13 março, 2010

Alguém vai pagar a factura?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tetracampeões em viagem a Coimbra, onde não perdem há 39 anos

O FC Porto volta a Coimbra este sábado depois de ai ter empatado (0-0) para a Taça da Liga, em Janeiro. Será o quarto encontro da época entre estas duas equipas e, dos anteriores, ressalvam as dificuldades dos dragões para bater uma equipa incómoda, liderada por um ex-funcionário da casa.

O contexto desta partida é que será bem diferente do cenário das anteriores. Os tetracampeões chegam à cidade do Mondego ainda sob as ondas de choque da inesperada derrota por 5-0 em Londres e, nestas alturas, é corrente esperar, como alguém um dia disse, que o próximo adversário pague a factura.

O terreno, em teoria, não poderia ser mais propício à redenção portista. Há 39 anos que a Académica não bate os azuis e brancos em casa. Falta, pois, passar da teoria à prática mesmo que o atraso actual dos comandados de Jesualdo Ferreira (11 pontos para o líder Benfica) possa ser já irrecuperável por esta altura. Está em causa o orgulho do Dragão e, quando assim é, a motivação costuma falar mais alto.

De outra forma, as contas começam a complicar-se. Depois da goleada frente ao Arsenal, o F.C. Porto somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer - anteriormente perdeu por 3-0 em Alvalade e empatou (2-2) em casa com o Olhanense - , e caso não consiga o almejado golpe de asa, poderá precipitar-se para um final de época penoso e de consequências inevitáveis para quem está no comando.

Jesualdo deixa cair Jorge Fucile: castigo ou protecção?

Não foi assim há tanto tempo. Jesualdo Ferreira disse a alto e bom som, na conferência de imprensa anterior à visita a Guimarães (12ª jornada, 4 de Dezembro), uma frase interessante: «Os lugares na equipa ganham-se nos jogos e perdem-se a treinar e a jogar.» Mas o técnico disse mais. Numa conversa franca partilhou com os jornalistas os critérios decisivos na elaboração de uma convocatória: «equipa, alternativas, premiar e punir».

Quatro meses volvidos, e conhecendo razoavelmente bem as ideias do professor, é de crer que as suas convicções se mantenham intactas. Ao elaborar a lista de convocados para a visita a Coimbra, Jesualdo excluiu Helton e Jorge Fucile dos eleitos. Dois elementos normalmente chamados.

O FC Porto explica que o guarda-redes brasileiro não foi chamado porque tem uma dor no cotovelo. Muito bem. Sobra Fucile. Porque não joga o uruguaio? Olhemos para os critérios enunciados por Jesualdo, juntemos a actuação do lateral em Londres e... hélas!

Esta terá sido uma forma de Jesualdo agitar a apatia do grupo, mostrar que ninguém tem lugar cativo, punir a desconcentração em instantes decisivos ou apenas proteger o atleta?

fonte: maisfutebol.iol.pt

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Beto e Nuno.
Defesas: Bruno Alves, Rolando, Alvaro Pereira, Miguel Lopes, Nuno André Coelho e Addy.
Médios: Belluschi, Guarín, Raul Meireles, Tomás Costa, Valeri e Rúben Micael.
Avançados: Falcao, Rodríguez, Mariano e Varela.

5 comentários:

  1. Não penso que o Prof. Jesualdo tenha castigado o Fucile, terá apenas protegido o jogador, crucificado nas anáilses do jogo de Londres.
    Quem não crucifica o Fucile sou eu, jogador com um historial de raça e luta à moda do nosso Porto,e não será uma mau dia que me fará abandonar um jogador que sua a nossa camisola!Força Fucile!

    ResponderEliminar
  2. eu so estou FUD**** pelo facto de o PROF. nao ter convocado o helton e fucile por causa da minha liga record...

    2 jogadores a -1... boa PROF....

    fora isso , quero e que o PORTO ganhe em coimbra, e o BRAGA tambem...

    ResponderEliminar
  3. de tudo o que se conhece, o Jesualdo é sempre justíssimo com os jogadores e dá a todos uma chance (a alguns, se calhar, até chances a mais)... eu, se fosse ao meireles aproveitava a posição de trinco para brilhar (vem aí a selecção, e com a lesão do Pepe...)
    e, será que o miguel lopes vai jogar, ou será que vai ser a estreia do addy?

    ResponderEliminar
  4. Realmente já é momento de ver o Addy em acção... Ainda agora foi titular na vitoria do Gana na Grécia, temos de ver com quem podemos contar para a próxima época.

    ResponderEliminar
  5. Expectativas:

    De saber o que vai acontecer logo à noite em Coimbra, como vai reagir o F.C.Porto, depois de três jogos lastimáveis, três péssimos resultados, 10 golos sofridos e apenas 2 marcados?

    Expectativas de saber se aquele grupo ainda há gente de carácter, capaz de regir com brio, com coragem, com determinação, à Dragão, para que possamos acabar a época com a dignidade que a História e o Prestígio do F.C.Porto exigem, ou então para contarmos com o pior, um triste e penoso fim de ciclo?

    Portanto e concluindo, agora, mais que dizer, é esperar para ver. Tem de ser o grupo a levantar-se e recuperar para o seu lado a confiança dos adeptos, porque e isso tem sido notório, não foi por falta de apoio que estamos nesta situação.

    Um abraço

    ResponderEliminar