01 junho, 2010

Não ter medo de ser feliz…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

No domingo, enquanto via o recital de andebol que o FC Porto impôs ao Benfica e a forma como Obradovic e os seus pupilos se entregaram à partida mesmo sendo de festa, recordei os jogos de quinta e sexta da nossa equipa de hóquei em Valdagno que com grande raça e crença quase conseguiam o apuramento para a final da Champions, objectivo não alcançado por diferença de golos e outras coisas num percurso sem derrotas mas mesmo assim insuficiente...

Estas duas equipas de andebol e hóquei do nosso clube são muito similares, têm raça, coragem, talento e não têm medo de ser felizes!!!

Os adeptos (onde me incluo), há alguns dias levantaram a faixa "OBRIGADO GUERREIROS" num jogo da nossa equipa de andebol e é essa característica (Guerreiros) que poderá marcar a diferença noutra modalidade...

São 2 exemplos para a nossa equipa de basquetebol que tem de perder o medo que demonstrou nos dois primeiros jogos da final. Sejam bravos, tenham coragem que o vosso talento fará o resto. Força Porto. Acreditem! Quem veste esta camisola não pode ter medo de ser feliz...

FC Porto faz a festa do bicampeonato com vitória clara diante do Benfica
( 1º FC PORTO-54 pts e 9 jgs; 2º ABC Braga-44 pts e 9 jgs; 3º Madeira-43 pts...)


  • FC Porto, 37 - SL Benfica, 31
No 2º jogo após a conquista matemática do bicampeonato, o FC Porto aproveitou para fazer a festa junto dos seus adeptos, até porque era o último jogo em casa nesta temporada e eu, uma vez mais, lá estive. O Benfica até deu luta no primeiro quarto de jogo, mas depois cedeu por completo ao rolo de compressão Portista. Defesa forte, Laurentino inspirado e contra-ataques fulminantes para os pontas. Em grande neste período, esteve também o nosso pivot Tiago Rocha com alguns golos aos 7/8 metros. O treinador do Benfica metia dó, estava sempre a ver quando o homem se pirava do pavilhão. Enfim, mais uma demonstração de classe de uma equipa muito acima de todas as outras cá em Portugal (basta ver a quantos pontos do Porto está o Sporting que acabou de ganhar a taça challenge).


R.Moreira marcou 7 golos, Tiago Rocha e Nuno Grilo marcaram 6, Mota, Dario e Spínola 4, Wilson 3 e com 1 golo apontado. registam-se os nomes de Filipe Martins, Sérgio Martins e Inácio Carmo. A vitória do FC Porto diante do Benfica por 37-31 podia até ter números mais dilatados se Jerkovic não estivesse em dia não.

O campeonato termina sábado com um Sporting-Porto pelas 17h no C.Vistoso. Nesta altura, o FC Porto “só” dispõe de 10 pontos de vantagem sobre o 2º (ABC).

FC Porto tem agora que empatar a final nestes 2 jogos em casa...
(Final do play-off com o FC Porto em desvantagem por 2-0)

  • Benfica, 73 - FC Porto, 63

  • Benfica, 63 - FC Porto, 53
No 1º jogo da final, lideramos o 1º período, mas deitamos tudo a perder no 3º, deixando os adeptos a suspirar para que o jogo de domingo fosse melhor. Stempin (15 pontos) e Carlos Andrade (12) foram os mais eficazes do lado da nossa equipa, que ainda chegou a 6 pontos na parte final, mas voltou depois a ceder.

No 2º jogo, a exibição da equipa voltou a ser má, com uma eficácia muito baixa no ataque (Hunt tem que acordar…) e perdemos pela mesma diferença, mas nem sequer demos luta como na sexta. Stempin (15) e Terrell (13) foram os mais esclarecidos no ataque.

É preciso outra atitude nos 2 próximos jogos na sexta (21h30) e no domingo (16h), ambos no dragão caixa. Os adeptos ainda acreditam, e os jogadores têm que demonstrar que pensam da mesma forma. Força Porto! Vou estar ausente uma semana, mas espero ainda que dia 13 (6º jogo da final) seja mesmo dia de festa no dragãozinho e nesse dia já podem contar comigo (o 5º jogo é dia 9 e o 7º dia 16).

FC Porto sai de Valdagno sem derrotas e com um Lamela atravessado...
(1º FC PORTO-64 pts e 24 jgs; 2º Viana-51 pts e 25 jgs; 3º Oliveirense-48 pts e 25 jgs... )

  • FC Porto, 4 - Barcelona, 4



  • FC Porto, 4 - Valdagno, 2



Grande desempenho do FC Porto nesta final six da liga europeia. No 1º jogo, aos 3-1 para o Barcelona, tudo parecia perdido, mas a fibra dos nossos eneacampeões ainda conseguiu evitar a derrota e empatamos 4-4 com todo o mérito, com golos de Reinaldo Ventura, Jorge Silva, Pedro Gil e Filipe Santos (grande golo a 4 minutos do fim). Estivemos muito perto da reviravolta total...

No jogo com o Valdagno (equipa da casa), o FC Porto esteve em desvantagem, voltou a falhar livres directos, mas chegou ao 2-2 logo no início da 2ª metade (golos de R.Ventura e P.Gil). Na parte final, Emanuel Garcia com 2 golos nos últimos 2 minutos, deixou-me aos saltos em casa e com a esperança de chegar à final.

Esperança que ruiu no jogo Barcelona-Valdagno, com os Espanhóis a ganharem por goleada e a ultrapassarem o Porto no nrº de golos. Além da vantagem de jogarem depois de nós, ainda tiveram 2 árbitros Portugueses a tudo fazerem para que os Catalães se apurassem. Rego Lamela e José Pinto são os nomes Portugueses que o hóquei do FC Porto procurará “homenagear” num futuro jogo em que a gente se cruze… na final, o Barcelona bateu o Vic por 4-1 e ganhou a prova pela 19ª vez em 45 edições.


No domingo de manhã, fui esperar a nossa equipa eneacampeã ao aeroporto. Vinham tristes, mas orgulhosos do que fizeram, tendo ficado muito sensibilizados pela recepção que lhes fizemos.

Uma palavra para os meus amigos, grandes heróis, que estiveram em Valdagno no apoio à equipa Portista. Terá sido por certo uma experiência fantástica, de Dragões que não vergam, e que estão sempre lá. Um grande abraço a todos.

O FC Porto joga amanhã em Gulpilhares (21h), e no sábado, pelas 18h, recebemos a Física no último jogo do campeonato.

RICARDO MOREIRA

Mais uma grande exibição do nosso ponta direita e capitão de equipa, Ricardo Moreira. Neste jogo com o Benfica, marcou 7 golos (melhor marcador da nossa equipa neste jogo e no campeonato) em 8 remates, com 88% de eficácia. Ricardo Moreira tem um total de 173 golos no campeonato Nacional desta temporada e é um dos elementos chave deste Porto bicampeão.

No final do jogo ofereceu-me uma camisola com o seu número num gesto bonito e que muito me sensibilizou. A ele e ao Filipe Martins, também ele incansável, fica o meu agradecimento pelas “lembranças” no final do jogo com o Benfica. Escusavam era de me ter pintado a cara toda…

Saudações Portistas, Lucho.

18 comentários:

  1. Basquetebol, situação complicada e muitas dúvidas sobre a capacidade para dar a volta ao texto. A esta modalidade falta a mística, o espírito e a alma das outras duas modalidades de alta competição. Pode ser que, com o apoio da malta e a jogar em casa, consigamos empatar e depois tudo pode acontecer...

    Hóquei, que pena! Cumprimos a nossa obrigação e quando é assim, consciência tranquila e cabeça levantada. Para o ano há mais!

    Andebol, é a minha menina dos olhos e é porque tem tudo aquilo que eu acho que deve ter uma equipa do F.C.Porto: qualidade como equipa, talento individual, alma, crença, profissionalismo, respeito pelos adeptos - já somos campeões há duas semanas, mas não houve facilitismos, descompressões excessivas e quer frente ao Madeira, quer frente ao Benfica, a equipa jogou e respeitou os seus incansáveis apoiantes, brindando-os com exibições de qualidade. É aliás, este exemplo, que espero seja seguido por todas as equipas do F.C.Porto no futuro.

    Ai pintaram-te a cara, tu mereces!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. "Pode ser que, com o apoio da malta e a jogar em casa, consigamos empatar e depois tudo pode acontecer..."


    É isso mesmo que eu espero. Que a equipa e os adeptos sejam um só e consigamos ainda inverter o rumo desta final.
    Acreditem!

    ResponderEliminar
  3. Sendo o basket a minha modalidade de eleição, fiquei super desiludido ainda para mais o nosso adversário são os porcos de lisboa...espero que tenha sido só o começo e que venham daí 4 vitórias para celebrar o título !

    Em relação ao andebol, foi um ano fabuloso em termos de raça à Porto e vibrei imensas vezes no pavilhão. Grande vitória e grande exibição frente aos mouros !

    Não sou fã do hoquei...e confesso que já não via um jogo à muitos anos até que na 6ª feira assisti no canal 2 ao jogo contra os italianos...regras novas que teriam como objectivo tornar o jogo mais espectacular mas que resultaram na prática, nesse jogo, numa confusão inaceitável numa liga dos campeões...sinceramente julgo que existe demasiado amadorismo no hoquei...

    basta comparar as ligas dos campeões de andebol e basquetebol com a de hoquei, em termos organizativos, de espectacularidade, de condições dos pavilhões e a ideia que fica é muito confrangedora para o hoquei...

    no entanto, foi pena o FCP não ir à final...pode ser que o próximo ano seja de glória !

    http://saboraporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Caro Lucho,

    Tenho que ser sincero e embora tenha paixão pelo PORTO não estou tão atento ao assunto modalidades. Felismente o excelente trabalho desenvolvido por portistas como o Lucho permite o acompanhamento mais perto de tudo o que vai acontecendo.
    Confesso também que desde que iniciei a visita a este blogue o meu interesse e atenção em muito aumentaram.
    O trabalho da equipa de hóquei é exemplar e concordando com o "Estilhaço" quando conseguirmos rentabilizar os livres directos e grandes penalidades vamos ser mesmo imparáveis.
    Quanto ao Basket, fiquei muito entusiasmado com a aposta no plantel para este ano e imaginava voltarmos aos tempos de Miller e F. Sá, mas o caminho faz-se caminhando e foi notória a subida de rendimento nesta fase. Esperemos que os santos da casa façam milagres até porque da última vez fizeram.
    Sem palavras para o Andebol.
    Continue o bom trabalho que eu continuarei a acompanhar.

    ResponderEliminar
  5. Desta vez vou começar logo a malhar em tudo e todos, estou cansado de ver o nosso clube ser constantemente prejudicado por situações alheias ao jogo em si.

    Começo por criticar o local onde foi a final-six, para quem anda menos informado é o segundo consecutivo que Itália organiza um final da competição mais importante de clubes.

    Depois não deixarem que fosse em Portugal, Barcelona disse com logo que se fosse no Pico não compareciam à competição, isto só para verem a força que esta equipa tem sobre o desenrolar das provas.

    Uma competição que dado aos moldes que tinha podiam perfeitamente ser decidido por moeda ao ar, imaginem esta pouca vergonha.

    Por fim a forma como estão dispostos os jogos, o ultimo jogo da fase de grupos contava com um adversário já arrumado e um com possibilidade de passar e saber quantos golos tinham de marcar.

    Depois como é claro contamos sempre com ajuda dos muitos portugueses que por lá andam, tenho de dar os parabéns ao Rêgo Lemela e ao primo dele o Pinto pelo excelente trabalho realizado na segunda parte do Valdagno vs Braça, foi uma autêntica vergonha.

    Não me esquecerei destes dois moços de recados.

    É triste vir embora sem perder qualquer jogo, estes nossos jogadores merecem mais respeito e mais apoio.

    Fiz questão de estar no Aeroporto porque sabia a maneira como iam chegar a Portugal.

    Deixar um obrigado ao Tribunal por estarem apoiar o nosso clube em Itália, vocês são Enormes.

    No andebol foi uma autêntico passeio, por achar que o adversário não tem categoria para ser sequer lembrado fica para a história mais um atropelamento em alta velocidade e até com juniores somos uma grande equipa.

    O nosso Andebol merece estar noutro patamar, soube bem a vitória mas quero mais... muito mais.

    Obrigado Guerreiros pelas alegrias que deram este ano e pelo Andebol praticado que é de qualidade Europeia.

    No basquetebol a tarefa era difícil, nada está perdido e temos agora que remar contra a maré e somos obrigados a ganhar os 2 jogos que se adivinham.

    Senão já entregamos o Titulo, embora eu ache que podemos perfeitamente lutar até à negra.

    Eu acredito.

    Força FC Porto.

    ResponderEliminar
  6. É lamentável assistir a um jogo do Porto à beira deste Antas. Eu que nunca abro a boca durante os jogos fico mt incomodado com o vocabulário usado:) lol

    grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  7. ANDEBOL - mais uma vitória com nova demonstração do profissionalismo da nossa equipa. Mesmo com o título no bolso, não facilitam! São assim os (nossos) campeões!

    Lucho, aposto que não te importaste nada em ter ficado com a cara toda pintada! :) Aliás, deves ter saído do Dragãozinho com a alegria própria de um menino que acabou de receber a prenda mais desejada. Acertei? :)

    BASQUETEBOL – 2 derrotas que comprometem o nosso sonho. Não se pode falhar mais, por isso torna-se decisivo vencer os jogos de 6ª e domingo. Vamos Porto, acreditem!

    HÓQUEI EM PATINS – ainda não foi desta que conquistámos a Liga Europeia, mas estou muito orgulhoso do desempenho que a equipa teve em Itália!
    Fizeram-nos sonhar até ao fim! Só fomos derrotados por uma arbitragem escandalosa no jogo entre o Valdagno e o Barcelona.
    Esta equipa não merecia que gozassem com o seu trabalho e devia ter estado presente na final! Não nos deixaram, essa é que é a verdade. O mais triste é que fomos roubados por uma dupla portuguesa…

    Só queria deixar uma nota aos meus companheiros de viagem, agradeço-lhes imenso a companhia e amizade! A viagem foi fantástica e havemos de repeti-la! Representamos muito bem o nosso clube, as pessoas cumprimentavam-nos, convivemos com adeptos adversários… Maravilhoso e inesquecível!

    É um orgulho ser deste clube! Amo o FC Porto! SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Lucho chamei 3 ou 4 vezes "incorrecto" à dupla de arbitragem.

    Lembro-me foi de uma jovem que estava ao pé de nós, que até me atirou ao chão para conseguir uma camisola da equipa de Andebol, acho que se chama Mafaldinha.

    ResponderEliminar
  9. Meus meninos, o Lucho, claro que nunca abre a boca é um santo....ele quer enganar quem?;);)

    Menino Antas, e não é que atropelava tudo e todos para tentar dentro do ringue, que o diga o Blue, que é outro santo....;);)nem é preciso ver é só ouvir que trio, parece o trio odemira...

    E por vossa causa tenho o braço com uma negra, mas eu vou-me vingar....

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  10. Hóquei
    Ainda não foi desta que lá chegamos ....mas ficamos com a ideia que também não nos deixam ganhar !ainda por cima tínhamos dois árbitros estúpidos que também fizeram tudo e mais alguma coisa para nos prejudicar....
    quanto ao apoio da câmara para a realização do fase final bom Porto nem é bom falar, esse também é pior que o Rego Lamelas e o seu amigo Pinto!!!
    Basquetebol
    E a modalidade que menos vejo ,mas acredito que com o APOIO da nossa malta podemos ganhar em casa !!! eu estou a pensar em ir ver o jogo na sexta feira ...vamos lá ver se dá !!!

    Andebol
    Mais uma grande vitoria frente a aquela associação recreativa da mouraria .
    Apoio é coisa que não falta, mas a equipa também faz por isso.
    Uma grande interactividade com os ADEPTOS que não falham a um jogo !
    Eu até estava a tentar que o meu colega do lado não disse se palavrões ...mas já não sei se foi ele ou eu que disse mais !
    No fim grande FESTA vim embora todo pintado e com o meu troféu ou seja uma camisola :)
    Abraço

    Mafaldinha : as minhas desculpas porque não sei qual dos malucos te atirou ao chão ....mas eles eram tantos !
    Já não há cavalheiros ....

    ResponderEliminar
  11. Relativamente ao hóquei, muitos parabéns á equipa pelo desempenho.
    Li hoje o Edo Bosh a agradecer aos adeptos que se deslocaram a Itália...era só pessoal aqui do blog ou haviam mais adeptos do porto?

    ResponderEliminar
  12. Mafaldinha :sé muito sincera, eu sou o mais calmo de todos não sou ???
    As vezes até passo pelas brasas de tanta calma na bancada ..

    ResponderEliminar
  13. Dragão penafiel, outra santo que nem abre a boca só uma vez, mas várias vezes...;);)

    Nem eu sei, mas o Antas sabe quem me atirou ao chão....;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. começando pelo fim, no HÓQUEI, enorme desilusão... imenso orgulho nesta nossa equipa. Fizeram tudo o que estava ao seu alcance para lá chegar, empataram e ganharam, não perderam... mas foram literalmente 'abalroados' por 2 mentecaptos fdp da arbitragem que mais cedo ou mais tarde, terão 'direito de resposta', na 1ª pessoa... em grupo!

    depois, no BASQUETEBOL, nada está ganho, nada está perdido... há agora que recuperar do score negativo de dois a zero... nada impossivel, aliás, perfeitamente ao nosso alcance. 6ª feira e domingo, eles precisam de nós... não há como renegar o nosso apoio e dedicação, non-stop. Vambora... há que transformar a nossa casa, num perfeito inferno para os infiéis.

    por último, no ANDEBOL... já não há muito para dizer, senão que estes, em serviço, não brincam... é profissionalismo aos montes... para POrtista ver e se orgulhar!!

    ResponderEliminar
  15. Não ter medo de ser feliz...

    É este o segredo amigo ;)

    ResponderEliminar
  16. Grandes momentos vividos em Itália.. Para mais tarde recordar e repetir
    Esta equipa merece tudo..

    abraço Lucho

    ResponderEliminar
  17. Anónimo:

    Eram adeptos do nosso blog e do fórum do portal dos dragões. E mais 2 ou 3 conhecidos do pavilhão.

    ResponderEliminar
  18. Lucho,

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Tinham-me dito que também tinha estado presente um elemento dos super dragoes, mas já percebi que não é verdade.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar