31 julho, 2010

Elementar, meu caro Watson!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (lpfp) esclareceu, este sábado, que o seu presidente, Fernando Gomes, afirmou que "havia a ideia generalizada" de que a Comissão Disciplinar liderada por Ricardo Costa "não teria competência e não deveria continuar". O organismo que gere o futebol profissional sublinha que Fernando Gomes não utilizou a expressão "a Disciplina de Ricardo Costa não era competente", conforme se afirmava no título de uma notícia difundida pela Lusa ontem, resultante de uma entrevista ao novo presidente da Liga.

"O sentimento que fui tendo dos próprios clubes é que havia a ideia generalizada de que essa comissão não teria competência e que não deveria continuar", foram as palavras utilizadas por Fernando Gomes na sua primeira entrevista após a eleição para o cargo de presidente da Liga.

"Passámos um período conturbado, muito mais na disciplina do que na arbitragem, foi essa a minha perceção relativamente ao convite ou não convite às pessoas que presidiam a esses conselhos. Não me parece que devamos colocar ao mesmo nível o Vítor Pereira e o Ricardo Costa e por isso mesmo convidámos o Vítor Pereira e não convidámos o Ricardo Costa", disse ainda Fernando Gomes.

"Aquilo que desejamos é que as respetivas comissões funcionem adequadamente, sem grande protagonismo, exercendo as suas competências e as suas atribuições de uma forma equilibrada, imparcial, isenta e que, acima de tudo, não sejam fatores de geração de polémica numa competição equilibrada e equidistante relativamente aos regulamentos e a todos os clubes", acrescentou.

De Ricardo Costa, presidente da anterior Comissão Disciplinar com diversas decisões polémicas sobre o FC Porto, clube de que Fernando Gomes foi administrador até fevereiro deste ano, o presidente da Liga faz uma avaliação claramente negativa e até diz que esse era um sentimento "generalizado" entre os clubes profissionais.

"Ao longo dos diversos contactos que tive com os todos clubes aquando do processo da minha candidatura havia a ideia generalizada que efetivamente o tempo do dr. Ricardo Costa na Comissão Disciplinar não foi um tempo positivo em termos daquilo que tem de ser a justiça do ponto de vista factual, concreto e objetivo. A justiça deve ser célere, deve ser competente, deve ser rápida, e nesse aspeto creio que se deram passos significativos, mas também deve ser equilibrada e recatada. Nessa perspetiva, o sentimento que fui tendo dos próprios clubes é que havia a ideia generalizada de que essa comissão não teria competência e que não deveria continuar", revelou ainda.

Bem diferente é a opinião sobre o juiz Herculano Lima, a quem ressalta a experiência de julgar: "É uma pessoa extremamente séria e equilibrada e também com experiência de julgamento. Um juiz conselheiro tarimbado. Esse equilíbrio e experiência de julgar é muito importante para quem está à frente de uma Comissão Disciplinar. Estou convicto que grande parte das polémicas que assistimos no passado provavelmente deixarão de existir", finalizou o presidente da LPFP.

fonte: record.xl.pt, 31.07.2010

2 comentários:

  1. incrivel ou não, é alguém que ainda não me deixa tranquilo quanto ao que espero para ésta época... dizia, normalidades... agora, será que é isso que vai acontecer?!

    não pago para ver, mas espero para confirmar... não esqueço com quem já o vi lado a lado, como tal, siga a banda, nunca confiando...

    no resto, nesta mini explicação... era tb o que mais faltava não falar claro, era o que mais faltava!

    ResponderEliminar
  2. Blue, ainda bem que colocaste isto no blog, fica para memória futura e a explicação para daqui a alguns anos.

    Um abraço

    ResponderEliminar