10 dezembro, 2009

Assalto ao castelo!

Sexta-feira em Guimarães, foi dia de goleada portista no estádio D. Afonso Henriques e de um autêntico festival no topo Norte, destinado aos adeptos azuis e brancos.

Uma das deslocações mais esperadas ao longo do ano foi marcada para um dia de semana, às 20h15. Não era obviamente o que mais convinha, e mesmo apesar da nossa equipa passar por um momento onde as exibições não eram brilhantes, os nossos Ultras, acreditando sempre na equipa e estando presentes nos bons e nos maus momentos, preencheram completamente a bancada inferior do topo Norte do estádio.

Esperemos todos que tenha mesmo sido o jogo da viragem. No campo controlámos do início ao fim, e na curva foi um verdadeiro espectáculo, para azia dos “espanhóis” que nos tentavam silenciar. Como se escreveu na crónica ao jogo num blog sobre claques, “o sector dos portistas terá sido o que deu melhor apoio em terra do Rei esta época”. Tudo dito.

Nós, com bilhetes a 20 euros (!!), lá estivemos presentes para gritar bem alto o nome do nosso grande clube, ficar sem voz se fosse preciso e mostrar toda a nossa superioridade em terras onde não somos nada bem-vindos, o que nos dá ainda mais gozo.

Saída do Dragão por volta das 18h30 em direcção ao Minho, em busca de mais uma vitória rumo ao “Penta”! Entrámos no estádio uns minutos antes do início da partida. Este ano não foi permitida a entrada dos tubos das bandeiras (motivos de segurança?!?) pelo que para além das faixas de ambas as claques, foram colocados estandartes e esticadas bandeiras na parte de baixo da bancada.

Aquando da entrada das equipas no relvado, os “Insane Guys” apresentaram uma coreografia onde se podia ler: “Cor preta da unidade e cor branca do amor”.

As camionetas que foram escoltadas pela polícia até ao estádio sofreram um atraso claramente propositado e o nosso sector só ficou totalmente completo aos 10 minutos da primeira parte. O golo de Varela poucos segundos depois deu início à festa dos UltrasPorto que durou os 90 minutos do encontro. Excelente poder vocal de ambas as claques.

Do lado vimaranense, os “White Angels” pouco ou nada se fizeram ouvir. Destaque para as picardias naturais entre os “Insune Guys” e os grupos portistas, muito devido também à curta distância que separa esta claque do Vitória do sector visitante. Nos festejos dos da casa, no golo de Andrezinho, foi aberta uma tocha. Tiveram alguns bons momentos na primeira parte, mas à medida que o resultado foi avolumando, a música de fundo era totalmente azul e branca!

Do nosso lado, de registar a carga policial devido às cadeiras que foram arrancadas logo após o golo de Bruno Alves, e no final do jogo, quando alguns adeptos, na ânsia de receber uma camisola dos jogadores, chegaram a entrar em campo.

O momento do jogo na curva portista foi o lançamento da nova música em conjunto. O Colectivo já há alguns jogos que a vinha cantando no Dragão, e neste jogo alastrou-a aos Super Dragões. Toda a curva portista a cantar em uníssono. Já depois dos 90 minutos, os melhores Ultras de Portugal viraram-se todos de costas para o relvado e a saltar. Arrepiante!

Como curiosidade, esta música é inspirada nos Ultras do APOEL.

Já depois do quarto golo apontado pelo “Cebola”, o êxtase tomou conta dos portistas: “Campeões allez”, “Festival” e “Olés” não faltaram. E para grande humilhação daquela gente, foi entoado “Que seja um Bom Natal, para todos vós”! Podem ver, portanto, o bom espírito natalício que levámos!

Grande deslocação. Aguardemos pela próxima!

Passeio no Vicente Calderón

Esta terça-feira o FC Porto concluiu a participação na fase de grupos com uma vitória categórica em Madrid (0-3), diante do Atlético.

Já com o apuramento para os oitavos-de-final da “Champions” assegurado, com esta vitória, para além do prestígio internacional conquistado, foram mais 800 mil euros para os nossos cofres.

Nem as “ameaças” feitas pelos madrilenos aos nossos bravos que lá se iriam deslocar, valeu de alguma coisa. Os TETRA-Campeões nacionais contaram com o apoio de cerca 1000 adeptos no Vicente Calderón, que diga-se, fizeram a festa do princípio ao fim. Depois do golo de Hulk, chegaram-se a ouvir “olés”, para desespero dos espanhóis. Muitos abandonaram o recinto antes do jogo ter terminado.

Bem audível foi também o mais recente cântico da curva portista! Promete continuar a dar “show”, num estádio perto de si!

No próximo Domingo o FC Porto recebe no estádio do Dragão o Vitória de Setúbal. O apoio de todos é fundamental. Há que ganhar para pelo menos manter a distância do topo da tabela classificativa, no último jogo antes da invasão a Marrocos!!


OH CAMPEÃO
ESTÁS NO MEU CORAÇÃO
SIGO-TE ATÉ À MORTE
TU ÉS A MINHA PAIXÃO

PORTO ALLEZ
FORÇA PORTO ALLEZ ALLEZ
FORÇA PORTO ALLEZ ALLEZ OHH
TU ÉS A MINHA PAIXÃO

Um abraço Ultra.

12 comentários:

  1. Em Guimarães só lá estive (a ver o Porto) em 1988 no jogo de estreia de um menino chamado Vítor Baía. Empatamos 1-1.

    Bem melhor o resultado de sexta-feira. Os primeiros 45m foram do melhor que já se viu esta época.
    Em grande Rodriguez e Varela.

    Em grande também o apoio à equipa mas perfeitamente dispensáveis as cenas de invasão de campo de 2 ou 3 elementos na busca das camisolas.

    ResponderEliminar
  2. Boas Palavras Amigo Tripeiro. Sou fã da musica já. Resulta mesmo bem. Continua o grande trabalho, só tu nos podes dar o trabalho das nossas claques com esta alegria e dedicação.

    Abraço a ti e á melhor Claque do Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Tripeiro, deslocação a Guimarães não é fácil... só pra malta com fibra! E tu tens! :)

    Obgdo pelas notícias dos nossos ultras!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado amigos.

    ------------------------

    Já agora, o 23º aniversário dos SD foi tema na revista "Super Hincha", uma das referências do mundo Ultra.

    http://superhincha.blogspot.com/2009/12/xxiii-aniversario-super-dragoes.html

    ------------------------

    Deixo aqui agora, as multas causadas pelos adeptos:

    12ª jornada

    SL BENFICA 1000 EUROS
    VITÓRIA SC 750 EUROS
    FC PORTO 750 EUROS
    SPORTING CP 600 EUROS

    TOTAL

    SL BENFICA 4900 EUROS
    VITÓRIA SC 2900 EUROS
    FC PORTO 2250 EUROS
    SPORTING CP 1500 EUROS
    SC BRAGA 975 EUROS
    LEIXÕES 700 EUROS
    P. FERREIRA 525 EUROS
    OLHANENSE 250 EUROS

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Vídeos do ambiente vivido no Vicente Calderón e na festa dos nossos no fim do jogo! Lindo!!

    http://www.youtube.com/watch?v=YgajX1_LRTg&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=kli-iuIg95w&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=wZBdB-kic68&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que os Ultras estiveram no seu melhor no que ao apoio diz respeito!

    E o novo cântico é muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Bem dito amigo Tripeiro...

    Os nossos Ultras estiveram fenomenais nestes dois jogos.
    Uma visita das mais perigosas da Liga e uma deslocação a Madrid com a Champions já decidida não são motivos que afastem o 12º jogador dos Dragões!
    Excelentes presenças e grande apoio vocal.
    Invejo-te. Gostava de ter estado em Guimerdães a gritar "Olés" para aqueles hipócritas traidores.

    Antes da visita a Marrocos e antes do encontro com os Sadinos há hoquei no Caixa e é uma boa oportunidade para os que vão ao futebol, de ver e apoiar as nossas modalidades.

    A nova musica é linda... E viciante...

    Abraço para o Ultra

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Arrancar cadeiras e invadir o campo nada tem a haver com o futebol.

    A MS ( Ma chaine Sport ) mostrou à grande e à Francesa essas imagens.

    Uma coisa é certa : Tais comportamentos não dignificam nem o FC Porto nem quem sempre defendeu o FC Porto a ganhar, não desde 1986 , mas desde sempre.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Esqueci : Quando espectadores viram costas ao relvado isso significa que o futebol não lhes interessa , nem lhes diz respeito.

    A meditar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Ricardo, é verdade, no Domingo será uma boa oportunidade de irem ao Dragão Caixa, antes do jogo de futebol contra os sadinos.

    PortoMaravilha, em relação a "arrancar cadeiras e invadir o campo" estamos de acordo. Era evitável que aquela minoria tivesse aquele comportamento.

    "Quando espectadores viram costas ao relvado isso significa que o futebol não lhes interessa , nem lhes diz respeito.

    A meditar !"

    Em relação a isto é que já não concordo. E passo a explicar. Não está relacionado com o facto de não gostarmos de futebol. É óbvio que todos os que lá estamos gostamos imenso de futebol. Tivemos 90 min a gritar pela equipa e a ver o jogo! Esse "gesto" de estar tudo de costas (como demonstra uma das fotos) é pura e simplesmente um festejo, um momento de adrenalina na bancada. Depois do quarto golo a alegria era imensa e cantar a nova música, de costas, a saltar, é como "gozar" com aquela gente que nos odeia. É um momento lindo!

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Tripeiro, ganda «trip», não? Venham mais destes... tás preparado pá próxima? dia 20... é já amanhã :D

    No resto, os «espanhóis», renderam-se à superioridade dos adeptos fabulásticos do FC Porto... que dizem sempre PRESENTE, quando o mais fácil seria dizer, NÃO VOU!

    Ganda festival nas bancadas... penas alguns excessos com a Policia, com a tal cena das cadeiras... e depois no final, aquela entrada em campo pa «buscar» troféus dos jogadores.

    No resto, a força do Dragão mais uma vez num estádio perto de si!!!

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Tripeiro : Ok !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar