15 junho, 2010

A aposta nas modalidades de pavilhão vai continuar!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Terminaram as competições (equipas seniores) das 4 modalidades principais do FC Porto, e em cada uma delas, ganhamos 2 troféus na temporada 2009/10. No FUTEBOL, ganhou-se a taça de Portugal e a Supertaça; no ANDEBOL e no HÓQUEI EM PATINS, venceu-se o campeonato Nacional e a Supertaça; enquanto no BASQUETEBOL, se festejou a taça de Portugal e a taça Federação (que substituiu a extinta taça da liga). Um total de 8 troféus Nacionais (na época passada, ficamos pelos 6) em mais uma temporada recheada de festas que os nossos guerreiros azuis e brancos nos proporcionaram.

Em resumo, mais uma época positiva pese embora a ambição que em nós, Portistas ferrenhos, persiste em vencer sempre mais alguma coisa. E esse mais alguma coisa, poderia bem ser o campeonato de futebol, ou o de basquetebol, ou até a liga europeia de hóquei...

O FC Porto apostou forte nesta época nas 3 modalidades de pavilhão (aposta ganha), e com o cargo distinto atribuído agora a Manuel Arezes na área das modalidades, acredito profundamente que a aposta do clube neste sector vai continuar em alta. Em 2010/11, acredito estar aqui outra vez a escrever sobre mais páginas douradas de um clube que é muito mais que uma equipa de futebol...

Uma referência final para a equipa feminina do FC Porto em ATLETISMO que este domingo venceu o campeonato nacional de clubes ao ar livre, interrompendo um longo domínio do Sporting. Aliás, já em pista coberta, havíamos ganho esta temporada. Parabéns! No BILHAR, fomos vice-campeões Nacionais com menos 1 ponto que o Leixões.

No andebol, falta apenas jogar a taça de Portugal (entre São Bernardo, Sporting, Horta e Xico), com o FC Porto a ser o grande vencedor da época ao ganhar campeonato (com 11 pontos de avanço, e se não houvesse redução dos pontos da 1ª fase, seriam 14) e supertaça (de referir também a vitória do Sporting na Challenge Cup). O melhor marcador do campeonato, foi Pedro Cruz do Águas Santas com 200 golos, tendo o Portista Ricardo Moreira, ficado no 3º lugar com 179 golos (foi no entanto o melhor das equipas que disputaram o título). Relativamente aos Portistas, de referir ainda os 122 golos de Tiago Rocha e os 118 de Dario Andrade.

FC Porto diz adeus ao título no jogo 5, após época ainda assim positiva...
(Final do play-off com o FC Porto a sagrar-se vice-campeão Nacional 2009/10 com 1-4 no total de jogos)

  • SL Benfica 85-74 FC Porto

No basquetebol, o FC Porto ganhou a taça de Portugal e a taça Federação (taça Hugo Santos), enquanto o Benfica venceu o campeonato e a supertaça, tendo o Vitória de Guimarães ganho a prova de abertura (torneio António Pratas).

No último jogo da época, os dragões disseram adeus ao título ao perderem no jogo 5 da final do Play-off (4-1) por 85-74 em pleno pavilhão da Luz. Uma vez mais, a equipa pareceu acusar o ambiente e a meio do 4º período, quando estava a 6 pontos, acabou por perder o rumo e cedeu ao poderio dos encarnados. Terrell com 22 pontos, Stempin com 19 e Marçal com 10, foram os mais eficazes da nossa equipa neste último jogo oficial.

Para mim, o jogo 3 ditou o destino desta final. Foi pena, mas agora há que olhar para o futuro (novos directores) e aproveitar o que de bom teve esta temporada (2 troféus, um bom plantel e um fantástico treinador). O melhor marcador do campeonato, foi Nealy do Guimarães com 527 pontos, logo seguido do Portista Stempin com 478 pontos. Entre os Portistas, destaque ainda para Terrell com 384 e Hunt com 366.

No hóquei em patins, falta apenas disputar a taça de Portugal (entre Braga, Benfica, Cascais e Física), sendo que o campeonato (com 14 pontos de avanço) e a supertaça ficaram para o monopolizador do costume, o FC Porto. O melhor marcador do campeonato, foi o Portista Pedro Gil com 53 golos, mais 10 que Luís Viana da Juventude de Viana. Nos Portistas, referência ainda para os 26 golos de Emanuel Garcia e Reinaldo Ventura.

Julian Terrell

Foi o mais inconformado entre os Dragões neste jogo 5. Marcou 22 pontos e conseguiu 8 ressaltos. Esteve em excelente plano, tal como Stempin, e foi pena que Jeremy Hunt estivesse uma vez mais apagado neste jogo decisivo… ele que tão bem jogou noutros desafios importantes. Fica para 2011 o quebrar do jejum (campeonato nacional), que já vai em 6 anos desde 2004.

Um abraço do Lucho e um especial obrigado ao meu amigo Sevilha03 pela excelente crónica da última semana sobre as modalidades já que por essa altura não me encontrava por terras Lusas.

22 comentários:

  1. ficamos a espera do futsal...

    ResponderEliminar
  2. Consolidar as modalidades existentes em termos de apoio e só depois partir para novas modalidades com a preferência a ter que cair em modalidades com tradição no clube como o Voleibol.

    ResponderEliminar
  3. Espero ardentemente que se mantenha a aposta no ecletismo do FCP, respeitando a sua história e dimensão.

    Não julgo ser prioritário o lançamento de novas modalidades, até porque onde for para entrar, tem que ser para ganhar. O "azul e branco" seja em que modalidade for, tem que ser sinónimo de conquista, ou pelo menos, luta pela mesma.
    Assim sendo, investir em novas modalidades "á custa" do desinvestimento nas outras...não, obrigado!
    Temos condições isso sim para reforçar o que está dentro de casa, não se assistindo a casos como o de Reinaldo Ventura, que só não abandonou o clube fruto do seu indefectível portismo.

    No andebol, temos o desafio das competições europeias, pelo que convinha reforçar a equipa até com vista ao futuro. Não me agradou que tivessemos "perdido" Fábio Magalhães na época passada para o Sporting, e este ano o Rui Silva do Xico novamente para o Sporting. Jovens portugueses que nos garantiriam o futuro. A rever porque somos fortes, mas a europa espera por nós.

    No hóquei, impensável voltar a acontecer a instabilidade vivida, com jogadores sem contrato, assédio de rivais e jogadores de qualidade como Jorge Silva a encontrarem melhores condições financeiras no Candelária. Hoje foi ele, amanha é outro. Se queremos vencer a liga europeia, e TEMOS que o fazer no próximo ano, impõe-se mais tranquilidade. Espero que a direcção do FCP saiba em devido tempo posicionar-se e recolher os apoios necessários para garantir a realização da fase final da competição no Dragão Caixa.

    No basket, alterações directivas de fundo em curso, pelo que a expectativa é a nota dominante. Júlio Matos ao leme, ele que foi um excelente atleta e um péssimo treinador. Esperemos não perder jogadores importantes (Stempin no slb???)mantendo o núcleo duro e reforçando posições interiores. Espero que se inspirem nos finais da década de 90, onde ao manterem um núcleo duro durante várias épocas, dominamos a modalidade internamente.

    Para finalizar, apenas uma IMPORTANTE NOTA para todos nós: o investimento ou falta dele, terá certamente uma relação directa com a importancia que as modalidades tiverem dentro do clube, receitas que as mesmas criem e ADEPTOS que as apoiem. Este ano tivemos por diversas vezes o Dragão Caixa "ás moscas", mesmo em jogos importantes. Essa responsabilidade é de todos nós. Não pensemos que por estarmos lá, já cumprimos a nossa missão. Não! Se queremos mais e melhor, vamos levar pessoas connosco. Vamos criar o hábito a mais pessoas de estarem presentes. Vamos puxar os nossos amigos, conhecidos ou simples adeptos para o pavilhão. Só assim seremos mais fortes no futuro.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabens ás nossas modalidades. Propocionaram nos momentos fantásticos este ano. Mas falta o futsal ;)

    ResponderEliminar
  5. Grande Lucho estou a ver que as Férias fizeram bem e voltas em força.

    Está tudo dito no Post, continuar apostar nas modalidades comprando pouco mas bem e fazendo regressar apenas aqueles que são mesmo apostas certas.

    Neste momento e para muita pena minha não há espaço para outra modalidade, basta ver que já é difícil conciliar horárias entre as diferentes modalidades como cada vez temos menos adeptos a ver os jogos, apenas aprecem quando há um jogo grande.

    O 2º Anónimo tem um post importante e de leitura obrigatória e faz um pedido simples que voltemos a ter também adeptos com Portismo e Ecletismo e que gostem de viver todo o universo FC Porto.

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo que foi um ano muito positivo nas modalidades de pavilhão. No Hóquei e no Andebol, tudo está mais ou menos planeado e vamos continuar a ter equipas fortes e seremos favoritos a voltar a ser campeões. Já no Basquetebol e com o fim do ciclo, Fernando Gomes/F.Assunção, não se sabe o que se vai passar. Espero que o Júlio Matos, como vice-presidente e novo homem forte da modalidade, que é um grande portista, foi um belo jogador e um fraco treinador, tenha todo o apoio e todas as condições para ter sucesso. Seria um absurdo e incompreensível, que daqui a algum tempo chegassemos à conclusão que sem a dupla Gomes/Assunção, o Basquetebol do F.C.Porto não existe.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Eu espero "ardentemente" que o 2º anónimo deixe mais pérolas destas como esta última. Um excelente comentário de alguém "muito bem informado" sobre o UNIVERSO FCP.

    Contributos destes enobrecem este espaço. Saudações azuis, um abraço.

    Nós aqui temos feito de tudo para q as assistências no dragão caixa aumentem. Vamos continuar a nossa luta.

    ResponderEliminar
  8. E quanto a futsal, não muito obrigado. Uma variante do futebol q nem sequer é modalidade.

    APOSTEM é nas q existem e se houver espaço venha o voleibol.

    ResponderEliminar
  9. Assunção deixa direção da secção portista
    PARA O SEU LUGAR JÁ FOI NOMEADO RODRIGO MOREIRA



    Fernando Assunção já não é o diretor-geral do FC Porto. Um dos mais antigos dirigentes de clube do basquetebol português despediu-se dos jogadores, na passada quarta-feira, logo após a final do playoff, no Pavilhão Império Bonança, jogo onde o Benfica conquistou o título nacional da LPB.

    Para o seu lugar foi nomeado o economista de 29 anos, Rodrigo Moreira, um antigo atleta do clube na área da formação e que já tomou posse na última 3.ª feira.

    Recorde-se que o basquetebol portista está, uma vez mais, representado ao mais alto nível na direção do clube liderada por Pinto da Costa. Depois de antigo jogador e dirigente, Fernando Gomes - atual presidente da Liga de Clubes - é agora a vez de o ex-treinador da equipa principal, Júlio Matos, integrar os corpos sociais do FC Porto, recentemente eleitos para o próximo triénio.

    Entretanto, segundo o nosso jornal apurou, o orçamento para a próxima temporada deverá ser reduzido, o que vai inviabilizar algumas das transferências programadas, como a do extremo/poste, Rodrigo Mascarenhas. Certo parece estar o ingresso do campeão nacional João Santos (Benfica).

    noticia "rascord"

    ResponderEliminar
  10. Para mim o futsal não faz sentido nenhum criar....!
    á que ser forte naquilo que já temos, e os adeptos que comparecam em melhor numero, pois para que ter equipa de futsal? para quando se jogar contra os mouros as bancadas estarem á pinha e depois andar-se o resto da época com "meia duzia" de adeptos na bancada...NAO OBRIGADO.

    Apoiem as que já temos que na minha opniao já chega muito bem.

    Parabens aos jogadores do hoquei em patins que são o verdadeiro espelho do que são jogadores á PORTO, merecem mais respeito, como por exemplo poderem dar aos adeptos a sua camisola no final dos jogos, que é uma coisa estupida não poderem fazer.

    ResponderEliminar
  11. Não me é permitido fazer considerações sobre as outras opiniões aqui expressas. Mas elas tem de assentar em bases sólidas. Estar a dizer que tem de se "apostar", significa haver dinheiro!Onde o há?
    Temos sim, é que render homenagem a tão poucos, que obtem resultados tão prestigiantes como os aqui sublimados.
    E quanto ao futsal, sempre se espera alguma perspicácia para entender o porquê do clube não o disputar.
    Ou os lamentos são encarnados?

    ResponderEliminar
  12. Bom ano nas modalidades, apesar da minha favorita, o Basket, não ter conseguido o campeonato, mas pronto, o Hóquei portou-se como sempre, excelente, pena não termos ido à final europeia, e o andebol muito bem também.

    Quanto ao futsal, desde que não seja à custa de sacrificar as modalidades já existentes, gostava de ver o FC Porto a disputar, é sem dúvida um jogo espectacular! Mas pelo que sei, aquilo é minado pelos clubes de lx, talvez por isso ainda não se tenha apostado.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  13. Victor se não há dinheiro para manter aquilo que temos eu pergunto neste momento quem terá?

    O pouco que temos felizmente dá para continuarmos apostar nas modalidades do clube, continuando a usar o critério que se vem usando ao longo dos anos, sem entrar em loucuras comprar barato e gente que venha com vontade de ganhar e soar a camisola, poteciando ainda a formação.

    As opiniões aqui expressas são de pessoas que sabem muito bem como funciona o clube e acompanham quase a totalidade dos jogos das modalidades, se esses não sabem o que se passa acho que nem o clube sabe.

    O FC Porto neste momento acarreta o Basquetebol, Hóquei, Andebol, Bilhar, Atletismo e Natação, bem como a formação destas modalidades, estarmos abrir outra modalidade com o orçamento disponível é com o intuito de fechar alguma, eu isso não quero, já para não falar que necessitaríamos de outro pavilhão para que as provas não coincidissem umas com as outras, porque infelizmente ao FC Porto não dão nada e a Câmara não quer saber do clube para nada.

    Um dia que o Orçamento for maior queria que o FC Porto tivesse Volei onde fomos em tempos uma grande equipa.

    ResponderEliminar
  14. a primeira palavra, vai para um forte saudar neste regresso às lides blogueiras do nosso Lucho.

    depois, um estrondoso clap clap clap clap para um dos comentários ali acima, assinado por um dos anónimos... nota 7 estrelas!

    então individualmente,

    no ANDEBOL, um sério caso de rigor e profissionalismo a todos os níveis... um exemplo a seguir!

    no HÓQUEI, já faltam os adjectivos pa descrever os constantes sonhos tornados realidades k estes heróis nos proporcionam a um ritmo avassalador... eles não fazem história, fazem sim já parte da história!

    no BASQUETEBOL, significativas melhorias, mas ainda mto distante da realidade dos outros 2 irmãos do Caixinha, mesmo até depois de uma época passada deprimente... pró ano é ke vai for?

    por fim, consolidar as actuais, quiçá até recuperar velhas modalidades de outrora sucesso... e maybe um dia destes, talvez, essa tal modalidade emergente, o futsal.

    ResponderEliminar
  15. Apenas uma nota em relação ao orçamento... eles são independentes de modalidade para modalidade... e cada uma "gasta" individualmente o somatório do que granjeou no início da época (patrocínios, etc…) com as respectivas receitas previsíveis ao longo dessa mesma época...

    Penso que apenas (agora) relativamente à situação dos lugares anuais do Dragão Caixa haja uma divisão equitativa dessa receita pelas modalidades (de pavilhão).

    Creio que o surgimento de uma nova modalidade não implica decréscimo no orçamento de outra...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Meu grande Amigo Lucho, não tens nada que agradecer, eu é que agradeço a confiança depositada em mim e a tua constante defesa das modalidades do nosso clube! :)

    Já aqui foi discutida a possibilidade de se apostar noutra modalidade de pavilhão. Na minha opinião, não é o momento certo para fazê-lo. Temos de consolidar as modalidades que temos e que tantas alegrias nos têm proporcionado nos últimos anos, e só depois pensar numa nova modalidade, que por tradição deveria ser o voleibol.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  17. Bela crónica amigo Lucho ;)

    Sobre a questão das novas modalidades...eu sou suspeito, uma vez que gosto bastante de futsal e voleibol, mas realisticamente falando, acima de tudo é essencial consolidar o andebol, basquetebol e hóquei (sendo que no hóquei o que falta é mesmo voltar a conquistar uma prova europeia) e só depois pensar em algo mais e claro...para haver novas modalidades é necessário patrocinadores que garantem a funcionalidade da equipa por X ano e um clube como o FC Porto não pode fazer por fazer...a ser feito é algo com "pés e cabeça" e claramente para atacar o título. Não pode ser de outra maneira!!!

    Por acaso para a nova época teria sido óptimo em termos de mercado para recrutar jogadores de grande qualidade (até porque para entrar directamente na A1 seria necessário ter alguns jogadores internacionais), mas esses jogadores do Espinho já estão a dividir-se entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, sendo que dos titulares apenas o Maia vai ficar e possivelmente o Hugo Ribeiro.

    Mais uma vez...parabéns amigo lucho e welcome ;)

    Parabéns igualmente ao sevilha pela brilhante crónica na semana anterior!


    Abraço a todos vós!


    otilious

    ResponderEliminar
  18. Oh Amigo Lucho, Sr.Modalidades...doi-me muito achares que o Futsal nao é modalidade...Concordo que não aches viavel a sua concretizaçao como modalidade do FCP, ate sou de acordo que neste momento nao faz sentido para o FCP, agora desprestigiar a modalidade com maior expansao e desenvolvimento ao nivel do desporto nao so ao nivel de Portugal mas ate no Mundo é no minimo ironico...sobre Futsal podia dizer-vos muito...mas nao o farei...Nao sou apologista do Futsal no Fcp por ora ate porque as condiçoes logisticas a sua criaçao sao de todo inviaveis face ao panorama da modalidade neste actual momento!!!Mas como dizia a outra nao neguem a partida uma modalidade que desconhecem...

    ResponderEliminar
  19. Oh Bruno não ligues, às vezes provoco para ver se o pessoal ganha coragem e dá as suas opiniões:)

    Agora a verdade é q não gosto de futsal. :)

    ResponderEliminar
  20. Excelente crónica ;)

    Em relação a modalidades, vejo que esta na altura de começar a pensar um pouco mais alem fronteiras.

    No hóquei patins este ano não nos foi possível ter chegado mais longe devido ao facto que todos sabem e viram!
    Em andebol, julgo que estamos bem servidos com um fantástico plantel 90% português, depois da consumada saída do guarda redes Dragan Jerkovic (um muito obrigado a este excelente profissional) e um excelente treinador!
    Em basquetebol, temos um fantástico treinador e um plantel que já se constata duas saídas(noticia do jornal O Jogo, saídas de Paulo Cunha e Rui Mota), julgo que para a primeira época no clube fez um bom trabalho,ter chegado a final e ter conseguido levar até ao 5º jogo foi bom, pois já tinha conquistado dois troféus este ano!

    Em relação a novas modalidades, gostava muito de puder ver o nosso F.C. Porto a ter um equipa de futsal, julgo que era um factor para pudermos ver o futsal crescer mais em Portugal, pois muitos jovens iriam querer jogar no nosso clube e haveria jogadores dos clubes de lisboa a querer jogar no nosso clube, isso garanto-vos (e dava bem para fazer um excelente 5 inicial).

    Em relação ao voleibol, sou suspeito, pois gosto de ver a emoção que os jogadores transmitem para a bancada(ainda se viu no jogo da final do Espinho,que até mudou de pavilhão para conseguir um ambiente fantástico e assim ser campeão nacional), mas não sei qual seria a reacção dos nossos adeptos a ver o voleibol, muitos gostariam de voltar a ver, como se via a 25 anos atrás(http://www.youtube.com/watch?v=7Ort7UpgSq4&feature=related).

    Para o ano temos de voltar a ser fortes em todas as frentes, no F.C.Porto quando se entra numa competição é para ganhar, e acredito que todos vão fazer para nos dar muitas alegrias.

    Saudações desPortistas

    "YOU´LL NEVER WALK ALONE"

    PS - Peço desculpa pelo tamanho do post :)

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais, gostaria de agradecer as palavras elogiosas que me foram dirigidas pelo meu comentário. Ainda por cima foi o primeiro perante todos vós, "monstros" das lides blogueiras.

    Relativamente a este tema, e visto que tanto se fala em voleibol e futsal, é indesmentível que em momentos distintos, a direcção do clube já ponderou a sua criação.

    Aquando da alteração dos corpos sociais em Maio e respectiva entrada em funções de Manuel Arezes, o voleibol esteve em cima da mesa. No entanto, o pesado orçamento que um dos nossos rivais apresenta (um milhão de euros...há mesmo petróleo na capital), "esfriou" as intenções, dado que a meu ver de forma correcta, foi entendido que o investimento seria demasiado elevado, e ter uma modalidade apenas por ter, não se justificaria.

    Também em relação ao futsal, há cerca de 3\4 anos, foi ponderada a aquisição do Módicos de V. N. Gaia, mas por razões que desconheço, o negócio não se concretizou.

    Gostaria no entanto de reiterar que não julgo ser prioridade o lançamento de uma nova modalidade. Como justificariamos a ENEACAMPÕES que não é possível melhorar salários apesar das muitas propostas, mas é possível pagar balúrdios a jogadores de futsal.....sim, porque para ter uma equipa competitiva nesta modalidade, são necessários salários bem superiores aos do hóquei em patins.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  22. Sir_Dias:

    Parabéns pelo seu contributo, vê-se que tb tem um gosto especial pelas modalidades, apareça sempre aqui no blog e no dragãozinho:)

    abraço

    ResponderEliminar