20 março, 2010

Em nome do futebol negócio...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

E porque não em nome de futebol espectáculo? Porque, meus amigos, hoje em dia, infelizmente, não se pensa nos adeptos que se esforçam para acompanhar a sua equipa para todo o lado, e que são os grandes responsáveis, na maioria das vezes, pela grande vivacidade e alegria que o desporto atinge.

É pena, mas é assim. Outros interesses se sobrepõem. É mais uma vez a conclusão que se tira, depois de se perceber em que condições se disputará a primeira final da taça da Liga do nosso historial, amanhã, contra o clube do regime.

Dia 21 de Março, domingo, no estádio do Algarve, pelas 19h15. O que me parece isto? Muito bem premeditado. Vejamos, inicialmente o jogo estava marcado para dia 20 de Março, hoje, mas uma vez que o clube do regime jogou na quinta-feira anterior para a Liga Europa, o jogo foi alterado para domingo. Até aqui tudo bem. Estádio do Algarve, um sítio que fica mais ou menos à mesma distância da cidade dos dois clubes, a 300 km de Lisboa, e a 600 km do Porto!! O dobro! E uma vez que o jogo foi alterado para domingo, porque não jogar-se às 15h? Às 16h? Ou até às 17h, como a final da taça de Portugal no Jamor, o único jogo da temporada que não está condenado?

Porque tal como comecei por afirmar, no futebol de hoje em dia, pensa-se em tudo (comércio, transmissões televisivas em horário nobre, etc), menos em nós, adeptos.

O jogo será às 19h15. Ou seja, no mínimo termina por volta das 21h. Nunca antes das 22h os portistas sairão do Algarve rumo à Invicta. Contarão aproximadamente com mais seis horas de viajem pela frente, na melhor das hipóteses, e no dia a seguir de manhã têm de se apresentar ao trabalho!! Lamentável.

E eu vou ser um dos portistas que vai lá estar! Eu e os que me acompanham sempre, nos bons e nos maus momentos. Faremos 1200 km em menos de 24h em prol do nosso clube do coração.

Obviamente que o dia e o horário do jogo, assim como o facto de termos de atravessar o país de ponta a ponta para apoiarmos o nosso clube, supostamente num terreno neutro, afasta logo à partida muitos espectadores. E favorece outros automaticamente. Veremos se será possível ter um terço do estádio do Algarve de azul e branco.

Mas, confesso que, sempre fui defensor da qualidade e não da quantidade. Sempre. Não sei se serão muitos ou serão poucos, mas sei que os que lá vão estar a representar e a puxar pelo FC Porto são bons, e que vão fazer muito barulho! Um clássico é um clássico e só por isso não falta motivação. Ainda para mais depois daquilo a que temos assistido este ano, quero mesmo muito ganhar o jogo no domingo. Contra tudo e contra todos! Espera-nos um dia bem longo, onde demonstraremos a nossa raça, o nosso empenho, a nossa dedicação e amor ao Porto. Vou chegar de madrugada à cidade Invicta, mas acredito que com a taça na bagagem…

Vou só ali buscar uma taça e já venho...

Mais um fim-de-semana de apoio ao mágico...

Sábado à tarde jogo de andebol no Dragão Caixa contra o São Bernardo. Os mesmos de sempre lá estavam. Mais uma grande vitória dos nossos campeões.

À noite houve futebol em Coimbra e praticamente à mesma hora, hóquei em patins em Viana do Castelo. Cerca de uma dezena de portistas, onde eu me incluía, seguiu para o Minho. Não se pode estar em mais do que um sítio, ao mesmo tempo.

Na cidade dos estudantes, foi o regresso às vitórias depois do descalabro de Londres. Em termos de número de Ultras, a deslocação é negativa. Foi a pior assistência de portistas em Coimbra dos últimos anos. A imagem da nossa Curva no jogo de Sábado passado, comprova isso mesmo. Mas os que nunca abandonam a equipa, os que estão lá sempre, mais uma vez marcaram a sua presença e foram bem audíveis durante o jogo. Prova de que não é preciso ter um sector cheio para o apoio ser bom e constante. É preferível ter três dezenas com mentalidade, do que três milhares sem saber muito bem o que estão lá a fazer. Destaque para a coreografia apresentada pela histórica claque da Académica, a "Mancha Negr"a, alusiva aos 25 anos de existência que este ano comemoram.

Em Viana do Castelo, tal como nos diz a história recente, saímos de lá com mais uma alegria. Festival azul e branco! À chegada, cerca das 19h30, falámos com os nossos jogadores à porta do pavilhão. De seguida fomos para um restaurante, carregar a energia para a dura batalha que se aproximava.

Entrámos no pavilhão de Monserrate faltava meia hora o começo. Durante a partida cantámos, saltámos, gritámos e festejamos com os jogadores! Mais uma vitória rumo ao tão desejado “Enea”! Missão cumprida. Saímos do pavilhão e invasão ao café do lado. 77 minutos em Coimbra e 1-1. Olhos sofredores colados na televisão, na ânsia de um golo que nos desse aquela vitória. Golo esse, que chegou aos 86 minutos! Cebola fez-nos explodir de contentamento num local onde o “anti-Porto” reinava. Foi a loucura!

Consumada a terceira vitória do dia, hora de rumar a casa, com um sorriso de orelha a orelha.

No Domingo, 17h e o grupo que sofre e vive o FC Porto todos os dias da semana já estava junto outra vez. Os basquetebolistas levaram a melhor sobre o Vagos, num jogo que serviu para exibir aos adeptos, a taça da Liga e a taça de Portugal, troféus já conquistados este ano. Dragão Caixa, no máximo, com meia casa (o adversário não era o slm). Os jogadores sabem quem está com eles.

ULTRA - UM MODO DE VIDA

Um abraço Ultra.

14 comentários:

  1. Parabéns, Tripeiro, pelo seu espírito de entrega ao F.C. Porto.
    É destes adeptos que o nosso clube precisa para futuros dirigentes.
    Quantas vezes, da bancada nascente onde me sento, o aprecio a balançar a bandeira deste blog e o aponto aos meus filhos como um exemplo de grande portismo.
    Mais lhe digo, deveria pensar em chamar a si a criação de uma grande claque azul e branca, que a todas federasse e a todas educasse no seu modo de sentir.
    Tudo pelo Porto, nada fora do Porto, nada contra o Porto!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Tripeiro, mas os clubes estão sujeitos à escravatura das televisões e não mudam, ou melhor, só vão mudar se nós, os adeptos, tomarmos medidas radicais e não formos aos estádios.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amanha temos uma final, que temos de ganhar para celebrar alguma coisa este ano. Algo me diz que neste hogo vai haver alguma (má) surpresa. Esperemos para ver.
    Puderia ver este jogo a 10 Euros (bilhete e autocarro pago) porém chegaria à Invicta a que horas?
    Enfim, é só mais uma situação para a Liga ver e rever (ou não).

    ResponderEliminar
  4. infelizmente isto nem sequer deve ser premeditado; o problema - e vê-se isso em várias áreas, como no caso da asae - as pessoas que deliberam em portugal não pensam mais longe que o comprimento do umbigo e como, para agravar, na sua maioria, estão sentadas na capital agem de acordo, e o pobo mais forte é que se lixa...
    quanto às transmissões nem seriam opção para os clubes (acredito até do ponto de vista comercial, porque a ida ao estádio pode não ser só pagar o bilhete) se não fosse a cena do dinheiro pago à cabeça...e, aí o legislador poderia ter dado uma ajudinha...mas, lá está, esta sentado na capital, onde todos se conhecem e são amigos e se vendem por um pequeno almoço...

    ResponderEliminar
  5. Fantástico,faltava mais esta:

    "Varela fracturou o perónio no último treino antes da viagem para o Algarve, neste sábado.

    De acordo com o site do F.C. Porto, o avançado «sofreu uma luxação no tornozelo esquerdo e consequente fractura do perónio», pelo que não só ficou fora da convocatória para a final da Taça da Liga com o Benfica, como falha o resto da época e vê comprometida a participação no Mundial."

    Enfim...
    É mesmo a Lei de Murphy no seu melhor!!Não há dúvida que nada nos corre bem nesta época!!

    Foda-se


    ----

    Tripeiro,tens toda a razão,mais vale dois ou três mil em condições do que muitos mais em forma de múmia

    ResponderEliminar
  6. Caro Tripeiro,

    O teu post é extremamente pertinente ao abordar a questão do horario do jogo, bem como da localização do estádio.
    Aquando do Euro 2004, construiram-se 10 estádios, gastando-se milhões e milhões de €...Muitos deles actualmente albergam clubes da 2ª divisão...
    E então o que se faz, inaugura-se a Taça da Liga, e como palco da final, em vez de haver uma repartição justa por Coimbra, Aveiro, Leiria e Algarve (todos eles, estadios com medias de assistencia baixas)...decide-se unilateralmente que a final seja sempre no estádio do Algarve...Muito bem...é Portugal no seu melhor!

    Quanto à lesão de Varela, não há muito mais a dizer...só falta mesmo o Falcão lesionar-se a subir para o autocarro...enfim...no comment...

    ResponderEliminar
  7. COMUNICADO SD

    Estar presente em todo o lado ( nos bons e nos maus momentos ) com empenho, dedicação e atitude são mais do que palavras; são perspectivas! Ser Ultra é, sem dúvida, ter uma atitude interventiva em relação a tudo o que nos rodeia. É saber estar, saber agir e, acima de tudo, saber honrar as nossas cores mesmo que mais ninguém o faça.

    Um verdadeiro Dragão não se esquece que é portista perante uma fase menos concebida do nosso Clube. Sabemos que os maus momentos são passageiros mas o nosso orgulho é Eterno!

    A direcção dos Super Dragões vem, por este meio, agradecer a todos os presentes no último desafio do nosso Futebol Clube Do Porto ( AAcadémica/FCPorto) e, em especial, aos seguintes núcleos: Argoncilhe, Casuals , Cerco, Contumil, Ermesinde, Famalicão, Gate10, Invictus, Grupo Penta, Matosinhos, Mil893, Queens, Ribeira, Rio Tinto, Seia, Supporters e St. Iria.

    Informamos também que todos os que marcaram presença em Coimbra não serão esquecidos! Os verdadeiros Super Dragões somos nós! Os mesmos de sempre!

    Procurem ser Ultras de valor em vez de procurarem ser Ultras de sucesso

    O Presidente,
    Fernando Madureira
    Porto, 15/03/2010

    ResponderEliminar
  8. Confrontos entre adeptos na última semana

    Lousada - rotunda

    http://www.youtube.com/watch?v=vyxdz7hS-vs&feature=player_embedded

    lagartos - Atléti

    http://videos.sapo.pt/NLzO65K7YTRAEaCIFYoR

    http://www.youtube.com/watch?v=_wMpkO48Q0A&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  9. Malta do Hóquei:

    acabou agora em Barcelos...
    ...o árbitro deu penalty aos lamps a 22 segundos do fim, que estes falharam...

    ...15ª falta lamp a 3 segundos do fim, Livre Directo e gggoooooollllooo!!!!

    Óquei 3 clube da merda 2

    ResponderEliminar
  10. Um grande abraço ao meu amigo Tripeiro com quem estive ontem durante o jogo de hóquei q ganhamos.

    E sobre hóquei o slbosta perdeu, o eneacampeonato é já ali:)

    NO BASKET tb ganhamos, falta o andebol e...o futebol.

    No futebol em juniores demos 5 ao boavista!

    Boa viagem para quem segue para o Algarve.

    Sobre o post o Vila Pouca disse tudo.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Tripeiro, concordo em absoluto com o teu post. Porque é que não marcaram a final da Taça da Bolabaragem para o Estádio Nacional? Ao menos assim diziam que era para ocupar o Estádio Nacional onde nem a Selecção quer jogar.

    Ainda vem o palhaço Hermínio dizer que está desiludido com o algarve porque não apoiou este jogo depois do esforço feito para terem um jogo "importante" no Algarve. Realmente, se nem o Olhanense (enquanto teve o campo em obras) quis jogar lá, a Liga tinha de escolher um campo situado num dos extremos de Portugal para que, uma equipa do Norte tenha sempre de fazer mais de 600 km. É este país cada vez mais virado a Sul em que, até no desporto, quem é do Norte sai sempre prejudicado. Se já tínhamos a final da Taça em Lisboa com 2 clubes do Norte (tal como no ano passado) a terem de se deslocar (o q no caso do Chaves é ainda pior) junta-se agora esta Taça manhosa que obriga, mais uma vez, os do Norte a fazerem mais 300 km do que os adversários e, ainda por cima, o jogo às 19h15 que faz com que quem se deslocar do Porto vá regressar a casa lá para as 7h da manhã. Havendo trabalho no dia seguinte como é?

    Varela é só mais um azar que esta equipa tem que a juntar a castigos, lesões, CD da liga e más opções de treinador e SAD tornam esta época 2009/2010,na pior que o clube enfrentou nos últimos 30 anos. Desde que vejo futebol que não me lembro de tantas confusões, disparates, lesões e castigos em figuras decisivas como esta época. Por isso, amanhã, a vitória é o único resultado que interessa mas tenho muito pouca "fé" no que acontecerá. Só espero dos nossos jogadores amanhã vontade atitude e determinação. E se ganharem o jogo que agradeçam aos adeptos que têm estado sempre com eles e deixem a Taça lá no Algarve que não interessa para nada.

    Nestas alturas, e apesar das minhas críticas a dirigentes, treinador e jogadores é quando tenho mais orgulho em dizer que sou do PORTO!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  12. O badocha que preside à liga já arranjou um estratagema para evitar um escandalo. Vai meter o Pauleta a entregar o trofeu. Mas porquê o Pauleta?

    ResponderEliminar
  13. O jornal ABolha na contabilidade de trofeus oficiais atribui a Taça Latina como trofeu oficial conquistado pelo clube de merda. Para eles a contabilidade está:

    slmerda-67 trofeus (incluindo Taça latina)
    FC PORTO- 65 troféus

    Daqui a uns anos ainda considerarão a taça guadiana como um troféu oficial...
    De repente lembrei-me de um tal de José Augusto, que jura a pés juntos que o titulo de vice-campeão é um titulo oficial, por isso o sl merda é o clube português com mais titulos europeus...

    ResponderEliminar
  14. o lampião:

    tu de certeza que nem com um estalo aguentas e vens para cá armar-te em ra(m)bo?

    ResponderEliminar