08 junho, 2010

O sonho do triplete está difícil, mas não impossível. Acreditem!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Enquanto que as nossas equipas de andebol e hóquei em patins já finalizaram as suas épocas, novamente recheadas de sucesso, a equipa de basquetebol continua em competição, tendo neste momento uma situação espinhosa pela frente.

Com a eliminatória desfavorável (1-3), a nossa equipa terá de mostrar raça, garra, no fundo, espírito de dragão, para tentar reverter a posição delicada em que se encontra actualmente. Fundamental é ir pensando jogo a jogo e sonhando. É difícil, mas, com a atitude demonstrada no domingo, não é impossível. Lutem por nós! Vençam por nós!

Uma vez finalizada a época de hóquei em patins e andebol, queria, em nome do blog, agradecer a todos os jogadores, equipas técnicas e dirigentes de ambas as secções, toda a sua dedicação ao nosso clube e os títulos conquistados. Obrigado por tudo!

Em fim de festa, o “rolo compressor” passou por Almada...
( 1º FC PORTO-57pts; 2º Madeira-46 pts; 3º Benfica-45 pts...)


  • Sporting, 29 – FC Porto, 31
Época excepcional, campeonato consumado há algumas semanas, último jogo do campeonato… Sinónimo de relaxamento? Nada disso! Ganhar, ganhar e ganhar!

E mais uma vez, foi o que aconteceu. A sede de vitórias e o espírito guerreiro desta equipa passou por Almada que nem um furacão e consumou mais uma vitória, fechando em beleza uma época extraordinária e marcada por uma superioridade diversas vezes testada pela concorrência, mas que não pode ser minimamente contestada.

Neste jogo destaque para Tiago Rocha (7 golos em 7 remates) e um inspiradíssimo Hugo Laurentino que voltou uma vez mais a fechar a baliza portista.

Massacre depois da desilusão.
(Final do play-off com o FC Porto em desvantagem por 1-3)

  • FC Porto, 97 – SL Benfica, 101 (após 2 prolongamentos)
Quem se deslocou ao Dragão Caixa na passada 6ª feira, assistiu, provavelmente, ao melhor e mais emocionante jogo da época. Num jogo com um ambiente fantástico (grande apoio!), o equilíbrio foi a nota dominante, tendo a balança acabado por pender para o lado dos encarnados, ficando tudo mais complicado no que diz respeito ao nosso sonho do triplete no ano de estreia do Dragãozinho.

Perder custa sempre, mas da forma como tudo aconteceu acaba por doer ainda mais. Tivemos o jogo na mão por 2 ocasiões e deixámos o Benfica recuperar de desvantagens difíceis de anular (10 pontos a 3/4 minutos do fim do tempo regulamentar e 8 pontos a 1 minuto e poucos segundos do fim do 1º prolongamento). Depois de se perder a oportunidade de resolver o jogo no 1º prolongamento, o 2º foi um deserto de ideias, 1 ponto em 5 minutos e sucessivas tentativas falhadas no lançamento exterior.

Se o segredo no basquetebol está na defesa, a verdade é que o nosso desempenho na tabela defensiva foi demasiado mau, permitimos ressaltos inacreditáveis que fizeram toda a diferença em determinados momentos do jogo.

Neste jogo Stempin cotou-se como o melhor marcador do FC Porto com 26 pontos, tendo Marçal anotado 19. Do lado benfiquista destaque para um jogador fenomenal, Heshimu Evans, a idade não lhe pesa e continua a ser fortíssimo no 1x1.

Para finalizar a abordagem a este jogo, gostaria de deixar uma pergunta no ar, o que é que é preciso para ser assinalada uma falta técnica ao senhor H. Vieira? O homem pode dizer e fazer tudo o que quiser que nada lhe acontece. Incrível!

  • FC Porto, 90 – SL Benfica, 58
No domingo assistimos à melhor exibição da época da nossa equipa! A diferença para o jogo anterior esteve, essencialmente, na superioridade evidenciada na luta pelos ressaltos na tabela defensiva e no controlo dos movimentos de H. Evans. A entrada de Hunt como base também “mexeu” com a equipa, tornando-a mais perigosa através das penetrações para o cesto do norte-americano, aspecto em que João Figueiredo e André Bessa não são tão fortes.

Fizemos um grande jogo e esmagámos por completo o adversário (a diferença no marcador reflecte isso mesmo), evitando um 0-4 final que seria muito penalizador para a excelente época que temos realizado até ao momento (já vencemos as Taças da Liga e de Portugal).

Tal como no jogo anterior, voltaram-se a destacar Stempin (24 pontos e 10 ressaltos) e Nuno Marçal (21 pontos).


O Dragão Caixa festejou o ENEA, mas já com o pensamento no DECA!
(1º FC PORTO-68 pts; 2º Viana-54 pts; 3º Oliveirense-51 pts... ) )

  • Gulpilhares, 5 – FCPorto, 5
Depois do afastamento (“oferta” dos senhores Pinto e Lamela) da final da Liga Europeia, o regresso à competição doméstica estava marcado para um campo complicado como o de Gulpilhares.

Num jogo entretido, o empate acabou por se ajustar ao passado dentro do ringue. Entrou melhor o conjunto gaiense chegando ao 3-1, vantagem reduzida ainda antes do intervalo pelo espanhol Pedro Gil. A perder por 3-2 ao intervalo, veio a esperada reacção no 2º tempo com o FC Porto a conseguir virar o resultado (4-5), mas sendo surpreendido com o empate final quando pouco faltava para terminar a partida.

Pelos eneacampeões nacionais bisaram Reinaldo Ventura e Pedro Gil, tendo o capitão Filipe Santos feito o outro golo.

  • FC Porto, 4 – Física, 1
No jogo de consagração dos campeões, destaque para a fraca afluência de público no Dragão Caixa. O aspecto do pavilhão era verdadeiramente desolador, ainda existem portistas que têm de acordar para a realidade e perceber que existem equipas que dignificam brilhantemente o nosso clube e que merecem todo o nosso apoio.

Quanto ao jogo, foi o típico jogo de festa, jogadas bonitas, espectáculo e um golo fenomenal desse fantástico jogador chamado Pedrito Gil (3 golos).

O momento da tarde foi, sem dúvida, a despedida de Jorge Silva, um grande jogador que se despediu em lágrimas e com 1 golo, o mais festejado pelas bancadas do Dragãozinho.

Jorge Silva

Quando vejo Jorge Silva a tirar a sua camisola e a mostrar um t-shirt com a inscrição “FC PORTO SEMPRE”, decidi imediatamente quem escolheria para a figura da semana.

Optei por não seguir critérios de desempenho desportivo, mas apenas seguir a emoção, e essa levou-me a esta escolha. O Jorge é um jogador que sempre apreciei, tenho muita pena que a sua saída se tenha consumado, mas espero um dia poder voltá-lo a ver jogar de dragão ao peito.

Custou-me ver as lágrimas que corriam pelo seu rosto, sei do seu portismo e o quanto gostou de vestir as suas/nossas cores, por isso agradeço toda a sua dedicação ao nosso clube. Jorge, és um dos nossos!

Como dizia a faixa mostrada no início do jogo, “OBRIGADO JORGE, ATÉ BREVE”.

Um abraço,
Sevilha03

10 comentários:

  1. Como já tinha dito anteriormente, o Andebol é um exemplo a seguir por todos, em profissionalismo, respeito pelos adeptos, vontade de vencer, sempre! Uma época notável e a esperança que possamos dar um passo em frente, com a entrada na C.League, 2010/2011. Para isso temos de manter esta base, reforçar a equipa e se possível, fazer a poule de acesso em nossa casa.

    No Hóquei a grande aposta tem de ser a Liga Europeia. Esta equipa não pode fechar o ciclo sem esse objectivo cumprido.

    Basquetebol, depois da forma como perdemos na sexta-feira, confesso que nunca pensei que no jogo seguinte a resposta fosse aquela. Veremos no jogo 5 qual a resposta, para ver se no domingo foi apanas um fogacho, ou se podemos vir a ter uma grande surpresa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não é impossivel, eu ACREDITO!

    Vamos pensar num jogo de casa vez, e o próximo é já amanhã!

    FORÇA MÁGICO PORTO

    ResponderEliminar
  3. Como portista não tenho grandes esperanças porque no inferno da luz eles são quase imbatíveis!

    ResponderEliminar
  4. Quem perde um jogo como aquele que perdemos na passada sexta-feira, a pouco pode aspirar. Mas penso que não é por falta de qualidade que vamos falhar, mas sim por falta de atitude competitiva.
    Inaceitável desperdiçar as vantagens alcançadas.
    Inaceitável conceder 3 ressaltos seguidos na tabela defensiva na sequência de outros tantos lances livres falhados.
    A mesma atitude competitiva que nos levou a não lutar até final da fase regular com o slb pelo primeiro lugar, tantas foram as derrotas incompreensíveis, foi a mesma que nos traiu na sexta feira.

    No entanto não quero deixar de dar os parabéns a Moncho Lopez que depois de um ano em que o nosso basket pareceu querer terminar, (tal foi o desinvestimento na modalidade e a escolha ridicula do treinador) este galego foi capaz de construir um bom plantel, com condições para algo mais. As duas competições ganhas, são sinal de uma época positiva.
    Espero que os engravatados da secção não "desmantelem" a equipa, permitindo que no próximo ano tenhamos bem mais hipóteses de sairmos vencedores.

    Mas apesar de pouco acreditar numa reviravolta completa nesta final do play-off, espero que amanhã demonstremos a nossa qualidade e valor, disputando com orgulho pelas cores envergadas os 40 minutos que podem reverter esta final.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a análise do Vila Pouca. Acrescento apenas: onde andava aquela equipa de basket do último jogo?? Espero que seja para continuar, ainda credito no campeonato!

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Temos de acreditar, amigo Tripeiro fiquei com pena que eles ja tivessem partido, precisam de apoio antes da partida, mas esperemos que regressem a Invicta com um vitoria.
    Um jogo de cada vez, pensamento positivo.

    Grande abraço para todos.

    ResponderEliminar
  7. Após o 0-3 dei, e expressei-o, a final do basquete como perdida. Continuo, sinceramente, a pensar que é quase impossível chegar lá. Mas:
    1 - Como diz e bem o Lucho, impossíveis não há - só a ressurreição de um comum mortal é impossível;
    2 - No 4.º jogo mostrámos, mais uma vez, que temos equipa. Resta saber se a quebra dos mouros foi passageira e se, a jogarmos de igual modo amanhã, conseguiremos a vitória;
    3 - Um portista nunca se abate! Luta até ao último momento. É isso que farão os nossos fantásticos jogadores e, com a mesma determinação, nós adeptos vamos dar a "força" adicional.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  8. ora bamos lá por partes...

    no ANDEBOL, é tão só, o profissionalismo e o respeito pelo clube, a todos os níveis. não há muito mais para dizer, senão que, venha de lá esse TRI e quem sabe até, uma boa surpresa na europa do «grandes»?!

    no HÓQUEI, momento alto com a celebração in-loco com os nossos ENEAheróis da moquinha, para um tribuito mais que justo e merecido a um atleta que mesmo de saída (momentaneamento, quero crer!), seu nome, Jorge Silva, representa tudo aquilo que se pede a um nosso atleta... sangue, suor e Portismo! Jorge Silva, é desses, sem sombra de dúvidas... lamentar apenas a constatação de um pavilhão demasiado, demasiado despido para o último aplauso a estes atletas que continuam a fazer história no hóquei Portista, Nacional... e Mundial. Mereciam outro respeito de parte dos restantes adeptos Portistas.

    por fim, no BASQUETEBOL, depois da completa e absoluta desilusão no jogo 3 de 6ª feira, onde por mais que uma vez, tivemos o pássaro na mão, no minimo, por 3 vezes para vencer, acabamos derrotados de uma forma demasiado anormal, com consecutivos e propositados ressaltos atacantes conquistados pelos do clube adversário... para quando já o Porto parecia estar moribundo, esperando apenas a estocada final, foi um arregaçar mangas, mostrar brio e fibra de Dragão, para espetar uma "cabazada" completa, sem espinhas, a esse tal clube adversário... nada ganhamos ainda, é certo, dificil está mais que muito, mas até ao lavar dos cestos, é basquetebol.... rapaziada, Bamos a eles, caralho!!! i believe até ao fim.

    ResponderEliminar
  9. Vou puxar as orelhas ao Lucho, esteve ao meu lado e viu a pouca vergonha que foi em Gulpilhares. :)

    Mesmo assim já não contava para nada.

    Blue bem anotado pavilhão vazio naquele que foi o jogo de despedida, muito triste.

    ResponderEliminar
  10. Grande abraço ao Sevilha pelo excelente post que aqui nos colocou. Esta semana estive ausente mas sabia que tinha gente tão apaixonada qt eu para fazer o post.

    ResponderEliminar