25 agosto, 2010

Cabeçudos II

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O futebol falado é a melhor coisa do jogo. Bem sei, já aqui o escrevi mas não resisto a escrevê-lo outra vez.

Em Portugal, tem umas nuances que ainda o tornam mais hilariante. Vamos por partes.

Imaginemos que um qualquer amante de futebol aterra em Portugal sem saber rigorosamente nada sobre os nossos clubes e a sua história recente. Olha para a classificação, e vê que o campeão do ano passado tem duas derrotas em dois jogos para o campeonato nacional e já perdeu o primeiro troféu da época. Depois lê os jornais e percebe, ou pensa perceber, que este caso único e nunca visto se dá por duas ordens de razões: teoricamente, o clube perdeu os dois melhores jogadores e porque comprou um rapaz que tem algumas dificuldades em exercer a profissão que escolheu – partindo do princípio que é certo que o moço não é picheleiro ou escanção.

Como o nosso visitante não é exactamente falho de ideias, tenta perceber algumas coisinhas muito simples: se esse clube, o tal que está em dificuldades, comprou outros jogadores, se investiu muito dinheiro, se o guarda-redes que comprou custou uns euritos ou saiu no sorteio da farinha amparo e se outros clubes, nomeadamente aquele que lhe ganhou a super taça e que segue em primeiro lugar, também perderam jogadores importantes.

Pouco depois, o nosso amigo desata numa tal gargalhada que até faz a estátua do Eusébio corar. Enfim.

Apesar de andar divertidíssimo com este inicio de época, vou tentar não me rir durante uns minutos.

O desaforo da nova conhecida imprensa sobre os importantíssimos jogadores que saíram do Benfica é quase patético.

Nós andamos há muitos, muitos anos a perder os melhores jogadores todas as épocas e sempre conseguimos dar a volta ao texto – obrigado, mais uma vez, professor Jesualdo. Mesmo este ano perdemos dois jogadores que eram pedras basilares. Alguém viu isso escrito nos jornais? Claro que não.

Então o melhor treinador do mundo não é capaz, com um passe de mágica, de resolver a situação da falta do Di Maria e do Ramires? Parecia que sim. Ia buscar o melhor keeper do universo mais dois ou três jogadores, e estava a coisa feita. Correu mal.

Agora ouve-se que foi o Mundial. Então não. Que eu saiba o Uruguai – a selecção que mais longe chegou com jogadores a actuar em Portugal – tinha dois jogadores do Porto e um do Benfica. Das outras selecções, só o Coentrão é que jogou com regularidade e, como sabemos, Portugal saiu cedo. Só dá mesmo para rir. Ainda espero mais umas desculpazitas. Se nós sabemos como eles as sabem inventar, oh se sabemos.

Acerca do Roberto não vou repetir o que aqui já escrevi, mas até o mais ceguinho dos adeptos do jogo da bola via que o rapaz era uma anedota. Mas como a falta de vergonha não tem limites acabei de ver uma criaturinha de nome Gomes da Silva a comparar o pobre do espanhol com o Vítor Baia. Nem dá para comentar.

É deixá-los a comer 8.500.000 sapos.

Agora nós.

Tenho percebido que ninguém no Porto, adeptos, dirigentes, atletas, embandeirou em arco com estes primeiros jogos. Com razão. Apesar de temos um dos melhores planteis dos últimos anos – foi feito um grande trabalho nas contratações e dispensas e, desde já, me penitencio pelas dúvidas que levantei – ainda não temos uma equipa e as primeiras exibições – excepção ao jogo contra a lampionagem – não foram, nem de perto, nem de longe, inteiramente conseguidas. Temos tudo para fazer uma época à Porto, mas ainda temos muito que andar.

Até os comemos.

6 comentários:

  1. Esse Gomes da Silva é uma “inteligência” em cabeça enc(o)rnada. Só diz disparates mas o que eu mais “admiro” nele é a incapacidade de compreender que se torna patético. Até aos benfas deve dar vontade de chorar cada vez que a besta abre a boca. Essa de comparar Vítor Baía com o boneco Roberto (coitado espanhol…) é hilariante! De facto, nem vale a pena comentar.
    A subserviente CS (Tvs incluídas) continua a desempenhar o seu papel de bem servir o clube do regime. Um jornal que era um baluarte do Norte, o JN, engrossou as fileiras dos vendidos à mouraria. É triste, mas é a realidade. Contudo estamos habituados a viver com os inimigos à porta e ninguém, mesmo ninguém, nem, como disse o nosso Presidente, “os grupos económicos” com interesses sombrios que não conseguem escamotear, nos abaterão. O FC Porto é mais forte que mil e uma artimanhas, que mil e duas cabalas, que milhares de traições, que os milhões do Oliveirinha…
    Um abraço a Pedro Marques Lopes, a todos os bloguistas, aos portistas.

    ResponderEliminar
  2. Diogo Soares25 agosto, 2010

    É a palhaçada do costume dos jornais portugueses. Que com estes resultados dos a cabeçudos não vende tanto, BEM FEITO, deviam de ir a falência.
    Quanto ao Roberto so espero que ele nos continue a dar alegrias destas, mas temos que ver que a culpa não é só dele a defesa do lampiões anda completamente a dormir mas isso tambem passa ao lado dos jornais é so o Roberto que tem culpa.

    Aproveito este espaço para perguntar ao grande PEDRO MARQUES LOPES se este ano vai haver "a lei da bola" e tambem os espero ver no "sacanas sem lei" a defender o nosso grande porto e a gozar com aquele clube que a Leonor teima em defender.

    ResponderEliminar
  3. Pedro, concordo, de facto este país é uma paródia e então no futebol são 6 milhões de paródias...E por isso Portugal está como está.

    Quanto ao F.C.Porto temos treinador e equipa técnica - é importante realçar esse pormaior -, temos plantel, vamos ter, acredito, uma grande equipa, pois os passos que estão a ser dados permite-nos tirar essa conclusão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Sobre esse clube de lisboa não comento.

    Sobre o nosso Futebol Clube do Porto não podia estar mais de acordo.

    Se,no início,era um erro crasso estarmos a cair em cima da equipa depois de uma exibição não tão bem conseguida,agora também não é bom estarmos a embandeirar em arco depois desta pequena série de vitórias.Ainda estamos muito longe daquilo que podemos fazer e ainda só ganhamos uma Taça a uns caceteiros(aí sim com uns excelentes 90 minutos).
    Mas está visto que temos gente para fazer uma boa época,no entanto,haja muita calma e paciência que bem vamos precisar.

    ResponderEliminar
  5. Como é habito do cronista, as coisas são ditas, neste caso escritas, com aquela verve tripeira a descobrir a careca dos seguidores do clube da “Dona Vitória”(direitos de autor reservados ao bloguista R.M.Siva da Costa) e das suas caixas de ressonância na imprensa escrita, falada, televisionada, e restantes meios de aglomerações encarnadas.
    Sem túneis a coisa não vai. Que nova patifaria virá por ai?
    Será o apito do chichi?

    ResponderEliminar
  6. oRA nem mais PMLopes, neste país de invejosos, ridiculos e mediocres, uma pessoa já nem saiba se ria, se chore, com a «lata» do discurso verbal e escrito dessa escumalha das caBernas que equipam de encornado.

    do rOBERTO, olha, nem sei que te diga... não sei se me ria, se tenha pena dessa «figurinha de presépio»... mas é bom de mais, ai se não é ;)

    por fim, quanto ao nosso fcPORTO, ora nem mais, num pequeno parágrafo, tá lá tudo... nem somos 8, nem tão pouco já chegamos ao 80, nem de perto, nem de longe... ainda temos muito caminha para desbravar, mas acredito e tenho toda a fé que estamos no (muito) bom caminho!

    ResponderEliminar