25 maio, 2010

A caminho do triplete?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ganhar os campeonatos das 3 principais modalidades de pavilhão na 1ª época do Dragão Caixa a tempo inteiro, parece-me um bonito objectivo possível de obter, faltando apenas que o basquetebol cumpra a sua parte.

O campeonato de HÓQUEI já está ganho (tal como a supertaça, podendo-se ainda juntar a Liga Europeia que se joga este fim de semana); no ANDEBOL, o campeonato também já está conquistado (tal como a supertaça), enquanto no BASQUETEBOL, os Dragões acabam de eliminar a Ovarense nas meias-finais e vão agora defrontar o Benfica na final do campeonato que, em caso de vitória Portista, consumaria o tal "Triplete" (no basquetebol já ganhamos a taça de Portugal e a taça da Liga). A nação azul e branca deposita agora todas as atenções nos pupilos de Moncho Lopez.

Está a ser uma época memorável para as nossas modalidades!!!

FC Porto volta a golear perante um Madeira sem pedal para tanto ritmo!
( 1º FC PORTO-51 pts e 8 jgs; 2º Madeira-42 pts e 8 jgs; 3º ABC Braga-41 pts e 8 jgs...)


  • FC Porto, 33 - Madeira SAD, 20
A tarde era de festa (lá estive como sempre) e o andebol Portista esteve imparável uma vez mais. Um festival de defesa intensa e um contra ataque velocíssimo, dois condimentos de um andebol moderno e "de outra galáxia" para a realidade Lusa tal como admitiu Paulo Fidalgo, técnico Madeirense. Ao intervalo o FC Porto já vencia por 20-8 podendo gerir o ritmo e o cansaço dos principais elementos na 2ª metade.

Obradovic (sempre muito vitoriado pelos adeptos) deixou jogar toda a gente numa partida em que Spínola foi o melhor marcador com 8 golos, logo seguido de Tiago Rocha com 6, Ricardo Moreira com 5 e Nuno Grilo com 4. O FC Porto já (bi)campeão na jornada passada entrou em ringue com os adeptos do Tribunal a erguerem uma faixa (uma vénia aos amigos Sevilha e Pedro Porto) onde se lia "Obrigado Guerreiros!". No próximo domingo o FC Porto joga a penúltima ronda (última em casa) recebendo no Dragãozinho o Benfica pelas 17h30 (rtp2) em jogo onde estarei presente.

FC Porto já está na final do play-off e quer muito ser campeão...
(Meias finais do play-off com o FC Porto a passar à final depois de eliminar a Ovarense por 3-0)

  • FC Porto, 86 - Ovarense, 72
O treinador da Ovarense (Mário Leite) teve um comportamento indigno de um desportista ao longo de toda esta meia final do play-off. Em Ovar, no seu quintal, fez tudo o que nunca pensei ver num jogo de basquetebol e no Dragão Caixa voltou a ter um comportamento reprovável insultando os árbitros e os adeptos presentes. Devo desde já esclarecer que estive em Ovar no 1º jogo e neste último (3º) do Dragão. O FC Porto com um 3º período de muito bom nível conseguiu 19 pontos de vantagem que foi desperdiçando mas soube segurar-se nos momentos finais com o público presente a dar uma boa ajuda tal como referiu Moncho Lopez ("ambiente arrepiante" disse Moncho Lopez que saudou o tribunal de forma bem evidente nesse período). Nessa fase a Ovarense chegou aos 75-70 mas Marçal apareceu em grande segurando a vantagem e alargando-a até aos 86-72. Neste 3º jogo Stempin foi MVP com 16 pontos e 12 ressaltos, Marçal marcou 19 pontos, Terrell 13 e Hunt 12. Na final (à melhor de 4 vitórias) o FC Porto defronta o Benfica com os dois primeiros jogos na Luz, sexta e domingo pelas 21h e 17h respectivamente.

FC Porto volta às vitórias 5 dias antes de jogar a Euro-Liga em Itália...
(1º FC PORTO-64 pts e 24 jgs; 2º Viana-50 pts e 24 jgs; 3º Candelária-45 pts e 24 jgs... )

  • FC Porto, 8 - Ac. Espinho, 6
O FC Porto voltou às vitórias após duas derrotas em período de descompressão depois do eneacampeonato estar garantido. No dragão Caixa os azuis e brancos venceram a AC.Espinho por 8-6 mas tiveram de lutar imenso por tal resultado. Ao intervalo perdiamos por 1-2 e na 2ª parte estivemos a perder por 2-3. O FC Porto com Pedro Gil em grande (4 golos) mas muito bem acompanhado por Reinaldo Ventura (2), Pedro Moreira (1) e Filipe Santos (1) chegou aos 5-3, aos 7-4 mas ainda sofreu um pouco depois dos 7-6. Uma vitória justa do (enea)campeão 5 dias antes de começar a participação em Valdagno na FINAL SIX da Euroliga (o Tribunal ergueu uma faixa onde se lia "Nós acreditamos"). O FC Porto joga com o Barcelona na 5ª às 19h (rtp2) e na 6ª com o Valdagno, também às 19h Portuguesas (rtp2). A final é domingo pelas 16h Portuguesas. Votos de inteiro sucesso para os pupilos de Franklim Pais. Nós acreditamos!!!

GREGORY STEMPIN

Uma grande exibição de Stempin que foi (tal como nos dois jogos em Ovar) dessa forma o MVP da partida de sexta feira no Dragão Caixa. Stempin marcou 16 pontos e conseguiu 12 ressaltos para delícia dos quase 1600 espectadores presentes no pavilhão azul e branco. O Norte Americano dos Dragões foi uma das peças chave dos Dragões para azar da sua anterior equipa que assim saiu para férias logo aos 3-0 na eliminatória.

Saudações Portistas, Lucho.

11 comentários:

  1. Não estive no Basquetebol, mas vi na televisão e gostei. A equipa está melhor, joga melhor, mas ainda lhe falta qualquer coisa...
    Espero que ganhem um jogo na Luz, para depois, no Dragãozinho, nós fazermos a diferença.

    Hóquei, continuou em descompressão, mas acordou a tempo e deu a volta.
    Sexta-feira começa a luta pelo grande sonho da época. Não vai ser nada fácil, Barcelona e Valdagno sõa muito fortes e os italianos jogam em casa, mas vamos acreditar que Mariano, Sevilha, PP e o resto da malta, vão dar uma grande força e vamos conseguir.

    Andebol, bem, esta equipa joga como respira e massacra mesmo quando podia, merecidamente, estar a descomprimir. Defesa, guarda-redes incluído, forte, rápidos contra-ataques, velocidade, soluções para todas as variantes defensivas que se apresentam pela frente...Bravo Obradovic!



    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Votos de boa viagem aos guerreiros do tribunal q vão a Itália acompanhar os nossos eneacampeões.

    Sejam felizes, amigos.

    ResponderEliminar
  3. Uma medalha para Eduardo Filipe
    CARLOS FLÓRIDO (ojogo)

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são os nossos grandes embaixadores, Nelson Évora e Vanessa Fernandes os exemplos mais actuais de grandes e abnegados atletas, mas pelo meio o País vai esquecendo alguns dos que mais e melhor a ele se dedicam. Eduardo Filipe, um jovem médico já com algum sucesso, pois o andebol não lhe valeu rendimentos para muitos anos, dedicou cerca de 800 dias da sua vida ao serviço das Selecções Nacionais, atingindo o número quase inigualável de 261 jogos com a camisola portuguesa vestida. Terminou a carreira no início desta época de forma demasiado discreta para quem tanto se destacou na sua modalidade, fazendo mais de mil golos pela equipa de todos nós, sendo campeão europeu de sub-17, somando títulos nacionais e atingindo até finais europeias. Os anos de dedicação, sobretudo a uma Selecção Nacional que, a nível monetário, nada lhe deu - no andebol as diárias são irrisórias -, irão ficar para sempre esquecidos? Ou haverá por aí alguma medalha disponível que, por sinal, ainda vão bem a tempo de lhe entregar?...

    ResponderEliminar
  4. O 1º jogo da final de basket passa na sptv2 pelas 21h de sexta feira.

    O 2º jogo pelas 17h de domingo para já só se der na benfas tv.

    ResponderEliminar
  5. Mais um fim-de-semana cheio de jogos, algo que me põe todo orgulhoso, ter o tempo todo ocupado a ver o FC Porto.

    Começar pela sexta-feira, a nossa equipa de basquetebol lá carimbou o 3-0 e mandou o Mário Leite de férias mais cedo, depois de tantas queixas sobre a arbitragem não era de estranhar o que se viu no Dragãozinho onde o Treinador da Ovarense só faltou bater na tripla de arbitragem, não percebi muito bem as queixas nos 3 jogos, porque se havia alguém que tinha razões de queixa era o FC Porto e esses só se preocuparam em jogar basquetebol.

    Mas como todos os jogos frente à Ovarense são verdadeiros clássicos passamos por momentos bem difíceis, e nos 3 jogos o marcador é o espelho do valor das 2 equipas, com jogadas bonitas de ambas as partes e com triplos de levantar o pavilhão.

    MVP claramente Stempin foi um super jogador, nos 3 jogos.

    Passar à minha modalidade que é o hóquei patins, mais um fantástico jogo de hóquei com todos os ingredientes para quem gosta da modalidade assistir.
    Um jogo cheio de golos, com jogadas bonitas, com duas equipas a querer ganhar e resultado sempre equilibrado até ao fim.

    Só para verem como está o nosso hóquei de um lado tinhamos, Pedro Gil, Ventura, Moreira, Filipe e o Edo e do outro lado estavam André Girão(um dos melhores GR que vi passar em Portugal e sozinho levou-nos a uma conquista no mundial de sub-19, não estou a brincar), Vitor Hugo(ex-FC Porto e ex-DVSLB), Eduardo Brás (ex-Candelária),João Pinto(ex-FC Porto) Frederico, Viti (ex- Hóquei de Barcelos) e Miguel Sousa; com isto quero dizer que a Académica tem uma excelente equipa e já no primeiro jogo nos fez a vida negra, para mim fico contente que haja muitos jogos assim cheios de emoção.

    Agora no Andebol um jogo em clima de festa onde derrotamos o Fafe da Madeira, bem estou a brincar jogamos tão depressa com tanta garra que ao intervalos estava 20-8 somos de outra galáxia e a esta equipa falta a Europa para provar isso mesmo.

    Queremos estar entre os grandes da Europa, esta equipa com a força de vontade, humildade, garra e companheirismo está mais que preparada para o desafio.

    Aos Guerreiros um muito obrigado por uma época cheia de alegrias.

    ResponderEliminar
  6. No basquetebol, terá que se vencer uma das 2 partidas iniciais. Caso isso não aconteça, com a potencial partida decisiva no galinheiro, já se sabe: ambiente hostil, coacção tremenda sobre a arbitragem e o título transformado numa miragem.

    Apenas se pede uma equipa corajosa, crente nas suas capacidades, capaz de fazer aquilo que nos habituou, ao longo da temporada: vencer nos jogos de coeficiente de dificuldade mais elevado.

    Seria um feito delicioso. O triplete, capaz de colmatar a frustração de não termos vencido no futebol.

    E, claro está, ainda temos essa final-six em hóquei. Vai ser um fim-de-semana de ansiedade...

    ResponderEliminar
  7. Finalmente com tempo para comentar mais um excelente post do Sr. Modalidades. :)

    Começando pelo basquetebol, mais uma vitória sobre a Ovarense, a sexta em sete jogos ao longo da época, com Stempin mais uma vez em destaque. Não consegui estar presente neste jogo, mas fiquei muito feliz por ler que o nosso treinador disse do ambiente no Dragãozinho. Moncho tem tido um comportamento exemplar, nunca se esquece de agradecer a quem tem apoiado esta equipa a 101%, e mais uma vez isso aconteceu. Obrigado Moncho!

    Sexta-feira começa a final com o Benfica, é fundamental conseguirmos uma vitória na Luz para depois podermos resolver o título em casa. Acredito muito nesta equipa, temos melhor treinador, melhores jogadores e melhores adeptos que o nosso rival, por isso confio que o triplete vai ser uma realidade!

    Passando para o hóquei em patins, tivemos, tal como na 1ª volta, mais um grande jogo frente à Académica de Espinho. Duas equipas a procurar o golo e a dar espectáculo. Quem beneficiou foi a modalidade e os adeptos que assistiram a um excelente jogo.

    Agora é tempo de pensar na Liga Europeia. Vou estar em Itália com alguns amigos, e partimos com o sonho de regressar campeões europeus! Seria maravilhoso! Eu acredito!

    Finalizando com o andebol, mais uma demonstração de superioridade dos nossos guerreiros. Apesar de o título estar consumado, a equipa não tirou o pé do acelerador e passou por cima do Madeira SAD praticando um andebol de elevada qualidade e incomparavelmente melhor que o praticado por todas as outras equipas em Portugal.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. estive... e não estive... no BASQUETEBOL ;)... esta rapaziada, nem com uma pirralha de quase 90cms por perto, se comporta com civismo e educação... e bora lá pra fora assistir ao desenrolar do jogo, via 'placard' ao longe, pois a bLuEzita, regressar ao poiso inicial, nem hablar ;)

    bem, foi fechar a série com um score de 3 secos e mai'nada... portanto, 'vareiros' (de ovar), voltem prá vossa ilha e mai'nada.

    ainda tive tempo de ver o destilar de fel e azia do Mário Leite no banco adversário... de facto, a deficiência, foi coisa que por aquele tipo, passou... e ficou!

    no resto do fds, não deu mesmo para acompanhar o resto da modalidades...

    mas sei que no HóQUEI, foi o regresso aos bons velhos tempos, num jogo muito animado e aguerrido com os d'Académica d'Espinho... já num teste de maior indice mental para as batalhas que se avizinham para 5ª e 6ª feira, ali prós lados da bela Itália...

    e no ANDEBOL, bem, não muito a dizer, senão que a 'locomotiva' do Dragão, voltou a atropelar o adversário que se lhe fez frente... mandando-os a esses, de facto, de volta prá ilha deles, completamente cabisbaixos e sem pio.

    ResponderEliminar
  9. Lucho, estou com fé que também vamos ser CAMPEÕES em basquet, dentro dos possiveis irei apoiar a equipa!

    E espero que a nossa equipa de hoquei, consiga o tão desejado sonho!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  10. Estive hoje de manhã no aeroPORTO a desejar boa sorte a toda a nossa comitiva de hóquei em patins!

    NÓS ACREDITAMOS!

    ResponderEliminar
  11. Falta pouco mais de 12h para sair rumo a Itália. Vamos em busca de um sonho.

    ResponderEliminar