segura, consistente e eficaz, com dois golos em cada parte e uma imensa tranquilidade em todo o jogo… Sem grandes rasgos, deu para assegurar os 3 pontos!

    Completados que estão 6 jogos da época 10-11, o balanço em termos de resultados não poderia ser melhor: 6 jogos, 6 vitórias, conquista da supertaça, passagem à fase de grupos da Liga Europa e liderança isolada na Liga. Era difícil pedir melhor a AVB neste início de época!

    Todavia, apenas algumas melhoras que acredito irão colocar a equipa num patamar muito mais elevado:
    - Entrada definitiva de Fucile, e adaptação de Otamendi serão fundamentais para a melhoria dos níveis qualitativos da nossa defesa;
    - Melhoria dos índices físicos de Rodriguez e Ruben Micael, aliado à inclusão de James Rodriguez nas opções de AVB, irão aumentar a concorrência, e por consequência, obrigará todos os jogadores actuarem no seu máximo. Ao mínimo descuido, o banco é o destino de quem não estiver com a “cabeça no lugar”. "Fretes" como por exemplo do Sr. Raul Meireles no ano passado não deverão ocorrer neste ano. Porque este ano, temos alternativas como Souza, Castro ou Micael, enquanto no ano passado tínhamos Valeri, Prediger ou Tomas Costa… Parece-me ser uma diferença do dia para a noite… a ver vamos se o tempo me continua a dar razão!


    PS: Esta é a 16ª vitória consecutiva a contar para jogos oficiais, contabilizando a época passada. Desde 24 de Março de 2010 num jogo da Taça em Vila do Conde, o FC Porto conta por vitórias os 16 jogos oficiais que realizou. Curiosidade das curiosidades, foi a partir desse jogo que Hulk foi despenalizado e entrou nas opções da equipa, com vários golos e assistências, sendo curioso que desde a entrada do brasileiro o FC Porto só sabe ganhar… Deve ser apenas uma coincidência...

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vitória, com Hulk em grande!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vitória indiscutível do Porto !

    Todavia : Começo a ter ser sérios problemas com o equipamento amarelo do Porto. Não só é uma falta de respeito quanto ao memorial do FC Porto, como também o mesmo equipamento se presta a trocadilhos que não têm graça nenhuma para um portista de aquem e além.

    Isto dito :

    Nunca vi o Porto às aranhas nas duas alas defensivas. Pelo passado havia só uma.

    A defesa do Porto parece manteiga derretida.

    Felizmente que o Helton está lá.

    Vi um Porto muito faltoso ( não contei as faltas, mas a olho nu as do Porto são superiores às do adversário ) , o que não é bom sinal.

    Não vi colectivo. Vi empenho, mas não colectivo. Tornei a ver individualidades que resolveram o jogo.

    E tanto melhor : O Porto tem 9 pontos de avanço ( e não seis ) sobre o rival directo, em teoria, o Benfica.

    Mas até quando se pode pensar só em individualidades o futebol ? Não é Cristiano Ronaldo quem quer, quer futebolistica quer mediaticamente. Ou será que estou enganado ?

    Contam os três pontos, o mais importante, num estádio que me pareceu, segundo as imagens vistas na "Ma Chaine Sport" meio vazio.

    O que vem desmentir as palavras do treinador do Naval, numa entrevista à revista "So Foot", em que diz que os Portugueses e as Portugueses só sabem pensar futebol.

    Pois : O Mundo é complicado !

    Para terminar, para quem gosta de instantaneos : Há uma maravilhosa fota a tirar deste jogo : Andre Vilas Boas dá uma bola saida de jogo, abaixando-se, com a mão.

    Maradona sempre deu ou dá com o pé.

    O que não quer dizer que Vilas Boas que seja mau ou bom treinador.

    Futebolisticamente não tem interesse ! Fotograficamente sim !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Mais um vitória do nosso FCPorto, já lá vão 6 ou 7 vitórias consecutivas!

    PORTOOOOOOOOOO!

    ResponderEliminar
  5. Somos Porto!
    Alguém sabe quando é o jogo com o Sp. Braga?

    ResponderEliminar
  6. Continuam com uma eficácia a roçar a perfeição :o
    Nós não criamos oportunidades,nós marcamos golos. que assim continue!!

    Caro PortoMaravilha,quando diz que não viu jogo colectivo,por certo que não estará a falar do 2º golo ;)

    ResponderEliminar
  7. FCP com futebol q.b. para ganhar. Mais um grande jogo de Hulk, mais um bom jogo de Fernando - sempre os mesmos... mais alguns.
    Claro que ainda há coisas a melhorar; Roma e Pavia não se fizeram num dia. O meio campo, com soluções para todos os gostos, já convenceu; na defesa, esperemos pelas reformas; no ataque também temos soluções além das que se têm visto. Apareçam elas.

    ResponderEliminar
  8. O nosso FCP não começou esta partida da melhor maneira, mas acabou por terminar gerindo e muito bem o resultado. Achei o Varela um pouco cansado, e um Hulk que continua um pouco guloso, mas com um pulmão a 100%.

    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  9. Primeiro ciclo concluído com nota muito positiva.

    Frente a uma boa equipa, que ninguém tenha dúvidas, o F.C.Porto entrou bem, dominou e se não foi muito perigoso no último terço, foi claramente superior durante toda a primeira parte, com excepção dos 10 minutos iniciais, em que o jogo foi equilibrado e os últimos 5, em que perdemos concentração, relaxamos, deixamos de marcar, controlar e o conjunto orientado por C.Brito arrebitou e teve alguns lances de perigo, mas sem por em risco a baliza de Helton. Pode-se dizer, sem exageros clubísticos, que ao fim dos primeiros 45 minutos, sem ser exuberante, sem deslumbrar, o F.C.Porto chegou ao intervalo a vencer com justiça e pelo resultado certo.

    Na etapa complementar não entramos bem, não dominamos, fomos, em alguns momentos, complicativos, conformados, deixamos correr e quando chegamos ao segundo golo, um hino ao futebol, concluído por Hulk, tinhamos feito pouco para ter dois golos de vantagem. Com a vitória a desenhar-se e o Rio Ave a arriscar tudo, apelando a um futebol directo, o conjunto de Villas-Boas teve algumas dificuldades, não controlou, não pressionou, não jogou bonito, mas defendeu bem - apenas por uma vez, a equipa vilacondense podia ter marcado, através de Yazalde -, foi eficaz e podia, tivesse Hulk e a equipa, atrevo-me a dizer, mais frescura, ter dilatado a vantagem, o que a acontecer, seria injusto para a equipa do Rio Ave.

    Chegamos ao fim do primeiro ciclo, seis jogos oficiais, totalmente vitoriosos, com 15 golos marcados, apenas 2 sofridos, Supertaça conquistada, entrada na Fase de Grupos da Liga Europa e estamos na liderança do campeonato - Liga Zon/Sagres. Não se podia pedir mais ao conjunto de Villas-Boas, nem ao treinador do F.C.Porto, que a cada dia que passa vai surpreendendo, pela positiva, os mais cépticos com um discurso correcto, à Porto e uma equipa que sabe o que quer e para onde quer ir.

    Não ganhamos nada, é verdade, mas já demos mostras que temos gente com capacidade, para lutar por todos os objectivos, principalmente pelo objectivo número 1 da época, a reconquista do título.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Ontem não fizemos um jogo deslumbrante, o que não impediu que tivéssemos sempre o adversário controlado e dominado. Eu apostava na entrada inicial de Ruben, para actuarmos em 4-4-2, face à valia do meio campo vilacondense, contudo Fernando, que encheu o campo novamente, Moutinho e Belluschi estiveram muito bem, e ganharam a batalha no miolo.

    Adivinhavam-se dificuldades no terreno do Rio Ave, que até nem entrou mal no jogo.
    Todavia, a forma agressiva e pressionante como o nosso meio campo actua, a juntar à disponibilidade para lutar pela bola do trio ofensivo, fez com que depressa controlasse-mos o jogo, e sempre que metíamos velocidade criávamos dificuldades ao Rio Ave. Marcamos com naturalidade ... assim tudo parece simples!
    Tirando os últimos minutos na primeira parte, o Rio Ave pouco ou nada incomodou. Mas aí apareceu um Helton ao melhor nível, sempre seguro e a dar tranquilidade à defesa.
    Aquele erro de Alvaro, que ontem acusou o cansaço natural de muitos jogos, poderia ter dado a possibilidade de empate aos vilacondenses, mas da maneira que o FC Porto está a jogar, de nada serviria pois ganharíamos o jogo.
    Ganhamos um homem para as bolas paradas: Belluschi tem estado muitissimo bem, e cada bola parada apontada por ele ou Hulk representam uma ameaça à baliza adversária.
    Falcao lutou imenso na frente de ataque, participou na jogada fantástica, ao primeiro toque, que deu o nosso segundo golo.
    Varela esteve melhor que nos últimos jogos, fazendo assistência para golo.
    De lamentar a lesão do azarado Sapunaru, que dá muita consistência à nossa defesa.
    Os nossos defesas centrais ontem não comprometeram. O Rio Ave tirando aqueles últimos minutos na primeira parte, nunca teve oportunidade de incomodar.
    Foi uma boa vitória num campo muito díficil. Desenganem-se aqueles que pensam que vai ser fácil vencer nos Arcos. O Rio Ave tem uma excelente equipa, com um misto de experiência e irreverência, muito bem orientada por Carlos Brito.
    Espero que a paragem do campeonato não nos traga perde de ritmo, e que voltemos fortes para vencer Braga e Nacional, dois jogos muito importantes, que poderão servir de ponto de partida para uma boa época, que nos permita conquistar aquilo que por meios travessos nos foi roubado: o ceptro de campeões nacionais!

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Achas que deviam de fazer um post para amanhã sobre este assunto. Vejam só:

    http://img837.imageshack.us
    /img837/8484/porto1.jpg

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Apesar de algumas arestas ainda a limar, o importante é que vamos ganhando e fazendo uma equipa, com a confiança das vitórias.
    Ontem foi assim...
    A defesa precisa melhorar, Álvaro deixou uns buracos no lado esquerdo, os centrais também tem de melhorar..
    No ataque, a bola não chega muito ao Falcao...
    Mas há trabalho de qualidade que só pode dar em melhoria.
    Pena esta paragem...

    ResponderEliminar
  13. Apesar das minhas reticências acerca do sector defensivo, não me parece que as coisas estejam tão mal nesse sector.

    O que acho é que Maicon tem por vezes momentos de desconcentração preocupantes e falta um comandante que berre com os colegas e que amedronte avançados contrários, como tão bem Bruno Alves fazia. Nas laterais e apesar de achar que Fucile é melhor que Sapunaru, não considero que com o romeno o decréscimo de qualidade seja assim tão evidente. Não tenho dúvidas que com um Otamendi a 100% e integrado e identificado com o grupo e com Fucile a titular melhoraremos a olhos vistos!

    Apesar de tudo, as estatísticas por vezes são enganadoras porque neste momento em 6 jogos apenas sofremos 2 golos, a tendência seria para elogiar a defesa e pensar que estaria tudo bem nesse sector. Nada mais errado, isto deve-se à forma como toda a equipa defende e ao seu posicionamento em campo. Em termos colectivos, o FC Porto parece-me uma equipa com uma interessante consistência e equilíbrio colectivo. Sem muitos rasgos ou espectáculo, mas com outros atributos importantes para esta altura da época.

    É bom que os portistas (eu incluído) reflictamos sobre isso: jogar bem é diferente de jogar bonito! Pode jogar-se bonito e não se ganhar, enquanto a jogar bem é mais fácil ganhar! E jogar bem, o que é? Para mim jogar bem pressupõe muito mais factores que o chamado jogo bonito ou espectacular… Defender bem e em bloco com sentido colectivo, ser consistente, ter capacidade mental durante os 90 minutos, ter um sentimento quase obcecado de ganhar o jogo, seja em que circunstancias for, tudo isto são características de uma equipa que joga bem!

    ResponderEliminar
  14. Já que não pude estar presente, festejei à grande num café alentejano, onde só páram lampiões e lagartos que logo nos primeiros minutos começaram a fixar-me!! ;)

    No primeiro golo ainda ouvi atrás de mim "é falta clara, se fosse o slm..."

    Pois claro, enviei logo resposta "Pois falta... faltam-te é seis pontos para chegares onde eu estou!!"

    3 jogos, 3 vitórias sendo duas delas fora de casa, 6 golos marcados e 0 sofridos!!

    Queriam melhor? Impossivel!

    Estou a ver as coisas a funcionar muito bem, equipa cada vez com mais consistência. Estou bastante contente pelo momento actual e em especial do Hulk que precisa destes bons momentos agora!

    Faltam 27! RUMO AO TÍTULO!

    Um abraço

    ResponderEliminar