28 maio, 2010

Vida nova… Novas caras!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O título, deste post, bem que podia assentar numa próxima novela de um dos nossos canais generalistas, que de abrangentes têm pouco preferindo antes dar ênfase, sempre, ao que é (e lhes dá) capital!

E por falar em novela, segundo o dicionário português, tal palavra diz-se ser “uma história, um drama, com comédia, com situações reais, ou não, vividas por actores e que distraem a atenção dos telespectadores, um modo delicioso de conhecer cidades, países, crenças, costumes e outros sem sair de casa. A novela pode levantar polémica quando cria uma situação de realidade principalmente sobre o preconceito em geral tratado por muitos como um tabu”.

Ora nem mais, o futebol é cada vez mais isto mesmo e assenta aqui que nem uma luva; é normalmente nesta altura do ano, que muitas se iniciam e que outras caminham para os seus grandes finais, uns mais que esperados, outros tudo menos aquilo que se esperava!

Por estes dias, de entre as várias que temos à nossa disposição, podemos fazer um zapping e deixarmo-nos ficar pelos dias de calor que fazem suar em bica e fazem os jogadores da nossa selecção deixar “tudo” em campo, em jogos de nos preparar para o que vai ser o Mundial, ou então brindarem-nos, em plena crise, com os seus “Incríveis” imóveis e “acessíveis” automóveis de fim-de-semana.

Se tal novela não nos aprouver, podemos sempre dar um salto a terra de nuetros ermanos e acompanhar, a recente de, “L'especial Un” em terras madrilenas e saber como vai ser o seu novo amor e que ódio, agora, destila a um antigo amor já esquecido.

Mas se a escolha recai no que é nacional, a fartura e a qualidade aqui é sempre muita, estando desde logo à cabeça se do plantel da equipa encornada já saíram as tias marias e os toca (só)violas pelo valor que, certamente, cobrirá o défice do país ou se o poço de petróleo ainda não secou.

Para os lados do Porto, a novela é outra, sendo o mistério, absurdo, a linha orientadora da mesma. Com ano e meio de atraso quase, ficou-se a saber que a saída de Jesualdo era iminente e um dado corrente, mas como bons portugueses que somos gostamos de enredo, como tal a prioridade, segundo seguindo o argumento, foi ir de férias para o estrangeiro com companhia embelezada e dar almoços na Assembleia, deixando o espectador de nervos em franja e a equipa de líder desCalçada.

De novela em novela, cada um consome a quer, o calceteiro só apetecer dizer que das “cenas dos próximos capítulos” já andamos todos fartos.

Ps: Seria bom, que este novo Porto, define-se e desse a conhecer, sem mistérios exagerados pautados por silêncios ensurdecedores, os objectivos concretos da próxima época, com quem deve, precisa e quer ficar e ir para o mercado à procura de quem nos ponha de novo no 1º lugar.

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

12 comentários:

  1. Excelente texto, excelente "argumento" para uma novela das novelas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. João, aprovo totalmente as tuas palavras, vamos ter de esperar ansiosos, pelo final da novela!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Podem colocar o link do meu blog aqui?

    Já agora, visitem e participem!

    http://fromporto.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. João, então não sabes quais são os objectivos para a nova época? Ganhar, ganhar, ganhar! É para isso que se está a trabalhar, com calma, serenidade, sem foguetório, mas acredito, com competência. E eu sou muito exigente...

    Um abraço e até amanhã

    ResponderEliminar
  5. João,

    O texto está interessante apenas com uma ressalva, "os objectivos concretos da próxima época..." , ficar "de novo em 1º lugar"

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  6. Não nos podemos esquecer que a rescisão com Jesualdo apenas ocorreu esta semana...A proxima semana é um prazo razoável para o anuncio do novo treinador...mais tarde do que isso, já começar a ser tempo demais...
    A ver vamos...

    ResponderEliminar
  7. O nosso calceteiro no seu melhor, com as pedrinhas colocadas “em sus sítios”, a formar o desenho da próxima calcada, mas ainda com dúvidas do desenho pretendido pelo Arquitecto, mas que suponho será mais uma obra de arte, muito embora essas preciosidades necessitem de um tempo mais dilatado para fermentar.
    Aguardemos os próximos capítulos, mas com a certeza de um final feliz.
    A acreditar nos números propalados pelos do costume, as “Papoilas” vão pagar a divida externa do Pais e ainda vão sobrar uns trocos para investir no TGV. Em contra ponto, segundo as mesmas fontes, nós venderemos (se é que alguém vai querer” os Brunos e os Meireles, por “tuta e meia”, não nos sobrando portanto mais nenhuma solução que não seja ir dormir para debaixo de uma ponte qualquer, visto termos rejeitado a proposta de ir fazer o mesmo para dentro de um túnel.

    ResponderEliminar
  8. Bolas! acabo de ler que o Mourinho declarou numa entrevista que o tal do Maria não tem pedalada para ser galáctico e que um “puto” da mesma fornada que tem nome de planta aromática “idem”. Fico um bocado confuso, mas pensando bem o tipo não percebe “népia” de futebol quando comparado as brilhantes sumidades opinativas do nosso universo mediático.

    ResponderEliminar
  9. Camarada fimoze, tens uma retórica interessante, mas olha, por acaso não foste tu quem levou o "bidão de ouro" ao aeroporto? Sempre rendeu os 30 milhões de notas? De resto, deixa lá estar a asa esquerda uns bons anos que a malta não se importa. Ou importa??

    ResponderEliminar
  10. http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/faltou-o-orelhas.html

    Faltou o orelhas.
    Tribunal condenou 13 dos arguidos do processo No Name Boys


    "Treze dos 38 arguidos do processo dos No Name Boys foram hoje condenados a penas de prisão efectiva, a maior das quais de 12 anos. Dezasseis outros foram sentenciados pelo colectivo de juízes da 5.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa com penas suspensas. O tribunal absolveu apenas oito dos acusados.
    Nenhum dos arguidos do processo do núcleo duro dos No Name Boys, claque não legalizada do Benfica, foi condenado pelo crime de associação criminosa.

    De entre os condenados a penas efectivas estão António Claro (12 anos), Hugo Caturna (oito anos e seis meses) e José Pedro Pité Ferreira (sete anos).

    Os 37 arguidos do julgamento, que começou a 2 de Março e tem 16 processos conexos, estavam indiciados da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de droga, posse de armas brancas e de guerra e outros ilícitos.

    Este processo foi investigado pela 3.ª Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) a partir de 2008.

    No final desse ano, mais de 30 pessoas foram detidas no âmbito da “Operação Fair Play”, na qual a PSP apreendeu armas brancas e de guerra, material pirotécnico e produtos estupefacientes a elementos da claque, que se autodenominavam “Braço Armado do Benfica”.

    O relatório da PSP foi concluído a 14 de abril de 2009, com um total de 53 indiciados, número reduzido para 38 no despacho de acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. "

    "Um forte dispositivo policial acompanhou a leitura da sentença do auto-intitulado e ilegal «braço-armado do Benfica». No exterior do Campus de Justiça do Parque das Nações, em Lisboa, familiares e amigos dos arguidos ameaçaram jornalistas e forças de segurança. Vários apoiantes foram identificados e detidos pela PSP, num ambiente de alta tensão. À saída, os arguidos saíram escoltados, à vez, e de cara tapada, proferindo insultos."

    ResponderEliminar
  11. Camarada de um anónimo é que nunca seria, pois como é evidente basta ter um pouco de bom senso. Quanto ao seu arrazoado a brindar o meu comentário, confesso que não entendi nada, mas deve ser de um brilhantismo tal, que certamente ultrapassa o entendimento de um comum mortal como eu, pois suspeito que o anónimo é um dos seguidores do jesus (sem maiúscula) esse grande e incomensurável mastigador de pastilha elástica, e como tal possuidor da “verdade desportiva”.
    Essa da asa esquerda é de uma subtileza impressionante.

    ResponderEliminar
  12. A «novela» concerteza estará para terminar... aliás, não faria sentido algum mantê-la por muito mais tempo, quando o prazo para tomada de decisões que nos levem à glória na próxima época... está a chegar ao dead-line... portanto, é tudo uma questão de horas, dias... 2ª ou 3ª feira, quem sabe?

    Espero e desejo que a ser ptg, a recolha caia em AVB... nem quero ouvir falar em Paulos Bentos ou em Carlos Queiróz, dassseee.

    ResponderEliminar