10 agosto, 2010

Em 1988 fizemos o "TRI" na Taça de Basquetebol...



O basquetebol do FC Porto antes da «era Jorge Araújo» tinha como registos mais significativos 2 campeonatos nacionais na década de 50 (1952 e 1953) e um último em 1972 já com o lendário Dale Dover como treinador/jogador. Em 1978 Jorge Araújo chega à Invicta e o basquetebol azul e branco ganha uma nova organização e metodologia até aí nunca vistas. Foi sem surpresa que os Dragões se sagraram campeões em 1979, 1980 e 1983 ganhando ainda a taça de Portugal de 1979 (1ª da nossa história).



O vídeo que hoje vos trago reporta-se aos instantes finais (em directo na RTP) da final da taça de Portugal de basquetebol ganha pelos Dragões em 1988 (FC Porto 90 - Benfica 77). Esta foi uma conquista histórica pois traduziu-se num culminar de 3 épocas consecutivas a vencer a taça de Portugal na modalidade.

Na época 1985/86 o FC Porto chegou à final da taça depois de eliminar o Benfica e o Barreirense. A final jogou-se em Coimbra em Maio de 1986 tendo o FC Porto vencido a competição depois de derrotar o Estrelas da Avenida por 119-76.

Em 1986/87 a final da taça de Portugal jogou-se em Ovar a 28 de Fevereiro de 1987 (dia de Carnaval) tendo como intervenientes Benfica e FC Porto. Os Dragões venceram a competição derrotando os encarnados por 101-100 com 2 lances livres de Tó Ferreira no último segundo! Estava consumada a 2ª vitória consecutiva na taça de Portugal de basquetebol...


Em Dezembro de 1987 (já pertencente à época 87/88) os Dragões ganharam ainda a supertaça relativa à época anterior (86/87) batendo em Setúbal o Benfica por 79-69. A supertaça relativa à época 85/86 não se jogou (deveria ter sido disputada em finais de 1986).



Em 1987/88 os Dragões chegaram novamente à final da taça de Portugal que se disputou em Olhão a 10 de Abril de 1988. Nessa final (relativa ao vídeo inédito que hoje vos disponibilizo) o FC Porto bateu o Benfica por 90-77 com uma exibição irrepreensível. Grandes prestações de Tó Ferreira (12 pts.), Lee Stringfellow (21), David Miller (15), Steve Rocha (12), Júlio Matos (15), Pedro Miguel (7) e Charuto (8). José Cardoso e Fernando Sá (entre outros) não foram utilizados na final por Jorge Araújo e Alberto Babo. Estava assim conseguido este fantástico "tri" (vitória em 3 taças de Portugal consecutivas no basquetebol, 1986,1987 e 1988).


O sucesso do basquetebol Portista atingiu o pico máximo em 1996 com a recuperação do título Nacional após a última conquista que já datava de 1983. Depois do TRI das taças de Portugal (que hoje aqui vos destaco) de 1986 a 1988 e antes desse ano glorioso de 1996 há apenas registo para mais uma taça de Portugal ganha em Março de 1991 numa final no Seixal frente à Ovarense (89-74). Em todas estas conquistas que aqui referi (de 1979 a 1996) o nosso treinador principal era o Professor Jorge Araújo. Depois de 1996 continuamos a ganhar troféus, ainda com Jorge Araújo, depois com Alberto Babo, Luís Magalhães, de novo Alberto Babo e finalmente Moncho Lopez…


Vídeo do FC PORTO, 90 - SL BENFICA, 77 (FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL 87/88)




Um agradecimento especial para o Rogério Almeida (que me facultou a VHS), para o Dragão Vila Pouca e para o Armando Pinto por me terem facultado as imagens das revistas dragões alusivas a estas vitórias na década de 80 do nosso basquetebol. O vídeo tem menos de 2 minutos mas foi o que se conseguiu encontrar sobre o troféu em causa, pelo menos apanha a parte principal, o final do jogo e os festejos dos Portistas, mal soou o apito final. Um agradecimento também para o actual Vice-Presidente do FC Porto, Sr. Júlio Matos, jogador e um dos capitães do FC Porto nesses anos 80, por me ter revelado algumas informações preciosas.


Seguem-se duas semanas sem crónicas do Lucho (férias) mas dia 31 estou de volta com a antevisão da poule de apuramento para a champions league de andebol que se disputará no dragão caixa de 3 a 5 de Setembro. Nesse dia prometo-vos um vídeo inédito, um documentário da RTP quando o FC Porto se sagrou campeão de andebol em 1999 quebrando um jejum de 31 anos. É um documentário “delicioso” com imagens do título ganho pelos Portistas em 1968 (o último antes desse jejum) e com uma entrevista ao Senhor andebol dos Dragões, Armando Campos (faleceu em 2002, cerca de 3 anos após essa entrevista concedida, aquando do título ganho pelo FCP em 1999), nosso treinador na gloriosa década de 60. Até dia 31 e se puderem passem na Póvoa de Varzim de 20 a 22 pois o andebol do FC Porto vai lá estar num torneio com o Barcelona e depois de 26 a 29 novo torneio de andebol em Viseu com o nosso FCP...

Um abraço do Lucho.

15 comentários:

  1. Excelente jogo, grande equipa, extraordinário treinador.
    Parabéns, Lucho. Que belas recordações nos trazes. Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Belas recordações Lucho, bom trabalho!

    De referir que o nº6 na foto é Abílio Costa , o 11 é o José Cardoso, mas o 10 não me recordo do nome. Fernando Sá não está presente nessa final de 1987/88, teria uns 18 anos.

    Que jeito nos faria o David Miller...

    Umas boas férias e um abraço

    ResponderEliminar
  3. É fundamental recuperar essa aura no Basquetebol do F.C.Porto. Treinador, parece-me que temos, jogadores, faltam apenas um bom base e um bom post, apoio público também não faltará...aguardemos.

    Mas essa equipa que ganhou as três Taças de Portugal, era muito boa e tinha uma mística que não é fácil de igualar...

    Boas férias e um abraço

    ResponderEliminar
  4. Rogério: Na ficha de jogo

    aparece com o nº 5...SÁ

    com o nº 6... Costa, tal como referes

    com o nº 7...Jorge

    nº 10...Cardoso (aqui enganaste-te...)

    e 11....Henrique

    Os restantes são os mais conhecidos, Tó (4), Matos (8), P.Miguel (9), Miller (12), Steve (13), Charuto (14) e Lee (15)

    ResponderEliminar
  5. Por aquilo q apurei o Sá (5) e o Jorge (7) foram os q ficaram na bancada pois não estão na foto mas estão na ficha estatística da rev.dragões.

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde,
    Alguém me sabe dizer se por acaso o detentor do dragon seat adoecer, pode algum familiar ou amigo usá-lo na mesma para usufruir do lugar que ja está pago?
    Obrigadíssimo.

    ResponderEliminar
  7. Sim Lucho, tudo certo, foi a pressa no comentário. O 10 é o José Cardoso sem qualquer dúvida. Foi erro meu na digitação. E o 11 é o tal que não me lembro do nome (Henrique) mas que raramente jogava. Quanto ao Fernando Sá, afirmei que não deveria estar presente pois não aparece na foto, mas como já confirmaste, foi um dos que ficou na bancada.

    ResponderEliminar
  8. Joana:

    Claro que sim, pode ser utilizado por outra pessoa.

    ResponderEliminar
  9. Óptimo, obrigada lucho :D
    pensava que não desse, pois talvez os seguranças da entrada pudessem implicar com o facto da foto do cartão não corresponder à pessoa que vai no lugar do real detentor do lugar.
    Mas sendo assim ainda bem que não =)

    ResponderEliminar
  10. É uma vergonha o FC Porto não ter ainda enviado uma carta aos sócios para renovarem ou adquirirem um lugar anual no pavilhão 2010/11!!!

    Respeitem as modalidades e o ecletismo do clube.

    Desculpa lucho mas as pessoas já mereciam uma alerta tua para isto.

    ResponderEliminar
  11. O que uma pessoa aprende nestes magníficos posts sobre grandes momentos do nosso clube... Que maravilha!!!

    Obrigado Amigo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo:

    Eu já renovei o meu lugar no pavilhão mas realmente acho que ainda ninguém recebeu essa "carta". Esperem sentados, digo eu...

    ResponderEliminar
  13. Xii Lucho, que saudades, só de olhar para esses equipamentos, nos primórdios do meu interesse pela modalidade, graças à NBA/Lakers diga-se! :) E o Professor tão novito... xii! Fantástico!

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao Varela:

    Poucos dias depois de ter sido uma das figuras do FC Porto que conquistou a Supertaça, diante do Benfica, Silvestre Varela chegou a acordo para a renovação de contrato, ficando agora vinculado ao clube até Junho de 2015.

    GRANDES RECORDAÇÕES LUCHO!!!!

    ResponderEliminar
  15. Obrigado Lucho! Tempos fantásticos em que eu não falhava um jogo de pavilhão sempre na companhia da minha Tia que ainda era mais doente que eu.

    ResponderEliminar