02 agosto, 2010

Com muito para reflectir

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Jean-Charles Caillex (França); Assistentes: Fedji Harchay e Hicham Zakrani.

BORDÉUS: Olimpa; Chalme «cap.», Saunier, Ciani e Marange; Ducasse; Sertic, Jussié e Traoré; Saivet e Ayite.
Substituições: Saunier por Henrique (46m), Sertic por Plasil (60m), Ayite por Gourcuff (66m), Traoré por Wendel (66m), Saivet por Cavenaghi (66m) e Ducasse por Sane (79m).
Não utilizados: Andrietti, Diarra, Fernando, Bellion, Lasne e Tremoulinas.
Treinador: Jean Tigana.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Maicon e Alvaro Pereira «cap.»; Souza, Belluschi e Ruben Micael; Ukra, Walter e Varela.
Substituições: Ruben Micael por Castro (16m), Alvaro Pereira por Rafa (46m), Walter por Falcao (60m), Varela por James (60m), Maicon por Rolando (64m) e Sapunaru por Fucile (71m).
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles, Rodríguez, Hulk e Tomás Costa.

Marcadores: Walter (29m), Ayite (60m) e Ciani (83m).
Disciplina: Cartão amarelo a Chalmet (39m), Varela (45m), Maicon (62m) e Sane (81m).

Depois da derrota de ontem frente o PSG, o FC Porto voltou a perder, este domingo, com o Bordéus por 2-1 no Torneio de Paris.

A participação do FC Porto no Torneio de Paris não correu da melhor forma este fim-de-semana, com duas derrotas nos dois dias de prova em França.

Ontem o FC Porto sucumbiu perante a equipa da casa, no Parque dos Príncipes e, este domingo, não se conseguiu impor perante o Bordéus.

O FC Porto até esteve em vantagem, com golo do estreante Walter ao minuto e foi para o intervalo a vencer por 0-1.

Na segunda parte, os portistas deixaram-se ultrapassar pelos franceses e acabaram por sofrer dois golos de bola parada. Aiyté marcou o primeiro ao minuto 58 e Ciani selou o resultado a sete minutos dos 90.

André Villas-Boas regressa ao Porto sem conseguir uma vitória para os adeptos azuis e brancos, isto a menos de uma semana do primeiro jogo oficial da época 2010/2011, frente ao rival e campeão nacional Benfica, a 7 de Agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, em desafio a contar para a Supertaça.

67 comentários:

  1. Manuel Fonte01 agosto, 2010

    Boas, começa daqui a pouco, mas vamos ganhar, o AVB que se ponha a pau se tivéssemos de novo o mourinho!!!!

    O o AVB é o Special Two.

    abraço de
    Manuel Fonte

    ResponderEliminar
  2. rua AVB que vergonha, nao ha fio de jogo n há nada...o que é isto?

    espero que o presidente corrija este erro crasso deste principiante como fez com del neri

    ResponderEliminar
  3. Nao precisava de advogados de defesa no entanto faço minhas as palavras do Amigo Paulo Pereira...Sinto de facto nas palavras do Amigo Vila Pouca uma nova maneira de Portismo....A ver pelo nosso "vosso" estádio o FC PORTO apenas merecera 50 mil Portistas aqueles que terao direito a praticar o Portismo e mais uns quantos que o poderão fazer tambem no nosso "vosso" Dragao Caixa...
    Como tal peço-vos a "vos" verdadeiros portista os tais que o praticam fielmente e percorrem Kms que continuem seguidista, bonanceiros e totalmente crentes, de olhos vendados tal como a justiça e façam a fuga para a frente.
    Eu na minha pratica Portista via Tv que é aquela que a minha vida profissional/financeira mais vezes me permite vou vendo:

    Um torneio muito Amarelo,tal como os equipamentos, cuja sponsorizaçao Superbock deve ter ajudado ao facto de nao ter-mos jogado com as nossas verdadeiras cores...

    Tactica/tecnicamente, palida imagem de uma equipa que quer diminuir distancia para com o bom futebol, algo que andou longe dos relvados na ultima epoca e que nesta pre-epoca ainda poucas apariçoes teve.

    Mantenho a opiniao de que em bruto esta pode ser uma equipa de futuro bem alicercado, AVB pode muito bem ser o mentor de um ciclo proficuo e muitas das jovens promessas podem amanha ser idolos e jogadores de tarimba ao serviço do FCP.

    Nunca o amor as minhas cores me tolheu a capacidade de raciocinio e racionalidade nas apreciaçoes sobretudo TEcnico/tacticas ate porque vejo cada vez mais o futebol por esse prisma, como tal desta como de outras partidas tiro:

    Problemas na marcaçao zona nas bolas paradas, assim como no futebol a aereo, algo que o facto e dossier BRuno Alves nao será alheio mas que nao se resolve so com a presenca do mesmo em campo.
    Sereno um torneio para esquecer, erros de principiante, naife na abordagem a lances e muita falta de classe, Maicon um pouco mais maduro mas com evidencias semelhantes em alguns momentos de jogo.
    Muita tentativa de ter bola efaze-la percorrer a dita mobilidade das unidades do miolo, mas pouca fertilidade em funcao do objectivo.
    Falcao divorciado das balizas e sem um sistema de jogo capaz de potenciar o seu faro e inteligibilidade pelo golo...
    Gostei do Castro e ate do Bellushi, achei displicente sapunaru e outros em certas abordagens aos lances e com a certeza que AVB nao deve desviar-se do que sao as suas ideias para o seu FC PORTO, mas que ninguem duvide que o caminho para o topo carece de muito trabalho e de muitas outras nuances em que o Porto costuma ser forte, como grupo, como colectivo, como equipa de garra, de alma e de sede pelo praticar do ganhar...

    Ao amigo Anonimo do dia de praia na aguda, para ele fica um cliche cada vez mais verdadeiro e cuja os grandes tecnicos usam cada vez mais..."diz-me como treinas, dir-te-ei como jogas", por isso nao ligue aos jogos de pre-epoca,pois por cada km que faz e que o torna mais Portista que a qulaquer outro, continuará a ver a nulidade que é por exemplo este FCP em lances de estrategia (aqueles que cada vez mais decidem jogos), mas que o Sr/a no seu intimo questiona o porque de outros clubes serem altamente rentaveis e somarem 3 pontos atraves desse tipo de lances e o clube que segue pra todo o lado fazer de quando em vez um golo...

    ResponderEliminar
  4. AVB sobre Bruno Alves e Meireles, "São jogadores que geram interesse no mercado e estamos à espera das propostas adequadas" e eu acrescento, enquanto nao as há que joguem e trabalhem ao serviço de quem lhes paga e ao menos mostrem-se aos Portista (os que praticam o Portismo, entenda-se)...

    ResponderEliminar
  5. Apesar das várias ocasiões de golo criadas pelo Bordéus, quase sempre protagonizadas por Abdou Traoré, foi o FC Porto que dispôs das melhores oportunidades na primeira parte. Na sequência de um canto batido por Belluschi, Sapunaru cabeceou para grande defesa de Olimpa. Na recarga, Walter também não conseguiu facturar quando estava em boa posição para colocar os portistas em vantagem no marcador.

    O mais recente reforço do FC Porto acabou mesmo por marcar na sua estreia a titular, atirando de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza do Bordéus após assistência de Varela na esquerda.

    Na segunda parte, o ritmo de jogo caiu um pouco e o Bordéus acabou por conseguir virar o resultado em dois lances de bola parada. Primeiro, Ayité cabeceou para a igualdade após um mau alívio de Souza na sequência de um canto que favoreceu o Bordéus. Porém, o médio do Togo empurrou Sapunaru para conseguir espaço para visar a baliza. Depois, Ciani, também de cabeça, atirou para o segundo golo após um livre batido por Wendell na direita.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Ha quem tenha pejo de apontar o dedo, criticar desnudar o que vai mal eu por sinal nao me faço rogado mesmo que isso caia mal no seio dos amigos deste blogue e seus habituais frequentadores e como tal ai vai mais uma acha para a fogueira onde me poderao imular quando as vitorias que tambem eu festejarei forem uma realidade:
    Este Porto apresenta ainda que em ritmos lentos capacidade para ser ofensivo e ter momentos de finalizaçao, contudo sou da velha guarda e como tal acho que as equipas se constroem de tras para a frente, ou seja quanto melhor souber defender melhor posso atacar, e defesivamente o quarteto oscila mais que um pendulo balistico!!!!

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde a todos.
    Sou frequente visitante do blog, e sobretudo um leitor muito atento das variadas cronicas, aqui escritas.
    Hoje decidi pela primeira vez escrever um comentário porque estou bastante preocupado com o rumo que está a ser traçado...muito errado na minha opinião.Senão vejamos, o plantel é claramente desiquilibrado, excesso de elementos a meio campo, com reconhecidissima qualidade, mas défice de quantidade no ataque, e enorme défice de qualidade na defesa...E sinceramente a defesa é o que mais me preocupa.Assisti in loco, aos 2 jogos de pre epoca realizados no estadio do dragao, e quem assistiu como eu , percebeu que o resultado com o Ajax foi enganador, visto que a equipa holandesa foi nitidamente superior,e com a Samp apos 25 min bons, a equipa caiu a pique...E ambos esses jogos, tiveram um aspecto semelhante, uma defesa muito fraca, sem qualidade para sair a jogar, e muito muito debil...Este jogos do torneio de paris vieram apenas confirmar que temos uma defesa de papel, e que não podemos continuar a tolerar que "primas donas" que era intituladas como simbolo do porto, continuam apenas a passear as vaidades para o banco de suplentes, e não estarem ao serviço de quem lhes paga, mas sim ao serviço de si próprios, pergunto eu, quando se fala tanta em Ser Porto, isso é Ser Porto???
    Urge resolver estas situações, e colocar esses elementos no seu devido lugar, ou vendê-los e ir reforçar o sector defensivo.
    Esta maneira de gerir estes dossier dos Mercenários alves e meireles, deixa-me realmente decepcionado porque este modo de gerir estes dossier, eram os modos usados pelos nossos rivais a uns anos atras, e que nos riamos por ser ridiculos, e agora temos isto dentro da nossa casa...
    Este gestão danosa do nosso clube, não vem certamente do nosso Presidente , que tanto admiro, e de quem sou um acerrimo defensor, mas deve andar muito andar muito mal aconselhado...
    A juntar a esta gestão danosa, a saida de Baia, deixa me com o sentimento, que o o portismo está em crise, e que os milhoes e lobbys reinam na nossa casa, o que me deixam deveras preocupado, porque o nosso Clube durante todos os anos foi um exemplo, e o futuro parece-me ser cinzento...
    Desculpem qualquer coisa, e um abraço, a todos aqueles que tal como eu sofrem desta "doença" benigna, O PORTISMO!!!
    P.S.-Parabens pelo fantastico trabalho desenvolvido neste Blog!

    ResponderEliminar
  8. o porto esta mesmo muito fraquinho a nivel de defesa, rolando menos mal mas maicon e sereno sao mesmo muito fracos serao jogadores para nacional e guimaraes, miguel lopes e sapunaru para defesa direito??? penso q sera fulcral comprar bons defesas urgentemente se sair o alves via com bons olhos pelo menos para 1 ou 2 épocas o ricardo carvalho... a defesa direito o fucile serve mas se for vendido vai ser complicado...

    ResponderEliminar
  9. Confesso que vejo com alguma apreensão este início de época.
    Vejo muitas dúvias e atrasos na preparação.
    Rapazes ... surpreendam-me.

    Ah, gostei do jovem Castro que no meu entender merece oportunidade séria.

    Para dia 7:

    Helton
    Fucile, Rolando Bruno e Pereira
    Fernando, Moutinho, Micael
    Falcao, Hulk e Varela.

    Sim, o Bruno pois é jogador do Clube e já deveria ter jogado tal como Meireles.
    Quiando tiverem de sair, saem.
    E a defesa sem Bruno ... deus me livre.

    OK, hoje não estou "Sereno" ... estou irritado.

    ResponderEliminar
  10. e ja agora penso q com os jogadores q temos para a supertaça penso q o avb deveria jogar com o seguinte 11, na baliza o helton, na defesa m. lopes, rolando, maicon, a. pereira no meio campo o fernando, moutinho e micael se a lesao n for grave se n poder jogar q jogue o castro e na frente sem duvidas hulk, varela e falcao....

    ResponderEliminar
  11. Jorge Aragão,

    o Bruno não pode jogar e não...está castigado devido ao vermelho que viu frente ao Chaves.

    ResponderEliminar
  12. só um pormenor: Bruno Alves foi expulso na Taça de Portugal, por isso penso que não poderá jogar na Supertaça. Não será essa a razão de não jogar actualmente?

    ResponderEliminar
  13. Ó Bruno, tu e o teu advogado de defesa, podem continuar a dizerem o que quiserem, comigo, ficam a falar sozinhos. Não há troco, mesmo que repitam os comentários neste e em todos os futuros posts.

    Deixo-vos apenas uma nota sobre o que é portismo praticado: pelo menos, serem sócios do clube.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Carregados de razão, realmente o Bruno não pode jogar.
    Maicon, então, espero que renda, não tem estado mal.

    ResponderEliminar
  15. O balanço da participação do FC Porto no torneio de Paris é muito negativo em termos de resultados e, no mínimo, preocupante em termos de ilações a retirar em relação ao actual plantel.

    Do meu ponto de vista, o sinal mais preocupante foi o facto de termos sofrido 3 golos em 3 lances de bola parada, denotando falhas graves nas bolas aéreas que originaram 2 derrotas. Se no 1º golo do bordéus apenas a cegueira da equipe de arbitragem permitiu que os franceses empatassem o jogo (só faltou o defesa francês tirar um olho ao Sapunaru!), os outros dois golos sofridos não auguram nada de bom tendo em conta uma possível saída de Bruno Alves. Já o disse aqui por variadíssimas vezes que a sair Alves, então que se arranje uma alternativa credível mesmo que para isso se tenha gastar alguns milhões de €. A tal historia dos investimentos reprodutivos e dos que apenas servem para gastar dinheiro…

    Quanto a destaques positivos, pareceu-me boa a participação de Souza no jogo de hoje, o bom desempenho de Castro e os bons pormenores de Belluschi…no sector intermédio, tudo o resto me pareceu demasiado fraco face àquilo que esperava.

    No ataque, gostei de Varela e do Ukra… Hulk tem de tentar melhorar um pouco o seu jogo colectivo, porque a qualidade está lá, mas também os adeptos têm de compreender que é mais fácil um jogador que tenta mais vezes o um contra um perder a bola, do que um que apenas faz passes laterais. Hulk é um jogador de rasgo individual que resolve um jogo de um momento para o outro. É provavelmente o diamante mais valioso que temos no plantel, é preciso saber faze-lo evoluir bem, em conjunto com todos os outros.



    Nota final: o problema de uma pessoa que está habituada a lagosta, é quando lhe apresentam um bitoque na mesa… e este é um problema que todos nós portistas actualmente temos…muitos anos de vitorias, muitas conquistas e muitos bons jogadores aumentaram o nosso nível de exigência e a nossa expectativa em relação ao desempenho da equipa!
    Não basta um nível razoável/médio da equipa, é necessário um nível alto para satisfazer os exigentes adeptos portistas…o problema acaba por ser esse… por exemplo, perder 2 jogos seguidos como neste torneio causa-me uma sentimento estranho porque não habitual…
    No entanto, não me parece ser altura de entrar em desvarios e desesperos porque a situação não justifica que tal aconteça. E nem uma possível derrota na supertaça nos pode fazer duvidar do futuro desta equipa e deste treinador. Há problemas? Sim, há! Qual a melhor forma de os resolver? Com a ajuda de todos, adeptos (todos eles!), treinadores, dirigentes e jogadores… Tudo a remar para o mesmo lado!


    Começo a ficar mesmo farto do folhetim Alves/Meireles... já começa a cheirar um pouco mal!!! Pelo amor de Deus, se é para Meireles e Alves saírem que saiam já e se procurem alternativas ao central português. Por 20 milhoes, 10 milhoes ou 5 milhoes já começo a ter a sensaçao que o melhor é vendê-los seja por que montante for, sob pena de lixarmos a planificaçao da equipa e do plantel por causa das vonatadinhas de 2 ou 3 jogadores...o FCP nao pode nunca, alterar e condicionar a sua planificaçao por causa de caprichos de m**** de 2 ou 3...Isto já começa a cheirar muito mal, e pode mesmo condicionar negativamente toda a equipa!

    ResponderEliminar
  16. E já agora, a nota mais negativa em termos individuais vai inteirinha para Sereno, um péssimo torneio com duas exibiçoes fraquissimas...
    Houve algo que me assustou imenso e me causou enorme incomodo: quando vi Sereno jogar, lembrei-me de Ricardo Costa...e isto é mau, muito mau que aconteça!


    Apesar de tudo, uma boa defesa para o jogo da supertaça deverá ser Fucile e Pereira como laterais, Maicon e Rolando como centrais. Até que chegue um central de nível mais elevado!

    ResponderEliminar
  17. Vila Pouca,

    Em ti já é habitual esta fuga, quando a argumentação tinhosa te falta. És do género mesquinho, que atira a pedra mas depois esconde a mão, pretensamente compungido pelo efeito provocado. Sempre te achaste, e continuas a fazê-lo, membro de uma qualquer casta superior, apenas porque frequentas, com regularidade, o Dragão.

    No entanto, lá está. Que género de portista é tu, quando a equipa sai do seu território. Vens com ela? Vais estar em Aveiro? Ou na Figueira, na 1ª jornada?

    Detalhadamente, és um ser pomposo, cheio de bazófia. E, apesar do teu ego desmedido, não vales grande coisa. Basta uma olhadela de relance ao que escreves. Vai pregar o teu portismo superior para quem te bajula...

    Assinado: Paulo Pereira, sócio 29065. Com as quotas em dia.

    ResponderEliminar
  18. RCBC,

    Não podia estar mais de acordo contigo. Excelente análise, sobretudo nas ilações tiradas...

    Também acho que, pese o que possa acontecer na Supertaça, o que importa nesta fase é ganhar tempo. O campeonato, nosso principal objectivo, poderá camuflar os pontos menos bons, mercê do calendário favorável nas primeiras rondas. Seria importante, e julgo que é assim que AVB pensará, coleccionar vitórias, não perdendo pontos para os rivais, enquanto a equipa assimila os seus métodos de trabalho e o seu esquema táctico.

    Na Supertaça partimos atrás, frente a um adversário que está forte e galvanizado. Mas, geralmente, os jogos deste calibre emocional tendem a não ter favoritos claros. A carga emocional costuma calibrar as contendas. E acredito que os azuis e brancos quererão entrar com pé direito na temporada oficial, vibrando um golpe importante num rival. Eu acredito.

    ResponderEliminar
  19. Calma malta chega de picardias temos de nos unir, isto foram so jogos de treino a partir de agora vai ser a sério e veremos o que vai acontecer... é bom o adversario pensar que estamos fracos e na hora da verdade aparece o verdadeiro porto... ;)

    ResponderEliminar
  20. 1-A nossa melhor defesa possível,nesta altura,não fez ainda um único minuto em conjunto - Fucile,Rolando,Maicon,Alvaro.

    2-O meio-campo tem excelentes executantes mas,com tanta rotatividade,a criatividade vai-se esmorecendo ao longo do jogo.

    3-No ataque,Walter está a pagar por ter chegado muito tarde mas até deu boas indicações.

    4-Falcao anda meio perdido.

    5-Hulk tem que ser menos egoísta...

    6-Varela veio de lesão mas provou que é ele que merece o lugar,não?

    7-Os cantos do James são qq coisa de curioso...

    8-As bolas paradas defensivas precisam de ser muito trabalhadas.Uma semana a trabalhar bem isso pode ser suficiente.

    9-Louvável determinação e vontade Castro

    10-Não percebo a dança da Braçadeira.Nunca a vi a mudar de dono com tanta rapidez.Wtf??

    11-Fucile não pode mesmo sair

    E,pronto,a minha análise é feita aos pontos e um pouco individualizada pois,neste fim-de-semana,com tanta mexida e com tanta rotatividade no plantel não houve lugar a grandes ilações colectivas.Se a ideia é esconder o jogo,os meus sinceros parabéns,mas eu preferia ver o 11 base mais rotinado...

    ResponderEliminar
  21. Paulo Pereira, não sabia que pensavas isso de mim, fiquei esclarecido, mas já podias ter dito há mais tempo, não custava nada. Eu se pensasse algo do género a teu respeito tinha-to dito e pessoalmente. Casta superior, eu?! Atiro a pedra e escondo a mão, eu?!

    Sobre acompanhar a equipa, fora, regularmente...Quando tinha possibilidades, não falhava uma, mas mesmo assim, vou mais num ano que tu em 10.

    Quanto ao que escrevo, há quem goste, quem não goste, quem ignore. Nem todos têm o dom da escrita e eu como nunca me arvorei em grande escritor, apenas e isso, sem dúvida, grande portista, não me preocupa minimamente.

    Quanto à falta de argumentos, eu tenho argumentos de sobra e se entendo que todos têm o direito de criticar se não gostam, acho que deitar a toalha ao chão, dizer que não temos hipóteses e vamos levar 3, como na Taça da liga, não é a melhor maneira de analisar os problemas.

    E ponto final, não gosto de discutir estes assuntos no diz tu digo eu dos blogs, principalmente com pessoas que considero e com quem não tenho, nem nunca tive, pedras no sapato. Tu não podes dizer o mesmo...

    ResponderEliminar
  22. E,sejamos francos,a Supertaça não vem a calhar.Se o nosso início de época fosse só na Figueira,daqui a duas semanas,não haveria motivo nenhum para alarme,era tempo mais que suficiente para dar um avanço à máquina.

    É uma total incógnita este Porto.Ninguém pode arriscar o que quer que seja(a não ser o 11),ninguém sabe o que vai sair dali...algo parecido com o jogo com a Sampdoria,com um 11 mais estável Ou algo parecido com este torneio de Paris,com uma equipa mais mexida e instável que a fronteira de Vilar Formoso em Agosto.

    ResponderEliminar
  23. Meus caros:
    -Para o Paulo Pereira e Bruno Rocha a minha inteira solidariedade!
    Não queria intervir, até porque tenho um contencioso com uma determinada pessoa, mas custa ver e assistir calado a esta espécie de "perseguição canina" a quem não as mesmas ideias que nós ou nos contraria..."Em minha casa faço o que quero, se quero andar nú, ando nú, na rua mais devagar, agora em casa dos outros, só se eles forem cúmplices da minha maluqueira...E realmente há pessoas que não se enxergam de todo...
    -Jorge Nuno Pinto da Costa não sabe, se soubesse já o tinha contratado há muito e por muito mais dinheiro que ao "Bigorna"!
    Um abraço, e desculpem a intromissão!

    ResponderEliminar
  24. Podia ter dito à mais tempo? A que propósito? Tenho algum tipo de relacionamento contigo? Felizmente, acrescento, não tenho...

    Quanto ao que foi escrito, nem uma vírgula muda de sítio. Sempre procuraste ostentar um género de superioridade intelectual que, para além de provinciana, apenas atesta o teu grau de patetice...

    Catalogar alguém de não "praticar" o portismo, só porque o mesmo não frequenta o mesmo poisio que tu, é revelador da tua "argumentação". Sempre, em qualquer intervenção, me habituei a ver-te a conviver com enorme dificuldade com as opiniões alheias, como se criticar e apontar o dedo a falhas portistas fosse um crime de lesa majestade. E, na falta de um raciocínio mais linear, lá vinha o chavão costumeiro...

    Sinceramente, não me preocupa a quantidade de vezes que tu vais (apesar de saber de antemão que raramente metes os pés fora da Invicta) ver jogos do Dragão, se me goleias nesse item, ou não. Apenas atestas tudo o que disse anteriormente. Julgas que o portismo é mensurável. Não é. Como diz o poeta, é uma causa que não se vê. Sente-se. Cá dentro. No nosso íntimo.

    Quanto às pedras no sapato, sempre soube resolver devidamente as minhas. Sem remoques. Ou guerrilhas espúrias. Ao contrário de ti. Que precisas de um séquito para te bajular.

    Podes continuar com a tua crispação. Cá estarei, sempre, para te ajudar a ultrapassar a frustração que te consome o íntimo. Dizem que sou um bom psicólogo. Quem sabe se não curo as tuas maleitas emocionais? Apesar de isso contradizer a máxima pela qual me costumo reger: Nunca discutas com um tolo. Ele rebaixa-te ao nível onde vegeta. E depois vence-te pela experiência.

    ResponderEliminar
  25. Depois de bastante tempo ausente dos comentários (mas não das visitas) por motivos profissionais, aqui vai a minha modesta opinião acerca desta pré-época.

    Começo por dizer que em nenhum ano se viram tantas indefinições no plantel a tão pouco tempo do ínicio das competições quer a nível de contratações quer a nível de saídas. Não consigo entender os 2 dossiers dos brasileiros Kleber e Walter que me parecem muito mal tratados a indicarem um amadorismo que não é habitual e que me preocupa.

    Quanto às saídas de Bruno, Raul e, quem sabe, Fucile parecem-me, mais uma vez, que há um amadorismo preocupante e não percebo porque é que estando no banco quer o raulç quer o Bruno não tenham jogado nem que fosse 5 minutos para mostrar quem manda.

    Quanto à equipa, e depois de ter visto 4 jogos (Ajax e Samp ao vivo e PSG e Bordéus pela TV) fico com a sensação que há muito trabalho ainda pela frente e que, confesso, o André Villas-Boas está longe de se mostrar um treinador à altura.

    Começo por concordar com quem aqui defende que uma equipa se constrói da defesa para o ataque e, no entanto, não é isso q tem acontecido. Na defesa, para mim, 2 contratações sem capacidade para jogarem no Porto (espero estar enganado). Sereno, como já aqui alguém disse, faz lembrar o Ricardo Costa na sua maneira de querer sair a jogar quando não deve e nas constantes faltas que faz atirando-se para cima dos adversários. O Emídio Rafael, pode ser bom rapaz, mas para ser jogador de futebol é preciso ter qualidade, concentração e jeito. Curiosamente, nos 4 jogos que vi, os golos sofridos tiveram sempre um (ou dois) denominador comum: Rafael e Sereno. Também Miguel Lopes e Sapunaru estão longe de poder substituir Fucile. Melhor na defesa foi, para mim, o Maicon sempre muito certo, com poucos erros e uma disponibilidade física notável.

    Por outro lado, cada vez mais acho que o Porto para jogar em 4-3-3 só com Moutinho e Micael com o Fernando pois Belluschi é claramente um 10 e Guarin não sabe passar. Bom jogo de Castro a mostrar qualidades e que tem lugar noi plantel. Acho que, nesta altura, seria mais lógico um 4-4-2 com Hulk e Falcão na frente e com mais uma unidade no meio campo tal como aconteceu no final da época passada onde se fizeram os jogos mais equilibrados e mais conseguidos.

    ResponderEliminar
  26. O jogo da Supertaça não é decisivo mas pode provocar problemas ao treinador se este não fôr capaz de montar uma equipa competitiva.

    Segundo sei, o Porto já tem a contratação de um central brasileiro praticamente acertada para a saída do Bruno mas, o problema é que esse central não será para entrar de caras no onze o que provocará mais problemas.

    ResponderEliminar
  27. Não percebo tanta ansiedade.

    É óbvio que o ritmo de jogo baixa quando ao intervalo o treinador muda mais de metade da equipa. Esperavam o quê? E sendo um jogo de pré-época, é altura para experimentar combinações, não para jogar com a linha mais forte. Depois a meio da época se ele se mete-se com experiências porque não as tinha feito agora, ainda estava como o outro, mas assim acho bem.

    A saída de Meireles e Bruno Alves já deve estar mais que programada e só lá devem estar à espera de assinar o contrato. Se não podes contar com um jogador durante a época, seria estúpido preparar a pré-época com ele e tirar lugar aos mais novos/inexperientes. Se de facto Bruno Alves e Meireles não saírem, então AVB devia-os ter incluído nas rotinas da equipa.

    O grande problema na equipa parece-me ser o Sereno, que não sei se é sereno a mais ou se não faz jus ao nome, mas todos sabem que não se finta na defesa (principalmente naquela posição) e todos sabem que não se tenta interceptar um cruzamento com a mão (outro erro, por exemplo). Se é para ficar no Porto é bom que mostre muito mais. Quanto ao Maicon quando o vi contra o Atlético de Madrid acho que deu para perceber que é um central competente e pode muito bem ser titular durante o resto da época se Bruno Alves de facto sair.

    ResponderEliminar
  28. Contratar um central para não entrar de caras no onze, pelo menos em teoria, será, do meu ponto de vista, um erro crasso com consequências desastrosas para o resto da época.
    A contratar um central, terá de ser alguem com muita experiencia e qualidade reconhecida, porque para contratar só para calar os adeptos, então mais valia termos ficado com o André Pinto no plantel!

    Sinceramente, parece-me que as opiniões (em que incluo a minha como é obvio) estão, de um modo geral, enviesadas naturalmente por termos perdido em menos de 48 horas 2 jogos a contar para um torneio internacional… perder custa sempre, e realça os problemas, ao contrário do que quando se ganha, em que os problemas parecem ficar disfarçados...se calhar, e aí entram os famosos "ses" do futebol, se não tivéssemos sofrido um golo no minuto 91 do jogo com o PSG, nem tivéssemos sofrido um golo depois do jogador do Bordeus ter empurrado (claramente diga-se!) 2 defesas do FC Porto provavelmente nao estaríamos a discutir os problemas do clube com tanta vivacidade e entusiasmo. Se calhar, digo eu, é bom que nesta altura estejamos a discutir os problemas da equipa, em vez de escamoteá-los, como por exemplo aconteceu no ano passado em que até fizemos uma boa pré-época (não se lembram?!)... Qualquer problema tem como início da sua resolução, o seu debate e explicação, para que depois se diagnostique e identifique o remédio para que ele seja solucionado!

    Sinceramente, partilho da muita preocupação em relação aos actuais problemas da equipa, nomeadamente, dossiers próprios de novela mexicana, sistema táctico e preenchimento das lacunas do plantel com novas entradas. No entanto, não posso de modo algum compreender que alguém coloque, depois de duas derrotas a feijões, em causa tudo e todos, entrando numa fase de total depressão e desepero.
    Caros amigos portistas, perder 2 jogos seguidos nao pode ser o suficiente para que este entusiasmo em torno da equipa se esbata, nem uma possivel derrota na supertaça...e tambem nao pode ser motivo para se colocar em causa tudo e todos!

    Motivos para preocupação teremos se os actuais problemas nao forem resolvidos da melhor forma.... no entanto, pessimismo exagerado não é geralmente bom sinal para iniciar o que quer que seja!

    PS: a fronteira entre a euforia e a depressão é mínima. Por exemplo, já estou a ver uma situação que se irá passar no próximo fim-de-semana e será má, embora possa parecer natural…se ganharmos será a total euforia, se perdermos será a total depressão! Arranjemos bons equilíbrios e apoiemos esta equipa! Porque depois das derrotas é sempre mais difícil dizermos alto e bom som: “ eu sou daquela equipa que perdeu”…eu pela minha parte, esteja perante 50 lampioes depois de uma derrota do FCP, terei sempre orgulho em afirmar: “Eu sou do FC PORTO”!

    AMO-TE FC PORTTO!

    ResponderEliminar
  29. Viva !

    Estou de ferias e nao acompanhei qualquer jogo do Porto.

    Estive em portugal e agora estou nas asturias. Apesar da falta de tempo para tudo fazer ainda deu para visitar a loja azul.E conhecer um mister.A loja azul começa a ter certas bricandeiras que podem ser engraçadas. Pena é que esteja isolada, longe do centro ou que so exista no porto.

    Desde ha muito o fc porto é muito mais que a invicta.Como tripeiro nascido na historica rua da Constituiçao é algo que me agrada tal projeçao.

    francamente, nao estou nada preocupado com as derrotas do porto. jogo de preparaçao é jogo de preparaçao

    muito mais preocupante, como ja aqui escrevi,foi a escolha da participaçao no torneio de Paris; Porque raio foi o porto legitimar um clube que é a vergonha do futebol frances?

    Nao faço parte da facebook, mas o meu filho faz, ele que tem uma camisola azul e branca.

    se li bem o porto jogou em amarelo.

    Eu penso que é preciso ter respeito pela cor da camisola ( foi um dos primeiros textos que escrevi para este blog );

    e DESCULPEM la : se a cor preferida dos norte americanos é o amarelo , a minha é azul e branca.

    E Viva o Porto !

    PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  30. Cumprimentos Draconianos para todos, incluindo aqueles que se portam mal.

    Estou preocupado com este Porto 2010/11. Não só não correram com alguns jogadores que não valem um caracol e que dificilmente teriam lugar em equipas da Liga de Honra, como adquiriram mas alguns produzindo uma "revolução" no plantel ao mesmo tempo que se criou a expectativa de que o AVB era o messias tão bom ou melhor que o Mourinho!!!

    Acho que andamos todos um pouco iludidos, não se vê nem resultados nem exibições e provavelmente é ainda muito cedo para pedir quer uma coisa quer outra, mas não devemos ter ilusões de que está quase tudo por fazer e é preciso gerir as expectativas para que a equipa vencedora possa ser construída.

    Por fim não gostei de ouvir o AVB a lamentar a arbritagem. É mau sinal AVB que comeces com mariquices próprias dos calimertos lampiões e lagartixas. Se a exibição do FCP tivesse sido convicente, toda a gente perceberia que o árbitro tinha tido influência no resultado.

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  31. Eu creio que existe algum cansaço, parece-me que não há frescura para acompanhar o ritmo de alguns adversários, mas sim, também sem dúvida, algum défice na defesa, não mostra a competência evidenciada na época passada e a falta do Bruno Alves é patente.
    No resto não estou preocupado, temos matéria prima e apenas, talvez pouco tempo.
    Raul e Bruno, repito, devem ficar.
    As suas saídas são difíceis de colmatar no imediato, depois de Maicon havia Nuno André Coelho, que como sabemos, já cá não está...E na verdade a defesa é sempre o "Porto" de partida para ganhar um desafio mais exigente...O Clube claro é que sabe e é ele que pode decidir, mas esta é a minha sincera opinião, opinião de um "Portista de há cinquenta e sete anos feitos", fora o inevitável período de gestação...

    ResponderEliminar
  32. Meu caro RCBC,

    Estou totalmente de acordo contigo. Apesar de ter feito uma crítica bastante forte quer à equipa quer ao treinador, continuo a acreditar que temos qualidade e que temos todas as possibilidades de reconquistar o título até porque, como diz o ditado "Não se louva quem bem começa, mas quem bem acaba."

    No entanto, não podes deixar de concordar também que é estranho perder 2 jogos consecutivos (mesmo treino) e em 4 jogos só se terem marcado 4 golos e sofrido outros 4. E é de alguma forma preocupante ver tantas indefinições no plantel a 8 dias do primeiro jogo oficial.

    Sou portista há 43 anos (desde que nasci) e já vi pré-épocas boas e outras más e mesmo assim sermos campeões e por isso não são as derrotas que me preocupam até porque começamos o campeonato com os mesmos pontos dos adversários. Agora, não posso deixar de criticar o que acho que está mal porque penso pela minha cabeça e não consigo entender determinadas contratações que não têm o mínimo cabimento como o caso do Sereno e o do Rafael. Então no caso do Rafael, se já tínhamos cá um outro jogador, para quê ir gastar dinheiro noutro? E a novela do Kléber parece-me surreal e de um amadorismo bacoco já para não falar do Walter situações que não dignificam o clube.

    Quanto ao treinador, tem toda a minha confiança mas ainda tem de provar que é capaz de tomar conta deste Ferrari e digo-te desde já que não gostei nada que no jogo contra o Ajax tenha metido 3 jogadores a 12 minutos do fim e metido o castro aos 88. Isto não se faz em jogos de treino.

    ResponderEliminar
  33. pronto prévio: mais que perder, não gostei nem um pouco, do discurso de AVB no final, «chutando» na direcção do árbitro... o último lugar! só admito, se for um lapsus-linguae, caso contrário, não sendo alarmante, será preocupante.

    ponto intermédio: era, como continua a ser, meu entendimento que este torneio, estes 2 jogos, deveriam ter servido para AVB começar deste já a preparar um «onze» previsivel para o próximo fds, pois esse, já será doer... ainda que num jogo de emoções totalmente díspares dos até aqui feitos. no entanto, AVB, assim não pensou e resolveu fazer testes e mais testes e retestes... é pena... continuo a achar que a prioridade deveria ter sido outra.

    quanto ao jogo em si, gostei de muito pouco, não gostei de muito mais.

    defensivamente, estáa ser um ai-jesus... e querer ver o problema unicamente em alguém que supostamente não quer cá estar (já se deveria ter posto à margem há muito, é a minha opinião!), acho sinceramente demasiado redutor... o problema é mais profundo... falta ali, estabilidade, muita estabilidade... MLopes, continuo a achar não ser 1ª opção óbvia (demoram muito a fazer de Fucile o eleito?), no centro, se Maicon vai enganando, Sereno deu hoje um claro tiro nos pés, e Rolando precisa de alguém «forte» ao seu lado, caso contrário, torna-se mediano; já na esquerda, APereira é titular de caras, sem concorrência, com Rafa ainda muito amarelinho.

    no meio-campo, é o lugar que menos me preocupa, dada a muito boa qualidade reinante... exluindo obviamente Guarin, pois Tommy já cá não mora... e atenção que incluo Castro nos meus eleitos de «top» pró meio-campo.

    já no ataque, parece-me que nesta hora, a opção é clara, num triunvirato Varela-Falcao-Hulk... a partir daqui, são boas opções, com qualidade acrescida que podem sempre trazer algo novo... e com um bigorna ainda muito «bigorna» no que toca a peso (talvez daqui a uns 15d a 1m, venha a ser um caso sério; até lá, muito dar no cabedal que esse cú tá a pesar chumbo, tendo dado para apenas 15/20m.

    a coisa não tá boa, preta é que nunca, mas convém arrepiar caminho, que amanhã, já é a doer... num jogo completamente diferente, por todos e mais alguns motivos..

    medo? medo que quem? tao é todos doidos... vou de férias, mas sábado, interrompo-as só pra o ver vencer... em Aveiro city!

    ps - no resto, não me vou sequer intrometer em discussões do estilo "a minha é maior que a tua", "a minha é mais grossa que a tua", etc etc... é tão deprimente o que acabei de ler, onde não existem sequer inocentes, que me abstenho de comentar... apenas e só, que em todos aqueles que intervieram na «peixeirada», a amizade que nutro por todos, supera essa semi-desilusão... mas como já são todos meninos mais que crescidos, não tendo sequer idade para levar uns bons tabefes, deixo-vos resolver as coisas da forma que melhor entenderem (espero que bem, obviamente!), pedindo-vos apenas, muito humildemente, que deixem de fora este espaço de tertúlia no que toca a essas discussões «sexualizadas». Abraço a todos vocês, sem excepção.

    ResponderEliminar
  34. Olá amigos Portistas

    Li com atenção todos os comentários e não poderia estar mais de acordo com o Dragão66.

    Como jjá disse ontem o sistema que melhor se adapta nesta fase ao Porto para jogar contra o Benfica é o 4x4x2 com pelo menos dois homens fortes fisicamente a jogar no mei campo (Souza e Fernando com o primeiro a jogar a médio e não a trinco).

    Gostei mais deste segundo jogo do que com o PSG. Embora denotarmos que não conseguimos ter muito tempk a bora o certo é que conseguimos fazer pressão alta e não deixamos que o adversário criasse muito perigo.

    Guarda-redes - Claramente Helton. É o melhor que temos e mostrou-o no tempo que jogou. Os outros também são bons.

    Centrais - Bruno é para esquecer. Sereno - Muito mal principalmente a sair com bola controlada. Necessita de tempo para amadurecer. (falta do 2º Golo uma infantilidade).

    Maicon - Esteve na generalidade bastante bem. Rápido, atento e saiu quase sempre bem com bola.

    Rolando - Nada acrescentar. Será indiscutivelmente titular.

    Perdemos na minha opinião capacidade de jogo aéreo, mas ganhamos velocidade.

    Laterais

    Fucile - Claramente titular.
    Sapunaru - A defender esteve bem pois tem bom posicionamento e bom jogo aéreo. A atacar é a sua grande falha.
    Miguel - Melhorou relativamente ao ano passado, mas necessita de mais maturidade. Ontem a ficar a olhar para o bandeirinha à espera do fora-de-jogo enquanto o adversário corria para a área é de uma infantilidade total.
    Rafa - Para esquecer. Todos os golos que sofremos foi do lado esquerdo e quando estava em campo. O 2º Golo do Bordeus é marcado pelo 1º homem cuja bola deveria ser dele.
    Golo do PSG sai dum centro que não é interceptado por ele.
    Alvaro - Será titular indiscutível. Joagador de grande qualidade.

    Médios

    Souza - Grande jogador. Grande capacidade física, técnica e tática. Rápido. Sai muito bem com a bola controlada. Tem de jogar a titular, mas sem tirar Fernando. Não jogar com Souza será um erro enorme.
    - Fernando - Excelente no corte, Deficiente por vezes no passe. Globalmente bom.
    - Rubem - Qualidade técnica não lhe falta, mas sem capacidade física nunca será um grande jogador. Tem que aguentar as cargas e defender muito melhor.
    - Beluschi - Gostei mais do que quando jogava no ano passado. Muito voluntarioso. Pior no passe comparativamente ao Rubem, mas melhor a defender.
    - Guarín - Gosto muito do Guarín. Sei que tem limitações no passe, mas tem coisas de muito boas: capacidade física, defende bem, remata bem e empurra a equipa para a frente. Não nos esqueçamos que no final do ano passado jogou quase todos os jogos e ganhámos sempre mas num sistema muito próximo dum 4x4x2. Colocar Guarín num 4x3x3 não dá.
    - Moutinho - Não há grande coisa a dizer sobre este jogador. Diferente de Raúl, mas com qualidade semelhante. Jogador de mais bola no pé.
    - Castro - Muito voluntarioso. Gostei. Vai ter a sua oportunidade. Muito importante - está muito habituado ao Futebol Português.

    Ataque

    Varela - Adoro este jogador. Grande! Grande! Grande!
    Tudo o que sai dos seus pés sai bem. Sabe o que fazer em campo. Se Hulk tivesse a inteligência deste jogador seria um dos melhores do mundo.
    Hulk - No comentário anterior já disse qual o seu maior defeito. No entanto, se repararem é aquele que mais joga no ataque. A bola passa quase sempre por ele. Pode decidir um jogo a qualquer momento.
    Necessita de mais maturidade. Para tal é necesário um grande treinador.
    - Walter - Bom. Boa contratação.
    - Falcão - Necessita de tempo para ganhar forma.
    - Rodriguez - Infelizmente não gosto. Muito voluntarioso, mas se não levantar a cabeça não serve. Comparativamente a Varela está a anos luz.
    - Ukra - Não desgostei. Necessito ver mais.
    - James - Já disse que não trás nada de especial à equipa a não ser na marcação de cantos que gostei. Não sabe defender. Necessita de tempo para evoluir.

    Um abraço a todos

    Força para derrotar os mouros.

    ResponderEliminar
  35. Não me apetece proferir grandes considerações sobre o jogo e o comportamento da equipa no Torneio de Paris. Claro que não estou satisfeito, mas não entrei em pânico. Houve aspectos positivos pelas boas indicações dadas por alguns jogadores. Parece-me, sinceramente, que a construção da equipa está atrasada. Oxalá que isso não seja determinante para o desempenho ao longo da época. Já nem penso na Supertaça, Aí, podem crer, tudo pode acontecer.
    Um apelo, com um grande BERRO de Dragão: por favor amigos, somos todos portistas, temos a mesma cor, a mesma paixão. Não nos descontrolemos (fruto do pânico?) ao ponto de dispararmos para as próprias pernas. Por favor, PORTISTAS! Sejamos serenos (por falar em serenidade: faço o único comentário de natureza técnica dizendo – o Sereno não vale um tostão furado; é um grande barrete, podem crer; ou arranjamos um central, partindo do princípio que Bruno Alves já “era”, ou vamos ter um sector defensivo que é um buraco). Continuando: sejamos serenos e respeitemo-nos. Não vale a pena dar lições de portismo, nem a mensurá-lo com a bitola que cada um quer. Vejamos: eu nos últimos 3 anos e meio embrenhei-me a fundo na história do FC Porto; estudei, pesquisei, recolhi dados e continuo a fazê-lo. Ora amigos, tornei-me, possivelmente, melhor portista; de modo algum posso dizer que, por isso, sou o melhor portista. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  36. Ouvi as declarações do Villas-Boas e não gostei.
    Desculpas com a arbitragem,não são boas.
    Tem é que ver o que falta fazer.
    Pensei entretanto com os meus botões, que se já estivessemos a jogar "a sério" para a Champions, como o Braga, ou para a europa, como o Sporting, estavamos feitos com este futebol...
    Também teríamos começado mais cedo, mas ...
    Tenho a esperança que os treinos das semanas até aqui já foram direccionados para a prova do dia 7.
    Se perdermos não é o fim do Mundo pois não é o objectivo principal, mas se dermos uma imagem pálida, pode ter reflexos psicológicos para toda a campanha.

    Mas apesar de tudo, tenho FÈ.

    ResponderEliminar
  37. Não sei se estou mais triste e desiludida pelo jogo que vi, do que dos comentários que li! ;(

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  38. Só me apetece contrariar os adeptos descrentes e / ou derrotistas que se lêm na net, por estas horas e por certo próximos dias. Mas, basta apenas dizer que o importante é, agora, que a equipa do FCP tem de jogar a Supertaça com raiva, ante um benfica povoaneado, que anda nas palmas da imprensa e poderes, além dos próprios atletas encarnados pensarem já que são superiores. E nós, adeptos, confiarmos e apoiarmos. Para dizer mal já chegam os outros...

    ResponderEliminar
  39. Existe uma coisa que não entendo, sinceramente! Como é possível esta onda tão negativa em volta do nosso clube. Só falam em possível derrota???

    Que eu saiba o jogo vai começar 0-0, mesmo que não estejamos a jogar bonito, não significa que não seja possível vencermos. Eu quero lá saber neste momento de jogar bom futebol. QUERO é um futebol eficaz, nem que para isso tenha de assistir a um jogo tal como o de um SCP-FCP em meados dos anos 90, em que vencemos por 1-0, salvo erro golo de Domingos. As vitórias trarão galvanização à equipe, por isso o seu a seu tempo. Uma coisa de cada vez!

    Deixem-se de análises, pois não são vocês que comandam a elaboração da equipe, se quem lá está acha que naquele momento, aqueles jogadores são os melhores, é porque são. Ponto!

    Mais do que ninguém, aqueles jogadores querem vencer!

    EU ACREDITO que vencerão!

    Força FCPORTO!

    ResponderEliminar
  40. Jogo fraquinho, e aquela defesa valha-nos Deus!

    De facto começa a meter nojo a 2ª novela mexicana da época, neste caso a saída de BA e RM. Se estão no clube é para jogar e mai nada! Ou por acaso o clube deixou de lhes pagar os ordenados enquanto estão no "limbo"?!

    Bem, mas adiante, não entro em desesperos e confio que iremos apresentar uma equipa competitiva perante os nenucos, no mínimo isso, uma equipa competitiva! Venham eles!

    Quanto ao bate-boca aí de cima, malta sosseguem, somos todos azuis e brancos e ninguém é mais que ninguém!

    Psd - Atenção, anda por aí um palhaço qualquer a clonar o meu nick, com a mesma imagem e tudo, basta consultar o perfil para perceber quem sou eu! Mas vá, parece que com o calor há quem não tenha que fazer e se dedique ao culto da personalidade

    ResponderEliminar
  41. Ricardo FCP02 agosto, 2010

    Mas o que??Nao se pode criticar e opinar relativamente há palhaçada instaurada no FCP!!!Um adepto do FCP nao se pode considerar como tal ao esbranquiçar as fragilidades demonstradas,nos portistas somos com certeza a massa associativa mais exigente em portugal e nao é por mero acaso..Temos que criticar quando há razao para tal,temos que aplaudir,venerar até quando merecem..Nao nos podemos calar e esperar que a crise passe..Temos um lema e um clube a defender que ninguém pode defender por nós..Se o teu filho faz asneiras,ignoras e esperas que ele se eduque sozinho,evidente que o repreendes para o bem estar dele e para o da familia,neste caso o nosso filho é o PORTO e logicamente nao podemos deixar em claro!!Sou fa da estrutura profissional portista e acredito que as provas dadas no passado seram posteriormente refeitas no futuro porque acredito,mas era de uma incompetencia abismal se eu nao me lembrasse que tambem no passado criticas construtivas foram determinantes para o exito do nosso clube..Concordo com inúmeras criticas aqui no forum mas estas que passo a citar de seguida sao efectivamente para mim as mais preocupantes..1-Será bom esta rotatividade toda no plantel??Em que alguns desses jogadores nem ficarao no plantel.Nao seria melhor por esta altura ter uma equipa base ganhando assim consistencia técnico-táctica como infelizmente vem fazendoo nosso adversário slb e com resultados..2-Mercado de transferencias,apesar de admirar o FCP no mercado,de há uns anos para cá tem ficado a desejar,nem digo pela qualidade de compra mas sim pela inequivoca falta de timing,ok que o FCP espera sempre pela melhor oportunidade para contratar mas quando está em causa uma época de forte oposiçao nao era de ter já a sua equipa definida de maneira a nao andar "ohhh pai ohohhh pai" em dezembro e ter a época em risco por x ou y posiçao?............Na vida há que tomar decisoes em prol do sucesso,dai advem criticas,alegrias,desavenças mas quando é uma naçao,um grupo forte e unido a demonstrar estas virtudes so existe um clube e esse clube ""SOMOS nós PORTO!!""Por isso criticar é alimentar a chama que há em nos em querer bem o nosso FCP,nao se trata de pessimismo mas sim de querer simplesmente o bem!!BIBÓPORTO!!!! Ricardo Oliveira

    ResponderEliminar
  42. É possível que a supertaça nos corra mal porque, sejamos honestos, vamos muito atrás do benfas. Os gajos tem a mesma equipa, o mesmo treinador, foram campeões e estão com a pica toda e nós vimos de quatro anos de futebol feioso, de contratações absurdas e campeonatos ganhos quase por exclusão de partes.
    No entanto, se soubermos lidar com a possível derrota na supertaça, que é, para todos os efeitos, um objectivo menor, temos depois pela frente 3 jornadas muito acessíveis para a liga, para fazer-mos um bom arranque de campeonato.
    Vamos à Figueira da Foz, recebemos o Beira Mar e vamos ao Rio Ave. Tem de ser para ganhar...sem espinhas.
    Na quarta, recebemos o Braga. Com três vitorias e a jogar em casa é para ganhar.
    Depois vamos ao Nacional onde a coisa não costuma correr mal e recebemos o Olhanense na sexta jornada. Podemos perfeitamente chegar aqui com seis jogos e seis vitorias.
    Na Sétima vamos a Guimarães e se tivermos tido a capacidade mais do que acessível de ter vencido os seis primeiros jogos, podemos perfeitamente limpar tudo até à 10a jornada onde recebemos a associação tunelar do alto dos moinhos. Nessa altura, se as coisas estiverem a correr conforme o desejado, podemos começar ai a solidificar a nossa corrida ao titulo.
    Há que ter fé.

    ResponderEliminar
  43. É preciso é ter calma. Discursos inflamados de gente que até se conhece pessoalmente, tenho q lamentar obviamente.

    Eu continuo na minha onda. O FCP iniciou um novo ciclo pq o desgaste do ciclo anterior era vísivel há mt tempo. Se vamos ganhar a supertaça não sei, acredito q sim e vou lá estar. Mas estamos a criar uma grande equipa e confio cegamente em AVB.

    Em 1989/90 Artur Jorge iniciou um novo ciclo e perdeu os jogos todos de pré-época. No fim do campeonato uns e outros (os q acreditavam e os q o criticaram desde logo) estavam unidos nos festejos.


    Acredito q vamos estar todos a sorrir no final. Anda tudo stressado. Relax;)

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  44. Bom dia ,eu gostava que em vez do pessoal estar aqui no blog num guerra de alecrim de manjerona ,que se discuti-se a verdadeira realidade do que se passa , e do pq das coisas estarem como estão,deixando sempre de lado a parte do Treinador ,pois só o tempo lhe dará razão ou não.
    Sinceramente penso que esta vai ser mais uma época perdida ,por culpa da SAD.É frustrante mais uma vez começar a época sem ter o plantel defenido ,uma autentica trapalhada que só nos vai prejudicar ,neste momento estamos a anos luz dos da 2ºCircular e essa é que deve ser a n/preocupação. Eu tenho ainda alguma esperança mas cada vez mais se começa a desvanecer.
    Força Porto .

    ResponderEliminar
  45. "Sou Portista doente" mas o Presidente só quer isto ou aquilo... Ficam desde já avisados q escusam de vir com estes comentários insinuando q são Portistas e depois é um bota abaixo de acusações e insinuações da pior espécie. Estes coments não passam no nosso filtro. Vão pregar a outra freguesia.

    ResponderEliminar
  46. Jogo fraco,mas ou menos muito melhor que o jogo frente ao PSG.

    Lucho,

    Concordo contigo.

    abraço e vamos esmagar os vermelhos no sábado.

    abraço

    ResponderEliminar
  47. Penso que o Villas-Boas tem que rever o seu discurso após os jogos.
    Li que falou em maior motivação esta semana!!!
    Embora se compreenda, a motivação tem de estar sempre lá em cima...
    Se quem se está a jogar, joga com mais ou menos motivação consoante a prova ou o adversário, estamos mal...
    Por isso gostei do Castro, que se esfarrapou para ter uma chance - que é muito merecida...
    Se alguém andou no frete, não pode jogar!!!
    Atenção .. Esta é uma crítica construtiva pois quero que tenham sucesso e até sou amigo de um elemento da quipa técnica...

    ResponderEliminar
  48. Tenho visto tanta angústia à cerca da equipe, tanta contradição (SAD e treinador são presos por terem cão e por não terem), que realmente achava que o Villas Boas deveria avisar já, que lhe interessa o campeonato e fazer uma equipe e não ganhar a Supertaça!!
    Punha-se um ponto final nesta treta, libertava-se os jogadores deste ridículo stress, libertavam-se os adeptos da angústia do medo de perder - e acabavam-se as conversas de o Porto entra em todas para ganhar!
    Alguém por ventura acha que o treinador não sabe o que está mal?
    Alguém acha que ele vem ler os blogues para saber que jogador colocar a titular?
    Uma coisa é dizer o que se pensa outra é achar-se diplomado em futebol e em portismo.
    Vejam o exemplo de outras "torcidas" como p.ex a do Flamengo e do Vasco que andam em lugares quase de despromoção e os adeptos dão espectáculo de apoio à equipe!
    Apoiar não quer dizer ser cego ou seguidista. Apoiar quer dizer ser-se uno com a equipe.
    Se é preciso a equipe ganhar para estarmos felizes por sermos desta equipe então, estamos doentes!
    Porra!

    ResponderEliminar
  49. Há adeptos do Porto que se comportam como adeptos do Sporting ou do guimarães... Nós que tivemos grandes centrais como Aloísio, José Carlos Fernando Couto, Jorge Costa, Pepe, Ricardo Carvalho ou Bruno Alves, e vamos contentar-nos com Sereno, Maicon ou Rolando? É curioso ver que há 2 meses atrás aqui quase toda a gente aplaudia a contratação do Sereno, e agora todos atiram pedras... Admitam que só vêem os jogos do Porto, porque se vissem o Guimarães teriam visto desde logo que o Sereno era fraco, já que não conseguia ser aposta constante como defesa central...

    O Rolando que só joga bem ao lado do Bruno Alves? Essa é de rir... Um grande central joga bem ao lado de quem quer que seja... digamos que a falta do Bruno põe a nu todas as fragilidades do Rolando, mas na época passada, mesmo estando ao lado dele, vi-mo-lo cometer erros atrás de erros...

    Apontei o meu comentário para os defesas centrais porque reside aqui o nosso maior problema. A falta de qualidade é imensa. Se fossem a Braga buscar a sua dupla de centrais, resolvíamos grande parte dos nossos problemas e garantíamos uma dupla para os próximos anos. O Rodriguez e o Moisés são dois grandes centrais e não são caros.

    ResponderEliminar
  50. Já anda tudo doido?! Vamos ter calma!

    Temos um treinador que está a implementar novos métodos/processos depois de quatro anos de rotinas.

    A pré-época é para isto mesmo! Não gosto de perder, nunca, mas acredito que para a semana lutaremos de igual para igual. Não tenho dúvidas.

    Confio plenamente em AVB e naquilo que ele está a construir.

    ResponderEliminar
  51. Devo ter bebido demais ontem à noite!

    O anónimo do segundo comentário está no espaço errado.

    ResponderEliminar
  52. eu acho que o AVB foi uma boa escolha para o comando do FCPorto

    ResponderEliminar
  53. AVB = Mourinho?

    O Mourinho teve seis meses para preparar a equipa!

    ResponderEliminar
  54. Temos é que ganhar as galinhas e o resto é treta !!! (RIP A.F.)

    ResponderEliminar
  55. Isto não é preocupante, é só uma pré época eu estou confiante no AVB, ele é um treinador de boa qualidade e sabe o que fazer, sábado é esmagar os mouros e mostrar quem manda no reino do dragão, CONCORDAM?

    ResponderEliminar
  56. Parece que todos percebemos onde está o problema. E o nosso treinador, que eu apoio incondicionalmente, também já percebeu. O problema é que esta história do B. alves tem-se arrastado e os próprios jogadores que vão jogando sentem que o fazem à condição.
    Quero acreditar que quando se estabilizar a defesa, com Fucile (se ficar) Rolando (que eu pessoalmente detesto) Maicon (palpita-me que está ali mais um senhor 30 Milhões) e Palito Pereira, as coisas vão ficar muito melhores.
    Do meio-campo para a frente estámos com muitas e boas soluções (e nem sequer estou a contar com o Meireles).
    o Bigorna vem para ajudar e parece-me ter muito potencial.
    Outra coisa malta, é impossível colocar uma equipa a jogar bem e à nossa (do AVB) em cerca de 1 mês. Bem sei que o Benfica o ano passado conseguiu, mas o JJ é realmente um bom treinador e tinha uma equipa mais madura e com alguns jogadores que já faziam parte da equipa há alguns anos. Nós não estámos nas mesmas condições.
    e sou dos que quer um Benfica forte para nos obrigar a crescer em vez de ganhar, como alguém aqui já disse, por exclusão de partes.

    Estou confiante para o próximo fim de semana:
    1) porque sou PORTISTA
    2) porque não me lembro de ver o NOSSO clube perder 3 vezes seguidas :)

    Viva o FC Porto!

    PS: não conheço nenhum dos ilustres comentadores, mas por favor, já chega os nosso inimigos externos.

    ResponderEliminar
  57. infelizmente a q dar o merito aos vermelhos jogam muito vai ser preciso trabalhar muito e comprar bons jogadores para chegar ao nivel deles é preciso dizer as coisas com frontalidade e como elas sao neste momento como o villas ja avisou e bem eles jogam ao mais alto nivel marcam golos atras de golos e a nossa defesa a tremer assim.... espero q o porto volte rapido a ser o melhor...

    ResponderEliminar
  58. Que não se culpe AVB pelos erros da SAD portista.O folhetim do vendes/não vendes já raia o ridículo. Vamos chegar lá, mas tem de haver calma e optimismo.

    Porto, sempre

    ResponderEliminar
  59. a circunstância destes portistas, virem aqui encher as cx de comentários quando se perde, é um "bom" sinal, não tenhamos dúvidas.
    Muitos até só conhecem o estádio do sofá, não são minimamente contribuintes, mas quando a coisa não corre, toca a dar ao dedo. São iguais ao resto do país. Frustrados. E de adeptos, não tem NADA!

    ResponderEliminar
  60. Gostava de compreender o conceito de ganhar por "exclusão de partes" que tenho lido por aqui!

    Porque tambem podemos fazer o raciocino ao contrario, ou seja, o ano passado o Sporting fez uma das suas piores épocas de sempre, o FC Porto foi a época das trapalhadas como todos nós sabemos (até empatamos com Belenenses, Leixoes, etc...), tambem se pode dizer que o benfica o ano passado ganhou graças aos outros estarem nas ruas da amargura...ou só ha vitorias por exclusao de partes quando é o FCPorto a ganhar?!?!?!?

    Confesso que por alguns comentarios que tenho lido, já está encontrado o vencedor da proxima supertaça, por todas as razoes e mais alguma...eles estao mais fortes e pronto, nós como bons coitadinhos apenas temos de nos curvar à sua superioridade e estender a passadeira para que possam marcar 5,6 ou 7 golos ao nosso pobre Helton! Com todo o respeito por todas as opinioes aqui expressas, parece que está a haver uma certa confusao entre respeitar o adversario, que é forte e está a jogar bem, e curvarmo-nos perante a sua superioridade teórica... sao coisas bem diferentes....eu respeito e admito a força do nosso adevrsario, agora vaticinar uma derrota por varios golos de diferença e que vamos ser os coitdinhos,etc etc... enfim...

    PS: Eu tenho alguma memória, e pelo que me lembro aí há uns meses atrás, num jogo a contar para a 29ª jornada no Dragao contra o mesmo adversario que agora defrontamos, o cenario era mais ou menos o mesmo...lembro-me que foram descritos muitos cenários de festejos de titulo na nossa casa, que o benfica era muito superior, que o FC Porto ira ser o coitadinho, etc etc… no fim vencemos 3-1, a jogar com menos um durante 40 minutos e com bolas à barra e tudo… eu continuo na minha tontice de acreditar que somos capazes de perder por menos de 3 com o benfica…sei que é uma doidice, mas é o que penso…derrota por 2-0 já era um excelente resultado para nós!

    ResponderEliminar
  61. RCBC : somos capazes de perder por menos de 3 e .....derrota por 2-0 já era bom ???? Isso só pode ser a brincar! É, não é? É a brincar que diz isso...só pode!

    ResponderEliminar
  62. Eu por mim acredito em todos os resultados possiveis, a bola é redonda!!!Agora tenho a firme certeza que se jogarem o futebol demonstrado no torneio de paris e cometerem a ousadia de se exibirem ao nivel de futebolistas de salto alto com erros primarios, naifes e demonstrativos de falta de classe, entao a vitoria esta hipotecada a partida!!!

    ResponderEliminar
  63. JÁ PERDEMOS ALGUMA COISA???

    Já chego um pouco tarde á discussão, mas como lhe ganhei o gosto, não queria deixar de emitir a minha opinião.

    Acabadinho de chegar do torneio de Paris, dado que é lá que me sinto bem, a apoiar o meu clube e a estar perto dele, mentiria se não dissesse que estou defraudado. Esperava mais...desejava bem melhor!!!

    Poderia fazer considerações diversas sobre a SAD, os jogadores, o esquema defensivo, e muitos muitos muitos mais temas que são do meu conhecimento, mas não é a altura. Isso vai ter que esperar. Sábado está a chegar...

    Apenas vos digo que ontem á noite á chegada, cruzei-me casualmente no aeroporto com o Paulinho Santos que estava a chegar de S. Paulo com a equipa de juniores.
    Fiquei mais uma vez emocionado com a sua simplicidade e portismo que transpira.
    Por razões óbvias, não vou dizer o que ele me disse, mas mais uma vez percebi que nos faltam homens como ele.

    Sábado está a chegar...contenham-se no discurso, pois já basta a comunicação social a fazer a campanha "pro lampiões".

    Saiam de casa, saiam dos computadores, e façam algo por aquele que dizem que amam.
    E desculpas como a distância não colam!!!
    Vivi e trabalhei 3 anos e meio em Bragança, e independentemente do dia ou hora, não perdi 1 jogo do FCP em Portugal Continental durante esses 3 anos e meio, independentemente da competição que se jogava.
    Cheguei a sair de Bragança ás 16h de uma segunda-feira para ir a Setúbal, chegar ás 4h da manha e trabalhar no dia seguinte...não me falem em distâncias, familia ou trabalho. DESCULPAS!!!!!!!!!!!!

    Portanto façam algo pelo Porto e não estejam como parasitas á espera do erro, á espera da derrota para criticar, quando nada fazem pelo clube, a não ser vir mandar uns bitaites para a net.

    E com isto não estou a dizer que não há muita coisa mal. Há imensas coisas que estão mal, algumas das quais, as pessoas nem sonham.
    Mas vamos esperar pelo menos até sábado quando enfrentarmos os carneiros, para depois falar.

    Saiam de casa e venham apoiar a equipa!!!!!

    Abraços,
    HUGO MIL893

    ResponderEliminar
  64. tens é de me dizer quanto ganhas pensas q somos todos como tu com dinheiro para acompanhar o porto para todo o lado antes tivesse sabe deus pra comer as vezes quanto mais....

    ResponderEliminar
  65. Diz-me tu quanto gastas no café, nos restaurantes, na noite, no cinema e outros que tais...... Pois, a minha prioridade chama-se FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!

    Se estou correcto ou errado?
    Cada um sabe de si, mas não me venham é com desculpas da tanga!!!

    Hugo MIL893

    ResponderEliminar
  66. pá não gasto nada ganho o salario minimo o dinheiro q ganho é para pagar a renda da casa, agua luz comida internet e ja tenho q apertar muito o sinto para internet n frequento cafes cinemas e muito menos restaurantes e noites n tenho os paizinhos a sustentar-me obrigado e bom dia...

    ResponderEliminar
  67. Paizinhos??? Oh filho, sabes lá o que estás a dizer, mas deixa lá...isto é conversa da treta, que não leva a lado nenhum, mas pelos vistos sentiste-te durido!

    Parece que se está a discutir quem é que o tem maior!!!!

    Apareçam nas curvas, venham apoiar o clube e deixem de ser portistas da net!

    ResponderEliminar