20 agosto, 2010

Bilhete da liga Europa quase carimbado

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Luca Banti (Itália), Paolo Calcagno e Riccardo Di Fiore; 4º Árbitro: Andrea Gervasoni.

KRC GENK: Courtois; Anele, Joneleit, Matoukou e Pudil; Tozsér, Hubert, Buffel e De Bruyne; Vossen e Barda «cap».
Substituições: Vossen por Ogunjimi (46m), Buffel por Ndabashinze (82m) e De Bruyne por Camus (86m).
Não utilizados: Koteles, Huysegems, Duwael e Koita.
Treinador: Frank Vercauteren.

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e Ukra.
Substituições: Varela por Souza (60m), Ukra por Rúben Micael (74m) e Falcao por Walter (82m).
Não utilizados: Beto, Sereno, Miguel Lopes e Castro.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Falcao (29m, g.p.), Souza (82m) e Belluschi (90m).

Disciplina: cartão amarelo a Ukra (18m), Tozsér (28m), Vossen (32m), Maicon (32m), Fernando (64m), Helton (76m), Alvaro (88m) e Pudil (90m); cartão vermelho a Matoukou (65m).

O FC Porto não teve de se esforçar muito para vencer o desafio com os belgas do Genk. Uma primeira parte onde a equipa Portista controlou a partida mas não beneficiou de muitas oportunidades de golo perante um Genk completamento passivo. A passividade da equipa belga, no segundo tempo, transformou-se numa maior incidência ofensiva, com vontade de dar a volta ao jogo, mas não se traduziu em golos. No final, vitória Portista por 0-3.

O Genk foi a primeira equipa, no Cristal Arena, a criar perigo por intermédio de Vossen, que rematou cruzado perto da grande área e Helton defendeu a dois tempos.

Aos doze minutos, depois de uma boa jogada protagonizada por Ukra, que hoje substituiu Hulk no lado direito do ataque (substituído à ultima da hora no onze inicial depois de ter recebido ao inicio da tarde na Bélgica a notícia do falecimento de uma sobrinha; abro aqui um pequeno parêntesis para prestar a minha homenagem por esta decisão «conjunta», pois quero continuar a acreditar que na vida de cada um de nós, sempre continuarão a existir valores humanos e sentimentais muito mais importantes e valiosos do que um «mero e simples jogo de futebol»!!! Força Hulk!), deixou a bola para Falcao que rematou para a baliza mas Matoukou interceptou. A bola acabou por parar aos pés de Moutinho que rematou contra a defesa e, na recarga, Belluschi atirou para a defesa segura de Courtoius.

Ao minuto 27 deu-se o lance que gerou o único golo do FC Porto. Falcao foi derrubado na grande área por Joneleit, e na conversão o avançado colombiano não falhou, atirando a bola para um lado com o guardião belga a tomar direcção contrária.

No inicio da segunda parte, passamos por alguns momentos de apuros com o Genk a desperdiçar vários oportunidades de empatar o encontro. O FC Porto mostrava-se algo perdido em conectar o seu futebol e isso dava mais espaço à equipa da casa. Para ajudar ao momento menos bom dos portistas, a dupla de centrais dos azuis e brancos, Maicon e Rolando, especialmente o primeiro, revelou-se perdida em alguns lances.

Ao minuto 66, Matoukou entra de forma dura sobre o médio João Moutinho e o árbitro italiano Luca Banti não hesitou em mostrar o cartão vermelho ao atleta do Genk. Na conversão do livre directo assistiu-se a uma novidade: o ponta-de-lança Falcao a bater à entrada da grande área.

Ruben Micael regressou aos grandes relvados, ao minuto 74, rendendo Ukra. Ao minuto 82, o madeirense atrasou para Souza e este desferiu um potente remate directamente para o fundo das redes da baliza belga. Primeiro golo do médio com a camisola dos Dragões.

Ao minuto 90, Belluschi, à entrada da grande área, e numa jogada individual, fez com alguma facilidade o terceiro e último golo desta primeira mão.

Nota ainda para a grande exibição do capitão Helton, que por duas vezes, e de forma soberba, impediu os golos com selo belga.

A segunda mão deste encontro disputa-se a 26 de Agosto, no Estádio do Dragão, e o FC Porto leva três golos de vantagem.

DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Temos de manter a disciplina»

Expressivo, mas não decisivo
«Este era o primeiro passo que tínhamos de dar na procura do nosso objectivo de vencer. É um resultado expressivo, mas não é um resultado tranquilo. O Genk tem grandes movimentos dos seus pontas-de-lança. É uma equipa que exige rigor e cria dificuldades. Temos de manter a disciplina e tentar resolver a eliminatória no segundo jogo.»

Resultado merecido e elogios a Helton
«Tirámos partido da expulsão para matar o jogo. Conseguimos construir oportunidades para nos levarem ao 3-0, que é merecido. O nosso guarda-redes fez uma exibição excelente. Podíamos ter controlado o jogo de outra forma, após o 1-0, e na procura do segundo golo, fomos pouco cautelosos.»

Dedicado a Hulk
«O Hulk definirá o momento em que se sentir confortável para regressar. O clube deseja que ultrapassa esta fase difícil rapidamente. Esta vitória é dedicada a ele, que está a passar fase complicada. Os nossos sentimentos a ele e à sua família»”.

24 comentários:

  1. Grande Sousa!!!

    ResponderEliminar
  2. Ricardo FCP19 agosto, 2010

    Apesar da vitória nao gostei dda exibiçao...espra-se evoluçao...o genk nao marcou pk o Helton foi senhor...

    ResponderEliminar
  3. Não gostei tambem muito da exibição do Porto principalmente na 2ºparte podiamos ter arriscado mais quando ficamos a jogar em superioridade numerica e sinceramente não percebi a retirada do varela quando o ukra estava a fazer um jogo mediocre.
    Também fiquei um pouco surpreso ao ver o Porto a jogar sem extremos e com jogadores demasiados presos ás suas posições. Podiamos e deviamos ter feito um melhor jogo, não sofremos golo(s)por mera casualidade e tambem á grande qualidade do Helton. Ficou na retina o grande golo de Souza e pouco mais espero por melhor futebol.

    Quanto á eliminatória está cumprido o objectivo.

    Cumprimentos azuis

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tudo, temos de salientar a entrega de alguns dos nossos jogadores, penso que o Álvaro na segunda parte esteve um pouco displicente, pareceu-me excesso de confiança, Maicon na segunda parte muito mal também, e tem de ter atenção a comportamentos como aquele que lhe valeu o cartão amarelo ! Penso que o AVB leu muito bem o jogo mais uma vez, ao mexer no meio campo.

    De resto, o que conta são os 3 golos de vantagem, para o que se espera de uma segunda mão bastante tranquila.

    P.S.: É verdade aquilo de o Otamendi já ter assinado pelo nosso Porto ? é que nao sei se voçês repararam mas os comentadores insistiam nesse facto, e eu ainda não encontrei isso em nenhum lado.

    Muitos parabéns pelo Blog !

    E BIBO PORTO :)

    ResponderEliminar
  5. Dois grandes golos de Souza e Belluschi; muito bem Helton e Fernando; bom treino com muitos amarelos. Força, Hulk.

    ResponderEliminar
  6. Gostei:

    a) da exibição de Helton;
    b) dos 3 golos que praticamente nos garantem a passagem à fase de grupos da Liga Europa;
    c) da entrega demonstrada por alguns jogadores…

    Não gostei:
    d) do baixíssimo ritmo de jogo;
    e) da impressão que tive de que a equipa teve, durante o jogo todo, excesso de confiança… de facto somos muito melhores que o Genk, no entanto as camisolas não ganham jogos, nem muito menos os nomes!
    f) de alguns erros individuais de Maicon. No entanto, como ouvi e bem por parte de Luís Freitas Lobo, há uma questão curiosa e que é verdade: Maicon com 21 anos é muito melhor que Bruno Alves com a mesma idade.

    Em suma, este foi um FC Porto claramente qb para um Genk bem inferior em todas as componentes do jogo. Diria que foi um jogo em jeito de treino com alguns aspectos positivos, mas também com algumas reflexões e ilações a retirar em relação ao futuro desta equipa.
    Os meus votos para que se resolvam rapidamente os assuntos pendentes do plantel e o desenho do mesmo fique definitivo para atacarmos a época da melhor forma!
    Uma nota final para Hulk. Força neste momento de grande infelicidade! Sentidos pêsames para Hulk e sua família!

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Este jogo podia ser uma autentico massacre ao Genk, bastava o meio campo acelerar mais um pouco que eles tremiam por todos os lados, apenas bastou apelar á criatividade pessoal e também colectiva da equipa, que os jogadores do Genk ficaram sem capacidade de resposta, acho que ainda falta alguma confiança neles próprios mas com o tempo vai lá, afinal estamos a começar. Agora aquela defesa não me convence falta ali uma voz de comando.

    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    ResponderEliminar
  8. Villas-Boas no final do jogo:
    «Quando definimos um objectivo, quando o FC Porto entra em disputa com outro clube lisboeta, com o Benfica, o historial diz que o FC Porto leva a melhor. Por isso, se o FC Porto tivesse entrado na corrida pelo Salvio, o Salvio estava no plantel do FC Porto. É este o historial ao longo dos anos. De resto, temos ainda um plantel en construção, mas até 31 de Agosto tudo pode acontecer».

    ResponderEliminar
  9. Mesmo com demasiados facilitismos, que poderiam ter custado caro (a nossa dupla de centrais, hoje, vou-vos contar... dasse; não fosse um super-Helton!), espetamos 3 e praticamente carimbamos a passagem, pelo que o jogo da próxima semana, agora mais não será que «cumprir calendário».

    Para além da defensiva, com um meio-campo onde Moutinho esteve demasiado tempo escondido e Belluschi muito intermitente, a pouco mais produção se podia aspirar... valeu Fernando sempre numa alta voltagem de corre acima, socorre abaixo.

    Na frente, Falcão com aquele ar de batalhador que é já a sua imagem de marca, Varela pelo 2º jogo a roçar a medianiedade e Ukra, parece-me, a deperdiçar uma bela oportunidade pa marcar pontos.

    ganhamos, que era o minimo exigivel, e mesmo sem deslumbrar, fora o jogo de Aveiro, já levamos 3 jogos, 3 vitórias, 6 marcados e 0 sofridos... melhor? só na farmácia!!!

    ResponderEliminar
  10. Eu gostei. Passaporte praticamente garantido para a fase de grupos da Liga Europa. Dois grande golos ajudaram a carimbar a vitória.

    Devagar se vai ao longe.

    Parabéns aos portistas presentes.

    ResponderEliminar
  11. Helton volta a fazer uma bela exibição e está a ser, para mim, um grande "reforço" para esta época. ESTE Helton é um GR que assegura pontos

    ResponderEliminar
  12. e a 1º vitória na Belgica...

    ResponderEliminar
  13. Uma exibição fraca, abaixo do exigível a um candidato a vencer a Liga Europa.


    Lenta, trapalhona, previsível, irritante, a primeira-parte do F.C.Porto, que apesar de ter controlado o jogo e um adversário só preocupado em defender, nunca foi capaz de ser contundente, encostar o Genk às cordas, marcar uma superioridade que se nota a olho nú.
    Culpa de um meio-campo, que, com a excepção de um excelente Fernando, nunca encontrou as melhores soluções e de um ataque onde Ukra esteve muito mal, Varela abaixo das suas possibilidades e um Falcao desamparado e complicativo, não dando seguimento às jogadas em que se pedia mais rapidez de execução, junto a maior objectividade na decisão.
    O 0-1 de alguma forma era injusto. Fizemos pouco para estar a ganhar.


    A segunda-parte pode-se dividir em duas: antes e depois da expulsão do jogador do Genk. Antes, um Porto sem acertar, incapaz de controlar o jogo, mal posicionado e a dar várias abébias na defesa, que só não tiveram graves consequências, porque Helton está em grande e por duas vezes evitou aquilo que parecia certo, o golo dos belgas. Depois da expulsão, mais facilidades, mais controlo, mais acerto, mas mesmo assim, alguns deslizes na rectaguarda, que mostraram, sem margem para dúvidas, que temos de contratar um central de qualidade - espero que Otamendi não falhe!
    Na parte final e já com os belgas rendidos, dos belíssimos golos, a darem ao marcador uma ideia de facilidades e de uma qualidade de jogo, que nunca existiu.

    Resumindo: ganhamos claramente e com isso cumprimos o nosso objectivo de passar à Fase de Grupos. Temos gente, temos treinador, mas e contrário do que a exibição frente ao Benfica prometeu, ainda estamos longe de sermos uma equipa forte, equilibrada, contundente.


    Até esse momento chegar, três jogos, três vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido, ajudam a manter a moral em alta e a dar a tranquilidade necessária para trabalhar à vontade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Ao fim ao cabo, este é jogo que pertence ao processo de crescimento da equipa, que neste momento apreende métodos novos, um novo modelo de jogo e alguns novos jogadores no onze inicial...

    Como é obvio, é sempre melhor ganhar seja em que momento da época for, seja em que competiçao for...mas o que noto de mais preocupante neste FC Porto, para além da necessidade de adquirir um bom defesa central, é o excesso de facilitismo com que se encaram determinados períodos do jogo...frente à Naval e ao Genk, equipas claramente inferiores, penso que tivemos excesso de confiança, e no jogo da Figueira da Foz depois de 45m a dormir, lá tivemos de "dar corda aos sapatos" na 2ª parte, quando já poderiamos ter resolvido o jogo na 1ª parte!

    Em suma, todas estas dúvidas e reflexoes são muito mais agradaveis depois de 3 jogos, 3 vitórias. Mas alerto que o próximo jogo com o Beira-Mar é fundamental para se perceber o real momento da equipa: vamos defrontar uma equipa super-fechada, que irá procurar incessantemente anti-jogo e enervar o adversário. O ritmo de jogo e a concentração terão de ser MUITO SUPERIORES!

    ResponderEliminar
  16. Em relação ao jogo fraquinho mais ou menos estes três golos valeram-nos a passagem à Fase de Grupos.
    Os meus sentimentos para Hulk para esta má fase que está a passar.
    FORÇA HULK!

    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  17. Victoria certa, mas com muitos altos e baixos...

    Exibiçao colectiva inconstante, principalmente apartir do momento em que o genk ficou com 10 jogadores...
    Resultado da altura era apenas de 1-0, e viu-se o porto a ser "dominado" , embora demonstrando sempre ter as coisas controladas... Mas pedia-se mais um pouco de um modo geral...

    Helton - Seguro como ja nos habituou e a garantir a qualificaçao em momentos chave...

    Sapunaru - em clara subida de forma e confiança , mais a IMAGEM DO CLUBE QUE REPRESENTA...

    Alvaro "palito" pereira - uns furos abaixo do que ja fez. mas o suficiente...

    Maicon - Do 8 ao 80 , tanto de GENIAL como de IMATURO...

    ROlando - Ele esteve la? se teve nem se deu por ele, sempre muito calmo e discreto...

    Fernando "polvo" - FANTASTICO, 1 homem capaz de mandar em tudo o meio campo defensivo...

    Moutinho - Algo apagado, mas suficiente, um toque de classe aqui e ali...

    Belluchi - A cada jogo que faz, a cada minuto que joga parece cada vez mais IMPORTANTE E MAGICO... passes venenosos...

    Ukra - Estreia positiva, apesar de se EXIGIR mais a este nivel...
    Mas capaz e com capacidade para desiquilibrar...

    Varela - Parece talhado para GRANDES JOGOS e fazer a diferença...
    Tal como na naval, teve um pouco abaixo do que ja provou ser capaz de fazer...

    RADAMEL Falcao - Sempre la... tudo dito...

    -----------------

    Souza - A precisar de Afinar e acertar mais nos movimentos Ofensivos e defensivos... de Resto GRANDE GRANDE BALAZIO...

    Micael - BEm no pouco tempo e a EXIGIR MAIS TEMPO E RITMO para fazer a diferença , como estamos NOS A ESPERA...

    Walter "BIGORNA" - ESSA BARRIGUINHA E TODA DO FEIJÃO PRETO??? Pesado e a precisar de RITMO, MUITO RITMO...

    ResponderEliminar
  18. Meus amigos

    Confesso que não gostei nada da exibição do porto na Bélgica.

    Tivemos uma boa entrada, mas depois fomos perdendo dinâmica ao longo do jogo. O penalty não me deixa qualquer dúvida.

    Na 2ºparte entramos francamente mal, o genk teve umas 3/4 ocasiões para empatar, mas Hélton, o melhor em campo, fez defesas sensacionais e impediu o empate, que talvez o genk até já merecesse

    Um disparate do jogador belga facilitou-nos muito a nossa tarefa, e daí fizemos mais golos.

    Lamento muito a morte de um familiar do Hulk.

    Concluo a dizer que ontem, e apesar da vitória, o porto decepcionou-me muito e há muito que trabalhar. Domingo espero uma exibição bem mais conseguida.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  19. Temos um larga vantagem para o jogo da 2ª Mão aqui no dragão.
    abraço

    ResponderEliminar
  20. Por mim sinto muito feliz por ser adepto deste clube.
    Analises mais pormenorizadas, deixo para os eternos comentadores que não se contentam em ganhar, e que se aproveitam das nossas falhas inevitáveis nos jogos a este nível, para coleccionarem um capital de avisos, e assim garantirem a posse do (como eu já tinha dito), logo que o também inevitável mau resultado surja.
    Gostei e “mai nada”,
    Fui!!!!

    ResponderEliminar
  21. Hulk convocado para a selecção brasileira!

    ResponderEliminar
  22. Pois, eu gostei, marcamos 3 golos, não sofremos nenhum, o que eu quero mesmo são vitórias o espectáculo se vier é bem vindo!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria.

    Só vi a segunda parte do jogo.

    Confesso que quando comecei a ver não reconheci de imediato o Porto e estive para apagar. A cor da camisola já não conta ? O que eram e são símbolos já não contam ? Que transmissão simbólica se quer fazer do clube Português que mais títulos internacionais ganhou ?

    Quanto ao que vi : Um Porto tremido na defesa que Helton ( melhor em campo ) soube segurar.

    Um meio campo à deriva.

    O segundo golo do Porto é um hino ao futebol. Quer a assistência quer o golo. Já o tinha escrito : Souza parece-me muito bom.

    Todavia, tal como escrevi no jogo contra o Naval, vendo esta segunda parte, mas a visão fica incompleta porque falta a primeira, acho que de novo o Porto fez a diferença graças às suas individualidades.

    Queda saber se estas poderão desequilibrar um real colectivo ou um colectivo compacto ?

    É que até agora ainda não vi um Porto realmente colectivo ( mas posso-me enganar).

    Mas o que interessa é mesmo a Liga Europa e, sobretudo, o Campeonato.

    Assim : Tudo Bem !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. Amanhã não percam em www.fcporto24.com entrevista EXCLUSIVA com Maria Amélia Conossa,a cantora do nosso hino e da nossa marcha.Esteja atento ao nosso site e não perca em EXCLUSIVO esta grande entrevista.Veja a noticia no site e registe-se no forum para comentar a mesma.NÃO PERCA!
    www.fcporto24.com

    ResponderEliminar