09 agosto, 2010

Agradecimentos e Dedicatórias

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Hoje apetece-me, de uma forma espontânea e muito sincera, dirigir algumas palavras de agradecimento e dedicatória a todos os que, de uma forma ou outra, merecem ser referidos neste momento de grande felicidade:

• André Villas-Boas é o grande vencedor desta Supertaça. Depois de ter sido colocado em causa após as duas derrotas no torneio de Paris, o jovem treinador “arrumou” o mestre da táctica, e só não infligiu goleada das antigas por mero acaso. Parabéns!

• Os jogadores foram inexcedíveis durante todo o jogo. Realçar nomes individualmente soa a injustiça face ao excelente jogo colectivo que a equipa realizou ao longo dos 90 minutos, não perdendo nunca os elevados níveis de concentração, e criando ofensivamente muitas e boas jogadas de perigo. Para mim, o grande mérito de AVB, e já tinha visto isto aquando da sua passagem pela Académica, tem a ver com a maneira positiva com que encara o jogo, sempre com os olhos postos na baliza. Regra geral, o campeão é sempre aquele que ataca mais e mais golos marca. E AVB já percebeu isso!

• Os sócios, adeptos ou meros simpatizantes merecem uma palavra de apreço e elogio pelo apoio à equipa, nomeadamente, a fantástica claque de apoio presente em Aveiro. Independentemente, de maior ou menor acutilancia, maior ou menor seguidismo das políticas da SAD, de mais ou menos críticas nos momentos menos bons, é MUITO IMPORTANTE que o momento seja de união e força entre todos os adeptos independentemente do seu modo de pensar ou agir. Juntos, será mais fácil apoiar e levar a equipa ao título nacional;

Gostava também de fazer algumas dedicatórias especiais:

• À equipa de arbitragem que tudo fez para que o FC Porto não ganhasse…. Perdoadas 3 expulsões a um clube que no ano passado jogou mais de metade dos minutos do campeonato frente a adversários em inferioridade numérica… é muito mais fácil expulsar jogadores que jogam contra o benfica, do que propriamente o contrário….porque será?

• À TVI que fez o favor de, 2 minutos após Helton ter erguido o troféu, suspender a emissão, impedindo os adeptos que não se deslocaram ao estádio de verem a festa dos jogadores no relvado. Gostava de ver se a vitória vestisse outras cores, provavelmente, faziam directos de 3 horas, escalpelizando todos os pormenores da festa;

• A Miguel Sousa Tavares, escritor que admiro e sigo atentamente, mas que na sua crónica dias antes do jogo escreveu as seguintes pérolas: “(…) Ao contrario do que diz AVB, o FC Porto não está minimamente preparado para enfrentar o Benfica daqui a 5 dias.” Ou então: “Seria um milagre que o FC Porto não começasse já a pagar um preço no jogo com o Benfica para a Supertaça”. Caro Miguel, e atenção que te admiro enquanto escritor e comentador, milagre foi o FC Porto não ter ganho por vários golos no jogo de sábado! Às vezes, nem tudo o que parece é…

• Ao departamento de prospecção do nosso adversário de ontem por ter descoberto Falcão. Que continue assim que vai bem;

• Ao departamento de formação do Sporting pelo brilhante trabalho de formação de Moutinho e Varela;

• A José Mourinho, cuja sabedoria e competência contribuíram, com toda a certeza, para o desenvolvimento profissional de AVB, seu colaborador durante vários e frutuosos anos;

• A todos aqueles que, com maior ou menor intensidade, acordaram no dia seguinte ao jogo com uma enorme azia… para estes uma mensagem: comecem a preparar os túneis, os jogos contra adversários a jogar em inferioridade numérica e, se der tempo, a preparar a vossa equipa, porque este ano isto vai ser mais difícil que no ano passado… e se já no ano passado, ganharam apenas na última jornada e depois de muitos, muitos episódios neste futebolzinho português, este ano preparem-se porque não vai ser fácil…

Como nota final, apenas deixo os votos para que o momento de grande alegria proporcionado de forma brilhante pela equipa no sábado não impeça toda e qualquer análise ao actual plantel, nomeadamente, o preenchimento de algumas lacunas importantes. Mesmo depois daquela brilhante vitória, continua a ser necessário um defesa-central e mais um avançado. Não nos iludamos com esta vitória…agora, que os sinais dados foram muito positivos, lá isso foram! Há que continuar este caminho de sucesso que eu acredito pode terminar com o título de campeão nacional! Temos FC PORTO!

14 comentários:

  1. RCBC: também de forma sincera e espontânea, deixe-me nomear Pinto da Costa - 50.º título no futebol Senior. É obra! Está tudo dito. Não é preciso comentar mais sobre o assunto. Já o fiz no post sobre o jogo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O que me salta mais à vista em todos estes agradecimentos, é nenhum ser dedicado ao presidente que, por acaso, conquistou o seu 50º título... Devo salientar que não sou um seguidor "cego" de Pinto da Costa, e muitas foram as vezes em que discordei das suas opções, mas tenho memória e gratidão. Parece-me que Pinto da Costa começa a ser mal amado por um número considerável de portistas, o que sendo legítimo não deixa de ser estranho... Tirando esse pequeno enorme) pormenor, estou completamenter de acordo com o que foi escrito.

    ResponderEliminar
  3. Ellis, esse video está um máximo, temos de o divulgar!

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao facto da TVI ter dado por encerrada a "sessão" 2 minutos após Helton erguer a SupertTaça, faço como o "outro" e digo: PERGUNTEM AO JUCA.

    Para quem não entendeu, o Juca (Júlio Magalhães), "homem poderoso" ou talvez mais "uma rainha da Inglaterra" ou "outra coisa qualquer" da TVI tem demosntrado sua independência, televisiva-informativa continuando a prejudicar o F.C.PORTO, de que é conhecido adepto.

    Vejam os convidados e comentadores residentes dos programas desportivos das TVI e TVI24. Só benfas (a maioria) e lagartos.

    Não, não quero favores, só decência, honestidade e equilíbrio informativo, mas com "amigos" destes...

    ResponderEliminar
  5. Vejam isto já agora:
    http://www.youtube.com/watch?v=M0Ze-MVg464&feature=player_embedded#!

    e parabéns pelo blog ;)

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragao Azul Forte

    É mais do que merecida a alusao a Pinto da Costa!
    E não, eu nao tenho qualquer problema em assumir-me como seguidor de Pinto da Costa, pessoa que admiro e considero ter sido claramente o principal responsavel por todas estas alegrias que temos ano após ano!
    A ausencia da referencia a Pinto da Costa no texto como é obvio nao se prende nem pouco mais ou menos com esquecimento ou algo parecido...há coisas que nao precisam de ser ditas para serem sentidas...e claramente sentiu-se no final daquela supertaça que se calhar a escolha de Pinto da Costa nao foi por acaso...

    Aliás, há cerca de 2 meses aquando da apresentaçao de AVB, aqui escrevi que o facto de ter sido uma escolha com o cunho muito pessoal de Pinto da Costa aumentava a minha confiança na nova equipa tecnica!

    ResponderEliminar
  7. Estava a ver que ninguém falava dos comentários dos jornaleiros da TVI... Só não negaram evidencias tamanhas, que seriam tomados por burros... Mas aquelas duvidas, e os adjectivos com respeitinho ao slb, deverão ser ensinados nos cursos de Com. Social... E o Pateta Paraty no "Jogo" ????!!!!

    Vai ser um ano bonito, vai vai ó Vitor Pereira... Vamos ver se nomeia já o jf dos tuneis...

    ResponderEliminar
  8. Post bem conseguido com referências justas a quem muito contribuiu por mais 1 página de ouro do nosso historial.

    abraço cheio de sentimento azul para os Açores!

    ResponderEliminar
  9. Pos espectacular, muito bem conseguido com muita boa informação para o historial...

    abraço

    ResponderEliminar
  10. A primeira grande alegria, das muitas que vamos ter este ano!

    Abraço amigo RCBC

    ResponderEliminar
  11. 50 títulos para PC!
    Mas aquele merdoso da rtp, que quando vai a Alvalade é corrido a pontapé no cú, hoje saiu-se com esta, a propósito da vitória do Manchester:
    - que me desculpem, mas Ferguson já leva 45 troféus!
    É esta indigência que subsidiamos, forçosamente...

    ResponderEliminar
  12. Caro RCBC:
    Quando evoquei o nome de Pinto da Costa, não foi, de modo algum, com o intuito de censurar o amigo por não ter nomeado o presidente. Foi apenas, e tão só, para lembrar um feito (inigualável, extraordinário) na sequência do m/comentário ao post do BlueBoy sobre o jogo. O seu post é feito em determinado contexto, que eu compreendi, nomeando as pessoas que estão na linha da frente (leia-se responsáveis directos pela equipa de futebol). O seu post é, como aqui já foi dito, muito bem conseguido, magnífico, excelente. Aliás gosto muito de, sempre que “posta”, ler os seus textos. São sinónimo de clarividência, portismo, paixão pelo nosso querido Clube. Agradeço-lhe, assim, que compreenda o meu comentário.
    Gostaria, também, de me regozijar com a admiração, respeito e gratidão que nutre por Pinto da Costa. Quem poderá não sentir um grande reconhecimento para com o nosso timoneiro? Só quem anda a dormir; não é o caso da esmagadora maioria dos portistas, nem tão pouco de todos os que colaboram no Bibó Porto!. Mais uma vez, compreenda a minha intenção, ok?
    Um grande, grande abraço para si.
    Até os comemos, carago! Sempre, sempre, sempre… quer faça sol, quer faça chuva.

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Penso que foi importante.

    Tenho, todavia, uma visão diferente da que aí podem viver.

    Melhor dizendo : os jogos de matrequilhos entre o porto e o benfica não me interessam.

    Quero que o FC Porto seja campeão nacional. O lugar que dá direito à Liga dos Campeões.

    O resto é treta !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Caros amigos,

    O meu muito obrigado pelas felicitações ao post por mim colocado.
    De facto, e para ser sincero, foi um post escrito do fundo do coração, com algumas coisas que me estavam “entaladas” na garganta!
    Não escondo a minha enorme alergia ao clube que defrontámos, e para mim esse é sempre um jogo muito especial. No domingo, a minha voz sofreu um duro revés porque, aquando do 2º golo do Falcão, tive efectivamente um sentimento de alegria, misturado com raiva e alívio…Só tive pena de termos ganho apenas por 2… poderiam muito bem ter sido 3, 4 ou 5…isto até admitido por alguns dos nossos adversários…

    Para mim, o jogo de sábado revestia-se mesmo de enorme importância para a época. Tenho a sensação que era um jogo fundamental para afastar alguns fantasmas e demonstrar, EM CAMPO, que somos melhores que o nosso adversário…naquele jogo fomos, tal como no jogo de há 3 meses no Dragão (e que antecedeu o título deles) também demonstramos ser mais fortes…fica por isso cada vez mais um sentimento de revolta e raiva por aquele campeonato perdido… e em campo que devemos sempre demonstrar a nossa força, como tao bem temos feito nos ultimos 30 anos! Enquanto outros se preocupam com lugares na liga, tuneis e demais historietas!

    Agora onde se devem centrar as nossas preocupações: um defesa-central, de preferência com qualidade já comprovada e alguma experiência, mesmo admitindo que possa vir um jovem (porque há jovens de imensa qualidade e já com alguma experiência)! E mais um avançado, e pelo amor de Deus, acabem com a historia do Kleber e contratem outro! Já agora, eu vendia o Meireles por 15M€ na boa…tenho um feeling que é o seguinte: O Beluschi vai fazer uma época simplesmente fantástica…depois temos a qualidade que se sabe…Moutinho, Fernando, Castro, Souza, Ruben Micael… chega e sobra… o Meireles bem pode sair se já não quer cá estar…que faça boa viagem e boa sorte para o resto da vida!

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar