03 agosto, 2010

Campeões do Mundo no hóquei em patins em 1991




27 de Julho de 1991… O Hóquei Português vivia um momento de ouro. O FC Porto tinha sido campeão Europeu em 1990 e um ano depois era a vez do OC Barcelos conseguir esse feito. Ainda nesse ano (1991) o Sporting vencia a taça das taças enquanto o Benfica arrecadava a taça cers. A nível Nacional o FC Porto acabava de se sagrar tricampeão Nacional (com José Fernandes a treinador) contabilizando mais 1 ponto que Barcelos e Benfica. A Selecção Nacional já não ganhava o Mundial há 9 anos (1982) tendo como único registo vitorioso neste espaço temporal o Europeu de Oviedo em 1987 e por isso a vontade de brilhar ao mais alto nível estava mais que explícita em todos os comentários de técnicos e jogadores.



O Seleccionador era Cristiano Pereira e os 10 eleitos para o Mundial 1991, que teve a final no Pavilhão Rosa Mota no Porto, eram Franklim Pais (Porto), Paulo Alves (Barcelos), Carlos Realista (Porto), Luís Ferreira (Benfica), Vítor Hugo (Porto), Paulo Almeida (Benfica), Tó Neves (Porto), Pedro Alves (Barcelos), Vítor Bruno (Porto) e Chambel (Sporting). Para alguns destes jogadores era a oportunidade de se despedirem ao mais alto nível da Selecção nacional. O FC Porto era o clube mais representado (5 dos 10 jogadores), consequência do seu claro domínio no hóquei Nacional (ganhara 8 dos últimos 9 títulos).


Este campeonato do Mundo teve várias surpresas com a Espanha e a Itália a caírem antes das meias finais. Nessa fase, na semi-final, Portugal bateu o Brasil (5-1) enquanto a Holanda afastava a Argentina (por penaltys) contra todas as previsões. Os Holandeses espantavam o Mundo mas Portugal tinha mesmo ali a taça escancarada à espera de ser erguida… O Palácio de Cristal no Porto (pavilhão Rosa Mota) encheu para esta final no dia 27 de Julho de 1991 e até o Presidente da República, Dr. Mário Soares, fez questão de marcar presença, sentando-se ao lado do Presidente do Município, Dr. Fernando Gomes.


Portugal derrotou a Holanda por 7-0 (Golos: Carlos Realista-2, Vítor Hugo, Tó Neves, P.Almeida, L.Ferreira e Paulo Alves) numa final "sem história" (ao intervalo 4-0) tal a diferença de qualidade entre os intervenientes. No final houve festa rija entre os Portugueses. Campeões do Mundo, 9 anos depois, e, diga-se, com muito sotaque do Porto!!!



Recorde estes 2 vídeos que hoje vos disponibilizo (a RTP memória tem acrescentado umas coisas interessantes ao meu arquivo de VHS), no 1º pode visualizar os instantes que antecederam o encontro (incluíndo o momento em que se cantou o hino Nacional) mais 4 dos 7 golos da final (os marcados por jogadores que alinhavam no FC Porto nesse ano); no 2º vídeo aproveite para ver os segundos finais do jogo e toda a festa que se viveu no "Rosa Mota" nesse noite.

video 1ª parte:



video 2ª parte:



Até para a semana com um jogo histórico de 1988...
Um abraço do Lucho.

15 comentários:

  1. Boas recordações lucho....

    ResponderEliminar
  2. Cresci a ver os melhores, muito por culpa do clube que temos.

    Andas-me habituar mal, isto é um achado, das raras vezes que nos anos 90 não apanhamos a Espanha pela Frente na Final.

    Voltando aos melhores tenho de falar no Dream Team Fraklim, Realista, Vitor Bruno, Paulo Alves, Tó Neves o "Infant Terrible" e claro o meu ídolo de sempre o senhor hóquei magia em patins Vitor Hugo.

    Engraçado que os vi a todos a ver o AC Espinho vs FC porto que foi um dos melhores jogos do campeonato anterior.

    Lembrar também que esta geração revalidou o Titulo de Campeão do Mundo 2 anos depois, no campeonato seguinte em Itália e demoramos depois 10 anos para ver o Portugal Campeã do Mundo de Hóquei patins em 2003 em Oliveira de Azemeis jogo onde estive claramente presente.

    Esta geração também venceu depois de 92 4 campeonatos seguidos, caso para se dizer quem é bom é bom.

    De há uns tempos para cá os Campeões são sempre os mesmos, a Espanha pois claro, muito se deve ao desinvestimento da FPP na modalidade onde só consegue contratar atrasados mentais para treinar a selecção, um dos quais fez uma pré-época à custa de todos para depois ir pastar para o clube da 2ª circular.

    Um abraço Lucho e uma achega o jogo não foi em 91 foi há 10 minutos atrás, o meu coração pelo menos está aqui aos pulos como se o jogo tivesse acabado à pouco.

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo, sendo o hóquei a minha paixão, isto é um post de LUCHO!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me bem desse campeonato do mundo e lembro-me bem de um europeu disputado no Américo de Sá em que vi vários jogos de Portugal. Nessa altura a equipa era toda do Sporting, Ramalhete, J.Rendeiro, Sobrinho, Xana e Livramento, mas jogava muito e teve um apoio caloroso dos adeptos, esmagadoramente portistas. Vencemos na final a Espanha, salvo o erro, por 4-2.

    Um abraço e manda sempre, estes bocadinhos são muito importantes.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me perfeitamente desta final! Tinha 10 anos e é a minha 1ª memória de um jogo de hóquei em patins.

    Tínhamos uma grandíssima equipa e vencemos a final contra uma equipa muito inferior.

    Depois deste Mundial só mesmo a frieza de Filipe Santos na marcação de penaltys nos voltou a coroar campeões do mundo.

    Um grande abraço e, mais uma vez, MUITO OBRIGADO AMIGO!

    ResponderEliminar
  6. Exactamente amigos, esse campeonato mundo do golo de penalty do filipe santos foi em 93...

    depois deste mundial de 91 q hj vos recordo ganhamos o mundial de 93 e o de 2003 em oliveira de azemeis com o nosso mágico VITOR HUGO a treinador.

    depois de 91 ganhamos 4 europeus seguidos em 92, 94, 96 e 98...

    e estamos em jejum desde 2003 nos mundiais e desde 98 nos europeus...

    O Europeu q o Vila Pouca recorda no américo de sá deve ter sido o de 77 (ganhamos à espanha)

    ResponderEliminar
  7. Depois de ler o post e ver o vídeo fico sem palavras.
    Feliz de um clube que tem adeptos como tu .....
    Obrigado Lucho
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. E pensar que,hoje em dia,é uma modalidade cada vez menos apoiada...

    Em 2003 não foi quando ganhamos com um golo fantástico marcado por não me lembro bem por quem...só sei que foi por trás da baliza e o redes nem a viu entrar...

    ResponderEliminar
  9. Orgulho azul e brancO:

    O golo que referes é de Pedro Alves (no prolongamento da final de 2003 frente à Itália). Um golaço de 1 jogador tb com carreira no nosso clube...

    ResponderEliminar
  10. estilhaço:

    "O setubalense João Ferreira vai dirigir no sábado o jogo entre o Benfica e o FC Porto, da Supertaça Cândido Oliveira, anunciou nesta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

    João Ferreira, de 42 anos, será auxiliado por Pais António e Luís Ramos."


    Este tipo é um benfas descarado (qual calabote?? este é pior q o calabote) e o Porto começa já a perder antes do jogo se iniciar.

    Espero q a SAD esteja atenta e ganhe a voz q lhe tem faltado nos últimos anos.

    E para ajudar o pais antónio é o chamado ferrari de setúbal, lembram-se?

    Podridão na fpf.

    Oh Queiroz como te compreendo.

    ResponderEliminar
  11. Estive na final 4 no Rosa Mota ... quando o Novara (salvo o erro) marcava o slm gritava de alegria ... e vinham umas virgens ofendidas "não deve ser portugues !!!", ao que eu respondi ... ANTES DE SER PORTUGUES SOU PORTISTA !!!

    E depois aquela final com o Barça ... :(

    para quando a Liga dos Campeões ???

    Saudações aos desPortistas

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Sorry lucho; para alem da noticia da nomeacao da equipa de arbitragem, o Porto confirma a CMVM a venda de Bruno Alves por 22M, mas uma novela de pre-epoca com fim a Vista, agora começa a novela que nos levará ao seu substituto...Para a Supertaça ja sabiamos que nao era opção agora que venha alguem capaz de lhe seguir as pisadas nao so ao nivel do jogo aereo mas tb capaz de ser voz de comando e liderança no sector recuado..Estao equilibradas as contas ao nivel de compras e vendas, só falta a normal venda que garante aos abutres das SAD's as tradicionais mais valias capitalizaveis com a venda de mais algum jogador de valor emergente.Será entre RAul Meireles e Fucile!!!?!?
    Pelo que significou Bruno Alves ambicionava que pudesse sair pra um clube de maior valia, pelo comportamento ultimo do atleta, espero que tenho o mesmo final que tiveram Maniche, Derlei, Costinha e Quaresma quando trocaram o clube azul e branco pelos petrodolares..
    Não me lembro em muitos anos de adepto de ver um Capitao querer sair e sair da maneira que sai, estas coisas entre outras que se vao passando ao nivel das estruturas directivas apenas ajudam a que nos assemelhemos aos tiros nos pés dados pelos rivais durante tantos anos e epocas a fio num passado recente!!!!

    ResponderEliminar
  13. Belos tempos da patinagem! Já não se fazem selecções assim! Tenho saudades de ver Portugal a dominar como nestes tempos.

    ResponderEliminar
  14. Vamos ver se é desta q acabamos com o jejum...jogamos o Europeu em setembro (6 a 11) na Alemanha...

    abraço à nação azul:)

    ResponderEliminar
  15. bons tempos...

    ResponderEliminar